Carlos de Alcântara

Imortalidade

119 posts neste tópico

Acho que ela quis dizer que ficaria sem a companhia de familiares e outras pessoas que ela conheceu desde terna idade rs.

Mas aprende-se a viver com pessoas novas. Há 7 bilhões de pessoas no mundo atualmente com pessoas nascendo e morrendo a todo instante. Há um mundão enorme pra conhecer, há bilhões de livros pra ler, milhares de áreas do conhecimento humano para estudar, milhares de questões interessantes para se divagar e tal. Eternidade significa infinito para o futuro certo, mas não acho que a vida eterna perderia a graça pelo menos nos primeiros 10 mil anos de idade rs. Depois outras coisas viriam também, acho que nunca seria sem graça.

Edit:

Daniel Buck, em 03 Abr 2013 - 18:26, disse:

respeito seu ateismo, Leo...

mas muitos hão de convir comigo que há imortalidade. ela existe. na reencarnação ou na própria desencarnação do espírito.

há vida fora da terra, em planos que não conhecemos, tampouco compreendemos. afinal, pra onde tu acha que vamos nós pós-morte? diga honestamente...

Como eu disse, por eu ser ateu não creio em vida após a morte e tenho interesse de ser imortal sim. Quem acredita em vida após a morte também quer ser imortal se falarmos em morte absoluta (a morte do corpo não seria uma morte absoluta, pois sua mente estaria viva através do espírito ou alma). A ideia foi justamente mostrar que a maioria das pessoas quer viver para sempre (vida no sentido amplo).

Eu honestamente não creio em vida após a morte, simplesmente creio que ao morrer perdemos a consciência eternamente, voltamos a ser o que éramos antes, nada. Um conjunto de elementos orgânicos que ao se decompor deixa de ser organizado e passa a compor outras substâncias. Como diz na Bíblia, "do pó foi tirado e para o pó retornarás" (é mais ou menos isso rs).

Só citei meu ateísmo para explicar que não creio em vida eterna espiritual, a única forma de obtê-la seria em vida (mais ou menos, não seria exatamente uma vida eterna, mas enfim, bem longa)

Editado por Leonardho Lucena

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas não seria a mesma coisa. Por mais que conheça pessoas e faça coisas etc. Eu teria muita saudade daqueles que se foram. :(

E se eu não formar familia?! Pq um dia quero pelo menos ter um filho.. e se eu não tiver??? :(

Compartilhar este post

Link para o post

Leonardho Lucena, em 03 Abr 2013 - 18:28, disse:

Acho que ela quis dizer que ficaria sem a companhia de familiares e outras pessoas que ela conheceu desde terna idade rs.

Aham, essa seria minha próxima pergunta para ela. Você já explicou sobre a quantidade de gente no mundo, que foi até o que eu falei no meu comentário anterior.

Camisa, seguindo sua lógica, quando seu pai morrer você vai se matar. É essa mesmo a ideia? Pessoas que ficam sozinhas passam a estarem abertas a fazerem conexões com outras pessoas. Provavelmente o espaço que sua mãe tinha você de alguma forma preencheu com outra pessoa. (não estou dizendo que sua mãe era substituível, porque isso normalmente ofende as pessoas) Digo isso no sentido de que assuntos que você conversava com ela, por exemplo, você passou a conversar com outra pessoa. E hoje você está ok e acabou de dizer que gosta de viver, mesmo sem a sua mãe estar presente.

E se eu não formar familia?! Pq um dia quero pelo menos ter um filho.. e se eu não tiver??? :(

Se você não tiver, não vai ser morrendo que você vai ter. Parece piada, mas continuar viva é que dá a chance de você conseguir isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não seria a mesma coisa. Por mais que conheça pessoas e faça coisas etc. Eu teria muita saudade daqueles que se foram. :(

Você está muito ligada nos padrões da sociedade. Uma vida eterna teria novos desafios, novos valores, novas maneiras de encarar o mundo rs. Mas enfim, se pra você deixar de existir só para não ter saudade é bom, eu não posso questionar, é apenas opinião mesmo. Eu acho que nem a maior das dores pode ser superior à vontade de viver. Se não fosse assim não agonizaríamos tanto ao nos depararmos com a morte, simplesmente deixaríamos a morte nos levar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensando bem, com ela acredita que se morrer ela vai encontrar as pessoas das quais sente saudade, até faz sentido que ela queira morrer quando o pessoal que ela gosta se for (e a discussão passa a ir para o lado de existir ou não vida após a morte), mas nesse caso mantenho minha pergunta de se ela vai querer se matar quando o pai dela morrer...

Compartilhar este post

Link para o post

Camisa, seguindo sua lógica, quando seu pai morrer você vai se matar. É essa mesmo a ideia? Pessoas que ficam sozinhas passam a estarem abertas a fazerem conexões com outras pessoas. Provavelmente o espaço que sua mãe tinha você de alguma forma preencheu com outra pessoa. (não estou dizendo que sua mãe era substituível, porque isso normalmente ofende as pessoas) Digo isso no sentido de que assuntos que você conversava com ela, por exemplo, você passou a conversar com outra pessoa. E hoje você está ok e acabou de dizer que gosta de viver, mesmo sem a sua mãe estar presente.

Se você não tiver, não vai ser morrendo que você vai ter. Parece piada, mas continuar viva é que dá a chance de você conseguir isso.

Aaaah... Não é a mesma coisa. Tem assuntos que só conversava com ela. Ela me conhecia de uma maneira impossivel de explicar pq é mãe. Ai Carlitos... se meu papis se for... não vou me jogar de algum lugar e me matar =/. Vc fez um imagem de uma desesperada sem pai e nem mãe rs. Mas uma parte de mim, vai "morrer". São amores gratuitos.

E amigos tem suas vidas, suas familias, seus momentos privados etc...

Se eu fosse para viver para sempre, eu quero uma familia que me acompanhe nisso, no minimo.

As vezes, eu me canso de ficar sozinha por aqui. =/

Agora eu imagino que esta ideia de ser imortal ... é a tal aparencia sempre jovem que todos buscam né?

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso não necessariamente jovem, mas preferencialmente. No meu caso é simplesmente vivo. Quando eu falo em ser imortal falo no sentido mais amplo que é sempre existir enquanto ser consciente. Viver em coma vegetativo para mim foge a esta idéia de ser imortal pois um organismo vivo sem consciência é quase igual a uma planta. Quando eu falo que seria bom ser imortal leia que eu acho que seria bom viver para sempre enquanto ser consciente, pensante. Se for vivendo após a morte que seja, se for vivendo materialmente que seja, mesmo que fosse paralisado sem poder me comunicar com os outros (prefiro isso à morte).

Então Carlos, na ideia que eu ponho de imortalidade da cosciência (e não do corpo necessariamente) gostaria de saber da Camisa se ela ainda acha que seria enjoado depois de muito tempo.

Aliás os espíritas nunca acham que a vida espiritual é enjoada, mesmo para os espíritos que já atingiram o grau máximo de perfeição como eles acreditam ser o caso de jesus.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Carlos, na ideia que eu ponho de imortalidade da cosciência (e não do corpo necessariamente) gostaria de saber da Camisa se ela ainda acha que seria enjoado depois de muito tempo.

Aliás os espíritas nunca acham que a vida espiritual é enjoada, mesmo para os espíritos que já atingiram o grau máximo de perfeição como eles acreditam ser o caso de jesus.

Hummmm... Mas pera ai... Eu nunca achei que iria encontrar minha Mamis pós morte fisica. Eu sinto muita falta dela... mas não é um desespero. Um dia me perguntaram se eu me achava uma pessoa feliz... eu disse que as vezes... Fui feliz quando criança... sentia a felicidade como algo muito palpavel... depois foram fragmentos. E hoje convivo bem com alguma situações que a vida nos coloca.

Mas para viver para sempre... eu acho que eu teria que esta muito preparada... em vários sentidos. Não sei pq... não acho uma tarefa facil... Esta consciencia que o Leo cita, não saquei muito bem ainda =T.

Compartilhar este post

Link para o post

Ué, se você não acha que vai encontrar as pessoas que já morreram, você quer morrer porque a saudade que você fica dela e que acredita que vai ficar do seu pai vai ser maior do que sua vontade de viver, constituir família e ter filho?

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu constituir familia e fomos todos imortais... a saudade vai ser amenizada... esse seria um bom motivo para viver nesta terra. (para mim, lógico). Caso não ocorra, não vejo motivo para ficar nesta terra. Então prefiro virar pó de estrela. rs

Compartilhar este post

Link para o post

pó de estrela? uhaeuhaeuaeuheauhae

Camis, você é 10! :D

enfim... eu acho que não seria lá muito bom ser imortal... talvez sim, caso fossemos como os vampiros dos contos: não envelhecer!!!!!!!!

estamos falando de imortalidade, não de envelhecimento. é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

É imortalidade sim, e no sentido amplo, imortalidade da alma, do espírito, do corpo, seja lá o que você crê rs.

Quem é religioso acredita em vida eterna (imortal) após a morte, logo acredita em imortalidade e quer isso (se não não ia querer ser salvo, passar para um plano espiritual etc). A consciência que eu falei Camisa é a sua noção de que está viva, de que é, de que você é você (não necessariamente em sua individualidade), é sua capacidade de raciocinar e se identificar como ser, de perceber a si mesma enquanto algo vivo. Acho que deu pra entender a ideia agora rs.

Como diria a Sandy:
"O que é imortal, não morre no final"

genius-meme.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

uaehuaeuh esse negócio de 'Camisa' pegou mesmo! kkkkkkkkkkkk

a Sandy é uma exímia poetisa, né? :D

sim sim, deu pra entender a ideia agora! ;) thanks

olhando por esse prisma, o espiritismo te mostra a imortalidade sim!

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkk... Leo... então o Diário de vampiro não esta errado , ta vendo. Eles são imortais, não envelhecem e tem consciência de tudoooo!!!

Vc citar a Sandy é tosco demais.. afffffffffff... odeio a zonzeira dela quase igual a do Mickey! =S

Outra coisa... este lance de Camisa vai ficar???... =T... POxa sacanagem isso.. eu chamo as pessoas de forma tão legalzinha e carinhosa... e este Camisa significa oq??? =T

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkk... Leo... então o Diário de vampiro não esta errado , ta vendo. Eles são imortais, não envelhecem e tem consciência de tudoooo!!!(...)

Eu não disse que os vampiros do seriado não são imortais, apenas disse que suas experiências e diálogos quanto a como é ser imortal não devem ser levados em consideração tendo em vista que são apenas personagens fictícios e não representam de forma real o sentimento de seres imortais.

Eu tinha que citar a Sandy, verso bastante apropriado para a ocasião rs

Compartilhar este post

Link para o post

Ai que saco!!!!.. Deixo eu sonharrrr!!!! Eu sei que eles são de mentira. Mas é a única ideia que tenho o pq e pra quê ser imortal. O que vc e o Carlitos dizem sobre querer ser imortal acho lindo.... mas é algo longinquo para mim =S.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu respondo:

Pra quê ser imortal? Para continuar vivo.

Por quê ser imortal? Porque é bom viver.

Mas vc é feliz??? :) E quando digo feliz e satisfeito numa escala de 0 a 10... quanto?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei dar escala de felicidade, mas não acho que querer viver esteja diretamente relacionado à felicidade, eu poderia estar em depressão profunda e ainda iria querer viver (aliás já entrei em depressão por medo de morte kkk).

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei dar escala de felicidade, mas não acho que querer viver esteja diretamente relacionado à felicidade, eu poderia estar em depressão profunda e ainda iria querer viver (aliás já entrei em depressão por medo de morte kkk).

Serio??? Vc pode contar? ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, foi após a leitura de um artigo sobre niilismo e um tempo antes eu passei por uma experiência difícil de explicar, resumindo me senti morto literalmente, não pensava, não sentia, não ouvia, nada de nada (e eu não estava meditando, pelo menos não tentei meditar, posso ter entrado em meditação sem querer kkk). Mas isso me fez refletir de forma mais profunda a morte. Eu já era ateu e já pensava que ao morrer viramos pó de estrela como você diz, mas é diferente você sentir que esteve morto (é engraçado porque eu só senti depois mesmo, porque enquanto estava naquele estado não sentia, não via, não ouvia, nem nada, tanto que não sei ao certo quanto tempo fiquei daquele jeito, é muito diferente de ter dormido).

Bom, sendo a morte inevitável, tendo passado por essa experiência maluca e não crendo em vida pós-morte entrei em desespero e acho que o pânico tomou conta de mim. Eu não conseguia parar de pensar na morte, todos os minutos da minha vida tinham este pensamento permeando minha cabeça, não importa com quem eu estivesse e fazendo o quê. Foi bem ruim. Com o tempo consegui superar isso e hoje posso falar da morte sem entrar em pânico novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa =T! Mas até vc contando... não remete a uma deprê. Pq nem tristeza vc sentia, não é?! Mas o que vc fez para sair desse estado? Mas então depois dessa experiência vc tem medo de morrer? ( desculpe ser redundante ^^)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sentia tristeza sim, acho que não fui muito claro.

Por um período, que não sei de quanto tempo exato foi, mas foi de alguns minutos porque eu estava no trem a caminho do trabalho, eu fiquei inerte, depois dessa inércia senti como se naquele instante anterior eu estivesse morto. Esta experiência vinculada à leitura do artigo niilista me fez após algum tempo entrar em depressão com medo da morte, tristeza, pânico, obsesão, tomaram conta da minha mente. Eu só pensava que um dia ia morrer e isso era inevitável e tal.

Medo de morrer tenho sim, mas não é um medo obsessivo como era nessa época, só terei este medo evidenciado numa situação de real risco.

Compartilhar este post

Link para o post

Hummmm Entendi!... Mas desculpa a curiosidade... Mas vc foi atrás de algum tratamento? Vc se preocupou se poderia voltar novamente ou não?... E sua familia como reagiu =/??? ( é chato tocar neste assunto? ^^)

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade eu não procurei tratamento e quem convivia comigo nessa época era minha ex-esposa (na época era esposa) que ficou um pouco perdida en ão sabia como poderia me ajudar.

Eu passei por isso e melhorei, já imaginava que isso ia passar, eu sou uma pessoa bem equilibrada, apesar que dessa vez eu estava quase ficando maluco.

Imagino que seja possível que isso volte algum dia, mas por agora estou de boa.

Compartilhar este post

Link para o post