Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Carlos de Alcântara

Cubo Mágico - Apostila básica - Método das camadas

171 posts neste tópico

Olá pessoal,

Uma dúvida, para iniciar o aprendizado com a apostila intermediaria é preciso decorar todos os algoritmos da apostila básica?

Eu já resolvo o cubo mágico olhando na apostila básica, mas decorar os algoritmos ainda não.

Obrigado,

Renato2010

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá pessoal,

Uma dúvida, para iniciar o aprendizado com a apostila intermediaria é preciso decorar todos os algoritmos da apostila básica?

Eu já resolvo o cubo mágico olhando na apostila básica, mas decorar os algoritmos ainda não.

Obrigado,

Olha, não é obrigatório, mas é recomendado como o Hélio disse. Até porque se você ainda não conseguiu gravar os algoritmos da apostila básica, provavelmente ainda não tem uma "noção de cubo" suficiente pra partir pra F2L.

Treina um pouco mais até gravar os básicos, é bem fácil e rápido, vai fazer pouca diferença no tempo que você vai gastar pra ficar mais rápido porém vai te ajudar muito na memorização e no que eu chamei de "noção de cubo". =P

Fora o fato de que na apostila intermediária o número de algoritmos já aumenta bastante se comparado a primeira.

Editado por Rinaldo Pitzer Jr.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é meu primeiro post aqui neste excelente forum.

Sou iniciante, comecei essa semana, e realmente estou surpreso com tantas tecnicas e 'coisas' sobre o cubo mágico.

Primeiro gostaria de dar meus parabéns ao Carlos pelo excelente tutorial, que inclusive me enviou prontamente o 'pdf' por email.

Já estou montando por este método e acabei de docorar tudo. Montei em 4min. Algo que nunca iria imaginar ser possivel. :)

Pelo que andei lendo, deverei passar para o método intermediário quando alcançar a média de 1min. mais ou menos... estou certo?

A minha dúvida principal no momento é a seguinte: Já devo me preocupar em aprender o tal 'fingertricks' agora, ou espero em nivel mais alto?

Obrigado a todos pelo ótimo material aqui contido.

Grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Fingertrick SEMPRE!

Todas as vezes que vc for montar o cubo, seja la qual metodo usar, inclusive o básico, deve-se treinar fingertricks.

Essa é minha opiniao.

Compartilhar este post

Link para o post

Hélio tá certo. Fingertricks desde já! :D

Treiná-las vai te ajudar a executar melhor/mais rápido os algoritmos, sejam eles do básico, intermediário ou avançado. Pode mandar ver aí!

Compartilhar este post

Link para o post

Aprendi com um video no youtube do Alan Lee (chimichuli..)

Na ultima camada, monto primeiro a cruz, oriento ela e depois posiciono os cantos com o movimento U R U' L U R' U' L'

com os cantos posicionados faço a inversão deles com R' D' R D'

Ainda não me acostumei com a idéis de primeiro posicionar todas as faces pra cima e depois realizar permutações...

Vlw pela iniciativa de ensinar, Carlos!

Ps: Meu PRIMEIRO post no fórum =D

Compartilhar este post

Link para o post
Aprendi com um video no youtube do Alan Lee (chimichuli..)

Na ultima camada, monto primeiro a cruz, oriento ela e depois posiciono os cantos com o movimento U R U' L U R' U' L'

com os cantos posicionados faço a inversão deles com R' D' R D'

Ainda não me acostumei com a idéis de primeiro posicionar todas as faces pra cima e depois realizar permutações...

Vlw pela iniciativa de ensinar, Carlos!

Ps: Meu PRIMEIRO post no fórum =D

Tem vários métodos mais rápidos que esse, eu mesmo aprendi com outro, mas esse do Carlos é bom porque fica mais fácil a transição para o fridrich.

Bem vindo ao Fórum!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw pela recepção , Rafael!

Então quer dizer q com o Fridrich, é obrigatório primeiro virar todos os stickers da ultima camada pra cima e só depois realizar as permutações? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Então quer dizer q com o Fridrich, é obrigatório primeiro virar todos os stickers da ultima camada pra cima e só depois realizar as permutações?

Exato.

Fridrich é: Cruz, F2L, OLL e PLL.

F2L é pra fazer as duas primeiras camadas de uma vez só. São 41 casos diferentes, tu aprende na apostila intermediária.

OLL orienta todas as peças da última camada (deixa todos os stickers amarelo pra cima, com um algoritmo só).

PLL permuta tudo de uma vez só, também só com um algoritmo.

Na apostila básica do Carlos, o que você faz é dividir o OLL e o PLL em 2 ou mais partes, porém seguindo a mesma sequência do Fridrich (que é de orientar, DEPOIS permutar). Tu consegue fazer isso com 2 algoritmos de OLL e 2 de PLL.

Quando tu for pra apostila intermediária, vai fazer o OLL e o PLL sempre em 2 etapas cada (ou seja, 2 algoritmos pra cada), é o que chamamos de 2-look OLL ou 2-look PLL. Pra isso tu precisa saber 10 algoritmos de OLL e 6 de PLL.

E quando for pro avançado, que é o Fridrich propriamente dito, faz tanto OLL quanto PLL com 1 algoritmo cada. Pra isso tu precisa saber 57 algoritmos de OLL e 21 de PLL.

Editado por Rinaldo Pitzer Jr.

Compartilhar este post

Link para o post

nesse metodo diz para vira o branco para baixo e ir resolvendo de baixo para cima...

aprendi a resolver por um video onde o rapaz trabalhava com o branco em cima, e depois de resolvido 2 camadas ele virava o cubo de ponta cabeça e começava a fazer a cruz. Tem algum problema resolver assim e depois virar o cubo? Ou isso podem atrazar o tempo, ou ainda atrapalhar em outros metodos? É que já acostumei a fazer assim

Compartilhar este post

Link para o post
nesse metodo diz para vira o branco para baixo e ir resolvendo de baixo para cima...

aprendi a resolver por um video onde o rapaz trabalhava com o branco em cima, e depois de resolvido 2 camadas ele virava o cubo de ponta cabeça e começava a fazer a cruz. Tem algum problema resolver assim e depois virar o cubo? Ou isso podem atrazar o tempo, ou ainda atrapalhar em outros metodos? É que já acostumei a fazer assim

Isso toma muito tempo, porque você ta olhando pro branco e isso não te interessa, o que te interessa é saber onde estão as outras peças, o branco você sabe que ta embaixo.

E se você for querer realmente praticar Speedcubing, uma hora ou outra terá que começar a montar com o branco pra baixo do início ao final da resolução, nunca com ele pra cima.

Compartilhar este post

Link para o post

wooww legal ... nem tinha percebido isso oO .... o que importa nao eh o branco ....

vo comecar a treinar do jeito da apostila entao... mas acho que vo confurdir tudo com o jeito do video

ahhh e na apostila fala uma dica.. para colocar os branco no amarelo e depois inverter... é bom fazer isso , ou isso faz perder tempo, sendo melhor montar embaixo direto ?

Editado por Lucas Franco

Compartilhar este post

Link para o post
wooww legal ... nem tinha percebido isso oO .... o que importa nao eh o branco ....

vo comecar a treinar do jeito da apostila entao... mas acho que vo confurdir tudo com o jeito do video

ahhh e na apostila fala uma dica.. para colocar os branco no amarelo e depois inverter... é bom fazer isso , ou isso faz perder tempo, sendo melhor montar embaixo direto ?

Ah.. é bom pra quem ta começando porque facilita, mas isso é algo que com o tempo você vai deixando de lado mesmo. É só uma dica mesmo pra ajudar quem ta começando, mas se você já tem alguma experiência pode tentar fazer direto. Até porque, querendo ou não, quando você treina muito a cruz fica muito fácil, você olha as 4 peças e já sabe os movimentos pra coloca-las no lugar sem precisar ir uma por uma.

Compartilhar este post

Link para o post

estou com dificuldade no passo 6 .... ja fiz um monte de vezes quando chega no passo 6 eu erro tudo...

tipo primeiro tenho que procurar um lado que a cor dos cantos de cima sejam iguais, ai viro esse lado para frente, independente das cores da 1 e 2 camadas, ai faço U2 e realizo o algoritmo .... e se nao tiver lado com cores igual e faço o mesmo algoritmo pegando como frente qualquer lado, o que resoltará no 1 caso.

se for isso que tem que fazer, eu nao consigo achar meu erro

Compartilhar este post

Link para o post
estou com dificuldade no passo 6 .... ja fiz um monte de vezes quando chega no passo 6 eu erro tudo...

tipo primeiro tenho que procurar um lado que a cor dos cantos de cima sejam iguais, ai viro esse lado para frente, independente das cores da 1 e 2 camadas, ai faço U2 e realizo o algoritmo .... e se nao tiver lado com cores igual e faço o mesmo algoritmo pegando como frente qualquer lado, o que resoltará no 1 caso.

se for isso que tem que fazer, eu nao consigo achar meu erro

É isso mesmo, você deve ta fazendo U2 no lugar errado ou errando em alguma parte do algoritmo..

Tenta ver pelo vídeo:

Compartilhar este post

Link para o post

esta carregando o video ...

deve ser o U2.. tenho que pega o lado das duas cores e vira lo pra frente... ai o U2 faz a partir dai... se virar o topo da errado?

e como treinar fingertricks?

Compartilhar este post

Link para o post

wwooww consegui o passo 6... olha a burrice que eu estava fazendo

eu tinha aprendido pelo video da vampira no youtube... la ele usa notacao em portugues

ai comecei a seguir a apostila do Carlos, e eu estava fazendo B2 como base 2, sendo que eh back 2 lol

passei mais de 6 horas parado nesse passo por causa disso.

Valeu Rinaldo, se nao fosse seu video ainda estaria parado

pronto agora vou comecar a decorar os metodos da apostila

Compartilhar este post

Link para o post

wow galera, vou comecar a treinar a apostila intermediaria agora...

minha media esta 1:20min...

mas ainda tenho uma duvida na apostila basica...

no passo 6, na hora de resolver os cantos as vezes pego um lado de cantos iguais e com o meio igual tambem, ai coloco ele para traz e deixo a cor dele na direito, mas nao resolve so com 1 aplicacao do algoritmo, tendo que repeti lo, mas na apostila fala que resolve de uma vez...

o que estou errando, eh o meio que nao pode ser da mesma cor?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se entendi direito, mas nessa etapa o objetivo é resolver apenas os cantos. Não faz diferença se algum meio tiver certo, e nem precisa se preocupar em alinhá-lo, porque os meios serão resolvidos apenas na sétima etapa.

Qualquer coisa é só falar! :P

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela apostila, me ajudou muito a entender como funciona o cubo. Quando vocês acham que eu devo passar para a apostila intermediária?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou leigo também, estou na apostila intermediária. Eu acho que você deve passar assim que dominar completamente os movimentos da apostila básica.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu sou leigo também, estou na apostila intermediária. Eu acho que você deve passar assim que dominar completamente os movimentos da apostila básica.

já dominei mas ainda não consigo fazer fingertricks e em grande parte por que ainda não achei o silicone spray pra vender, mas vou comprar online em algum site.

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0