Postado Maio 3, 2008 (editado) Olá Cubistas! Este é o tutorial para montar o Square-1, nível iniciante. Antes teremos um breve histórico e uma descrição deste íncrivel puzzle. 1. O Square-1 Square-1 foi inventado por Karel Hršel e Vojtěch Kopský em torno de 1990, com o nome original de "Back to Square One", e com nome alternativo de "Cube-21". Foi patenteado nos EUA em 1993. O Square-1 consiste em 3 camadas. A camada de cima e a de baixo são formadas por dois tipos de peças comumente chamadas de meios e cantos, os meios formam um ângulo de 30° em relação ao centro, os cantos formam 60°. A camada do meio consiste em dois trapézios que podem assumir duas formas, a de um hexágono irregular e a de um quadrado. Cada uma das camadas giram livremente, e quando alinhadas pode se torcer o cubo verticalmente, assim alternando as peças das camadas. Como as peças de cantos tem exatamente o dobro das peças de meio estas podem ser misturadas livremente e é isto que lhe proporciona suas diversas formas. 2. Notação A notação do Square-1 é totalmente diferente da notação dos Rubik Cube. No começo parece assustador, mas é muito simples. Ela tem essa forma: / ( -a , -b ) / / = Uma torção vertical. a = Número de graus para girar a camada superior. b = Número de graus para girar a camada inferior. O Número de graus é representado em números, onde 1 = 30°, e 2 = 60°. Os números podem vir negativos, que indicam giro no sentido anti-horário. Para facilitar é só lembrar que 1 = uma peça de meio, e 2 = uma peça de canto. Então se pode somar, 3 pode valer uma peça de canto e uma peça de meio, ou então três peças de meio. 3. Solução. 3.1. Formar uma "Flor". Primeiramente temos que transfomar o Square-1 em um cubo. Neste primeiro passo se colocam 6 peças de canto no lado inferior do puzzle, formando uma "flor", está parte é intuitiva. 3.2. Transformar em Cubo. Após formar uma flor existem 5 situações. 1. /(-2,-4)/(-1,-2)/(-3,-3)/ 2. /(2,-2)/(-3,-4)/(4,-3)/(-5,-4)/(6,-3)/ 3. /(-4,-2)/(-1,4)/(-3,0)/ 4. /(-4,0)/(5,4)/(2,-3)/(-5,-4)/(6,-3)/ 5. /(2,2)/(0,-1)/(3,3)/ 3.3. Orientar Cantos. Na orientação dos cantos se repete 1 movimento várias vezes até estar tudo correto. A primeira imagem é a visão superior, a segunda a visão inferior. (1,0) / (3,0) / (-1,0) 3.4 Orientar Meios. Como na orientação de cantos, repita o movimento várias vezes até tudo estar correto. O esquema das imagens é mesmo. (0,-1) / (-3,0) / (4,1) / (-4,-1) / (3,0) / (0,-1) 3.5. Permutação de Cantos. Na permutação de cantos, se permuta uma face por vez. São 2 casos para cada face. Face de cima: 1° Caso. / (3,-3) / (3,0) / (-3,0) / (0,3) / (-3,0) / 2° Caso. / (3,3) / (3,0) / (3,3) / (3,0) / (3,3) / Face de baixo: 1° Caso. / (3,-3) / (0,3) / (-3,0) / (3,0) / (-3,0) / 2° Caso. / (3,3) / (0,3) / (3,3) / (0,3) / (3,3) / 3.6. Permutação de Meios. Na permutação de meios se permuta a face de cima. Para permutar a face de baixo se trocam as faces com este algoritmo. Trocar camadas. (1,0) / (6,6) / (-1,0) Para permutar se usa 4 algoritmos, que devem se repetir até estar corrento. São 2 algoritmos de paridade e 2 de ciclo. Paridades: / (-3,0) / (0,3) / (0,-3) / (0,3) / (2,0) / (0,2) / (-2,0) / (4,0) / (0,-2) / (0,2) / (-1,4) / (0,-3) / (0,3) / (3,3) / (-1,0) / (2,-4) / (4,-2) / (0,-2) / (-4,2) / (1,-5) / (3,0) / (3,3) / (3,0) Ciclos: / (3,0) / (1,0) / (0,-3) / (-1,0) / (-3,0) / (1,0) / (0,3) / (-1,0) (1,0) / (0,-3) / (-1,0) / (3,0) / (1,0) / (0,3) / (-1,0) / (-3,0) / 3.7. Acertar Camada do Meio. O último passo é acertar a camada do meio ou trocar as camadas superior e inferior (se necessário). O algoritmo de trocar camadas já foi dado. Acertar camada do Meio. / (6,0) / (6,0) / (6,0) 4. Mais informações. Este é um método iniciante. Ele é um resumo do método contido no site CubeZone, para aprender mais algoritmos e aumentar sua velocidade este site é extremamente recomendado. Também peguei os diagramas para transformar em cubo no site Jaap's Puzzle Page, outro site muito bom. Qualquer erro ou nova informação por favor comunique, Obrigado. Editado Maio 30, 2009 por Carlos de Alcântara Restaurando imagens e atualizando links que estavam fora do ar. :) 5 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 23, 2008 *redecorando "PLLs" do square-1* 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 13, 2008 O Meu square tem ao invez de 3 camadas, tem 4. Isso pq fui comprar o melhor square da 9puzzles. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 14, 2008 O Meu square tem ao invez de 3 camadas, tem 4.Isso pq fui comprar o melhor square da 9puzzles. Não é isso, é que lançou faz pouco tempo um square-1 de 4 camadas.. você só comprou o errado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 16, 2008 Fui procurar no GOOGLE e no youtube, não achei nenhum tutorial de como montar o super square. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 16, 2008 Acho que ainda nem criaram uma solução pra ele. Por tão novo nem devem ter começado a fazer. Mas sei lá, as vezes aparece uma ae que da pra gente sequir... PS: Tbm não achei nada no google não mas no youtube tem uns videos lá, porem não sei se é de solução... Acho que ainda nem criaram uma solução pra ele. Por tão novo nem devem ter começado a fazer. Mas sei lá, as vezes aparece uma ae que da pra gente sequir... PS: Tbm não achei nada no google não mas no youtube tem uns videos lá, porem não sei se é de solução... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 14, 2008 percebi q o super square-1 é a msm coisa q um square, mas como tem 4 camadas, é como se resolvesse o square-1 2x. E as notações do square, não tem nhuma animação java pra gente entender? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 28, 2008 nm tô entendendo nada da notação Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 29, 2008 nada mesmo? duvido que nem a barra vc entendeu...mas, enfim... (a,b ) a = giro da camada de cima b = giro da camada de baixo o número que está lá é o número de adesivos que vc vai fazer passar pelo "corte" do square-1 esses adesivos vc conta pela parte de fora da camada. Uma peça pequena tem só um adesivo na parte de fora. A peça grande tem 2. Logo, a peça pequena vale sempre 1 e a grande 2. Aí, dependendo de como está o square-1, tem as combinações pra dar 3, 4, 5, ou 6 3 = 1+2 ou 2+1 4 = 1+1+1+1 ou 1+2+1 ou 1+1+2 ou 2+1+1 ou 2+2 5 = 1+1+1+1+1 etc se tiver um - é giro no sentido anti-horário 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 29, 2008 só tinha entendi da barra agora ficou mais claro vlw pedro Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 19, 2008 No primeiro algoritmo de paridade tá faltando uma "/" no começo Fonte: http://www.cubezone.be/square1step5.html Deveria ser isso: / (-3,0) / (0,3) / (0,-3) / (0,3) / (2,0) / (0,2) / (-2,0) / (4,0) / (0,-2) / (0,2) / (-1,4) / (0,-3) / (0,3) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 19, 2008 Consertei! valeu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 28, 2008 vcs sabem de algum simulador do square-1?? pq eu so pobre(BUAAAAAA) e nao posso compra Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 9, 2008 No caso do super square-1 ou square 4 camadas e so voce resolver utilizando o mesmo procedimento do square-1 so que todas as etapas devem ser feitas 2 vezes, primeiro para as duas camadas externas e depois para as camadas internas!! Quando voce estiver montando as camadas externas não movimente as camadas internas e vice-versa.Da mais trabalho mas com o tempo voce pega o jeito. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 10, 2008 No Super Square-1 como eu faço pra trocar os meios.. tipo eu consegui fazer a base e o topo, mas os meios eu naão tenho nem ideia de como seja Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 24, 2009 Consegui resolver pela primeira vez o Square-1. Valeu pelo tutorial! Agora falta memorizar os algoritmos. Dica prá quem quer comprar seu Square-1: comprei o meu do Fernando Ricco. O Square-1 que ele vende é muito bom. Os movimentos são muito macios e não trava de jeito nenhum. Bom prá Speed. O preço: R$ 30,00 + frete. Taí o link: http://www.meucubomagico.com.br/cart/index.php?productID=136 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 25, 2009 Estou preparando um super tutorial de Square-1 para quem quiser imprimir e treinar speed. O bom dele é vai ser em portugues e mais facil de entender as coisas Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 20, 2009 E ai Diego já terminou seu tutorial ??? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2009 Ainda não Leo, to um pouquinho sem tempo esses dias, pra vc ver faz 6 dias que vc me perguntou e só estou vendo isso agora kkkkkkkkkkkk Mas vou ver se providencio isso o mais rapido possivel Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 5, 2009 Opa, eu já tinha visto o tutorial antes (me interessei tanto que comprei um square ) mas agora as figuras dos 5 primeiros algoritimos, de transformar da flor pro cubo, não tão mais aparecendo... é só comigo, ou é com todo mundo ? e a / eh uma torca de 180º ou 90º? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 5, 2009 Putz, o site do Jaap caiu. As imagens vinham direto dele, vou ver se alguém tem essas imagens salvas em algum lugar. E a barra é a torção vertical. 180 graus. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 5, 2009 eu entrei no site vi. se for ajudar, nao caiu nao, só mudou de endereço. quando eu clickei no link que ta no tutorial a página antina redirecionou automaticamente! e valeu pela ajuda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 9, 2009 no pior das ipoteses eu tenho gravadas aqui no PC Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2009 Primeiramente queria dar os parabéns ao Willian. Este tutorial, além de bem simples de entender, está muito bem feito e explicado. É normal você que não conhece o Square ficar meio perdido, mas é só pegar um Square nas mãos e tudo fica realmente bem simples. Foi o que aconteceu comigo. Bom, recomendo o Square à todos. É um cubo bem interessante, e muito desafiador. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 30, 2009 Poxa, fui pegar pra aprender e bem as imagens de deixar o square em formato de cubo tão fora. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites