Postado Março 11, 2010 Apostila ótima....me ajudou a passar para o método fridrik ja aprendi 25 movimentos. POREM, estou achando que demoro mais para resolver com o método pois ainda tenho dificuldades de achar os pares para coloca-los no lugar. é normal?? o que devo fazer?? alguma dica valeu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 2, 2010 Carlos, blz? Me dá um help ae! Eu monto o cubo no método básico do Renan Cerpe. Minha média é de 1:30. Como não consigo baixar o tempo mais que isso resolvi partir para o método avançado. Mas como fiquei perdido com o monte de informação (F2L, OLL, XYZLL, rs!) achei seu método intermediário e resolvi começar por ele. Entretanto, vi várias menções sua no tutorial do método intermediário para o seu método básico. Sendo assim, vim parar aqui. Olhando as etapas que você indicou aqui vi que a última camada é bem diferente do que eu faço. Então minha dúvida é a seguinte: Você acha que de acordo com meu tempo e o método que utilizo (do Renan) eu devo ir direto pro seu tutorial do Intermediário? Ou eu devo primeiro revisar meu método básico com os movimentos apresentados aqui pra depois ir pro Intermediário? Valeu e se alguém, além do Carlos, quiser me ajudar vou ficar muito agradecido! =) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 2, 2010 pelo método que eu aprendi não tinha a etapa 6.no meu aplicava se sune(com apenas 1 lateral batendo à sua frente ) para deixar todos os meios batendo com as laterais pra daí já passar para para a permutação dos cantos (no meu metodo a permutação não eram os meios mas sim as quinas, e na penultima etapa as peças erradas eram apenas os cantos.). não tinha a etapa de deixar o lado amarelo completo. estou confusa agora.. Pois é, eu recomendo trocar o método prá esse da apostila caso você queira diminuir os tempos, porque ele segue a linha do método Fridrich que eu expliquei melhor na apostila intermediária. A boa notícia, é que assim como você falou, alguns movimentos que você já sabe serão aproveitados, só que prá objetivos diferentes. Qualquer dúvida é só postar. Já tiveram esse impasse que você relatou, Chernobyl. Meu conselho é o acima. Boa sorte! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 2, 2010 já dominei mas ainda não consigo fazer fingertricks e em grande parte por que ainda não achei o silicone spray pra vender, mas vou comprar online em algum site. Normalmente o silicone em spray é vendido em lojas de ferragens e supermercados, é bem fácil encontrar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 2, 2010 (editado) Opa! Valeu pela agilidade na responsta Carlos! ok, vou revisar meu método básico então! A única coisa ruim é a sensação de "tempo perdido", por estar aprendendo pela 3ª vez o método básico. Vampira, Renan e agora o seu. Mas tem seu lado bom, meus fingertricks estão ótimos pra quem treina há apenas 1 mês e ainda concilia o tempo de treino com trabalho, faculdade, academia e inglês!... rsrs! Aproveitando... Codornarp, compra o Ultra lub. R$10,00 e entrega em 2 dias úteis! Recomendo! -> http://cubomagicobrasil.com/forum/index.php?showtopic=3346 Valeu! Editado Maio 2, 2010 por ChErNoByL Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 27, 2010 Bom dia, também sou novo nesse mundo e gostaria de receber esse tutorial em pdf, você poderia enviar? [email protected] Obrigado!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 27, 2010 Bom dia, também sou novo nesse mundo e gostaria de receber esse tutorial em pdf, você poderia enviar?[email protected] Obrigado!!! Mande um e-mail para [email protected], que eu respondo com a apostila. Seja bem-vindo ao fórum! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 12, 2010 iae galerë, tudo certo?? bom, eu sou novo nessa brincadeira ae, hahaha, to começando a levar a sério, comecei a montar o cubo fazem 2 dias, meu recorde por enquanto é de 3min .... Eu gostaria de saber se tem algum segredo pra montar em questão de segundos... ou se é apenas agilidade no olhar/dedos mesmo? Obrigado pela atenção Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 12, 2010 Fala Riku! Seja bem-vindo. Olha, além de muuuita prática, você vai ver que aprendendo cada vez mais sobre os métodos, você vai pegando atalhos que vão te ajudar a resolver mais rápido. Depois que estiver com uma boa prática do conteúdo dessa apostila, vá para a apostila intermediária e depois siga aprendendo o método Fridrich. Tem muito material aqui no fórum. Bons treinos! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 16, 2010 A intedi nada '-' . O meu fiz sertinho acho que fiz ne mais no final fico mais embaralhado que no começo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 11, 2010 (editado) E aí, pessoal! Essa aí é uma apostila para iniciantes, que tem desde a explicação dos nomes das peças à dicas para melhor entendimento das etapas.[...](conteúdo removido do quote) Isso foi demais!!! É a primeira vez que consigo consertar esse cubo! Editado Agosto 11, 2010 por Carlos de Alcântara Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 30, 2010 to com um problema tambem na quarta etapa, no caso de "1 canto". as vezes aparece como se tivesse faltando só dois cantos pra arrumar, dai tenho que usar o sune um monte de vezes pra monta o lado amarelo inteiro. O cubo ta certinho, consigo montar de outro jeito, não sei o que é o problema. depois se der eu posto um video. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 30, 2010 as vezes aparece como se tivesse faltando só dois cantos pra arrumar Então... nesse caso é o caso "2 cantos" que também está lá. Tem que ficar atento a posição do amarelo que tá pro lado na figura, porque senão vai fazer várias vezes e não vai dar certo mesmo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 31, 2010 Então... nesse caso é o caso "2 cantos" que também está lá. Tem que ficar atento a posição do amarelo que tá pro lado na figura, porque senão vai fazer várias vezes e não vai dar certo mesmo. nao foi isso que eu quiz dizer. Não é o caso "2 cantos", é uma variante do "1 canto". O cubo fica assim: xoox oooo oooo onde o "x" são os cantos que faltam (não são amarelos) nesse caso, qual a posição que eu devo usar? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 31, 2010 Quantos X tem no seu desenho? 2, ou seja? "2 cantos". Então também tem 2 cantos certos, porque só esses 2 dos X estão errados. Leia mais uma vez lá, que acho que você não entendeu que 0, 1 ou 2 cantos é o número de cantos que estão para cima, independente de posição. Tem que deixar um amarelo virado para frente e na esquerda, como está na face da frente do caso "2 cantos". Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 1, 2010 auhsuahsuahsuh vlw, deve ser isso mesmo! to sem cubo agora, depois testo e coloco o resultado! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 13, 2010 Boa noite amigos. Desculpe estar ressuscitando este tópico, mas meu primeiro cubo chegou essa semana e estou com um dificuldade na quarta etapa. Quando vou fazer a cruz do amarelo, me deparo com o seguinte caso: XAX AAA XXX Onde A são os amarelos. Esse caso seria o caso "t" certo? Preciso aplicar o algoritmo (F U R U´ R´ F´) para cair no caso p certo? Só que o que acontece para mim depois que aplico o algoritmo é que a situação continua a mesma. Ou seja depois do algoritmo o cubo continua assim: XAX AAA XXX Se alguém puder me ajudar agradeço muito! Abraços Aruã Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 13, 2010 (editado) Kra isso não é normal, teu cubo deve ter desmontado em algum instante, e quando foi remontado a peça foi colocada de forma errada, os casos normais seriam: xax xax xax xax aax xxx xax aaa xax Editado Setembro 13, 2010 por Carlos de Alcântara Removendo quote gigante e desnecessário. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 13, 2010 Complementando a resposta do Clériston, além das 3 possibilidades que ele colocou, ainda tem mais uma, que é quando nenhum dos meios amarelos está para cima: xxx xxx xxx Na situação em que você se encontra, das duas uma: ou seu cubo foi desmontado, como disse o Clériston, ou as duas primeiras camadas não estão completamente resolvidas (o que às vezes acontece por distração). Conclusão: Se seu cubo realmente estiver com as duas camadas 100% resolvidas, tire as peças do cubo e as coloque o cubo no estado de resolvido, que quando você embaralhar e for resolver novamente o mesmo problema não irá acontecer. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 14, 2010 Obrigado pelas respostas, Realmente alguma peça estava errada, desmontei e montei e consegui! Agora é só treinar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 19, 2010 Olá amigo. Sou bem novo na prática do cubo, tem apenas 1 dia que to praticando. Comecei a seguir a apostila e figuei garrado no passo 2. Não entendi muito bem os movimentos. Fiz o movimento do 1° caso e juntei os cantos azul e vermelho, depois não sei mais o que fazer para juntar as outras partes. Qual movimento tem que ser o próximo??? No 1° caso eu considero a frente do cubo a que está com a parte azul??? E se for poderia me detalhar um pouco melhor quais devem ser os passos que devo seguir??? Se puder me ajudar agradeço muito pq tô apanhando ...rsrsrsrsrs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 19, 2010 Olá amigo. Sou bem novo na prática do cubo, tem apenas 1 dia que to praticando. Comecei a seguir a apostila e figuei garrado no passo 2. Não entendi muito bem os movimentos. Fiz o movimento do 1° caso e juntei os cantos azul e vermelho, depois não sei mais o que fazer para juntar as outras partes. Qual movimento tem que ser o próximo??? No 1° caso eu considero a frente do cubo a que está com a parte azul??? E se for poderia me detalhar um pouco melhor quais devem ser os passos que devo seguir??? Se puder me ajudar agradeço muito pq tô apanhando ...rsrsrsrsrs Sidarta, na verdade você esse do azul é apenas um exemplo dos 4 cantos que você tem que colocar no lugar (assim como é descrito naquele quarto "ponto"), na primeira página da apostila. Quando você fizer uma vez algum dos casos, vai ver que um canto branco terá ido para o lugar certo, então é basicamente repetir o mesmo processo para as outras cores. A única coisa que cada parte do segundo passo vai ter em comum é a cor de canto branca, que está ali nas imagens. Espero ter ajudado. Caso consiga, favor postar o que você pensou para entender, pois assim posso acrescentar alguma informação relacionada ao conteúdo da apostila para que ela fique mais clara. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 20, 2010 Olá Carlos!! Valeu pela atenção e pela resposta. Só que eu já consegui montar o cubo ontem mesmo e com a ajuda da sua apostila (acabei entendendo, demorou um pouco mas entendi..rsrsrsrs). Achei a apostila muito boa, mas se me permite gostaria de dar algumas pequenas sugestões: Passo 1 - cruz branca: ao invés de colocar que é meio intuitivo e dar o exemplo do centro amarelo, acho melhor colocar a dica de levar o meio branco até o centro da outra cor que está acompanhando o branco e depois girar. Passo 2 - Acho que vc poderia colocar essa dica que vc me deu aí na resposta que ia ficar bem legal. (inclusive nos outros passos que tem que fazer relação de uma cor com a outra). No mais a apostila é muito boa. Depois que entendi a relação da cores uma com a outra resolvi super fácil o cubo. Agora vou treinar bastante e depois tentar outras formas de resolver. Valeu mesmo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 23, 2010 Pessoal sou novo no fórum e queria saber,eu pra montar o cubo segui os vídeos da vampira no youtube,a segunda camada no video do renan é diferente do dela,queria saber qual é mais rapido pra mim me aperfeiçoar. Obrigado desde já! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 19, 2010 Muito bom! Parabens pelo tutorial. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites