Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Vinicius Araújo

Confederação Brasileira de Cubistas

68 posts neste tópico

Bom galera, voltando ao assunto tão importante:

Tenho lugar para fazer uma associação. Já montei o Clube do Cubo, mas quero que seja uma entidade formal com tudo direitinho. Óbvio: tudo obedecendo aos objetivos, normas, regulamentos e espírito da WCA. Tava vendo nos EUA tem trocentas entidades... Precisamos começar.

Quem pode ajudar com estatutos e esse tipo de coisa burocrática? Sem embaço, por favor gente: AÇÃO

Parabéns Alexandre por estar incentivando tanto assim o cubo a crescer!

espero muito q de certo essa associação.

Nao posso ajudar em muita coisa, mas tenho certeza q alguem irá xD

Boa sorte!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui um modelo de ata de fundação e um modelo de estatuto. Agradecimentos ao Cinoto.

Agora estou estudando aqui como viabilizar e continuo contando com a colaboração do pessoal. Idéias e qualquer tipo de ajuda são bem-vindas.

Arthur: você pode ajudar sim... Divulgue e participe ativamente das atividades e discussões que puder.

Editado por Alexandre Dias

Compartilhar este post

Link para o post

não reli o tópico todo, mas tipo assim

chegamos a alguma conclusão sobre a função/atuação da associação?

basicamente, pra que vai servir a associação?

o que as pessoas ganham sendo associados?

como vai montar uma associação se estamos todos em várias cidades de vários estados?

Compartilhar este post

Link para o post
não reli o tópico todo, mas tipo assim

como vai montar uma associação se estamos todos em várias cidades de vários estados?

Po.. Já não tinha meio que definido quem seria presidente e tal?

Acho que discutir isso aqui no fórum é difícil chegar num consenso. Antes de tentar montar essa associação, devia primeiro ficar definido exatamente isso que você ta perguntando, porque senão nem faz sentido montá-la.

O povo mais atuante tinha que dar umas idéias e anotá-las, um encontro no MSN ou qualquer outra coisa, e depois levar em público pra uma discussão geral, pra ver se concordam ou não. =P

Compartilhar este post

Link para o post

Aí que está. Não falei de montar uma associação que represente o Brasil inteiro, mas a cidade aqui ou região apenas para formalizar algo que já está acontecendo e organizar. Se a consequencia for a associação representar o Brasil inteiro isso é outra coisa. Assim podemos congregar de maneira organizada os cubers e fomentar atividades. Por exemplo: encontros regulares em locais pré-determinados, treinamento, organização de campeonatos (em vez de fazer um camp sozinho poderia ter uma equipe de 10 pessoas, fica BEEEM mais fácil...), divulgação do speedcubing, etc.

A associação também poderia servir de modelo para "testar" certas iniciativas. Assim dá pra saber o que realmente funciona na prática e o que não funciona. Desta forma as próximas associações fundadas em outras partes do país teriam mais chance de sucesso da mesma maneira que ocorre com franquias (ou seja ninguém precisaria começar tudo do zero, já tem de onde se espelhar, pois já tem referencia de várias coisas que dão certo e de várias coisas que não dão certo).

Porque na verdade montar ou não a associação é o de menos, pois estas iniciativas e atividades que citei anteriormente como exemplos acontecem naturalmente. Só que nada disso está centralizado em lugar nenhum, e as competencias e habilidades das pessoas não estão sendo aproveitadas na sua plenitude já que não existe definição de quem é responsável pelo que. Um ótimo exemplo do que acabei de falar é o próprio fórum: tem responsáveis por várias coisas aqui, por isso funciona e cresce (exemplo do que dá certo). Agora um exemplo de uma coisa que ainda não deu certo: as doações. Como não tem ninguém responsável por isso ou ainda não organizamos ficamos só falando, falando e não se chega a um resultado.

Lógico que mesmo sendo regional (já falamos disso neste tópico), todo mundo vai colaborar. Este é o espírito do Speedcubing, este é o espírito da WCA, este é o espírito das pessoas que conheci aqui no fórum, no ABC Open, etc. O mais dificil nós já temos: o espírito construtivo e a paixão, então só depende de nós!

O que a gente não pode é ficar mais 10 anos esperando a situação perfeita. Como diria o Padre Quevedo "Isso não ecssiste". Situação perfeita é utopia.

Então vamos continuar conversando, pois isto é MUITO importante, mas vamos AGIR também.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pra mim:

A associação serviria para centralizar coisas grandes ou importantes sobre o cubo mágico. Quem quiser organizar um campeonato, quem precisar de um cubista para uma apresentação, se alguém de outro país quiser entrar em contato com um cubista brasileiro, se alguém decidir fazer um campeonato sulamericano... entra em contato com a associação.

Além de servir para as coisas anteriores, ela serviria para facilitar o pedido de patrocínio já que estaríamos mais organizados e um patrocinador supostamente confiaria mais numa associação do que numa pessoa física que vai pedir patrocínio. Poderia servir para melhorar as condições dos campeonatos, se ela conseguir arrecadar fundos pode comprar mais cronômetros, displays e todo tipo de equipamento que a gente precisa.

As pessoas ganham que os campeonatos poderão ficar melhores, com melhor infra-estrutura, premiações, patrocínios e o speedcubing poderia até ser melhor divulgado se as pessoas sabem que há uma associação de cubo no Brasil.

Isso é um problema grande, mas se estivermos dispostos não será impeditivo. No final das contas eu encontro alguns de vocês mais frequentemente do que outros amigos que eu conheço até há mais tempo. A gente poderia se organizar nos campeonatos e pela internet também.

Conclusão: Pra mim o maior problema é que isso nunca dá em nada, nem sei porque resolvi responder aqui. Eu já tentei fazer alguma coisa com relação à associação também algumas vezes, chegamos a discutir algumas coisas, arrumamos modelos de ata de reunião e de estatuto, mas quando pedimos ajuda quase ninguém se manifestou. Eu não tenho mais tanto tempo pra correr atrás dessas coisas e sei que muita gente aqui teria mais tempo para isso do que eu, ainda mais agora que vem um(a) cubista por aí...

Enfim, eu posso ajudar no que for preciso, mas assim como o Pedro, eu também estou desanimado porque o pessoal geralmente fala, fala, mas no final não faz nada. E não estamos querendo fazer tudo sozinho. Nem é tanta coisa assim, a gente só precisa fazer uma reunião, se juntar, resolver o que faremos, se pediremos para as pessoas contribuírem com algum dinheiro para a associação, quem será responsável pelo que, fazer uma reunião inicial de fundação, ir num cartório registrar o estatuto e é quase só isso.

Por onde vamos começar? Já temos o modelo da ata de fundação e do estatuto que precisam ser adaptados para o cubo. Talvez podemos discutir o estatuto primeiro.

Editado por Cinoto

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que discutir isso aqui no fórum é difícil chegar num consenso. Antes de tentar montar essa associação, devia primeiro ficar definido exatamente isso que você tá perguntando, porque senão nem faz sentido montá-la.

O povo mais atuante tinha que dar umas idéias e anotá-las, um encontro no MSN ou qualquer outra coisa, e depois levar em público pra uma discussão geral, pra ver se concordam ou não. =P

O próprio estatuto e regimento de uma associação define e responde à todas as perguntas referentes à objetivos , inclusive contemplando a alternativa inteligente de que este próprio regulamento interno já preve a possibilidade insclusive de alterar algo que de repente não está sendo produtivo. Exemplo:

Art. 34 – O presente estatuto poderá ser reformado, em qualquer tempo, por decisão de 2/3 (dois terços) dos presentes à assembléia geral especialmente convocada para esse fim, não podendo ela deliberar, em primeira convocação, sem a maioria absoluta dos associados, ou com menos de 1/3 (um terço) nas convocações seguintes, e entrará em vigor na data de seu registro em cartório.

Agora esperar que os, atualmente, 1.261 membros do fórum opinem não dá, então quem quer participar que seja bem-vindo, quem não quiser simplesmente não participa e pronto. E como disse sabiamente o Cinoto, com a internet, dizer que não podemos nos encontrar independente de localização geográfica é arrumar um problema que não existe.

Todo mundo aqui tem condições de participar de uma reunião online. Tenho certeza de que mesmo sem tecnologia de ponta dá pra fazer, pois um simples MSN groups já daria conta do recado, e com certeza alguém com o tempo poderia colaborar com alguma ferramenta administrativa via net mais elaborada.

Que comecem os trabalhos: vamos então FAZER o que o Cinoto sugeriu: vamos discutir o estatuto.

Baixe no link: Modelo de Estatuto

Compartilhar este post

Link para o post

Estatuto com leis do cubo mágico?

Compartilhar este post

Link para o post
Estatuto com leis do cubo mágico?

Não, estatuto da Associação. As questões relativas à regras e regulamentos referentes à cubo mágico, já existem. Temos a WCA pra isso então não precisamos reinventar a roda. A questão aqui é definir os objetivos de uma Associação, seja ela regional, estadual ou Federal, pois o modelo serviria para todas com pequenas alterações relativas à abrangência territorial e suas implicações.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma idéia seria pegar o estatuto de uma associação de cubo já existente para ter mais idéias. Será que a WCA tem um estatuto?

Compartilhar este post

Link para o post

Próximo passo? Galera, tá aí o link do estatuto (pela 2º vez) Modelo de Estatuto e as idéias, agora é a hora de dar opinião depois é tarde, estamos em obras e tem que entregar...

Aqui não é serviço público! rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é cara já estou ensinando a minha namorada, e a um amigo aqui mas eles ainda não viciaram. espero que viciem logo. :P

;)

Para mim isso é papo de traficante....traficante de Cubos

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa se já falaram isso, não li o tópico inteiro só o finalzinho... Mas a ideia tá de pé? Se sim, logo no começo do modelo de estatuto fala-se sobre um nome, uma sigla (coisa que, acredito, ainda não foi determinada), e uma sede. Não se isso é necessariamente um problema, afinal, se não me falha a memória o Alexandre disse ter um lugar para fazer a associação. Se isso quis dizer lugar físico mesmo, então o Art. 1º do Cap. 1 pode ser preenchido:

Art.1º – A Associação Brasileira de -1-, também designada pela sigla -2-, fundada em -3- de -4- de 20-5- é uma associação, sem fins econômicos, que terá duração por tempo indeterminado, sede no Município de -6-, Estado de -7-, na Rua -8-, nº -9-, Bairro -10- e foro em -11-.

-1- = Cubo Mágico (certo?)

-2- = ABCM (ou não, só pra não deixar em branco)

-3- -4- = A data de fundação (futura)

-5- = 10

-6- -7- -8- -9- -10- = Endereço da sede

-11- = Vou confessar que não sei o que é foro. =x

Editado por Guto2

Compartilhar este post

Link para o post

foro= ¹quantia ou pensão paga anualmente; ²lugar onde funcionam os orgãos do poder judiciário; tribunal (parecido com um fórum ? )

como depois de foro vem a palavra "em" deduz-se que seja um lugar não uma quantia. provavelmente se refere ao tal tribunal...

espero que alguem consiga esclarecer isso melhor que eu!!!! :D

se for alguma coisa a ver com forum a gente podia criar um na internet! KKKK ;) zuera...

Compartilhar este post

Link para o post

Pra não morrer o tópico:

Sim, é isso. Foro é a cidade onde serão respondidos quaisquer assuntos inerentes à Associação, perante a Lei. Traduzindo, qualquer coisa que exija registro (em cartório), qualquer processo (ação judicial), etc, será com base na cidade Foro da Associação. Normalmente, é a cidade da sede da Associação, salvo casos onde a cidade sede não possui um Cartório e/ou um Fórum Judicial (normalmente comarca de uma cidade vizinha).

Foram mencionados vários "cargos" ali, e o exemplo de advogado que resolve o cubo em X segundos (rankeado longe do topo), mas como advogado seria o número 1 entre os cubistas. O nosso amigo médico veterinário fez um Fridrich de bolso. Com o mesmo empenho, ele poderia auxiliar em muitas coisas administrativas ou até relacionadas ao "marketing". Assim como tem muitos com perfil de relações públicas (fazer parte da linha de frente que entra em contato com entidades e empresas para conseguir apoio, etc, como aquele membro que entrou em contato com a administração do Shopping Tatuapé sobre a ocupação das mesas em dias de encontro).

Acho que é só questão de marcar mesmo uma reunião pelo MSN (outras ferramentas colaborativas seriam úteis, mas não conheço uma aberta ou grátis que funcione bem, só conheço o hotconference, que é pago. Outras saídas seriam Skype ou o próprio TeamSpeak - que é grátis para uso sem fins lucrativos - mas o MSN é mais acessível, eu imagino) para definir essas diretrizes comentadas acima. Acho que dá pra fundar a Associação aqui no Sul/Sudeste e, dependendo do feedback do pessoal das outras regiões, torná-la nacional e abrir apenas "filiais" nas outras regiões, ou criar outras associações independentes com base na primeira.

Mas eu, particularmente, acho que essa associação já poderia ser erguida com intenções de cobrir todo o país. O Fórum é um claro exemplo de que o contato através de internet viabiliza muita coisa e não seria diferente com a associação. Assim como temos no Brasil o Pedro que representa a WCA, podemos ter pessoas em outros estados representando a ABCM, mesmo a sede sendo no Sul/Sudeste.

Obs: não gostei muito da sigla ABCM (do significado dela, na verdade), pois "Cubo Mágico", só no Brasil. E além disso, os campeonatos hoje já envolvem diversas categorias que não são o cubo, mas puzzles (quebra-cabeças) de todo o tipo. Talvez algo que envolva a palavra "Cubismo" ou "Cubistas" seja mais atrativo, além de evitar a idéia que alguns - acreditem - ainda têm de que o cubo não é solucionável (e que os solucionáveis são uma ferramenta de mágicos).

Sei que ninguém pediu, mas são meus "2 centavos".

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo plenamente Renato, vamos arregaçar as mangas e por essa idéia pra andar.

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0