Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Carlos de Alcântara

Cubo Mágico - Apostila intermediária - Transição para o Fridrich

133 posts neste tópico

Depois de vários pedidos, aí está a apostilia intermediária! :D

É uma espécie de transição do método das camadas para o Fridrich pois tem a idéia deste método avançado, mas contém apenas os algoritmos que valem a pena aprender primeiro.
Estando com o conteúdo dessa apostila na ponta dos dedos, facilmente você estará resolvendo o cubo em menos de um minuto.
Quaisquer dúvidas e comentários é só postar aqui no tópico.
Quem quiser a apostila em PDF para imprimir ou alguma coisa é só me pedir por e-mail: [email protected]

Bons treinos!

apostilaintermediaria1.jpg
apostilaintermediaria2.jpg
apostilaintermediaria3.jpg
apostilaintermediaria4.jpg

Nos vemos nos campeonatos! ;)

Edit:

Adicionando uma imagem com o resumo dos algoritmos da apostila, feita pelo membro Starling:

Resolvi fazer um resumo só com as imagens e algoritmos pra andar com ela na carteira pq nem sempre estou no computador e preciso lembrar as vezes. Só copiei e colei na ordem mesmo pra ficar pequeno... Se alguem quiser tá ai!

rh0e.jpg

Editado por Carlos de Alcântara
8 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, muito bom.

Principalmente a parte do F2L, ainda to tomando pau pra aprender, mas já entendi muita coisa graças a esse tutorial.

Valeu mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

To treinando ficar só fazendo o F2L, to começando a pegar a lógica e fazer mais rápido, mas no início é bem complicado mesmo.

Mas com treino e vendo os diferentes casos da pra chegar lá até sem algoritmos (pra quem prefere ir na lógica do que ficar gravando um monte de sequências).

Compartilhar este post

Link para o post

nao intendi essa apostila intermediaria pra min depois dos métodos das camadas vem o fridich .,.... como asismm

valeu ai galera pela força

Compartilhar este post

Link para o post

Depois do método das camadas vem o Fridrich sim. Essa apostila intermediária é mais prá introduzir ao Fridrich e indicar quais são os melhores casos prá se aprender primeiro =]

Por isso que é a transição... é que geralmente as pessoas vão meio perdidas, sem saber o que aprender primeiro, então fiz essa apostila prá guiá-las ;)

Compartilhar este post

Link para o post

carlos, me responde uma coisa,

como voce faz essas apostilas, os cubos assim??

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ele usou alguma editor gráfico, por exemplo o CorelDraw..

Compartilhar este post

Link para o post

Aaahhh...

Tipo, eu entendi todas as partes da apostila, menos o F2L XD.

Eu achei um pouco estranho, não entendi o que tem que fazer direito XD. Sou muito lerdo XD, nao entendi como fazer pra colocar as peças que fazem um par F2L em cima, sem estarem coladas XD. E sempre fico tentando deixar como está na figura, mas nunca é igual XD

Alguém pode me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não chego a dar os comandos prá por as peças em cima, é meio que intuitivo... tente ir usando movimentos como R U R', R' U R, F' U' F ou F U' F'... vai observando a posição que as peças do par escolhido estão tomando. Lembrando de não desmanchar a cruz =]]

No começo é meio complicado mesmo, você pode ir olhando os 41 casos de F2L prá encontrar mais fácil. No site do Pedro tem: http://www.cubomagico.110mb.com/index.php?...gs&type=F2L

O negócio é não desistir ;D boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

oi pessoal!

sou novo no forum e sou portugues

pelo metodo das camadas faço o cubo em 2 min. Mas sei que este é mais rapido mas so para aprender os F2L... upa, upa

qual a melhor maneira: aprender todos? ou aprender só alguns?

brigado

Compartilhar este post

Link para o post

Se for para aprender F2L, aprenda todos. E eu aconselho a ser a primeira coisa a aprender (Antes de PLL e OLL), porque é algo que você vai ter que praticar MUITO pra ficar realmente bom.

Se você aprender só alguns F2Ls vai perder tempo procurando um caso que saiba fazer e talvez nem encontre. No final tu pode até ir pior do que se tivesse colocado só as peças de canto depois as de meio separadamente.

Meu maior conselho para aprender F2L, apesar de ter gente que não concorda, é você estar sempre com a lista de todos os F2Ls disponível, e fique tentando fazer os F2Ls intuitivamente, se realmente não conseguir, veja na lista como é. Faça isso várias vezes, até que você vai começar a lembrar de alguns casos, e no final vai estar lembrando já de todos.

Funcionou comigo pelo menos, e foi bem rápido. :]

Compartilhar este post

Link para o post

brigado pela resposta =]

no entanto eu ja aprendi aqueles de colocar os quadradinhos do meio e dos cantos amarelos ( deve ser o pll e o oll nao sei).

eu ja tenho a lista do Pedro dos F2L mas sao muitos...

brigado

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu aconselho a ver vídeos ensinando o F2L intuitivo, principalmente o do badmephisto, pesquisa no youtube badmephisto e vá em F2L Intuitive ^^

Compartilhar este post

Link para o post

ja vi o do badmephisto achei um video muito bom

nele ele divide tudo em 3 grupos sem necessidade de saber os 42

tava muito bom

Compartilhar este post

Link para o post

caraca gostei , vo comecar a pegar esse algoritmos ai, ja que nao tenho tempo pra pegar o friedch todo :P

como voces fazem os figers tricks do caso ''o''?? o meu ficou bem ruim mesmo, pq o mesmo dedo pra fazer o M' se usa pra fazer o U dai fica mt lerdo... preferivel usar dois F R U F' R' U'...

Compartilhar este post

Link para o post

O M' é com o dedo médio da mão esquerda. ;)

Esse algoritmo eu uso pro vendado só, mas coloquei na apostila porque ele ajuda nos casos mais chatos, e é super fácil de decorar.

Compartilhar este post

Link para o post

humm, fica meio estranho ainda... + axo que da de melhorar com o tempo , por enquanto to dando mais enfase no F2L

Compartilhar este post

Link para o post

Achei muito interessante mas não consegui acompanhar direito

Pq aprendi o método por camadas no site do Renan Cerpe e essa apostila da dicas referentes ao método do Carlos

=\

Compartilhar este post

Link para o post

Mas esse é o espírito.

No início eu lembro que também tinha ficado meio assim...

"Pô! Cada um ensina de um jeito!"

Todo o conhecimento é válido e é usado, por mais que mais pra frente você abomine o método das camadas e comece a resolver totalmente Fridrich, a maior parte dos algs e princípios serão utilizados de alguma forma...

Portanto... a dica é não rejeitar nada, toda dica é dica.

Compartilhar este post

Link para o post
Olha, eu aconselho a ver vídeos ensinando o F2L intuitivo, principalmente o do badmephisto, pesquisa no youtube badmephisto e vá em F2L Intuitive ^^

realmente, eu tinha visto páginas com algoritmos já e ĺia o pessoal dizendo pra não aprender os algoritmos, aprender intuitivamente.. mas não via nada de intuitivo ali até assistir os 2 vídeos do badmephisto aí. muito recomendado :P

Compartilhar este post

Link para o post

o nível avançado já é todo o resto do método, fazer o lado amarelo em uma etapa só (OLL), depois fazer o resto em mais uma etapa (PLL), pra esta parte eu recomendo o site do Pedro:

www.cubomagico.110mb.com

tem vários outros sites por aí, e vários já disseram aqui no próprio fórum, só dar uma pesquisadinha! :P

Compartilhar este post

Link para o post