Postado Janeiro 2, 2017 (editado) Olá Galera, Comecei esse papo no Brasileiro passado porém só conversei com as melhores colocadas na ocasião. Agora gostaria de debater isso com o maior número de cubistas ativas possível. Só mulher pode opinar? Não necessariamente, mas elas são o foco. O que propus foi uma final feminina antes da final geral para o Brasileiro 2017. Teríamos as 8 melhores colocadas até a semifinal competindo de uma vez só. Sendo assim se uma competidora ganhar a final feminina e ir mal na geral continua sendo a campeã feminina. O que acham? O que pensam? Quem estiver tímida pode opinar por mensagem privada, quanto antes melhor para divulgarmos o mais breve possível para o próximo nacional. Editado Janeiro 2, 2017 por Éder 10 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 2, 2017 É uma ideia interessante, pois acaba mantendo o padrão das finais gerais. Eu não lembro, Éder, como funcionaria exatamente a Final Feminina, ela aconteceria em qual rodada? Os tempos seriam separados ou seria junto com a rodada? Se manteria numa rodada final separada ou a rodada permaneceria normal e os tempos formariam um "novo ranking" para mostrar o resultado feminino? Resumindo, como funcionaria isso na prática? 4 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 A final feminina é uma rodada exclusiva. Não faz parte do ranking geral nem da disputa geral. Ao concluirmos a semifinal do 3x3 convidaríamos as 8 competidoras melhores colocadas até aquele momento para a final feminina. Essa final seria a penúltima disputa da competição antecedendo somente o final geral. Os tempos da final feminina não entram na WCA e não influenciam na final geral. Queremos com isso valorizar o título de campeã feminina com uma disputa justa. Existem competições que esse troféu é dado pra qualquer garota, se a melhor não estiver na hora da premiação a organização dá pra segunda colocada e por aí vai. Existe um mérito em ser a melhor e isso deve ser respeitado, é diferente por exemplo de prêmios de mais novo onde não é mérito nenhum em ter nascido em alguma data qualquer. Sobre ter um ranking da ABCM pra isso não tinha pensado, mas pode ser uma boa ideia a ser implementada sim. Se não consegui te responder direito me avisa aí. A proposta é valorizar o esforço E chamar a atenção de mais mulheres para a competição, reduzindo assim a discrepância na participação entre homens e mulheres a longo prazo. 6 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 Acho a ideia interessante, Éder. Gostaria de ver a opinião de outras competidoras sobre a proposta. Tu explicaste direitinho, mas o Ranking seria mais para o campeonato mesmo do que para o site (não sei se foi isso que tu quis dizer com ABCM), porque aí poderia ser divulgado no campeonato tanto a final geral como a final feminina. Hm..., é mas esse ranking teria que ficar em algum lugar, né, como no site hashsauhsa 4 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 8 horas atrás, Éder disse: A final feminina é uma rodada exclusiva. Não faz parte do ranking geral nem da disputa geral. Ao concluirmos a semifinal do 3x3 convidaríamos as 8 competidoras melhores colocadas até aquele momento para a final feminina. Essa final seria a penúltima disputa da competição antecedendo somente o final geral. Os tempos da final feminina não entram na WCA e não influenciam na final geral. [...] Interessante, apoiado! Mas e quando uma ou várias competidoras se classificarem para a final normal? Vamos supor que 8 competidoras passam para a final geral. Nesse caso teríamos essas 8 competidoras (que foram as melhores colocadas) competindo em uma rodada não-oficial entre a semi-final e a final, o que serviria para definir o "Ranking Feminino não-oficial" e não entraria na WCA. Depois disso teríamos a final geral, novamente com essas 8 competidoras participando entre os demais, sendo que os resultados delas nessa rodada oficial final não poderiam mais mudar o resultado definido na rodada anterior não-oficial, permitindo que uma competidora se torne Campeã geral oficialmente, sem sequer pegar "podium não-oficial" na categoria Feminino. Então, se 8 ou mais competidoras chegam na final geral, essa rodada exclusiva de Final Feminina não deve acontecer, e deve se considerar os resultados das competidoras na final oficial para o tal podium feminino. Acho que isso é o que faria mais sentido pra mim. E com 7, 6 ou 5 competidoras na final geral? Só acho que poderia ficar mais claro isso quando forem formalizar esse formato de rodada, porque quando eu li pareceu que está sendo desprezada a possibilidade de alguma menina chegar na final geral 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 No dia em que tivermos 8 competidoras na final geral a final feminina terá concluído seu propósito e na Terra Mas sabemos que não estamos próximos desse cenário, pois a representatividade feminina é extremamente baixa no presente, somente em 2016 tivemos a primeira delegada mulher na América Latina e a diretoria da ABCM não tem nenhuma atualmente. A questão é mudar esse cenário, aproveitando o assunto, quem tiver interesse em disputar as próximas eleições na ABCM fica a dica. Normalmente temos 16 pessoas na final geral, hoje temos 3 competidoras com totais condições de estarem lá. Se até o brasileiro esse número subir, vai ser ótimo, mas dificilmente teremos 16 mulheres lá. A questão de termos uma final é dar visibilidade, se a campeã estiver no pódio do geral também seria ótimo, ninguém vai achar ruim e a competidora leva dois prêmios, porém minha questão é mexer em representatividade e outros conceitos importantes. Acredite, antes de fazer essa proposta consultei diferentes grupos feministas sobre a questão de parecer que "mulher não tem capacidade" até os grupos mais radicais quando ouviram a discrepância na representatividade geral viu que questão não era tratar sobre capacidade mas sim dar visibilidade e espaço. 5 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 (editado) Saquei, mas a minha dúvida ainda não ta respondida lol Vou tentar dar um exemplo um pouco mais realista então: Thaynara faz média 12.50 na semi-final e Marjorie faz média 13.50 na semi-final. As duas se classificam para a final geral. É feita a Final Feminina não-oficial para determinar a campeã feminina (entre o horário da semi-final e da final oficial). Marjorie faz média 13.00 e Thaynara faz média 14.00. Marjorie é declarada campeã brasileira na Categoria Feminino. Agora começa a final oficial e Thaynara faz média 11.00 e pega medalha de bronze no geral e Marjorie faz média 13.20. Quem fica como campeã brasileira? Editado Janeiro 3, 2017 por Meneghetti Troquei Rafaela por Marjorie, a pedidos :P 4 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 Exemplo interessante, Menegas. Mas troca meu nome pelo da Marjorie, que faz mais sentido. Nesse sentido, tu acabas tendo razão, Menegas. Dá para perceber isso olhando, por exemplo esse campeonato: https://www.worldcubeassociation.org/competitions/OPaiOpen2016/results/all#e333, pois dá para perceber a "oscilação" entre a Marjorie e a Thaynara nas rodadas. 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 Faz assim, se uma pessoa ganhar a nao oficial e a outra ganha a final geral, faz uma outra rodada nao oficial apenas as duas Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 Acho que a melhor solução para isso seria fazer a final feminina não-oficial e, caso haja alguma mulher na final geral, vê qual foi o tempo dela. Se ela tiver ido melhor no geral, essa média substituiria a não-oficial justamente por ser um tempo que vai valer na WCA. Caso ela tiver ido melhor no não-oficial, essa média que contaria. Daí faz a premiação depois, quando tiver já com todos os tempos apurados. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 1 minuto atrás, Marlon Marques disse: Acho que a melhor solução para isso seria fazer a final feminina não-oficial e, caso haja alguma mulher na final geral, vê qual foi o tempo dela. Se ela tiver ido melhor no geral, essa média substituiria a não-oficial justamente por ser um tempo que vai valer na WCA. Caso ela tiver ido melhor no não-oficial, essa média que contaria. Daí faz a premiação depois, quando tiver já com todos os tempos apurados. Falando a minha lingua Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 (editado) 5 minutos atrás, Marlon Marques disse: Acho que a melhor solução para isso seria fazer a final feminina não-oficial e, caso haja alguma mulher na final geral, vê qual foi o tempo dela. Se ela tiver ido melhor no geral, essa média substituiria a não-oficial justamente por ser um tempo que vai valer na WCA. Caso ela tiver ido melhor no não-oficial, essa média que contaria. Daí faz a premiação depois, quando tiver já com todos os tempos apurados. Creio que, dessa maneira, incentivaria ainda mais as mulheres a se dedicarem para estar na final geral, uma vez que elas teriam 2 oportunidades para ter seus tempos contabilizados para a final feminina! Editado Janeiro 3, 2017 por Marlon Marques Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 (editado) 1° Marjorie Marbly - 12,50 2° Thaynara Santana - 12,65 3° Rafaela Oliveira - 14,82 4° Beatriz Mourão - 15,22 5° Laís Martins - 16,96 6° Júlia Gonçalves - 20,42 7° Marcela Queiroz - 22,08 8° Ânia Oliveira - 22,41 Se essas forem ao Brasileiro, (parece que) Haverá uma final Feminina, se uma delas conseguir ir à final geral e fazer tempos melhores que a final feminina, ganha... Basicamente dizendo, assim estimulando mais elas a competirem Editado Janeiro 3, 2017 por Antonio Gabriel Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 32 minutos atrás, Antonio Gabriel disse: 1° Marjorie Marbly - 12,50 2° Thaynara Santana - 12,65 3° Rafaela Oliveira - 14,82 4° Beatriz Mourão - 15,22 5° Laís Martins - 16,96 6° Júlia Gonçalves - 20,42 7° Marcela Queiroz - 22,08 8° Ânia Oliveira - 22,41 Se essas forem ao Brasileiro, (parece que) Haverá uma final Feminina, se uma delas conseguir ir à final geral e fazer tempos melhores que a final feminina, ganha... Basicamente dizendo, assim estimulando mais elas a competirem Acho muito dificil todas irem Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 Acho muito dificil todas irem Eu vou, mas pra mim tanto faz, 3x3 é um evento desnecessário kkkkkk Adiciona 3 rodadas de 6x6 e 7x7 que fica mais legal kkkkk Pra mim ta de boa fazer como sugerido pelo Éder, achei bacana Enviado do meu iPhone usando Tapatalk 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 13 minutos atrás, marjorie marbly disse: Adiciona 3 rodadas de 6x6 e 7x7 que fica mais legal kkkkk Eu apoio a ideia, contanto que essas rodadas não sejam apenas femininas uiahuahauhau Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 19 minutos atrás, marjorie marbly disse: Eu vou, mas pra mim tanto faz, 3x3 é um evento desnecessário kkkkkk Adiciona 3 rodadas de 6x6 e 7x7 que fica mais legal kkkkk Pra mim ta de boa fazer como sugerido pelo Éder, achei bacana Enviado do meu iPhone usando Tapatalk 6 rodadas de square-1 huehue Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 Eu apoio a ideia, contanto que essas rodadas não sejam apenas femininas uiahuahauhau Kkkkkk claro né, se n acho que só ia ter eu Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 Não seria melhor então criar um evento não-oficial no campeonato chamado de "3x3x3 Feminino"? Aí funcionaria como uma modalidade separada do 3x3 em que todas as meninas (e somente elas) estarão inscritas e disputarão o título de campeã brasileira. Acho estranho fazer uma rodada que será chamada de Final Feminina, sendo que aquela que tiver o melhor resultado não vai ser necessariamente a vencedora, e ainda será necessário esperar o resultado daquela competidora que tiver passado para a final geral. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 29 minutos atrás, Meneghetti disse: Não seria melhor então criar um evento não-oficial no campeonato chamado de "3x3x3 Feminino"? Aí funcionaria como uma modalidade separada do 3x3 em que todas as meninas (e somente elas) estarão inscritas e disputarão o título de campeã brasileira. Acho estranho fazer uma rodada que será chamada de Final Feminina, sendo que aquela que tiver o melhor resultado não vai ser necessariamente a vencedora, e ainda será necessário esperar o resultado daquela competidora que tiver passado para a final geral. e vc quer quantas rodadadas de bld e multi bld? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 Tirem Pyra, Skewb, Mega, 3x3, 4x4 e MBLD, pra que, né? Coloquem 3 de 6x6 e 7x7, mais rodadas de 2x2 e 2 de 4BLD :v Brincadeiras a parte, a ideia do @Meneghetti até é interessante, mas como ficaria a inscrição nesse caso? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 Não seria melhor então criar um evento não-oficial no campeonato chamado de "3x3x3 Feminino"? Aí funcionaria como uma modalidade separada do 3x3 em que todas as meninas (e somente elas) estarão inscritas e disputarão o título de campeã brasileira. Acho estranho fazer uma rodada que será chamada de Final Feminina, sendo que aquela que tiver o melhor resultado não vai ser necessariamente a vencedora, e ainda será necessário esperar o resultado daquela competidora que tiver passado para a final geral. Vei, interessante, acho que pode funcionar melhor assim Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 Tirem Pyra, Skewb, Mega, 3x3, 4x4 e MBLD, pra que, né? Coloquem 3 de 6x6 e 7x7, mais rodadas de 2x2 e 2 de 4BLD :v Brincadeiras a parte, a ideia do @Meneghetti até é interessante, mas como ficaria a inscrição nesse caso? Kkkkkk curti Quando a gente faz eventos n oficiais nos camps aqui de salvador e fsa as inscrições acontecem na hora, mas pode fazer por email tb se for o caso, pra n ter confusão na hora Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2017 (editado) Então Éder, esse assunto é um pouco delicado. Na minha opinião não teria distinção de gênero. O Brasil tem essa tradição porém não é algo que concordo, eu simplismente vou como a "regra" manda e até o momento essa tradição é seguida a risca em todos os campeonatos no nosso país. Contudo eu ainda aceito o que está sendo feito por respetio a comunidade e outras mulheres que acham "interessante". Ainda não propus mudanças entre os outros delegados aqui no Brasil por ser a novata no grupo dos delegados e por essa "tradição" já ter suas raízes fincadas. Alguns esporte mundo a fora são separados por gênero por conta de alguma deficiência física entre homens e mulheres. Mas a WCA trata todos igualmente, sem exceção. Mulheres que montam o cubo mágico são capazes tanto quanto os homens para obter qualquer resultado. A questão é dedicação. OK, entendo o seu argumento para possivelmente ajudar na exposição do esporte mas não precisamos ter essa segregação de gêneros em campeonatos. Websites existem onde podemos observar o ranking single e average de cada mulher que já competiu, desde que a WCA teve a sua primeira competição oficializada. E.g: http://wcadb.net/ - ao meu ver esse site já é mais do que suficiente para mostrar a quantidade de mulheres que praticam e assim procurar ter uma maior exposição do esporte. Assim, eu sou contra uma possível (e maior) divisão de categorias (já que é exatamente isso que está sendo proposto na maioria dos posts) no maior campeonato do Brasil. Basta a entrega de troféus no final da competição. Do que vai valer esse "record" se não está na database do orgão-maior e que a mais de uma década tem seus princípios firmados e aceitos? Se quiser mostrar quais mulherem montam para chamar atenção desse público, mostra o site ao qual indiquei - tenho certeza que muitas não sabem dos tempos de outras mulheres pelo mundo; agora não crie uma rodada, ou melhor ainda, um evento mesmo que não-oficial, para um mérito que não mereçe segregação. Editado Janeiro 4, 2017 por Thaynara Santana Oliveira 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 4, 2017 22 horas atrás, Thaynara Santana Oliveira disse: E.g: http://wcadb.net/ - ao meu ver esse site já é mais do que suficiente para mostrar a quantidade de mulheres que praticam e assim procurar ter uma maior exposição do esporte. Bah, fui dar uma olhada no site e ver os rankings femininos, tirando o 3x3 e 2x2, estão praticamente vazios! =/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites