Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Vinicius Araújo

Confederação Brasileira de Cubistas

68 posts neste tópico

Amigos vamos discutir a respeito da criação desta entidade. Pois outros países já possuem entidades nacionais, porque não o termos também??

Editado por Vinicius José apropriano

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima ideia!

Mas o que exatamente faz uma entidade dessa?

Desculpe a ignorância...

Compartilhar este post

Link para o post
Ótima ideia!

Mas o que exatamente faz uma entidade dessa?

Desculpe a ignorância...

Uma Confederação, Associação ou qualquer entidade nacional, trabalha para garantir os direitos e promover de determinada classe, no nosso caso o esporte dos puzzles, ela iria organizar os campeonatos estabelecendo em calendário fixo, registrar os cubistas de todo o país, criar o nosso ranking, e com isso fortalecer o nosso esporte.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que funcione fazer calendário fixo...

os campeonatos dependem de "fatores externos" pra poder acontecer

E pra que criar um ranking? Já existe o ranking oficial internacional e o não-oficial brasileiro

Já pensamos em criar uma associação, mas acho que o custo-benefício não compensa, no momento.

Compartilhar este post

Link para o post

A idéia de criar uma Associação/Confederação (sei lá o nome certo), já surgiu antes, mas acho que tem alguma coisa ou coisas que na época não se pode resolver (meio óbvio já que a associação não existe ainda).

------------------------

EDIT: (comecei a digitar antes da msg do Pedro aparecer.)

Editado por TenysonReis

Compartilhar este post

Link para o post
Não acho que funcione fazer calendário fixo...

os campeonatos dependem de "fatores externos" pra poder acontecer

E pra que criar um ranking? Já existe o ranking oficial internacional e o não-oficial brasileiro

Já pensamos em criar uma associação, mas acho que o custo-benefício não compensa, no momento.

Como você disse os campeonatos dependem de "fatores externos", mas quais??? disponibilidade de competidores??? financiamento para as competições???? tempo para que sejam organizadas???? Por isso deve ser feita a Confederação, ela organizaria as competições e com uma calendário fixo os cubista poderiam se preparar de um ano pro outro pois sabem quando os mesmo irão ocorrer, como isso é financiado??? principalmente anuidade dos confederados mas também patrocínios pois muitas instituições só contribuem com que tem CNPJ. E também serviria pra descentralizar as competições do eixo Sul-Sudeste seria bom para a modalidade. Acredito que ajudaria bastante. E era mais um passo pra a modalidade ser reconhecida oficialmente como esporte. A respeito dos rankings como você disse tem um brasileiro não oficial e então porque não oficializar???? Bom é minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que so valeria a pena se concentrar na CBC caso tivesemos patriocinios,AI SIM!

Essa e minha opiniao.

Compartilhar este post

Link para o post

Fica aí até a sugestão de um símbolo

mw2j3k.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

É.. essa idéia já surgiu e acho que já foi bem comentada, o problema é por a mão na massa pra fazer algo que não se tem certeza se vai dar retorno.

Eu acredito que o ponto principal seria atrair mais gente e ter mais poder de publicidade, além do fato de ficar mais fácil conseguir patrocínio, mas, querendo ou não, o Speedcubing ainda está pequeno no Brasil, e é difícil se organizar e conseguir dinheiro pra manter uma organização dessa, acho que foi por isso que já tentaram e até hoje não saiu do papel (chegou a ir pro papel? XD).

Enfim... é algo pra se pensar em conjunto, mas se for pra fazer algo, seria legal voltar com a idéia antiga, que acho que já tinha algumas boas idéias.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem... Acho que poderia ser interessante criar algo como o canadian cubing: http://www.canadiancubing.com/

La eles colocam todas informaçoes dos campeonatos(fotos, scrambles, e informaçoes em um só site)

E seria interessante se as pessoas interessadas em organizar um campeonato apenas visitassem esse site, olhassem o necessario, tirariam duvidas, entrasse em contato com um delegado e pronto.

Talvez assim seria mais facil para organizar campeonatos.

PS: CBC acho q n seria bom, ja existe mta coisa com essa sigla como: CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO, COMPANHIA BRASILEIRA DE CARTUCHOS, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Confederação Brasileira de Clubes, Canadian Broadcasting Corporation, etc

Editado por Rodrigo Kenji

Compartilhar este post

Link para o post
Como você disse os campeonatos dependem de "fatores externos", mas quais??? disponibilidade de competidores??? financiamento para as competições???? tempo para que sejam organizadas???? Por isso deve ser feita a Confederação, ela organizaria as competições e com uma calendário fixo os cubista poderiam se preparar de um ano pro outro pois sabem quando os mesmo irão ocorrer, como isso é financiado??? principalmente anuidade dos confederados mas também patrocínios pois muitas instituições só contribuem com que tem CNPJ. E também serviria pra descentralizar as competições do eixo Sul-Sudeste seria bom para a modalidade. Acredito que ajudaria bastante. E era mais um passo pra a modalidade ser reconhecida oficialmente como esporte. A respeito dos rankings como você disse tem um brasileiro não oficial e então porque não oficializar???? Bom é minha opinião.

O principal fator externo é disponibilidade de local. É difícil achar lugar disponível de graça, e pra alugar é muito caro. O dinheiro das inscrições é quase todo pra despesas do próprio campeonato.

To falando que não dá pra fazer calendário fixo, porque nem sempre a data do calendário vai estar disponível realmente.

Acho que a associação seria interessante se os associados contribuissem ($$ mesmo). Aí teria recurso e tal. Mas não sei quantos estão dispostos, até porque já tem-se que gastar com viagem e afins.

Quanto ao ranking, o que eu quis dizer foi que todos os tempos ficam no ranking oficial da WCA (World Cube Association) - http://www.worldcubeassociation.org/results/

O ranking não-oficial é pros tempos que o pessoal faz em casa.

Compartilhar este post

Link para o post

olha, criar uma associação, confederação ou similares, não é nada fácil, precisa de muita coisa... principalmente pessoas.

é preciso ter um presidente, vice, diretor, etc.. ter reuniões para decidir o que pode ser melhorado, como, quando... registrar tudo em ata, sem contar que tudo deve ser legalizado, o que gera gastos.

Acho que hoje em dia, para nós cubistas brasileiros, o que seria mais viavel é uma associação anomima (AACB), onde contribuiriamos com um valor X (R$5,00 por mês como exemplo), para despesas como a divulgação do nosso esporte, ou outros fins, como exemplo premiações dos nossos campeonatos. (tá, o gabriel e o pedro vão levar tudo, mas que seja somente por sorteio, assim evita até fraudes nos tempos).

as primeiras 2 mensalidades poderiam ser utilizadas para a confecção da camiseta (sei que tem a do fórum), e da carteirinha de sócio (que serventia teria?? kkk).

resumindo, concordo com o Pedro, é algo muito complexo, dá muito trabalho, apesar dos beneficios serem grandes, mas ainda acho melhor espera o cubo se popularizar mais no Brasil, em breve poderemos falar disso com algun sustentáculo, pois cubista hoje em dia não é um desportista, ainda continua sendo apenas mais um nerd que não tem mais nada pra fazer na vida (segundo a visão das pessoas normais, ou seria anormais??).

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito então que criemos uma Associação Anônima já é alguma coisa, apóio plenamente a idéia. Mas vamos discutir alguns pontos:

1 - PESSOAS: Acredito que temos pessoas que se dispõe a fazer parte de tal organização eu mesmo não conheço nenhum de vocês, nunca competi (mas pretendo), e moro no Nordeste me comprometeria caso fosse requisitado.

2 - DINHEIRO: Apesar de ser novo na modalidade acredito que existam pelo menos uns 500 cubistas que se interessariam em se afiliar a esta organização que com uma contribuição nada simbólica de R$ 50,00 por ano (Apesar do mais barato cubo de qualidade girar em torno disso, logo não seria tão caro assim) totalizaria R$ 25.000,00 por ano, acho que seria um bom começo. Este fundo seria usado para a promoção dos campeonatos, camisetas e carteirinha, e principalmente para as premiações, pois como o Jeff falou só que levaria seria o Gabriel e Pedro, mas com isso levaria a uma maior competitividade e pq não também fornecer ajuda de custo aos melhores tempos para que estes vão aos Mundiais??

3 - POPULARIZAÇÃO: Acho que a modalidade está bem difundida, num é como o futebol mas todo mundo conhece não pratica pois não é do brasileiro usar o cérebro mas todos que gostam de Xadrez, Sudoku e outras coisas que fazem a cabeça funcionar gostam do Cubo Mágico. Os praticantes são ecléticos eu por exemplo sou Médico Veterinário, acho que nosso público é bem definido, acredito que já seia hora sim de tal organização ser criada.

Mas é isso aí vamos conversar.

Compartilhar este post

Link para o post

500 pessoas dispostas a contribuir?

Acho isso muito difícil. Participando do fórum não totaliza 100 pessoas, eu acho, apesar das mais de 1000 registradas.

Sem dizer que muitos aqui são novos, não trabalham e dependem dos pais. Acho difícil os pais liberarem 50 reais para o filho depositar em uma conta de uns desconhecidos que fazem cubo mágico.

Acho que uma boa alternativa para os campeonatos é os organizadores disponibilizarem uma conta para doações.

Editado por Willian

Compartilhar este post

Link para o post

Bom William, sendo assim realmente fica difícil, eu acreditava que pelo menos um terço dos registrados era ativo no forum, mas é uma alternativa afinal quem participa de campeonatos num tem que viajar??? logo o financiador (no caso os pais) contribuiria. Mas mesmo assim fica a idéia. Bom sofri muito na minha adolescência quendo fazia Karatê pra irmo pros torneios era uma dificuldade temenda nem por isso não deixamos de ter êxito.

A idéia de doações para os campeonatos é uma boa, mas quem doaria??? eu, você, outros???? Bom sem CNPJ fica mais difícl, mas mesmo assim vale a pena tentar

E estava vendo lá no Canadá os cubistas têm um dia de doações de sangue, seria ajuda ao próximo e de quebra propaganda gratuita.

Bom mas vamos conversar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a atividade de usuarios, nem sempre funciona assim; por exemplo eu que não posto, mas leio, e leio muito.

Sobre dinheiro, precisariamos de patrocinio forte, nesse caso de alguma entidade focada nisso, ou da Rubik ou até do governo (lembrando que se a confederação der certo, o apoio do governo se torna concequente... o difícil é ganhar verba com isso (apoio não é igual a patrocínio)

O speedcubing teria que estar mais difundido para nós ganharmos apoio nacional, porém temos muitos cubistas brasileiros que marcam presença no top internacional ou da américa latina, assim teriamos que ver um jeito de conceguir apoio com grandem membros como a WCA ou Rubik, etc.

Sobre a difusão nacional, poderiamos ver diversas midias disponiveis (reportagens em tv, em jornais e até em comerciais), porém o dificil é tirar a velha visão de que o cubo é impossivel.

Por tanto isso é um lance de alteração cultural, oque exige grande investimento inicial.

Para investimento inicial, poderia-se criar uma espécie de acordo com todas as lojas de cubo brasileiras (tipo, a cada cubo vendido, dá-se 1 real a confederação, e assim a loja de cubo teria propaganda ou apoio na confederação) ou ir por doações, oque renderia menos, porém não afetaria o comércio de cubos...

Bem, essas são minhas idéias e observações...

Qualquer coisa, eu estou disposto a ajudar :P

Compartilhar este post

Link para o post

putzgrila, tava quase adicionando meu comentário quando fechei a aba sem querer. Tambem não digito mais :)

sobre a parte de as pessoas acharem que somos nerds que não têm mais o que fazer.... não tô ajudando muito a tirar essa mentalidade :P

Editado por walisson

Compartilhar este post

Link para o post
Sobre a atividade de usuarios, nem sempre funciona assim; por exemplo eu que não posto, mas leio, e leio muito.

Sobre dinheiro, precisariamos de patrocinio forte, nesse caso de alguma entidade focada nisso, ou da Rubik ou até do governo (lembrando que se a confederação der certo, o apoio do governo se torna concequente... o difícil é ganhar verba com isso (apoio não é igual a patrocínio)

O speedcubing teria que estar mais difundido para nós ganharmos apoio nacional, porém temos muitos cubistas brasileiros que marcam presença no top internacional ou da américa latina, assim teriamos que ver um jeito de conceguir apoio com grandem membros como a WCA ou Rubik, etc.

Sobre a difusão nacional, poderiamos ver diversas midias disponiveis (reportagens em tv, em jornais e até em comerciais), porém o dificil é tirar a velha visão de que o cubo é impossivel.

Por tanto isso é um lance de alteração cultural, oque exige grande investimento inicial.

Para investimento inicial, poderia-se criar uma espécie de acordo com todas as lojas de cubo brasileiras (tipo, a cada cubo vendido, dá-se 1 real a confederação, e assim a loja de cubo teria propaganda ou apoio na confederação) ou ir por doações, oque renderia menos, porém não afetaria o comércio de cubos...

Bem, essas são minhas idéias e observações...

Qualquer coisa, eu estou disposto a ajudar :P

Concordo com você amigo, essas idéias são muito válidas, mas é como eu digo tem que dar o pontapé inicial se só for dar cabo da confederação quando tivermos público e apoio governamental vai demorar um bocado se sair né!!!

Acredito que seria uma boa, poxa até a vaquejada é tido como esporte.

Porque não o cubo mágico não ser.

Só depende de nós praticantes pormos pra rodar a idéia.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, então acho que a primeira coisa que deveriamos fazer é arrumar a mesa:

Vamos difundir a cultura do cubo mágico o mais amplamente possivel, mas de forma que guarde seus principios.

Aproveitando que tem muita gente no mercado da publicidade, façam oque puderem (tipo, comerciais envolvendo cubo magico) mas que não exedam o limite :P

Redatores cubistas, façam matérias que tenham foco com cubo mágico, pois isso ainda é muito pouco conhecido, oque traz um grande interesse ao público.

Vamos nos mobilizar!

Compartilhar este post

Link para o post
Bem, então acho que a primeira coisa que deveriamos fazer é arrumar a mesa:

Vamos difundir a cultura do cubo mágico o mais amplamente possivel, mas de forma que guarde seus principios.

Aproveitando que tem muita gente no mercado da publicidade, façam oque puderem (tipo, comerciais envolvendo cubo magico) mas que não exedam o limite :D

Redatores cubistas, façam matérias que tenham foco com cubo mágico, pois isso ainda é muito pouco conhecido, oque traz um grande interesse ao público.

Vamos nos mobilizar!

Não cara peraí também??? vamos manter os pés no chão, temos que conversar bastante ainda, cadê a opinião dos grandes Cubers do Brasil, Cinoto, Alcântara, Renan e outros que não mencionei. Eles tem que apoiar a idéia pois se os melhores não estão afim de por pra frente num serei eu levarei ou você que levará a idéia nas costas, como disse antes o público é bem definido, basta mobilizarmos-nos que dará tudo certo.

Mas é isso aí vamos discutir a idéia

Compartilhar este post

Link para o post

kkk blza (empolguei ontem :D) mas então vamos começar de algum lugar...

primeiramente, como começar?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa galera...

Estou acompanhando aqui a idéia e que o tópico sobre campeonatos tem extrema ligação com este assunto:

http://cubomagicobrasil.com/forum/index.php?showtopic=2525

Tenho a impressão de que seria mais fácil ir pelo caminho inverso, do micro para o macro o que acham? Explico:

Criar algo que abrange o Brasil inteiro, considerando as dimensões continentais do país inviabiliza muitas coisas, dentre elas, a mais óbvia, a logística.

Então a sugestão seria criar grupos de cubistas de regiões próximas e estes divulgariam e criariam campeonatos (mesmo que extra-oficiais) em escolas, igrejas, clubes, condomínios, etc

Considero que naturalmente o número de praticantes aumentaria de forma razoável, o que iria possibilitar maior número de participantes em competições oficiais e poderíamos "Formar" delegados em regiões distintas.

Com mais praticantes até as questões financeiras ficariam mais fáceis de se resolver:

Patrocínios/apoios/divulgação na mídia

Custo destes eventos oficiais (com o tempo delegados poderiam passar a ser remunerados como árbitros de qualquer esporte)

E como muitos disseram ajudaria até num fundo para os TOP Brasileiros poderem representar o país em competições internacionais.

É claro que estes grupos regionais seguiriam as regras e regulamentos da WCA, assim quando fosse o momento oportuno da criação de uma entidade de nível Nacional, bastaria filiar todos os grupos regionais à ela.

Gostaria de saber a opinião de todos... De qualquer forma vou agilizar aqui na minha região (no intuito de divulgar) e ver o que acontece.

Aliás citaram que CBC já tem muita coisa, porque não CBP Confederação Brasileira de Puzzles, já que não é tudo cubo ! rsrsr

Editado por Muralita

Compartilhar este post

Link para o post
Fica aí até a sugestão de um símbolo:

[imagem]

Gostei do símbolo. Muito legal, pode ser esse mesmo.

------------------

Pergunta: E quando a CBC for criada, isto é se for, como faço para fazer parte?

Compartilhar este post

Link para o post
Gostei do símbolo. Muito legal, pode ser esse mesmo.

------------------

Pergunta: E quando a CBC for criada, isto é se for, como faço para fazer parte?

Calma, precisamos pensar em como cria-la, depois como fazer os membros entrarem lol

Compartilhar este post

Link para o post
Opa galera...

Estou acompanhando aqui a idéia e que o tópico sobre campeonatos tem extrema ligação com este assunto:

http://cubomagicobrasil.com/forum/index.php?showtopic=2525

Tenho a impressão de que seria mais fácil ir pelo caminho inverso, do micro para o macro o que acham? Explico:

Criar algo que abrange o Brasil inteiro, considerando as dimensões continentais do país inviabiliza muitas coisas, dentre elas, a mais óbvia, a logística.

Então a sugestão seria criar grupos de cubistas de regiões próximas e estes divulgariam e criariam campeonatos (mesmo que extra-oficiais) em escolas, igrejas, clubes, condomínios, etc

Considero que naturalmente o número de praticantes aumentaria de forma razoável, o que iria possibilitar maior número de participantes em competições oficiais e poderíamos "Formar" delegados em regiões distintas.

Com mais praticantes até as questões financeiras ficariam mais fáceis de se resolver:

Patrocínios/apoios/divulgação na mídia

Custo destes eventos oficiais (com o tempo delegados poderiam passar a ser remunerados como árbitros de qualquer esporte)

E como muitos disseram ajudaria até num fundo para os TOP Brasileiros poderem representar o país em competições internacionais.

É claro que estes grupos regionais seguiriam as regras e regulamentos da WCA, assim quando fosse o momento oportuno da criação de uma entidade de nível Nacional, bastaria filiar todos os grupos regionais à ela.

Gostaria de saber a opinião de todos... De qualquer forma vou agilizar aqui na minha região (no intuito de divulgar) e ver o que acontece.

Aliás citaram que CBC já tem muita coisa, porque não CBP Confederação Brasileira de Puzzles, já que não é tudo cubo ! rsrsr

Cara tua idéia é brilhante, resolve muita coisa. Mas veja sóaí esbarramos no fato de certas regiões terem mais cubistas que outras e ainda como faremos pra nos reunir, por exemplo aqui na Paraíba só conheço três cubistas e como fica??? por isso uma instituição nacional seria bom, mas sua idéia é extremamente válida.

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0