Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Saka

2x2x2 - Tutorial Avançado - Ortega e Guimond

99 posts neste tópico

Mais uma contribuição by Saka!!! tongue.gif

Achei todos os sites com tutoriais do 2x2x2 meio confusos, alguns na notação, outros no reconhecimento dos casos da etapa final. Então criei essa página, ensinando o método Ortega. Acredito que tenha ficado bem tranquilo de entender.

Aliás, também achei as explicações do 4x4x4 bem confusas. Quem sabe crio coragem pra fazer uma pra ele também... smile.gif

2x2x2

Tutorial - Método Ortega

Tutorial - Método Guimond

Edit: Adicionado o Método Guimond

Editado por Carlos de Alcântara
atualizando os links
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valew Saka!

Ainda não tenho um 2x2, mas enquanto o meu não chega vou treinando os princípios no 3x3! =P

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Po.. eu fico vendo esses métodos do 2x2x2.. eu acho tão mais simples já fazer a camada branca orientada e permutada só na intuição.. é rápido e fácil.

Daí na segunda camada usa esses algoritmos aí de orientação, e só sobram 2 casos de permutação.

O que seria, na verdade, montar o 2x2x2 igual ao 3x3x3.. =P

Compartilhar este post

Link para o post
Po.. eu fico vendo esses métodos do 2x2x2.. eu acho tão mais simples já fazer a camada branca orientada e permutada só na intuição.. é rápido e fácil.

Daí na segunda camada usa esses algoritmos aí de orientação, e só sobram 2 casos de permutação.

O que seria, na verdade, montar o 2x2x2 igual ao 3x3x3.. =P

Mas é mais facil ainda fazer a D sem se preocupar com permutação, aí os algoritmos da U são ou iguais aos do 3x3 ou menores (maioria) e pra permutar o resto tem duas PLL (Y e T) e mais 3 algoritmos faceis pra aprender (um tem 3 movimentos =P).

Pegando uma hora pra aprender/treinar já dá pra melhorar muito seu tempo (eu melhorei o meu de 30 pra 12~13 segundos).

Alias, ficou fenomenal a pagina Saka, parabens, gostei principalmente dos diagramas das perms, os melhores que eu ja vi (Pergunta, voce os fez com algum programa especifico/photoshop ou achou na net?).

Compartilhar este post

Link para o post
Mas é mais facil ainda fazer a D sem se preocupar com permutação (...).ou na net?).

Também achei que assim fica mais rápido. Não que seja complicado fazer por camadas, mas acho que atrasa um pouco.

Alias, ficou fenomenal a pagina Saka, parabens (...)

Valeu! Sendo assim, valeu o esforço!!! :lol:

(...) gostei principalmente dos diagramas das perms, os melhores que eu ja vi (Pergunta, voce os fez com algum programa especifico/photoshop ou achou na net?).

Cara, a princípio eu ia copiar de algum site, mas achei as imagens meio toscas. Aí peguei uma foto do cubo em uma posição legal e "risquei" por cima no Photoshop. O bom de ter feito isso é que eu pude pintá-las no padrão que eu quisesse. ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Saka, parabens mais uma vez..........

Ficou show, acho que só faltou foi uma opção pra impressão. Mas pra quem entende um pouco, é só vizualizar a impressão e ajustar em 1 página só :lol:

Valeu Saka.............

Compartilhar este post

Link para o post

Montei uma vez o 2x2 sem nunca ter visto nenhum algoritimo para 2x2, so com os movimentos do 3x3. E me pareceu muito simples.

Nao sei em termos de velocidade, mas montar a face branca ja orientada depois sempre sobra um OLL simples ou um sune pra fazer.E a variação de pll é minima.

To esperando o 2x2 da cubefans, qdo chegar vou testar uns movimentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns saka, ficou show! Acho que é um pouco mais lento que o método guimond, mas é uma excelente alternativa pra muita gente - parabéns!

Acho que seria bom também, você botar no primeiro caso de permutação (R U2 R’ U’ R U2 L’ U R’ U’ L) que tal algoritmo é idêntico a um J-perm no 3x3!

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, a princípio eu ia copiar de algum site, mas achei as imagens meio toscas. Aí peguei uma foto do cubo em uma posição legal e "risquei" por cima no Photoshop. O bom de ter feito isso é que eu pude pintá-las no padrão que eu quisesse. :lol:

Amazing! Ficou muito muito bom mesmo. A qualidade ficou excelente, se bobear daqui a pouco tão copiando elas nos tutoriais gringos também, pq as que tem por aí são mesmo tristes...

Gostei também que nos casos da PLL voce pintou só as peças que interessavam, eu (particularmente) acho que isso ajuda MUITO pra entender o diagrama.

Alias seria extremamente legal se agente tivesse uns "templates" de cubos nesse naipe pra todos os tamanhos, tipo uma foto de cima ou uma lado (igual as do 2x2) pra usar em tutoriais nossos. Muito trabalhoso esse processo de "riscar por cima"?

Compartilhar este post

Link para o post
Ficou show, acho que só faltou foi uma opção pra impressão.

Atendendo a pedidos: :lol:

Algoritmos para impressão

Coloquei o link na página também.

Montei uma vez o 2x2 sem nunca ter visto nenhum algoritimo para 2x2, so com os movimentos do 3x3. E me pareceu muito simples.

A primeira vez que montei também fiz questão de montar sem nenhum método. Realmente é bem simples.

Nao sei em termos de velocidade, mas montar a face branca ja orientada depois sempre sobra um OLL simples ou um sune pra fazer.E a variação de pll é minima.

O Ortega realmente é só (?) questão de velocidade.

Parabéns saka, ficou show! Acho que é um pouco mais lento que o método guimond, mas é uma excelente alternativa pra muita gente - parabéns!

Valeu!!!

O Guimond acho que seria um segundo passo. Na verdade, o ideal seria saber os dois, mas fiz esse método como um primeiro contato com o 2x2x2 após o método natural de camadas.

Acho que seria bom também, você botar no primeiro caso de permutação (R U2 R’ U’ R U2 L’ U R’ U’ L) que tal algoritmo é idêntico a um J-perm no 3x3!

Só não vou colocar porque a escolha dos algoritmos pode ser diferente de pessoa pra pessoa, e acho que às vezes isso pode acabar confundindo algum iniciante. De fato existem essas relações (o terceiro de orientação é o L da cruz amarela).

Mas foi legal você ter falado. Fica registrado aqui pro pessoal! ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei demaaaais! Super bem feitinho e fácil de entender. No resto o pessoal complica tanto que eu nem sabia que eram tão poucos algoritmos prá aprender assim :lol:

Já sei onde vou quando for treinar 2x2 ;D

Parabéns aí, Saka!

Compartilhar este post

Link para o post
Amazing! Ficou muito muito bom mesmo. A qualidade ficou excelente, se bobear daqui a pouco tão copiando elas nos tutoriais gringos também, pq as que tem por aí são mesmo tristes...

Ué... se der um tempinho e paciência, eu vejo de traduzir pro inglês... :lol:

Alias seria extremamente legal se agente tivesse uns "templates" de cubos nesse naipe pra todos os tamanhos, tipo uma foto de cima ou uma lado (igual as do 2x2) pra usar em tutoriais nossos. Muito trabalhoso esse processo de "riscar por cima"?

Não é trabalhoso não... só não sei se vai ficar legal com o 3x3x3. Se der posto aqui...

Gostei demaaaais! Super bem feitinho e fácil de entender. No resto o pessoal complica tanto que eu nem sabia que eram tão poucos algoritmos prá aprender assim ^_^

Já sei onde vou quando for treinar 2x2 ;D

Parabéns aí, Saka!

Valeu, Carlos!

Realmente, me surpreendeu a quantidade de algoritmos! :D

Aliás, o Erik coloca no site dele três métodos antes desse. Mas decorar por decorar, é melhor partir logo pro Ortega... rs.

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Saka, arrebentou em.... Valeu ae pela ajuda :D

Compartilhar este post

Link para o post
Ae Saka, arrebentou em.... Valeu ae pela ajuda :D

Opa! Valeu!!!

Aproveitando, quem entrou antes ou baixou o arquivo pra impressão, eu dei uma atualizada lá.

Tinha dois algoritmos pro PLL que estavam redundantes.

Quer dizer: um algoritmo a menos pra decorar!!! :P

Complementando o 2x2x2, pra quem tiver afim de tentar tempos menores, adicionei no primeiro post o Método Guimond!

Obs. 1: Ainda não utilizei o tutorial a fundo, então se encontrarem algum erro, por favor me avisem! :)

Obs. 2: Carlos, pra evitar criar dois tópicos pra mesma modalidade, resolvi incluir neste mesmo. Tem como alterar a descrição do tópico para "Ortega e Guimond"? Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Complementando o 2x2x2, pra quem tiver afim de tentar tempos menores, adicionei no primeiro post o Método Guimond!

Caraaamba Saka, valeu mesmo. Tutorial de Guimond vai ajudar muito, até eu tava querendo um. ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Saka, acho que vc mesmo pode fazer isso. Lá no seu primeiro post vai em edit completa e ae é só mudar o titulo e fica só na alegria B)

Compartilhar este post

Link para o post
Caraaamba Saka, valeu mesmo. Tutorial de Guimond vai ajudar muito, até eu tava querendo um. ^^

Legal! Se for mesmo usar ele, dá um alô aqui pra falar se a linguagem tá clara. Porque esse é o maior problema que via nos tutoriais que tem pro aí.

Ae Saka, acho que vc mesmo pode fazer isso. Lá no seu primeiro post vai em edit completa e ae é só mudar o titulo e fica só na alegria B)

Nem... já tinha tentado isso...

Compartilhar este post

Link para o post
Legal! Se for mesmo usar ele, dá um alô aqui pra falar se a linguagem tá clara. Porque esse é o maior problema que via nos tutoriais que tem pro aí.

Eu tava tendo um pouco de dificuldade em entender a Completando as faces opostas, mas é porque to sem o 2x2 aqui. Mas agora já conseguir entender. :]

Fora isso, ta muito bem explicado sim, pelo menos pra mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu aí, galera! :D

Editado por Saka

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, podiam colocar de novo disponível o método Guimond, não estou conseguindo abrir.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Boas, podiam colocar de novo disponível o método Guimond, não estou conseguindo abrir.

Obrigado

Opa, foi malz! :)

Troquei de servidor, mas não upei o guimond direito...

Já tá lá!

Valeu pelo aviso.

Compartilhar este post

Link para o post