Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Carlos de Alcântara

Color neutral

221 posts neste tópico

Te falo so 1...Acho q sera o suficiente... FELIKS!

Se nao me engano todos os Tops sao CN!!

nao cara

o dekiki nao é ele monta so no branco e amarelo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

so pra saber quanto tempo vcs ficaram sem color neutral?

Desde que comecei com cubo. 4anos+. Por isso que tá sendo tão difícil para eu virar CN, mas qualquer hora chegarei aos 100% (tô trabalhando nisso quando dá :P).

Compartilhar este post

Link para o post

Compensa ser Opposite Neutral? Dá muita diferença nos tempos, etc?

:pensativo:

Compartilhar este post

Link para o post

Compensa ser Opposite Neutral? Dá muita diferença nos tempos, etc?

:pensativo:

A diferença é só a óbvia mesmo. Você tem 100% mais chance de ter uma cruz fácil no começo. Daí você mesmo pode pensar na resposta comparando as vezes que você lembra de começar com cruz fácil x cruz difícil.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Eu aprendi a montar o cubo já em qualquer cor. Nunca fixei uma cor pra sempre resolver nela. Não sei se é a melhor forma, pelo que vi neste tópico as pessoas preferem se acostumar com uma cor específica e só depois treinar outra, parece que fica automatizado. Como meu tempo ainda é muito ruim não sei se mudo minha forma de resolver e passo a fazer a cruz sempre em uma cor ou se é melhor eu manter meu jeito de resolver para já acostumar color neutral.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu aprendi a montar o cubo já em qualquer cor. Nunca fixei uma cor pra sempre resolver nela. Não sei se é a melhor forma, pelo que vi neste tópico as pessoas preferem se acostumar com uma cor específica e só depois treinar outra, parece que fica automatizado. Como meu tempo ainda é muito ruim não sei se mudo minha forma de resolver e passo a fazer a cruz sempre em uma cor ou se é melhor eu manter meu jeito de resolver para já acostumar color neutral.

Mantenha seu jeito de resolver, vai te ajudar bastante! (melhora o reconhecimento e look-ahead)

Compartilhar este post

Link para o post

vo entrar nessa, to fazendo no vermelho e laranja, ja estou acostumando.

Compartilhar este post

Link para o post

Até hoje não entendo quem não é color neutral rsrs... é só pensar em cores opostas... ow vício nas cores

Comigo dá diferença no F2L, sabe-se lá porque. No meu caso, só vale a pena se a cruz vier feita. Senão é melhor procurar o mais fácil entre o branco e o amarelo. Além disso 15s não dá pra verificar as 6 cores e planejar a cruz, quanto mais planejar cruz com x-cross ou cruz + 1° F2L...

Compartilhar este post

Link para o post

Dá pra achar uma easy cross se tiver (gasto uns 3 segundos escolhendo a cor). Na maioria das vezes tem um caso de cruz fácil ou pelo menos algum caso que dá pra identificar rápido se vale a pena começar naquela cor. Claro que às vezes ao se fazzer o mesmo scramble pode-se achar um caso de cruz mais fácil que a escolhida porque não dá tempo de ficar analisando cautelosamente cada cruz de cada face, vai no mais óbvio rs

Compartilhar este post

Link para o post

Até hoje não entendo quem não é color neutral rsrs... é só pensar em cores opostas... ow vício nas cores

A parte mais complica são as f2l, o cérebro buga, quando eu estava tentando resolver em outras cores, eu demorava pra fazer o par ou coloca par errado. No fim, acabo demorando uns 40s, ou mais até.

Compartilhar este post

Link para o post

O lance é que a pessoa já fez tantas vezes no branco que o cérebro tá condicionado a só procurar por tais cores específicas. Mas eu que tô empenhado em ficar CN entendo o que o Leonardho falou, é tipo "não faz sentido fazer só por uma cor, quando as outras podem vir bem mais fáceis". Só que eu não tenho uma posição de qual é a hora certa para virar CN, porque eu acho que ser desde o começo pode não ser tão interessante quanto parece.

E para quem só faz em uma cor, possivelmente só vai procurar virar CN (porque é um esforço grande) quando estiver chegando em alguma fase tipo "agora vai ser bem difícil melhorar, melhor partir para um investimento maior".

Compartilhar este post

Link para o post

O lance é que a pessoa já fez tantas vezes no branco que o cérebro tá condicionado a só procurar por tais cores específicas. Mas eu que tô empenhado em ficar CN entendo o que o Leonardho falou, é tipo "não faz sentido fazer só por uma cor, quando as outras podem vir bem mais fáceis". Só que eu não tenho uma posição de qual é a hora certa para virar CN, porque eu acho que ser desde o começo pode não ser tão interessante quanto parece.

E para quem só faz em uma cor, possivelmente só vai procurar virar CN (porque é um esforço grande) quando estiver chegando em alguma fase tipo "agora vai ser bem difícil melhorar, melhor partir para um investimento maior".

Você podia dar umas dicas pra ser CN

Compartilhar este post

Link para o post

Então, não tem muito segredo. Treinar bastante! Primeira coisa é treinar o lado oposto né, acostumar para ter essas duas opções. Essa parte é mais tranquila, porque as cores do F2L continuam iguais.

A única coisa que acho que dá para dizer além disso foi que eu treinei separadamente as cores. Tipo passar uma semana só treinando em tal cor. Depois das 4 semanas já vai ter notado uma boa melhora em cada cor. Aí é continuar treinando.

Fui registrando os recordes de cada cor também, tô postando assim no diário:

Color Neutral: 11.94

Branco--: 11.19
Amarelo-: 12.86
Azul----: 13.19
Verde---: 13.05
Vermelho: 13.14
Laranja-: 13.11

Acho que é um jeito legal de saber qual cor precisa treinar mais, afinal de contas ser color neutral é ter os tempos de todas as cores no mínimo bem próximos.

Compartilhar este post

Link para o post

(...)porque eu acho que ser desde o começo pode não ser tão interessante quanto parece.(...)

Como já monto a mais de um ano CN acho melhor manter minha forma de resolver mesmo que seja melhor o caminho inverso mesmo rsrs... apesar que acho que seria mais fácil deixar de ser CN que o contrário.

Compartilhar este post

Link para o post

O Carlos tem razão, se for começar com a cor oposta e muito mais fácil, princialmente se ocê monta pelo lado branco, porque o amarelo e parecido e não confunde tanto, além de o f2l ser igual, mas quando vai montar pela cruz azul por exemplo, já confunde bastante, é bem dificil, e como o carlos falou, não adianta começar por qualquer cor sendo que na branca você monta em 10s e na verde você monta em 20, ai não teria vantagem nenhuma em ser CN.

Compartilhar este post

Link para o post

Um negócio que eu gostaria de comentar sobre CN. Eu vejo todo mundo dizendo com toda certeza do mundo que logo que aprender o cubo já deve começar a resolver por todas as cores, e eu não tenho essa certeza toda. O que penso é que, supondo que duas pessoas começaram a resolver hoje, uma CN e outra só no branco. Quem vai abaixar os tempos mais rápido no começo? Provavelmente o do branco, porque é só procurar cor branca, o look ahead tende a se desenvolver mais rápido. Ou seja, pode ser que a pessoa que já começa como CN talvez não se anime para continuar treinando quanto a que começou a fazer só pelo branco. O que acham da teoria?

Nessa caso, talvez uma boa fosse aconselhar começar com branco e amarelo, e só ir para o CN depois de conseguir média sub60, que aí o cara já saciou um pouco a vontade de bater recorde rápido, e pode começar a pensar em investir no CN, que não vai ser tão difícil a transição afinal não vai ter resolvido tantas vezes ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos, eu concordo que quem abaixa o tempo mais rapidamente é quem não é CN, e isso realmente me frustou um pouco no início. Mas se for só pela questão de ânimo/desânimo acho que compensa começar CN, a menos que haja alguma maior dificuldade futura de se desenvolver look ahead, o que acho que não é o caso já que Feliks começou como CN e acho que há outros casos.

Treino a um ano (não muito intensamente) e minha média é sub-25 ainda, mas não sei se seria mais baixa a média se só fizesse no branco. Não vejo diferença alguma ao montar por qualquer cor em nenhuma etapa da solve. F2L reconheço normalmente.

Nunca comparei meus tempos em cores diferentes, mas creio não haver diferença nas médias já que nunca me importei com a cor de início.

Compartilhar este post

Link para o post

Um negócio que eu gostaria de comentar sobre CN. Eu vejo todo mundo dizendo com toda certeza do mundo que logo que aprender o cubo já deve começar a resolver por todas as cores, e eu não tenho essa certeza toda. O que penso é que, supondo que duas pessoas começaram a resolver hoje, uma CN e outra só no branco. Quem vai abaixar os tempos mais rápido no começo? Provavelmente o do branco, porque é só procurar cor branca, o look ahead tende a se desenvolver mais rápido. Ou seja, pode ser que a pessoa que já começa como CN talvez não se anime para continuar treinando quanto a que começou a fazer só pelo branco. O que acham da teoria?

Nessa caso, talvez uma boa fosse aconselhar começar com branco e amarelo, e só ir para o CN depois de conseguir média sub60, que aí o cara já saciou um pouco a vontade de bater recorde rápido, e pode começar a pensar em investir no CN, que não vai ser tão difícil a transição afinal não vai ter resolvido tantas vezes ainda.

Concordo com a teoria do Carlos. Para mim, um iniciante não tem a menor necessidade de ser color neutral. Não tenho dúvidas de que aprender os casos de F2L se torna muito mais eficiente se a pessoa escolhe uma única cor para a cruz. Essa eficiência no aprendizado vai trazer motivação. Essa motivação é fundamental para que um iniciante quebre barreiras como a do sub-60, por exemplo.

Eu só comecei a sentir a necessidade de praticar a cor oposta (amarelo) recentemente, quando eu comecei a fazer cruz-estendida e percebi que eu estava perdendo oportunidades de aproveitar pares prontos na inspeção.

[...] Mas se for só pela questão de ânimo/desânimo acho que compensa começar CN [...]

Leonardho, para mim, essa questão de ânimo/desânimo é o que vai determinar se a pessoa vai continuar treinando para melhorar ou se vai pensar em abandonar o cubo de vez... então, em muitos casos, isso é algo bastante relevante por si só.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida, vale a pena treinar CN em cubos maiores (principalmente os pares, que por não ter centro fixo pode causar uma paridade impossível ao confundir uma cor do centro)? Acho que talvez o 5x5 valha a pena, mas no 4x4 até mesmo a cor oposta corre o risco de errar o centro...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida, vale a pena treinar CN em cubos maiores (principalmente os pares, que por não ter centro fixo pode causar uma paridade impossível ao confundir uma cor do centro)? Acho que talvez o 5x5 valha a pena, mas no 4x4 até mesmo a cor oposta corre o risco de errar o centro...

Muitas vezes eu troco um par de centros e faço a verificação antes de começar a fazer os meios, isso faz com que eu perca tempo e acho que pelo menos para os centros seria bom começar sempre por uma cor (apesar de eu ser cabeça dura e continuar fazendo o 4x4 em qualquer cor rs)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já sou color neutral desde o começo, pois como não uso Fridrich sempre uso todas as cores, normalmente fecho os olhos, viro o cubo várias vezes na mão e começo(com os olhos abertos)pela face que ficou em cima ^^

Compartilhar este post

Link para o post