Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Carlos de Alcântara

Cubo Mágico - Apostila básica - Método das camadas

171 posts neste tópico

E aí, pessoal! Essa aí é uma apostila para iniciantes, que tem desde a explicação dos nomes das peças à dicas para melhor entendimento das etapas.
Quaisquer dúvidas e comentários é só postar aqui no tópico.
Quem quiser a apostila em PDF (nele as páginas não são tão espremidas como ficou aqui) para imprimir ou alguma coisa é só me pedir por e-mail: [email protected]

Se preferir, tem também a versão em vídeo do conteúdo dessa apostila.

Caso ainda não tenha seu cubo original, visite a Loja Cubo Mágico Brasil.

Bom aprendizado! wink.gif

apostilav3-img1.jpg
apostilav3-img2.jpg
apostilav3-img3.jpg
apostilav3-img4.jpg
apostilav3-img5.jpg

Editado por Carlos de Alcântara
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prefiro usar o movimento R' U L U' R U L' U' como troca de bordas no sentido horário na 5ª Etapa qd apenas 1 canto está certo, qd na apostila está escrito "Aplicar sune". E com isso não tem q passar pela 6ª Etapa.

Da tb pra fazer o movimento contrário pro anti-horário, só inverter a ordem U' L' U R U' L U R'

Compartilhar este post

Link para o post

É que a 6ª Etapa ai acho q da errado, tenta ver ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá... Sou novo no forum!

graças a esse tutorial eu já consigo resolver o cubo em aproximadamente 6 a 7 minutos.

Quero aprender mais sobre o assunto e ficar cada vez melhor.

Não entendo nada sobre o assunto ainda.

O que vcs me recomendam?

Obrigado.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Que legal, muito bom saber que o tutorial está sendo útil.

Seja bem-vindo ao fórum!

O que eu recomendo agora é você praticar bastante, com esses conhecimentos dá prá fazer menos de 2 minutos tranquilo. depois que tiver já com uma boa prática eu recomendo que vá para a apostila de nível intermediário, que está nessa mesma seção do fórum.

Pratique bastante. mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, as vezes dou sorte e o cubo fica pronto mais cedo.. rsrs

Consegui em 5 minutos já.... :)

Vou dar uma olhada nessa apostila intermediária e digo como estou progredindo.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem Vindo llwjunior, e é isso ae é só treinar que conseque abaixar bastante esse tempo ae. Parabéns...

Compartilhar este post

Link para o post

ja vi q eu n sei nada :D

mas vo me esforçar ...

parece bem explicado ...

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom. Aprendi alguns algoritmos novos pra última camada. legal.

Eu comecei com o vídeo do Dan Brown no YouTube, pra inciar é muito bom. Depois aprendi outro método pras corners da primeira camada (que é igual ao que você mostra no tutorial) e agora aprendi esse método pra última camada com o seu tutorial. Bem melhor e mais rápido do que o que o Dan Brown mostra no vídeo. ;D Só falta gravar os algoritmos. =P

Ah.. e se o cara tiver o caso "t" na quarta etapa, é só aplicar F R U R' F' U' que vai pra cruz direto.

Compartilhar este post

Link para o post
Ah.. e se o cara tiver o caso "t" na quarta etapa, é só aplicar F R U R' F' U' que vai pra cruz direto.

É verdade, mas eu deixei prá ensinar isso só na apostila intermediária. A idéia nessa aí é conseguir resolver com um bom método ao mesmo tempo precisando aprender o mínimo possível. Por mais que seja pouca a diferença desse pro outro, quem tá começando se confunde que é uma beleza heheh

o/

Compartilhar este post

Link para o post
É que a 6ª Etapa ai acho q da errado, tenta ver ai.
tá certinho, cara. às vezes você usa outro método e o mesmo algoritmo é usado com outro objetivo, gerando essa confusão

cara fiz isso aeee e ta errado ... estraga tudo no mru caso 2 cantos laranjas estavao certos em relação a face azul coloquei-os para tras e n da.

Compartilhar este post

Link para o post

Confere os passos anteriores se tão todos feitos (por exemplo a face de cima já estar completa).

Volto a repetir que tá certinho... tenta explicar melhor que que você tá fazendo e o que que tá dando errado prá gente tentar ajudar

e caso consiga resolver, conta que que era o problema prá ajudar a tirar possíveis dúvidas de outras pessoas =]

Compartilhar este post

Link para o post
é verdade, mas eu deixei prá ensinar isso só na apostila intermediária. A idéia nessa aí é conseguir resolver com um bom método ao mesmo tempo precisando aprender o mínimo possível. Por mais que seja pouca a diferença desse pro outro, quem tá começando se confunde que é uma beleza heheh

É, pois é, eu quem o diga. haha

Mas aprendi com o esse tutorial aí a fazer primeiro a cor de cima toda, depois as corners e depois as edges. (No último layer)

Eu antes estava fazendo a cruz em cima colocando os edges no lugar certo, depois fazia as corners colocando-as no lugar certo e aplicando R' D' R D até colocar tudo no lugar.. Mas demorava demais. Com esse método aí é bem mais fácil. Vlw. ;D

Estou começando a dar uma olhada no intermediário agora.. vo ver se consigo começar a gravar alguns. xP

Mas parabéns pelos tutoriais, muito bons! Ajudam demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Ta aeee ... com os codigos traduzidos, tipo Up (U) = Topo (T), Left (L) = Esquerda (E), L* = EL, etc.

Download

Compartilhar este post

Link para o post

Repetindo o que falei prá ele: eu recomendo aprender as siglas em inglês mesmo, porque tudo que é lugar especializado usa a notação em inglês... então prá quem pensa em ir prá métodos e algoritmos avançados, saber essa notação é essencial.

Mas quem quiser usar em português, à vontade... =]

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos, eu to fazendo um trabalho da faculdade sobre o cubo. Queria saber se posso usar essas imagens e talvez algumas partes do tutorial também no meu trabalho. Vou manter os créditos, claro.

Se puder, pode enviar a versão em PDF pra [email protected] por favor?

Edit: Ah, isso vale pra apostila Intermediária também.

Compartilhar este post

Link para o post

não intendi o sexto passo ...

sempre que eu passo todo o meu cubo fica errado...

Compartilhar este post

Link para o post
não intendi o sexto passo ...

sempre que eu passo todo o meu cubo fica errado...

bem.. o que pode ser que vc esteja errando mesmo no passo a passo é a posição correta do cubo, vc está colocando a face do cubo que tem as 2 cores certas viradas para tráz ? se vc não o fizer, ai pode acontecer de errar mesmo, sem falar no sentido do giro, eh soh ter um pouquinho de atenção a esses itens que da pra montar de boa !!

boa sorte ae !! t++

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0