Postado Setembro 9, 2009 bom acabei de ler o tópico, peguei meu cubo hoje, montei com um tutorial do youtube, e método de camadas também, difere em algumas (não sei dizer qual é melhor) usei o tuto aqui postado e gostei, agora terei de decicidir qual usar para não confundir. Sei que agora é treino, valeu ae. a 5ª etapa desapareceu a parte que fala sobre o SUNE. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 10, 2009 Consertei. ^^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 14, 2009 gente tou com uma bronca eu tava montando o cubo seguindo todas as sequencias corretamente xeguei num certo ponto assim 1º e 2º camada certa na ultima bandeja fikou assim os meios todos certos e os cantos nenhum certo. Tem q fazer o movimento horario pra ajeitar is cantos kual sequencia eu uso ??? Obg desde ja ... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 14, 2009 mas o topo como ficou? vc fez a cruz e depois completou as cores do topo, faltando apenas a lateral da "3 camada"? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 14, 2009 Tenta tirar uma foto ou desenhar aí, Medeiros! Deu prá entender direito não Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 15, 2009 eu até eentendi carlos, tem q orientar os Corners (os 4), isso pq caiu pra ele os edges prontos, algumas pessoas fazem primeiro os edges pra depois fazer os corners, mas o detalhe é que já vi gente q não completa o topo, fica somente a cruz formada com os edges nos lugares. por isso perguntei se ele fechou a face de cima. se ele fez isso, com certeza haverá 1 corner no lugar certo (imagino eu). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 14, 2009 Acabei de terminar a nova versão da apostila. Agora com mais dicas e uma abordagem mais didática sobre algumas etapas. Apostila básica - cubo mágico v3.0 Versão nova em PDF também por e-mail: [email protected] Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 19, 2009 pelo método que eu aprendi não tinha a etapa 6. no meu aplicava se sune(com apenas 1 lateral batendo à sua frente ) para deixar todos os meios batendo com as laterais pra daí já passar para para a permutação dos cantos (no meu metodo a permutação não eram os meios mas sim as quinas, e na penultima etapa as peças erradas eram apenas os cantos.). não tinha a etapa de deixar o lado amarelo completo. estou confusa agora.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 19, 2009 (editado) pessoal pra quem não gostou dos fingers trick do de cima pra esquerda eu inventei um só que eu considero melhor : F M U R U' L' F' mas pra usar o M não pode ser um cubo de 1.99 né ^^ Editado Novembro 19, 2009 por FilipeLima Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 20, 2009 pelo método que eu aprendi não tinha a etapa 6.no meu aplicava se sune(com apenas 1 lateral batendo à sua frente ) para deixar todos os meios batendo com as laterais pra daí já passar para para a permutação dos cantos (no meu metodo a permutação não eram os meios mas sim as quinas, e na penultima etapa as peças erradas eram apenas os cantos.). não tinha a etapa de deixar o lado amarelo completo. estou confusa agora.. Oi Hyuuga, (nome de cubo ^^) Pois é, eu recomendo trocar o método prá esse da apostila caso você queira diminuir os tempos, porque ele segue a linha do método Fridrich que eu expliquei melhor na apostila intermediária. A boa notícia, é que assim como você falou, alguns movimentos que você já sabe serão aproveitados, só que prá objetivos diferentes. Qualquer dúvida é só postar. E Filipe, que raios de algoritmo é esse? aheuhaeh Meu cubo ficou bem embaralhado =D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 20, 2009 (editado) ei, consegui aplicar o algoritmo, é só prestar be atenção no final, pq quando vc faz o M o centro que vc começou vai pra cima ai o F do final fica como um U pq tem que ser na face q vc começou. num sei se deu pra entender, mas qualquer coisa eu faço um video aplicando o algoritmo. EDIT: ta ai o video logo Editado Novembro 20, 2009 por unilson Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 20, 2009 O algoritmo tá errado então. É assim: F M' U R U' L' x' F' Filipe só esqueceu também de avisar que era da segunda camada e tal. Mas pô, quem tá começando pensa no mais intuitivo né... Acho meio confuso por uns M no meio assim... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 20, 2009 Mas pô, quem tá começando pensa no mais intuitivo né... Acho meio confuso por uns M no meio assim.. mas pra quem quer melhorar seus tempos no método das camadas e achar esse mais rapido é uma opção Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 20, 2009 O algoritmo tá errado então. É assim: F M' U R U' L' x' F'Filipe só esqueceu também de avisar que era da segunda camada e tal. Mas pô, quem tá começando pensa no mais intuitivo né... Acho meio confuso por uns M no meio assim... nessa caso , eu sempre achei que M era M' heehe , pois é não é muito "didatico"não mais eu achei bem mais rápido ^^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 10, 2009 Olá para todos. Bom, aprendi a montar o cubo vendo no youtube um vídeo ensinando muito bem explicado. Ainda estou gravando os algoritmos explicados no vídeo e estou em dúvida em relação a uma coisa. Todos dizem que para quem quer só montar o cubo, sem querer velocidade na montagem, é melhor montar no método de camadas. Eu desejo montar o cubo o mais rápido o possível e não sei se, treinando pelo método de camadas estarei realmente avançando e chegando mais perto de meu interesse. Gostaria também de perguntar se é melhor gravar a nomenclatura em inglês ou português pois, sendo brasileiro, preferi e continuo preferindo treinar utilizando a nomenclatura em português. - D= Direita, E= Esquerda, etc- Será que estou fazendo certo. Pergunto isto devido a maioria do material sobre cubos ser em inglês (não só sobre cubos, mas sobre quase tudo hoje em dia).... Obrigado pela atenção, Waknin Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 10, 2009 usa em ingles.... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 10, 2009 É melhor tentar se acostumar com a notação em inglês mesmo, fica melhor tanto prá aprender nos tutoriais do resto do mundo, quanto os próprios brasileiros, que também usam a notação em inglês (por causa do primeiro motivo). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 4, 2010 Olá a todos, Bom pessoal, comprei um cubo Rubik e pedi a apostila básica para o Carlos que me enviou prontamente, obrigado Carlos. Como este é o meu primeiro contato com o cubo mágico 3x3x3 eu não estou entendendo nada, mesmo acompanhando pela apostila. O máximo que consigo fazer é a cruz com qualquer cor. Aprendi também os sentidos horários e anti-horários das diversas faces, apanhei muito até encontrar na web como funciona. Voltando na apostila depois de fazer a cruz branca: eu aplico R U R' L' U' L e R U2 R' U' , não acontece nada, volta a cruz que eu já tinha feito. Também não entendi o signficado de R U2 R' U' (leva ao primeiro caso). Eu até consigo inserir os cantos brancos com a face branca para cima, mas depois não consigo posicionar os outros dois lados nas suas devidas faces usando o algoritmo acima. Não sei se ficou claro minha pergunta, é falta de conhecimento mesmo sobre o cubo de Rubik. Agradeço se puderem ajudar, Renato2010 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 4, 2010 R U R' L' U' L e R U2 R' U' Isso ai, nao sei se foi vc que escreveu tudo junto, mas sao 3 algoritmos para colocar os cantos (UM POR VEZ).... R U R' - para o primeiro caso, conforme apostila L' U' L - para o segundo caso, conforme apostila R U2 R' U' - para chegar ao primeiro caso... cada um deve ser aplicado conforme o caso ilustrado nas imagens, acima de cada algoritmo. Quais outros dois lados que vc nao consegue? nao entendi quais peças vc fala. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 4, 2010 (editado) Bom pessoal, comprei um cubo Rubik e pedi a apostila básica para o Carlos que me enviou prontamente, obrigado Carlos.Como este é o meu primeiro contato com o cubo mágico 3x3x3 eu não estou entendendo nada, mesmo acompanhando pela apostila. Vamos lá renato vou tentar dar uma ajudinha ai. Primeiro esse algoritimos são para posicionar as pontas da primeira camada. Eu costumo explicar para os meus "alunos" que cada peça tem seu lugar no cubo. Voce nao pode botar uma peça branca/vermelha/verde no lugar de uma branca/vermelha/azul, pois quando mostasse ficaria as duas peças trocadas. Então deixe a ponta na "coluna" aonde ela vai entrar e aplique esse algoritimos conforme a imagem da apostila, ou aplique R U R' U' até entrar direitinho. Depois disso só segui a apostila, pois creio que é facil. Qualquer duvida fala ai, abraços! Edit: Caso nao tenha entendido, olha no youtube pois tem varios tutos. Um que eu gostei era dum tal de chimuchili (mais esse é outro método). Procura la que voce acha. Os tutorias das primeiras 2 camadas são quase todos iguais, só alguns algoritimos diferentes. Editado Janeiro 4, 2010 por Renato Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 4, 2010 Helio, Eu errei ao digitar tudo junto, mas apliquei tudo ao mesmo tempo no cubo porque infelizmente eu não entendi. Você poderia me esclarecer o que vem a ser: -primerio caso, conforme apostila? -segundo caso, confrome apostila? -para chegar ao primeiro caso? Xará, vi seu post quando estava digitando esta resposta para o Helio, vou ler em seguida. Renato2010 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 4, 2010 Significa que, apos vc fazer a cruz, vc começa a procurar como posicionar os cantos brancos. Isso esta bem ilustrado na primeira IMAGEM, ou primeiro CASO. Assim que faz a cruz, e vc viu que olhando o cubo, um canto branco e a posição que ele tera que ir, esta posicionado da mesma forma que esta no desenho do primeiro caso, entao vc deve aplicar o algoritmo do primeiro caso, que, conforma está na apostila, seria R U R'. Vc olha seu cubo, e olha a imagem. Identifica A PEÇA que vc vai posicionar. Se estiver na mesma posição que esta no desenho, vc faz R U R'. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 6, 2010 Ufa..., demorei dois dias para montar o cubo, mas valeu a pena. Brigadão pela ajuda. Renato2010 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 8, 2010 vo fazer tudo de novo ...deu errado de novo pode me add no msn para descobrir q o erro ? [email protected] ps.: acho q ja te add ... eu não estou conseguindo......alguém pode me ajudar?????? Não consigo a terceira etapa...................... msn: [email protected] Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 9, 2010 Luizinho, onde voce ta travando? na terceira etapa voce tem que procurar um meio que tenha a mesma cor do que um dos cantos que voce colocou. óbvio que como um canto tem 3 cores e o meio 2, voce tira a cor que voce usou pra fazer a cruz (branco) e ve se os outros dois são iguais ao meio que voce achou. ponha o meio em cima do canto correspondente, como na figura, e aplique o algorítmo que a apostila mostre. Repita até fazer tudo Se não conseguir poste onde "travou" Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites