Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Filipe Teixeira

Como resolver a orientação dos cantos usando Sune e Antisune

12 posts neste tópico

Como resolver a orientação dos cantos com Sune e Anti-sune

===================================================================================

Este guia ensina inciantes a resolver a orientação dos cantos sem a necessidade de aprender os 7 casos dos cantos. Além disso, esse guia tem como objetivo usar no máximo dois algoritmos para resolver qualquer caso dos cantos.

A) 3 cantos desorientados:

Sune
sune_zps2a5e0b2b.jpg
Ponha o canto orientado na posição descrita na imagem e aplique o algoritmo:
R U R' U R U2 R'

Anti-sune
antisune_zpsa87e2b31.jpg
Ponha o canto orientado na posição descrita na imagem e aplique o algoritmo:

R U2 R' U' R U' R'

Agora você sabe como resolver os casos de três cantos desorientados.

==================================================

Se você não tiver três cantos desorientados, você transformará o caso que você tem em um dos casos acima.

B ) 4 cantos desorientados:
4corners_zpscf51eccd.jpg
Ponha um canto apontando para a esquerda na posição descrita acima e aplique o sune. Volte para A

==================================================
C) 2 cantos desorientados:
2corners_zps8810c74f.jpg
Ponha um canto apontando para a frente na posição descrita acima e aplique o sune.Volte para A

=========================================================================================

Postado originalmente por mim no Speedsolving.com em dezembro de 2014

https://www.speedsolving.com/forum/showthread.php?47991-How-to-solve-corner-orientation-with-sune-and-antisune

Editado por Filipe Teixeira
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verdade cara! Toda vez que eu ensino alguém a resolver o cubo, a fase do OLL eu ensino cair no sune (ou anti sune) e...

...repetir! \o/

Literalmente é esse método.

Você conhece o sexy method? Dá pra aplicar isso nos cantos. É o que eu ensino pra iniciantes. Este método que postei é mais "avançado", seria uma pedra de apoio para os 7 oclls.

Se você quiser faço um tópico sobre esse método básico para resolver os cantos.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Você conhece o sexy method? Dá pra aplicar isso nos cantos. É o que eu ensino pra iniciantes. Este método que postei é mais "avançado", seria uma pedra de apoio para os 7 oclls.

Se você quiser faço um tópico sobre esse método básico para resolver os cantos.

Não conheço o sexy method. É mais intuitivo que o sune loop?

Ah, e eu uso o sune loop JUNTO com lógica. Eu realmente não mostro cada caso individualmente, só a lógica de decisão do que vai aparecendo.

Mas toda iniciativa é válida e eu recomendo que todos deem uma contribuição pra disseminação do cubo/algoritmos!! \m/

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço o sexy method. É mais intuitivo que o sune loop?

Ah, e eu uso o sune loop JUNTO com lógica. Eu realmente não mostro cada caso individualmente, só a lógica de decisão do que vai aparecendo.

Mas toda iniciativa é válida e eu recomendo que todos deem uma contribuição pra disseminação do cubo/algoritmos!! \m/

Poderia explicar a lógica por trás das decisões?

Compartilhar este post

Link para o post

Poderia explicar a lógica por trás das decisões?

Claro! Apesar de achar que uma forma não-visual seja bem complicada de mostrar/exemplificar.

Eu ensino que o algoritmo sune atua da seguinte maneira:

1 - O corner inferior esquerdo, que eu chamo de "corner fixo", vai continuar "como está". Ou seja: Ele vai manter o lado que estiver virado para cima (orientado ou não).

2 - Todos os outros corners, serão girados em seus próprios eixos, no sentido horário, em uma posição. Ou seja: Cada corner restante vai girar e dependendo da posição deles, ou eles irão ficar orientados (congrats, vc conseguiu!) ou então irão cair em outro caso.

3 - Depois de explicar COMO FUNCIONA o algoritmo, eu ensino como reconhecer cada caso e qual corner escolher - baseado em posicionamento dos três corners que irão girar - para ser o "corner fixo".

Esse ultimo passo (3) é o mais importante porque requer que o cubista PENSE.

O terceiro passo:

- Se você não tiver apenas um dos quatro corners orientado e tiverem dois corners orientados ou nenhum, então você terá que escolher um "corner fixo" esperando que ao fazer "sune", fique APENAS UM CORNER ORIENTADO.

Daí é só seguir os passos descritos acima e fazer "sune" até ficar certo...

É meio difícil ensinar o peão sem ser com o cubo na mão dele...

Cara... entenda que se você não explicar o que o sune faz realmente, o cara VAI errar na hora de posicionar o "corner fixo" da última camada antes de fazer o sune.

E quando ele errar, ele vai culpar VOCÊ! (por isso eu explico passo a passo)

Espero que isso aí ajude de alguma forma.

Abraços, pessoal!!

Compartilhar este post

Link para o post

Para ensinar alguns amigos meus, eu chamo esses casos de ''Peixinho'' e ''Boneco de Tetris'', eles até memorizam facilmente por esses nomes.
Mas eu usei algo parecido com esse método também, quando era iniciante.

Compartilhar este post

Link para o post

Para ensinar alguns amigos meus, eu chamo esses casos de ''Peixinho'' e ''Boneco de Tetris'', eles até memorizam facilmente por esses nomes.

Mas eu usei algo parecido com esse método também, quando era iniciante.

Quando eu era iniciante, usava o sune aleatoriamente até arrumar os cantos. xD

Depois já aprendi os 7 casos e só fui descobrir essa técnica do sune e anti-sune depois.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu era iniciante, usava o sune aleatoriamente até arrumar os cantos. xD

Depois já aprendi os 7 casos e só fui descobrir essa técnica do sune e anti-sune depois.

Comigo também foi assim mesmo. Só fiz do jeito que eu memorizei melhor e nunca tive problema nessa parte de OLL não HAHA

Compartilhar este post

Link para o post

Usando apenas o Sune, o Cinoto tem uma dica muito legal que é o do zero à esquerda.

Focando apenas na quina da esquerda-frente (cabeça do "peixe"), se nenhum dos cantos estiver orientados (zero), essa peça precisa ter o amarelo do lado esquerdo.

No caso de apenas um canto orientado, essa mesma peça com o amarelo para cima, então no caso de ter dois cantos orientados o amarelo fica na frente.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0