Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Carlos de Alcântara

Imortalidade

119 posts neste tópico

Tá aí um assunto que ainda não discutimos aqui e que eu, particularmente, curto bastante.

Saiu uma reportagem na INFO sobre uns estudos que são feitos sobre o assunto. Vou colocar só um trecho aqui no tópico, mas caso se interessem em ler tudo, aqui vai o link: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/no-futuro-pessoas-so-morrerao-se-quiserem-19062011-2.shl?2

São Paulo - Em 2045, será possível comemorar 150 anos de vida com aparência de 30, não haverá mais doenças como câncer ou Alzheimer, a medicina será apenas preventiva e as pessoas só morrerão se quiserem.

Quem diz isso não é astrólogo, vidente nem guru. As previsões são de um cientista venezuelano que conduz suas pesquisas sobre o futuro no câmpus da agência espacial dos EUA, a Nasa (National Aeronautics and Space Administration). "Os próximos 20 ou 30 anos vão mudar a humanidade", afirmou à reportagem, no mês passado, em visita à capital paulista para o 25.º Congresso Brasileiro de Cosmetologia.

E aí? Como é que vai ficar no futuro se formos "imortais"? Que impactos na sociedade acham que causaria?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para responder tudo isso aí que o Carlos perguntou, leiam as Intermitências da Morte - JOsé Saramago. Trata justamente sobre isso, parar de morrer!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara seria ruim se fossemos imortais, imagina a superlotação que ia ter mundo.

Vou anotar isso no meu caderninho pra ver se vai acontercer algo mesmo, eu particularmente duvido.

Compartilhar este post

Link para o post

po , imortal ??? acho q nao da nao hein...mas tipo, fala imortal por doenças e tal ne , pq por tiro, cair de predio e tal, eles dizem q é imortal tbm ? q q vcs acham ?

Editado por PedroHw

Compartilhar este post

Link para o post

po , imortal ??? acho q nao da nao hein...mas tipo, fala imortal por doenças e tal ne , pq por tiro, cair de predio e tal, eles dizem q é imortal tbm ? q q vcs acham ?

Realmente acho que nesse sentido nao, a nao ser que os orgãos sejam trocados por outros de aço e nossos ossos sejam revestidos com adamantio(acho que é assim que escreve)

. Seriamos Wolverines... shuahsuashahs

Editado por langhinrichs

Compartilhar este post

Link para o post

Po, acho que chamar de imortal é complicado, mas viver mais é completamente normal. As pessoas hoje em dia já vivem mais do que antigamente, e trabalham até mais tarde também.

Não acho estranho pensar que daqui alguns anos estaremos chegando aos 150, 200 anos, ou até mais, com o avançado da ciência e medicina. Só não sei se vai ser tão cedo quando o cientista da reportagem disse aí. :P

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho minhas dúvidas sobre o otimismo desse cientista.

Nossas células são naturalmente programadas para morrer um dia. Acho muito difícil enganar as células de nosso corpo por tanto tempo.

Talvez apareçam novas doenças em virtude destes tratamentos genéticos...Isso só o tempo dirá.

Também tem o lado psicológico e o econômico para se avaliar:

Psicológico: Ser imortal pode ser tedioso, talvez aumentaria a taxa de suicídios, ou as pessoas desenvolvessem novas neuroses; pois seríamos imortais até não ser atropelados por um ônibus, ou outros acidentes. Uma obra que retrata isso é: Surrogates

Econômico: Duvido que toda a população do mundo tivesse acesso a estes tratamentos. A elite (seja ela política ou econômica) iria usar a "lei da oferta e procura" para garantir sua dominância.

Na sociedade de hoje já existe um grande abismo entre ricos e pobres na questão de saúde pública. Os tratamentos do SUS e do Hospital Albert Einstein são diferentes.

Quando os ricos e famosos; ou poderosos (grandes empresários, celebridades e políticos) ficam doentes eles não procuram um hospital que atende pelo SUS; pois sabem que o resultado pode não ser o mesmo do que de um hospital particular de nível internacional.

Outra obra que trata de um tema parecido (eugenia) é Gattaca - Experiência Genética

http://www.youtube.com/watch?v=_JSEty7Qr_c

Eu ainda acho que a morte faz parte da vida; não que seja bom morrer...mas morrer é necessário. O mundo evolui pois muitas idéias horríveis "morrem" junto com seus defensores !

Até hoje eu penso que a morte é o evento mais justo da vida; pois independente de raça, credo, status social e etc...Um dia todos vão morrer; ao menos pelas regras vigentes. Até isso vão mudar ?!?!?

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Mas foi justamente o que o cientista falou, só morreria quem quiser... a vida começa a ficar tediosa não só pelo tmepo vivido, mas pela velhice, eu tenho certeza que 99% dos idosos não viveriam mal-humorados e cansados da vida se eles não se sentissem feios, com dor nas costas, e diversos outros inconvenientes...

se eu pudesse viver com saudade, eu aguentaria uns bons séculos eu acho =).

Sobre as células serem programadas pra morrer, com certeza eles pensaram nisso e devem estar desenvolvendo um sistema de reposição baseado em células troncos... e na reportagem ele fala sobre desativas os genes do envelhecimento, então isso acabaria com a programação das células pra morrer... e isso faz sentido e é encontrado nas bactérias (como ele mesmo falou).

obviamente as expectativas desse cientistas são exageradamente utópicas, mas como o Rinaldo disse, tranquilamente agente vai viver bem mais no futuro (talvez próximo pra falar a verdade, a expectativa de vida parece crescer exponencialmente).

Quanto à economia, de fato seria um grande choque, se não fosse bem administrado iam acabar surgindo guerras civis e mundiais... o sistema teria que ser firme, obrigando cada família a ter apenas um filho...

e quanto à exclusividade desses recursos para classes mais beneficiadas, pode ser que isso ocorra sim, mas se o avanço for bom ele vai acabar chegando na maioria das pessoas também, como hoje, já que em geral a expectativa de vida das classes médias e baixas é igual à expectativa de vida das classes mais altas.

Assim o jeito que o cientista fala assuta muitos, e causa enganos tbm, ele parece estar falando de uma grande revolução em tempo curto, o que assusta e torna difícil imaginar as consequências. Entretanto eu acho que ele só foi exagerado, imagino que esse processo vai ser bem tranquilo, aos poucos, daqui uns 50 anos o homem mais velho quem sabe vai ter mais de 200 anos e agente nem vai ter reparado (já que o processo é gradual)...

Editado por Gabriel Dechichi
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
- Até o ano 2050, a média de idade do brasileiro poderá chegar a 81,29 anos.

???

Até lá não morreria só quem quisesse ? @.@

Compartilhar este post

Link para o post

???

Até lá não morreria só quem quisesse ? @.@

....

essas são as estatísticas do Brasil, baseadas em progressões reais avaliadas nos anos anteriores...

morrer quem quiser é a previsão do cientista que trabalha nesse projeto desenvolvido no Vale do Silício, que leva em contas outros fatores, tecnológias ainda no papel, experiências com ratos, análise de desenvolvimento tecnológico e previsões cientifícas teóricas...

Editado por Gabriel Dechichi

Compartilhar este post

Link para o post

Como já foi dito antes, teria a questão da natalidade e quem teria acesso (Eu discordo um pouco sobre o que o Dechichi falou, acredito que o acesso dificilmente não será somente para pessoas com grandes recursos. Isso no início também poderia causar muita polêmica envolvendo as resligiões, pensadores (Espero que ainda existam até lá -.-) e políticos.

Fora que seria necessário um grande estudo para saber as consequências e como a sociedade provavelmente iria se comportar com aquilo. Afinal, isso é um grande paradigma para a sociedade.

Particulamente, eu gostaria que isso aconteça, porém, ao mesmo tempo, acho que isso também pode prejudicar muito a sociedade no início de sua implantação.

Compartilhar este post

Link para o post

É bem interessante o assunto, inclusive há bastante tempo atrás a Superinteressante reuniu bastante informação sobre isso, segue link: http://super.abril.com.br/ciencia/voce-pode-ser-imortal-535997.shtml

As células envelhecem porque ao duplicar o DNA, os telômeros, que são as pontas dos cromossomos vão se desgastando. Por exemplo, o tecido cancerígeno é imortal, fornecendo alimento, ele não envelhece, porque os telômeros não se desgastam! Inclusive existem animais na natureza que tem o tempo de vida é "desprezível", vivem indefinidamente. Um deles é uma água viva "Turritopsis nutricula", só morre de morte matada! Porque de morte morrida não vai.

Mas com certeza, como citado na reportagem, existem vários outros fatores que levam a morte: má alimentação, exercícios físicos inadequados, radicais livres (culpa de alimentação e exercícios), doenças genéticas, outros tipos de patologias e outras coisas ae!

Como o Rinaldo disse, não acho que isso seja impossível, mesmo porque vivemos numa era exponencial, as coisas se desenvolvem cada vez mais rápidas, mas talvez demore mais que 30 anos :P

Editado por Climhazzard

Compartilhar este post

Link para o post

Estava lendo este assunto desse tópico e lembrei de um filme que fala de uma imortalidade, mas com uma ideia de fonte da juventude. O filme é de 85, Coccon - o Regresso, e conta sobre seres (ETs), caem na terra, e coincide com um passeio de férias de casais de idosos. Nisso, sem saber o pq, eles sentem que começam a ter a vitalidade perdida em seus anos dourados e começam a descobrir um novo sentido de vida. Acho que interessante no filme são os questionamentos das personagens sobre o tal fim da vida, o que fazer depois de certa idade, e que a sensação que o corpo não acompanha o que a mente jovem deseja.... E a ideia da imortalidade é bem colocada no filme, e principalmente com os Ets que entram em contato com a energia de nossa velhice, como ficam depois. Segue o trailler, mas tem o filme completo no YT.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouvi falar sobre esse filme mas nem animei muito de ir atrás de assistir. Os ETs do filme são imortais, é isso?

Não sei se eles são imortais, mas eles começam a envelhecer quando os velhinhos começam a ter contatos com eles. Ai o governo americano fica sabendo deles, querem para fazer experiencias e vc já imagina pq :P... Só que ai é aquilo,,, corre o filme para dar tempo dos ETs irem embora, pois de certo morreriam se ficassem...

Compartilhar este post

Link para o post

com a 'imortalidade' com certeza não haveria espaço suficiente pra tanto ser humano no planeta...

mas quem sabe, até lá, já consigamos encontrar maneiras de sobreviver em outros planetas! rsrs

mas acho interessante a ideia de se viver tranquilamente por mais de um século! eu topo ser cobaia de testes (tomara que eles dêem certo né rsrs)

Compartilhar este post

Link para o post

mas quem sabe, até lá, já consigamos encontrar maneiras de sobreviver em outros planetas! rsrs

Claro!

Daqui a "pouco" vai rolar a migração. O primeiro planeta vai ser marte. Quem viver, verá. heheh

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda estou tentando entender pq querem viver tanto?????.... Até no seriado Diário de um Vampiro, chega uma hora que eles cansam da imortalidade :P...

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda estou tentando entender pq querem viver tanto?????.... Até no seriado Diário de um Vampiro, chega uma hora que eles cansam da imortalidade :P...

Eu respondo por mim: como sou ateu não acredito em vida após a morte e imaginar a não existência eterna é um tanto quanto desesperador já que estou acostumado a viver. Essa ideia de enjoar de viver não se aplica a mim não, você pode enjoar do modo que leva a vida, da monotonia e tal, mas de viver?

Os vampiros são personagens de ficção e suas falas também, então acho que suas opiniões não devem ser muito levadas à sério quanto às suas experiências únicas como seres imortais, como não conheço ninguém que viveu vários séculos não temos um testemunho confiável para perguntar se enjoa mesmo viver tanto kkk.

De toda forma a maioria das pessoas teme a morte e por isso têm tanto medo do perigo, no fundo a maioria das pessoas não quer morrer e não querer morrer significa querer ser imortal.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho até medo da Camila assistindo seriados e seguindo o que acontece na história de lá. Vai que ela assiste Dexter.

Aiiii... eu sei separar as coisas ok?! Eu só citei uma frase de um diálogo deles. Eu acompanhava Dexter, mas ai eu assisti um episódio que me deu nojo e não assisti mais.

E Leo disse que a monotonia vem de como vc leva a vida. Não acho a vida chata... minha vida tb não é chata. Eu só não vejo sentido viver tanto... =T.

Compartilhar este post

Link para o post

E Leo disse que a monotonia vem de como vc leva a vida. Não acho a vida chata... minha vida tb não é chata. Eu só não vejo sentido viver tanto... =T.

Se viver não é chato, não concorda que é você que tem que explicar o porquê de você querer morrer? Afinal eu quero continuar fazendo algo que é legal, você que não.

Compartilhar este post

Link para o post

Se viver não é chato, não concorda que é você que tem que explicar o porquê de você querer morrer? Afinal eu quero continuar fazendo algo que é legal, você que não.

Pq vai chegar uma hora que vou ficar sozinha! :(

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Você precisa explicar melhor isso. Cada vez o que menos falta é gente.

Ah por exemplo: vc e o Leo querem ser imortais. Mas grande parte das pessoas que estão a minha volta não querem. Se houvesse a possibilidade de escolha do tipo: OLha temos medicamento que vai fazer vc viver para sempre. Muitas pessoas não iriam tomar. Ai supomos que eu tome,... se até lá eu tivesse formado uma familia... eles teriam que tomar tb para viver para sempre... mas se eles não quiserem?! Eles vão morrer e eu vou ficar :(.

Pq minha Mamis já foi... meu papis um dia vai... Vc entendeu? =T

Ai vou ficar sozinha. E a única coisa que não quero é me sentir sozinha.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post