Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Carlos de Alcântara

Cubo Mágico - Apostila básica - Método das camadas

171 posts neste tópico

po cara...

eu aprendi a monta o cubo pelo youtube com a vampira la, num sei se você viu..e ela ensina de um jeito diferente, só q pra eu aprende a monta pelo fridrich, eu preciso aprende a monta do jeito q ta no seu tutorial?!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo ao fórum!

Bom, eu dei uma olhada lá no tutorial da vampira por alto prá te responder aqui... é o seguinte: eu recomendo que você aprenda sim pelo jeito do meu tutorial, seja por ele ou seja por outras fontes como o site do Pedro. Logo de início eu vi que ela ensina começar pela camada de cima. Funciona? Funciona, mas prá quem pretende resolver o cubo com velocidade não pode perder tempo olhando pro que já tá pronto, e é isso que acontece se você faz a primeira camada em cima.

Não sei se você entendeu, mas resumindo: prá começar, é melhor ir fazendo a primeira camada embaixo, porque isso permite que você tenha uma melhor visão do que ainda tá errado em cima, já que o que tá certo tá ficando escondido prá baixo

Na última camada ela também faz diferente da idéia do método Fridrich...

Mas não se desespere, se você já aprendeu fazer no jeito dela não vai ser muito difícil pegar do outro jeito, até porque alguns algoritmos que ela usa serão utilizados também aqui, mas com finalidades diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post
Seja bem vindo ao fórum!

bom, eu dei uma olhada lá no tutorial da vampira por alto prá te responder aqui... é o seguinte: eu recomendo que você aprenda sim pelo jeito do meu tutorial, seja por ele ou seja por outras fontes como o site do Pedro. Logo de início eu vi que ela ensina começar pela camada de cima. Funciona? Funciona, mas prá quem pretende resolver o cubo com velocidade não pode perder tempo olhando pro que já tá pronto, e é isso que acontece se você faz a primeira camada em cima.

Não sei se você entendeu, mas resumindo: prá começar, é melhor ir fazendo a primeira camada embaixo, porque isso permite que você tenha uma melhor visão do que ainda tá errado em cima, já que o que tá certo tá ficando escondido prá baixo

na última camada ela também faz diferente da idéia do método Fridrich...

Mas não se desespere, se você já aprendeu fazer no jeito dela não vai ser muito difícil pegar do outro jeito, até porque alguns algoritmos que ela usa serão utilizados também aqui, mas com finalidades diferentes.

ah.. beleza valeu ae!

=D

Compartilhar este post

Link para o post

isso ae !! =D bom que vc conseguiu !!!

por curiosidade Carlos, já postaram a apostila ou tutorial do metodo f2l ?

t++

Compartilhar este post

Link para o post
isso ae !! =D bom que vc conseguiu !!!

por curiosidade Carlos, já postaram a apostila ou tutorial do metodo f2l ?

t++

Tufao, acho que na apostila intermediaria tem o F2L :)

Compartilhar este post

Link para o post

ow eu descobri meu "defeito" e a gora meu recorde foi de 4 min...

Compartilhar este post

Link para o post

ô que blz! isso ai.. vai treinando que se vai pegando as macadinhas auhau

Só a título de curiosidade, onde você estava errando?

Compartilhar este post

Link para o post

ha hora de arrumar os cantos da camada inferior

----------------

eu queria agradecer ao Renan Cerpe pois com a ajuda dele eu conssegui fazer em 2 minutos 38 segundos e 58 milesimos, meu recorde até agora

Compartilhar este post

Link para o post

na sexta etapa tem hora que da certo e tem hora que não da certo...

eu ja fiquei uns 15 minutos tentando e não dava certo,

como muitos falaram, fica todo bagunçado ...

;\

mas.. otimo tutorial ^^

Compartilhar este post

Link para o post

O algoritmo da sexta etapa é meio confuso mesmo, sugiro que você reveja com muita atenção se está girando para o lado certo cada camada

no site do Pedro tem a notação: http://www.cubomagico.110mb.com/index.php?location=notacao

Dê uma olhada lá e boa sorte :lol:

Depois volte aqui prá contar que já conseguiu e o que tava errando \o/

Compartilhar este post

Link para o post

errando eu num to errando nada..

eu ja to começando a pega o fridrich ja, intao nao sao os movimentos...

pq tem um caso q hora q da certo e tem hora q nao da

quando nao der certo eu tiro uma screen ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela apostila básica do cubo mágico, Carlos!

Já consegui terminar meu primeiro cubo mágico.

Obrigadão. :P

Compartilhar este post

Link para o post
Obrigado pela apostila básica do cubo mágico, Carlos!

Já consegui terminar meu primeiro cubo mágico.

Obrigadão. :D

Boa velho! Isso ae, agora é questão de ir treinando e chegar em um tempo bom!

Compartilhar este post

Link para o post
Boa velho! Isso ae, agora é questão de ir treinando e chegar em um tempo bom!

O meu melhor tempo é 3 minutos. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

hummm vou tentar esse jeito depois. Eu utilizo o método de camadas do jeito q o bob burton explica (é mais intuitivo). Até a fechar a parte amarela é igual mas depois muda razoavelmente. O dele se baseia em algoritmos muito repetidos q vc deve executar varias vezes para conseguir o resultado esperado do cubo. Acho q realmente posso diminuir uns 30 egundos no meu tempo utilizando o "seu" método carlos.

Compartilhar este post

Link para o post

huahua... desconderem as minhas duvidas lol... agora deu certinho com seu método... aprendi um jeito novo de resolver a camada de cima vle XD

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos,

consigo montar o cubo no minimo em 3 minutos, uma vez dei sorte e fiz em 2:40. Uso a solução do Helbert de Sousa Arruda e já vi também a do Luis Ricardo, que são praticamente idênticas, a diferença e que a do Helbert monta logo a primeira camada e fica sempre voltada pra cima; A do Luiz Ricardo usa os mesmos algoritmos (que percebi que são iguais ao seu metodo básico) no entanto usa o método da cruz.

Então eu uso um misto das duas monto a 1º camada (sem algoritmos), 2º usando (D L D' L' D' F' D F) com a 1 camada voltada pra cima, 3º com a face montada virada para baixo usando trocadora de bordas e por fim trocadora de cantos.

Achei muita semelhança no seu método mas estou decidido a estudar o método intermediario e fridrich pois pretendo melhorar meu tempo. Também acho que meu tempo ruim se deve ao fato de só ter usado até agora esses cubos de 1,99. Já estou comprando um DIY A e acredito que a coisa vai mudar de figura...

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Danilo! Seja bem-vindo ao fórum.

Olha, o fato de você fazer a segunda camada com a primeira de cabeça para baixo já é um fator que atrapalha nos seus tempos, pois você fica com a visão voltada para a primeira camada (que já está pronta), em vez de ficar olhando diretamente para as peças que ainda não estão no lugar. Sugiro que você dê uma passada na apostila básica (ou no SisCube para se familiarizar melhor com o método e conseguir acompanhar melhor a apostila intermediária.

Qualquer dúvida, estamos aí! o/

Compartilhar este post

Link para o post

Eae Danilo. :]

Como o Carlos disse, só o fato de montar com a camada virada pra cima já perde muito tempo. Eu concordo que é mais fácil pra aprender, mas o tempo que você perde não compensa, além de dar alguns vícios ruins.

Acho que a primeira coisa que você deveria tentar é montar do início ao fim com a 1ª camada virada para baixo (Sim, da um trabalhão pra se acostumar no início).

Com essa apostila do Carlos você pode aprender facilmente a fazer assim.

Eu sinceramente aconselho você a mudar completamente para esta apostila do Carlos, que é a base para quem quer avançar para o Fridrich.

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0