Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Éder

Final Feminina - Campeonato Brasileiro

29 posts neste tópico

Olá Galera,

Comecei esse papo no Brasileiro passado porém só conversei com as melhores colocadas na ocasião. Agora gostaria de debater isso com o maior número de cubistas ativas possível. Só mulher pode opinar? Não necessariamente, mas elas são o foco.

O que propus foi uma final feminina antes da final geral para o Brasileiro 2017. Teríamos as 8 melhores colocadas até a semifinal competindo de uma vez só. Sendo assim se uma competidora ganhar a final feminina e ir mal na geral continua sendo a campeã feminina.

O que acham? O que pensam? Quem estiver tímida pode opinar por mensagem privada, quanto antes melhor para divulgarmos o mais breve possível para o próximo nacional.

Editado por Éder
10 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É uma ideia interessante, pois acaba mantendo o padrão das finais gerais.

Eu não lembro, Éder, como funcionaria exatamente a Final Feminina, ela aconteceria em qual rodada? Os tempos seriam separados ou seria junto com a rodada? Se manteria numa rodada final separada ou a rodada permaneceria normal e os tempos formariam um "novo ranking" para mostrar o resultado feminino? 

Resumindo, como funcionaria isso na prática?

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

A final feminina é uma rodada exclusiva. Não faz parte do ranking geral nem da disputa geral. Ao concluirmos a semifinal do 3x3 convidaríamos as 8 competidoras melhores colocadas até aquele momento para a final feminina. Essa final seria a penúltima disputa da competição antecedendo somente o final geral. Os tempos da final feminina não entram na WCA e não influenciam na final geral. Queremos com isso valorizar o título de campeã feminina com uma disputa justa. Existem competições que esse troféu é dado pra qualquer garota, se a melhor não estiver na hora da premiação a organização dá pra segunda colocada e por aí vai. Existe um mérito em ser a melhor e isso deve ser respeitado, é diferente por exemplo de prêmios de mais novo onde não é mérito nenhum em ter nascido em alguma data qualquer. Sobre ter um ranking da ABCM pra isso não tinha pensado, mas pode ser uma boa ideia a ser implementada sim. Se não consegui te responder direito me avisa aí.

A proposta é valorizar o esforço E chamar a atenção de mais mulheres para a competição, reduzindo assim a discrepância na participação entre homens e mulheres a longo prazo.

6 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Acho a ideia interessante, Éder. Gostaria de ver a opinião de outras competidoras sobre a proposta.

Tu explicaste direitinho, mas o Ranking seria mais para o campeonato mesmo do que para o site (não sei se foi isso que tu quis dizer com ABCM), porque aí poderia ser divulgado no campeonato tanto a final geral como a final feminina. Hm..., é mas esse ranking teria que ficar em algum lugar, né, como no site hashsauhsa

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Éder disse:

A final feminina é uma rodada exclusiva. Não faz parte do ranking geral nem da disputa geral. Ao concluirmos a semifinal do 3x3 convidaríamos as 8 competidoras melhores colocadas até aquele momento para a final feminina. Essa final seria a penúltima disputa da competição antecedendo somente o final geral. Os tempos da final feminina não entram na WCA e não influenciam na final geral. [...]

Interessante, apoiado!

Mas e quando uma ou várias competidoras se classificarem para a final normal?

Vamos supor que 8 competidoras passam para a final geral. Nesse caso teríamos essas 8 competidoras (que foram as melhores colocadas) competindo em uma rodada não-oficial entre a semi-final e a final, o que serviria para definir o "Ranking Feminino não-oficial" e não entraria na WCA. Depois disso teríamos a final geral, novamente com essas 8 competidoras participando entre os demais, sendo que os resultados delas nessa rodada oficial final não poderiam mais mudar o resultado definido na rodada anterior não-oficial, permitindo que uma competidora se torne Campeã geral oficialmente, sem sequer pegar "podium não-oficial" na categoria Feminino.

Então, se 8 ou mais competidoras chegam na final geral, essa rodada exclusiva de Final Feminina não deve acontecer, e deve se considerar os resultados das competidoras na final oficial para o tal podium feminino. Acho que isso é o que faria mais sentido pra mim.

E com 7, 6 ou 5 competidoras na final geral?

Só acho que poderia ficar mais claro isso quando forem formalizar esse formato de rodada, porque quando eu li pareceu que está sendo desprezada a possibilidade de alguma menina chegar na final geral :P

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

No dia em que tivermos 8 competidoras na final geral a final feminina terá concluído seu propósito e na Terra :)

Mas sabemos que não estamos próximos desse cenário, pois a representatividade feminina é extremamente baixa no presente, somente em 2016 tivemos a primeira delegada mulher na América Latina e a diretoria da ABCM não tem nenhuma atualmente. A questão é mudar esse cenário, aproveitando o assunto, quem tiver interesse em disputar as próximas eleições na ABCM fica a dica.

Normalmente temos 16 pessoas na final geral, hoje temos 3 competidoras com totais condições de estarem lá. Se até o brasileiro esse número subir, vai ser ótimo, mas dificilmente teremos 16 mulheres lá. A questão de termos uma final é dar visibilidade, se a campeã estiver no pódio do geral também seria ótimo, ninguém vai achar ruim e a competidora leva dois prêmios, porém minha questão é mexer em representatividade e outros conceitos importantes.

Acredite, antes de fazer essa proposta consultei diferentes grupos feministas sobre a questão de parecer que "mulher não tem capacidade" até os grupos mais radicais quando ouviram a discrepância na representatividade geral viu que questão não era tratar sobre capacidade mas sim dar visibilidade e espaço.

5 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Saquei, mas a minha dúvida ainda não ta respondida lol

Vou tentar dar um exemplo um pouco mais realista então:

Thaynara faz média 12.50 na semi-final e Marjorie faz média 13.50 na semi-final. As duas se classificam para a final geral. É feita a Final Feminina não-oficial para determinar a campeã feminina (entre o horário da semi-final e da final oficial). Marjorie faz média 13.00 e Thaynara faz média 14.00. Marjorie é declarada campeã brasileira na Categoria Feminino. Agora começa a final oficial e Thaynara faz média 11.00 e pega medalha de bronze no geral e Marjorie faz média 13.20.

Quem fica como campeã brasileira?

Editado por Meneghetti
Troquei Rafaela por Marjorie, a pedidos :P
4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Exemplo interessante, Menegas. Mas troca meu nome pelo da Marjorie, que faz mais sentido. :P

Nesse sentido, tu acabas tendo razão, Menegas. Dá para perceber isso olhando, por exemplo esse campeonato: https://www.worldcubeassociation.org/competitions/OPaiOpen2016/results/all#e333,
pois dá para perceber a "oscilação" entre a Marjorie e a Thaynara nas rodadas.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Faz assim, se uma pessoa ganhar a nao oficial e a outra ganha a final geral, faz uma outra rodada nao oficial apenas as duas

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a melhor solução para isso seria fazer a final feminina não-oficial e, caso haja alguma mulher na final geral, vê qual foi o tempo dela. Se ela tiver ido melhor no geral, essa média substituiria a não-oficial justamente por ser um tempo que vai valer na WCA. Caso ela tiver ido melhor no não-oficial, essa média que contaria. Daí faz a premiação depois, quando tiver já com todos os tempos apurados.

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Marlon Marques disse:

Acho que a melhor solução para isso seria fazer a final feminina não-oficial e, caso haja alguma mulher na final geral, vê qual foi o tempo dela. Se ela tiver ido melhor no geral, essa média substituiria a não-oficial justamente por ser um tempo que vai valer na WCA. Caso ela tiver ido melhor no não-oficial, essa média que contaria. Daí faz a premiação depois, quando tiver já com todos os tempos apurados.

Falando a minha lingua :P

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Marlon Marques disse:

Creio que, dessa maneira, incentivaria ainda mais as mulheres a se dedicarem para estar na final geral, uma vez que elas teriam 2 oportunidades para ter seus tempos contabilizados para a final feminina!   ;)

Editado por Marlon Marques

Compartilhar este post

Link para o post

1° Marjorie Marbly - 12,50 

2° Thaynara Santana - 12,65

3° Rafaela Oliveira - 14,82

4° Beatriz Mourão - 15,22

5° Laís Martins - 16,96

6° Júlia Gonçalves - 20,42

7° Marcela Queiroz - 22,08

8° Ânia Oliveira - 22,41

Se essas forem ao Brasileiro, (parece que) Haverá uma final Feminina, se uma delas conseguir ir à final geral e fazer tempos melhores que a final feminina, ganha... Basicamente dizendo, assim estimulando mais elas a competirem :P

Editado por Antonio Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
32 minutos atrás, Antonio Gabriel disse:

1° Marjorie Marbly - 12,50 

2° Thaynara Santana - 12,65

3° Rafaela Oliveira - 14,82

4° Beatriz Mourão - 15,22

5° Laís Martins - 16,96

6° Júlia Gonçalves - 20,42

7° Marcela Queiroz - 22,08

8° Ânia Oliveira - 22,41

Se essas forem ao Brasileiro, (parece que) Haverá uma final Feminina, se uma delas conseguir ir à final geral e fazer tempos melhores que a final feminina, ganha... Basicamente dizendo, assim estimulando mais elas a competirem :P

Acho muito dificil todas irem

Compartilhar este post

Link para o post
Acho muito dificil todas irem

Eu vou, mas pra mim tanto faz, 3x3 é um evento desnecessário kkkkkk

Adiciona 3 rodadas de 6x6 e 7x7 que fica mais legal kkkkk

Pra mim ta de boa fazer como sugerido pelo Éder, achei bacana :)

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, marjorie marbly disse:

Eu apoio a ideia, contanto que essas rodadas não sejam apenas femininas uiahuahauhau

Compartilhar este post

Link para o post
19 minutos atrás, marjorie marbly disse:

Eu vou, mas pra mim tanto faz, 3x3 é um evento desnecessário kkkkkk

Pra mim ta de boa fazer como sugerido pelo Éder, achei bacana :)

6 rodadas de square-1 huehue

Compartilhar este post

Link para o post
Eu apoio a ideia, contanto que essas rodadas não sejam apenas femininas uiahuahauhau

Kkkkkk claro né, se n acho que só ia ter eu

Compartilhar este post

Link para o post

Não seria melhor então criar um evento não-oficial no campeonato chamado de "3x3x3 Feminino"?

Aí funcionaria como uma modalidade separada do 3x3 em que todas as meninas (e somente elas) estarão inscritas e disputarão o título de campeã brasileira.

Acho estranho fazer uma rodada que será chamada de Final Feminina, sendo que aquela que tiver o melhor resultado não vai ser necessariamente a vencedora, e ainda será necessário esperar o resultado daquela competidora que tiver passado para a final geral.

Compartilhar este post

Link para o post
29 minutos atrás, Meneghetti disse:

Não seria melhor então criar um evento não-oficial no campeonato chamado de "3x3x3 Feminino"?

Aí funcionaria como uma modalidade separada do 3x3 em que todas as meninas (e somente elas) estarão inscritas e disputarão o título de campeã brasileira.

Acho estranho fazer uma rodada que será chamada de Final Feminina, sendo que aquela que tiver o melhor resultado não vai ser necessariamente a vencedora, e ainda será necessário esperar o resultado daquela competidora que tiver passado para a final geral.

e vc quer quantas rodadadas de bld e multi bld?

Compartilhar este post

Link para o post

Tirem Pyra, Skewb, Mega, 3x3, 4x4 e MBLD, pra que, né?
Coloquem 3 de 6x6 e 7x7, mais rodadas de 2x2 e 2 de 4BLD :v

Brincadeiras a parte, a ideia do @Meneghetti até é interessante, mas como ficaria a inscrição nesse caso?

Compartilhar este post

Link para o post

Vei, interessante, acho que pode funcionar melhor assim

Compartilhar este post

Link para o post
Tirem Pyra, Skewb, Mega, 3x3, 4x4 e MBLD, pra que, né?

Coloquem 3 de 6x6 e 7x7, mais rodadas de 2x2 e 2 de 4BLD :v

Brincadeiras a parte, a ideia do @Meneghetti até é interessante, mas como ficaria a inscrição nesse caso?

Kkkkkk curti

Quando a gente faz eventos n oficiais nos camps aqui de salvador e fsa as inscrições acontecem na hora, mas pode fazer por email tb se for o caso, pra n ter confusão na hora

Compartilhar este post

Link para o post

Então Éder, esse assunto é um pouco delicado. Na minha opinião não teria distinção de gênero. O Brasil tem essa tradição porém não é algo que  concordo, eu simplismente vou como a "regra" manda e até o momento essa tradição é seguida a risca em todos os campeonatos no nosso país. Contudo eu ainda aceito o que está sendo feito  por respetio a comunidade e outras mulheres que acham "interessante".  Ainda não propus mudanças entre os outros delegados aqui no Brasil por  ser a novata no grupo dos delegados e por essa "tradição" já ter suas raízes fincadas. 

Alguns esporte mundo a fora são separados por gênero por conta de alguma deficiência física entre homens e mulheres. Mas a WCA trata todos igualmente, sem exceção. Mulheres que montam o cubo mágico são capazes tanto quanto os homens para obter qualquer resultado. A questão é dedicação.

OK, entendo o seu argumento para possivelmente ajudar na exposição do esporte mas não precisamos ter essa segregação de gêneros em campeonatos. Websites existem onde podemos observar o ranking single e average de cada mulher que já competiu, desde que a WCA teve a sua primeira competição oficializada. E.g: http://wcadb.net/ -  ao  meu ver esse site já é mais do que suficiente para mostrar a quantidade de mulheres que praticam  e assim procurar ter uma maior exposição do esporte.

Assim, eu sou contra uma possível (e maior) divisão de categorias (já que é exatamente isso que está sendo proposto na maioria dos posts) no maior campeonato do Brasil. Basta a entrega de troféus no final da competição.  Do que vai valer esse "record" se não está na database do orgão-maior e que a mais de uma década tem seus princípios firmados e aceitos? Se quiser mostrar quais mulherem montam para chamar atenção desse público, mostra o site ao qual indiquei  - tenho certeza que muitas não sabem dos tempos de outras mulheres pelo mundo; agora não crie uma rodada, ou melhor ainda, um evento mesmo que não-oficial, para um mérito que não mereçe segregação.

Editado por Thaynara Santana Oliveira
3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, Thaynara Santana Oliveira disse:

E.g: http://wcadb.net/ -  ao  meu ver esse site já é mais do que suficiente para mostrar a quantidade de mulheres que praticam  e assim procurar ter uma maior exposição do esporte.

Bah, fui dar uma olhada no site e ver os rankings femininos, tirando o 3x3 e 2x2, estão praticamente vazios! =/

Compartilhar este post

Link para o post