Postado Outubro 18, 2008 Olá a todos! Estou chegando hoje aqui. É meu segundo post no fórum Sou iniciante, estou tentando aprender um método que não utiliza algorítimos, o Ryan Heise. Emperrei na parte dos comutadores, quando temos que colocar as últimas cinco diagonais (corners) no lugar certo sem mover as edges. O Heise faz isso usando comutadores: "A commutator is a sequence of the form X.Y.X-1.Y-1. The idea is that X.Y does half of what you want, but also has side-effects. Then X-1.Y-1 does the other half of what you want, and also undoes those side-effects." Lendo a definição parece bastante simples, mas na prática não consegui entender a essência do negócio... Fico realmente confuso com tantos lados girando, rs, e não sei qual o critério para começar com um ou outro corner. Será que algum cubista experiente pode verificar no endereço abaixo e ver se entende essa técnica?? Há cubos interativos pra exemplificar cada passo. Minhas dúvidas começam no "solving two corners". Abraços http://www.ryanheise.com/cube/edges_first.html Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 18, 2008 Vou colar um post que fiz no orkut, tentando explicar... Se vc não entender algo, é só perguntar -------------------- É muito simples. O objetivo é trocar etiquetas de lugar em ciclos de 3, usando setups. Ele se baseia em "fazer e desfazer". A parte do "faz", troca duas etiquetas de lugar. A parte do "desfaz", destroca essas duas etiquetas novamente. O lance é que, entre o "faz" e o "desfaz", vc pode trocar a segunda etiqueta do ciclo e, então, "desfazer" com outra etiqueta que não foi a trocada inicialmente. No fim das contas, vc troca só 3 etiquetas de lugar, com movimentos extremamente simples e fáceis de acompanhar. Vc pode trocar todas as etiquetas do cubo assim. Exemplo prático: Pegue um cubo montado e faça: RUR' Agora observe atentamente o cubo. A etiqueta que estava em Urf, foi para Rdf. Ao desfazer o movimento, com RU'R', a etiqueta que está em Rdf volta para Urf, e o cubo está novamente montado. Mas faça novamente RUR', e preste bastante atenção a camada de baixo: ela está quase intacta, exceto pelo cubinho que contem a etiqueta que vc trocou. Aqui começa o comutador: antes de desfazer o movimento, vc troca a etiqueta Rdf por outra qualquer que esteja em baixo. Só então vc desfaz o movimento inicial (RU'R'), e depois desfaz o movimento que vc fez com a camada de baixo. Isso é um comutador: um algorítimo no formato A B A' B' Ex: RUR' + D + RU'R' + D' (O mesmo vale para os meios): M'UM + D + M'U'M + D' Isso irá trocar 3 etiquetas. Se vc pensar um pouco, pode usar setups pra posicionar e trocar as etiquetas que vc quiser. Vc pode permutar e orientar os cubinhos ao mesmo tempo, usando comutadores! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 21, 2008 Valeu! Vou pensar a respeito com mais calma e eu falo se aprendi. Rss, ainda sou bem iniciante. abrass! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 21, 2008 Já arrumei um tutorial de comutadores quando eu quiser me aprofundar mais! hehe muito bom ! Akio, seja bem vindo! Dê uma lida com calma mesmo que você vai pegar a manha. a idéia é simples, o que fica complexo é o tanto de coisa que você pode fazer com isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 22, 2008 Carlos, disponibiliza esse tuto? xD Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 22, 2008 aheuhae eu tava elogiando a explicação do Mike mas prá não te deixar só com a água na boca, tem o tutorial do Joël Noort: http://solvethecube.110mb.com/commutators.html Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 23, 2008 Ah.. não peguei a piada. XDD eaiuheai Mas vou ver a página sim, vlw. :] Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 28, 2008 Bem Vindo Akio. Detalhe, na duvida usa o metodo das camadas mesmo e já era... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites