Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Carlos de Alcântara

Cubo Mágico - Apostila intermediária - Transição para o Fridrich

133 posts neste tópico

D: não sei, as vezes tentando um dos casos acaba originando outro. Por exemplo, resolvendo o quarto caso, ao inves de completar, originou o sétimo caso D:

Você deve estar com o mesmo problema que eu, Quando Você faz L, você gira a Camada esquerda para Cima ? Se for isso esse é o problema, o L é horário, ou seja, tem que girar a camda para baixo, tente trocar o L por L' e me diga o que acontece.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

AAAAAAAAAAh me sinto idiota. huahuahuauh Sim, esse era o problema, as camadas L e B funcionam diferente, eu tava girando o L como o R e o B como o F... Mas para distinguir o sentido anti horario e horario da camada tem que olhar na frente dela, e eu nao estava fazendo isso xD. Muito obrigada \o auhhauhua

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite a todos.

Primeiramente quero agradecer especialmente ao Carlos, com os tutoriais consegui finalmente resolver o cubo magico. Decorei toda a sequencia basica, meu menor tempo ate agora foi 2:10. Passei pra etapa intermediária e ainda to tentando decorar as sequencias dos 4 casos do F2L e da parte do Sune :P

O que tenho não é bem uma dúvida, mas mais uma constatação. Chegando na ultima etapa, a permutação dos meios na camada de cima, cheguei num caso que nao é mostrado na apostila. Não sei se entendi mal, mas lá dá a entender que só aqueles 2 casos são possiveis. Para resolver, se eu faço a sequencia do caso H ele resulta no caso Z e vice versa. Tirei uma foto para mostrar. O cubo não esta montado errado, haja visto que fazendo as duas combinações H + Z (ou Z + H) chego na montagem final. Foto abaixo (:

Imagem081.jpg

Editado por Gustavo Pilati

Compartilhar este post

Link para o post

Se tu tem que fazer o Z + H quer dizer que tu está segurando o cubo errado. Neste caso da foto, o correto é azul na frente e laranja na esquerda, se segurar assim da certo, caso segure com laranja na frente ai sim tem que fazer um H perm depois

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Gustavo!

Não entendi bem a sua dúvida/constatação. O cubo da sua foto está exatamente igual ao da imagem do tutorial (só está sendo visto pelo ângulo oposto). O que o M. Langhinrichs disse deve resolver seu problema. :)

E ah, essa apostila é uma continuação da apostila de nível básico, então os casos de 3 meios são falados lá, só sobrando os casos com 4 meios para falar nessa do intermediário, que são os dois casos que restaram.

Compartilhar este post

Link para o post

Experimentem pegar o cubo pronto e fazer o H e depois o Z. Vai chegar nesse resultado aí que mostrei, mas ele não fecha com nenhuma das duas imagens:

xlb4uc.jpg

No meu cubo, o lado azul fica com o meio laranja e o lado verde fica com o meio vermelho.

(:

Compartilhar este post

Link para o post

Não te apega as cores, simplesmente preste atenção em quais meios precisam trocar de lugar. Então deixe um na frente e outro na direita e execute o Z perm e dará certo. Este caso que tu falaste acontece mas o Carlos não irá desenhar todas as possibilidades das cores que precisam permutar, já que o algoritmo é o mesmo. A mesma coisa é para o U perm imagina se ele desenhasse todas possibilidades Seriam 4 para o caso horário e mais 4 pro caso anti-horário, o que seria desnecessário.

Editado por M. Langhinrichs

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, faz o H e depois o Z no seu cubo. Ficou em um outro caso sem ser o Z e o H, certo? Errado. É só você girar o cubo para o lado (movimento y ou y') e executar o algoritmo do Z que o cubo vai ficar pronto. O lance é que a posição de executar o Z com o algoritmo da apostila, você observa os dois meios que vão trocar de lugar entre si, tem que ficar um na frente e outro na direita.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok! Massa mesmo, mas Carlos.. quando sai a apostila do fridrich completa? Ou se já tem ela completa no forum me diz ai que eu ainda não encontrei...

Cara, te indico a não estudar por uma apostila específica, pois pode não ser o melhor algoritmo pra ti. Eu procuro todos meus algoritmos na wiki da speed solving, pois tem vária opções e eu escolho que eu acho que vai ser melhor pra mim. Aqui os links:

F2L- http://www.speedsolving.com/wiki/index.php/F2L

OLL- http://www.speedsolving.com/wiki/index.php/OLL

PLL- http://www.speedsolving.com/wiki/index.php/PLL

OBS: Carlos, bem que tu poderia fazer algo assim no fórum, sei que tem o listão de pll e oll, mas acho que algo mais separadinho assim seria bem legal. Também sei que precisa de tempo pra fazer isso, só dei uma dica.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, te indico a não estudar por uma apostila específica, pois pode não ser o melhor algoritmo pra ti. Eu procuro todos meus algoritmos na wiki da speed solving, pois tem vária opções e eu escolho que eu acho que vai ser melhor pra mim. Aqui os links:

F2L- http://www.speedsolving.com/wiki/index.php/F2L

OLL- http://www.speedsolving.com/wiki/index.php/OLL

PLL- http://www.speedsolving.com/wiki/index.php/PLL

OBS: Carlos, bem que tu poderia fazer algo assim no fórum, sei que tem o listão de pll e oll, mas acho que algo mais separadinho assim seria bem legal. Também sei que precisa de tempo pra fazer isso, só dei uma dica.

Ok! Uma vez eu vi esse site, vou dar uma olhada de volta e ver se consigo aprender uns algoritmos bons pra mim. Valew...

Compartilhar este post

Link para o post

E bom eu fiz uma apostila pra mim estudar imprimi mandei encaderna e estudo ela no meu tempo livre muito bom.

OBG

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra avisar, as imagens não estão aparecendo no primeiro post, acho que deve ser algo relacionado a atualização do fórum...

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde galera, eu resolvo bem o cubo com p metodo de camadas e aprendi a 1ª parte do metodo intermediário que é a cruz inicial sem ter que mandar os brancos pro lado oposto. Estou muito perdido e não sei o que fazer agora. Não sei como começar a aprender o f2l, estou bem perdido :/

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde galera, eu resolvo bem o cubo com p metodo de camadas e aprendi a 1ª parte do metodo intermediário que é a cruz inicial sem ter que mandar os brancos pro lado oposto. Estou muito perdido e não sei o que fazer agora. Não sei como começar a aprender o f2l, estou bem perdido :/

Existe um vídeo no canal do Carlos ( acho ), ou em algum vídeo que ele fez, que mostra os conceitos básicos do F2L, algumas regras gerais de como executá-lo.

Teoricamente no método por camadas, o segundo passo é encaixar os 4 cantos da primeira camada, no F2L ( First 2 Layers ) o encaixe desses cantos leva junto os meios ( que seria o terceiro passo do método por camadas ). Você pode perceber isso acontecendo no método de camadas, no terceiro passo quando encaixará os meios em cima dos cantos, por pura sorte, vindo algum meio já pronto, o que aconteceu ai foi um F2L involuntário.

Tente aprender os casos de OLL de cruz, que são os 7 + F2L Intuitivo.

Os Plls você sentirá a necessidade de aprender com o tempo.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Existe um vídeo no canal do Carlos ( acho ), ou em algum vídeo que ele fez, que mostra os conceitos básicos do F2L, algumas regras gerais de como executá-lo.

Teoricamente no método por camadas, o segundo passo é encaixar os 4 cantos da primeira camada, no F2L ( First 2 Layers ) o encaixe desses cantos leva junto os meios ( que seria o terceiro passo do método por camadas ). Você pode perceber isso acontecendo no método de camadas, no terceiro passo quando encaixará os meios em cima dos cantos, por pura sorte, vindo algum meio já pronto, o que aconteceu ai foi um F2L involuntário.

Tente aprender os casos de OLL de cruz, que são os 7 + F2L Intuitivo.

Os Plls você sentirá a necessidade de aprender com o tempo.

Sim sim, eu baixei todos os vídeos do Carlos, o método básico de camadas eu sei perfeitamente e a primeira parte do intermediário também. Só que quando vai fazer as camadas as peças não ficam no jeito que está mostrado no vídeo. É complicado de entender. Você tem algum link ou vídeo que explique melhor? Estou tendo muita dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa internet que estou usando é uma 3g com a cota estourada, fica pior que discada, não tenho condições de achar o vídeo =/...

Mas não é tão complicado, tente achar esse vídeo com os 3 conceitos básicos e tente entender ele...

Se não me engano as regras são : Tirar a cor principal ( da primeira cruz, primeiro passo ) do topo do cubo na hora de encaixar a quina, Deixar a peça do meio sempre oposta para fazer a ''pesca'' e sempre com a cor oposta para o resultado final sair certo. E quando as cores do topo forem iguais, esconder a quina e aproximar o meio com U' ou U...

Cara, com certeza que o que escrevi ai em cima ficou mais complicado do que realmente é...

Tente entender o vídeo que tem tudo que você precisa la, é bem ''simples'' depois que aprende rs...

PS : Fotinha do Langrichs do Brain Explode PLOXX ! KKK

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Eu aprendi F2L com um vídeo do Carlos também, se eu não me engano, que ele ensina a transformar todos os casos de F2L em apenas 2.

Um quando as cores de meio e quina estão opostas, e outra quando estão juntas.

Procura esse vídeo, é ótimo, e nem esquenta, a transição de camadas para intermediário, dá uma confundida mesmo, e teus tempos até sobem, mas em uma semana você já vai ver uma boa diferença.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Por esse mesmo que também aprendi !

Com isso é só praticar, alguns casos agente descobre com o tempo...

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal, sou novo no hobbie e me surgiu uma dúvida agora que estou começando a estudar o intermediário...

Bem, eu resolvo sem dificuldade o método das camadas... então acredito que seja hora de começar a estudar a transição para Fridrich...

Estou me baseando nesta apostila do Carlos deste tópico (intuitivo) e em paralelo sempre dou uma olhada nesta lista de algoritmos F2L: http://www.speedsolving.com/wiki/index.php/F2L

Então vou exemplificar minha dúvida com estes dois algoritmos (caso F2L 2):

y' U' (R' U R)

U' (F' U F)

Ambos possuem o mesmo efeito, certo? porém eu percebi que com o primeiro algoritmo eu preciso fazer um "regrip" o que toma um pouco de tempo... porém no segundo os movimentos são mais lentos (em função do giro da face frontal)...

A pergunta é a seguinte: devo insistir sempre em movimentos que não precisam de "regrip" mesmo que demorem mais para serem executados? qual praticar para favorecer o tempo de resolução no futuro? com regrip ou com giro das faces que não são tão rápidas?

Obrigado e abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu prefiro, girar pra aplicar num lado mais rápido.

Compartilhar este post

Link para o post

...e pelo que vi na sua assinatura vc resolve em 11,57s??? acho que já tá respondida a pergunta :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu mesmo uso os dois jeitos. Normalmente quando a gente coloca um par no lugar, já tá pensando no próximo. Então eu escolheria fazer o y ou não considerando como ficaria mais fácil para colocar o próximo par.

Apesar de o movimento de F parecer pior para executar, dando uma treinada nas fingertricks dá para fazer rápido também.

Compartilhar este post

Link para o post