Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
MatheusM

WR? 4.41? (...)

68 posts neste tópico

Em um campeonato no México (Perry Open), um cara alegou ter resolvido em 4.41.. mas a média dele é de ~18s, ninguém filmou a solve e a descrição dele da resolução foi muito suspeita. Parece também que perderam o scramble, então fica difícil...

Já tem mais de 40 páginas de discussão sobre isso no speedsolving, pra quem quiser acompanhar (inglês):

http://www.speedsolving.com/forum/showthread.php?42174-4-41

Vídeos:

Resolvendo em 18 segundos logo apos o 4.41:

O último vídeo é o mais polêmico: todos estavam reunidos em volta do cara, sendo que ele nem é tão rápido, antes de ele resolver. Polêmica....

O cara também tinha fama, nos fóruns mexicanos, de mentir. Também dizia estar estudando os "papéis" de estudos do algoritmo de deus.

Isso tudo é um grande resumo, tá tudo bastante detalhado no tópico, inclusive com pessoas tentando reconstruir a resolução dele. Ele alega que foi um triple x-cross com OLL skip e J perm, mas o cara diz que errou durante a solve, o que torna o tempo quase impossível.... mas não pensem que não é nada sério, pois o tempo foi enviado e a WCA não decidiu ainda o que fazer em relação a isso.

EDIT: perfil WCA dele: http://worldcubeassociation.org/results/p.php?i=2011TELA01

EDIT2: erro gravíssimo no cartão de tempos dele: http://www.speedsolving.com/forum/attachment.php?attachmentid=2873&d=1369626042, o juiz assinou em todos os tempos antes mesmo de a solve ter acontecido. Só isso já serviria para desvalidar o tempo (minha opinião).

Editado por MatheusM

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Improvável... e isso é meio tosco. Feliks também já comentou que é impossível alguém com média 16 fazer 4 segundos com aquela resolução (na verdade ele falou que seria impossível fazer 4 segundos com aquela resolução).

Não li muito mais, mas se oficializar isso (até se fosse verídico) da vontade de largar mão de speedcubing...

Compartilhar este post

Link para o post

Declaração do delegado no forum mexicano:
"Ya envié los resultados, no tengo comentarios con respecto al solve de Martín, eso ya está en manos del board de la WCA"

Declaração do competidor no forum mexicano:
"borre la publicación debido a que se podía dar a malos entendidos, en mi resolución me equivoque a la hora de ejecutar y después decidí improvisar algunos giros, me percate que dos pares del f2l estaban resueltos, así que decidí empezar a armar la cara blanca y en eso vi otro f2l resuelto, entonces busque el par restante que se resolvió con R U R' quedándome un oll skip y una J que resuelvo en menos de un segundo. la prerreconstrucciÓn (POSIBLE) de los primeros movimientos es esta D'L'R'U'DU2B2U'L'ULU'D'L'U'BL aunque no es pero es una aproximación, aun me encuentro trabajando en la verdadera reconstrucción pero es lo que hasta ahora he podido hacer. Mi juez y el delegado me preguntaron inmediatamente después de hacer el solve de como estaba el cubo (el patrón de la cruz amarilla que había decidido armar y el f2l) ( esto fue a mi parecer para revisar que el sramble fuese correcto) y se confirmo que mi resolución estuvo bien ejecutada con el scramble correcto."

então ele tá dizendo que começou a fazer pela cruz amarela, daí errou uns movimentos e percebeu que o lado branco tinha ficado com vários pares resolvidos… pra mim só essa decisão de mudança de cruz aí já deve levar um tempo considerável… ainda mais pra esse cara que provou na solve seguinte que tem um look-ahead bem fraco… deve ser fake

Compartilhar este post

Link para o post

Aos 0:17 do terceiro vídeo está a resposta. O cara fala para todo mundo em alto e bom som: "um legendário fake".

Tô lendo uns posts do tópico lá para me atualizar de como tá.

Editado por Carlos de Alcântara

Compartilhar este post

Link para o post

É suspeito, tem gente filmando tudo hoje em dia e se filmaram o cara antes e depois então deve ter vídeo durante...

Compartilhar este post

Link para o post

mais q fake, na miiinha opniao, nao tem video da solve msm 201391203912 estarem com celular/camera em maos filmando -.-

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez tenham anotado errado, ai quando o delegado ou organizador foi colocar o resultado, acharam estranho por ser 4.41, e daí ele começou a dizer que foi verdadeiro.

Ele não tem nem look ahead e nem fingertrick para fazer um tempo desses.

O máximo que ele poderia conseguir, é um sub-10 se tivesse MUITA sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

o complicado, é que que como tinha um redoma de gente em volta do cara, é praticamente impossivel alguem de fora do grupo poder testemunhar algo, pq nao da pra ver nada

se tinha um juiz la dentro que deu a solve como correta, eles oficializam mesmo com duvidas, no meu entender

só me é estranho o motivo de ter tanta gente em volta do cara

(os fanboys do Feliks, nos campeonatos na australia, nao chegam nem perto do cara durante as filmagens dos tempos nem ao menos cercaram ele nos dias dos WRs)

como foi colocado que o juiz assinou a sumula antes dos tempos estarem preenchidos, é suspeito que o juiz foi comprado, porem nao se descarta a hipotese de que num momento de distração do juiz, os caras forjaram a solve de 4 segundos, trocando um cubo embaralhado por um resolvido (e a brincadeira se tornou coisa seria)

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez tenham anotado errado, ai quando o delegado ou organizador foi colocar o resultado, acharam estranho por ser 4.41, e daí ele começou a dizer que foi verdadeiro.

Ele não tem nem look ahead e nem fingertrick para fazer um tempo desses.

O máximo que ele poderia conseguir, é um sub-10 se tivesse MUITA sorte.

Não anotaram errado, tanto o competidor quanto o juiz declararam que foi 4.41 mesmo...

Eu realmente espero que não aceitem esse resultado, mas isso mostra uma grande deficiência na WCA, uma vez que coisas assim são muito fáceis de acontecer, ainda mais com o speedcubing crescendo do jeito que está.

Editado por MatheusM

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que não vão aceitar mesmo não, mesmo não tendo provas e o competidor e o delegado confirmando que foi esse o tempo (chegou a ser enviado o 4.41 para a WCA), não tem cabimento... O próprio competidor deveria dizer que tinha coisa errada com o scramble, como fez aquele maluco com o Square-1 uma vez. Isso se foi o caso de ter vindo um scramble ridiculamente fácil, que nem assim ele parece dar conta de fazer em 4 segundos. Vai ficar meio feio para a WCA se eles aceitarem. Eles são conhecidos por usarem o bom senso, por isso acredito que não vão aceitar.

Discurso que o competidor fez, TPS nas outras solves, comportamento estranho do pessoal em volta da mesa, não ter vídeo nem scramble... tá tudo contra ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Tomara que não aceitem, isso iria deixar os cuber mais fodões desanimados para bater um WR, e scrambles Ridiculamente Fáceis deveriam excluir o tempo de dar outra chance ao competidor...

Compartilhar este post

Link para o post

Aos 0:17 do terceiro vídeo está a resposta. O cara fala para todo mundo em alto e bom som: "um legendário fake".

Tô lendo uns posts do tópico lá para me atualizar de como tá.

Não, Júnior. O cara fala "después de su legendário fake, se ha rompido el record mundial".

Compartilhar este post

Link para o post

Se o juiz e o delegado atestaram o resultado e enviaram assim mesmo para a WCA acho que eles vão ter que aceitar, mas acho que eles vão tentar apurar se isso está mesmo certo.

Pode ser que façam o "Feo" resolver o mesmo scramble algumas vezes pra ver se ele consegue alcançar esse mesmo resultado ou próximo disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Todo essa festa me parece mais um protesto para mostrar para a WCA como ela é sensível a golpes.

Ou então uma forma de mostrar para todo mundo como esse cara é ladrão e mentiroso, ao invés de tentarem resolver esse tempo fake que ele fez por lá, resolveram jogar para cima.

Editado por Willian

Compartilhar este post

Link para o post

Tomara que não aceitem, isso iria deixar os cuber mais fodões desanimados para bater um WR, e scrambles Ridiculamente Fáceis deveriam excluir o tempo de dar outra chance ao competidor...

O problema é como definir um scramble difícil ou fácil. Por exemplo, o Roque, se cair um caso de 2 movimentos pra ser x-cross e um caso de ZBLL que ele saiba com skip na Cross OLL, será um caso fácil pra ele. Isso de excluir scramble fácil, excluiria os recordes feitos com Skip de Pll?

O importante é analisar se foi verdadeiro ou falso, não se tava fácil...

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo contigo.

Acredito que exista a possibilidade dele ter conseguido bater o record mas acho improvável, como a maioria daqui e do speedsolving (provavelmente do mundo inteiro).

Se for falso precisa ser investigado e acho que existem meios para isso.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é como definir um scramble difícil ou fácil. Por exemplo, o Roque, se cair um caso de 2 movimentos pra ser x-cross e um caso de ZBLL que ele saiba com skip na Cross OLL, será um caso fácil pra ele. Isso de excluir scramble fácil, excluiria os recordes feitos com Skip de Pll?

Acho que se estiver ridiculamente fácil, de tal forma que o tempo seja daqueles que você ficaria impressionado até se fizesse em casa, o competidor deve ter o bom senso de assumir que o scramble não mediu sua habilidade real e que seus tempos normais não condizem com o tempo feito. Esse foi o caso, como o Carlos citou, do Grzegorz Prusak, que fez um 7.58 no square-1 em 2008. Logo depois de ter feito o tempo, ele foi falar com o delegado sobre como o scramble tava ridículo e posteriormente conversou com a WCA, chegando à conclusão de que o recorde deveria ser anulado. Perceba que, se não fosse pelo bom senso do competidor, o recorde seria esse até hoje, com mais de um segundo de diferença pro segundo lugar.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que se estiver ridiculamente fácil, de tal forma que o tempo seja daqueles que você ficaria impressionado até se fizesse em casa, o competidor deve ter o bom senso de assumir que o scramble não mediu sua habilidade real e que seus tempos normais não condizem com o tempo feito. Esse foi o caso, como o Carlos citou, do Grzegorz Prusak, que fez um 7.58 no square-1 em 2008. Logo depois de ter feito o tempo, ele foi falar com o delegado sobre como o scramble tava ridículo e posteriormente conversou com a WCA, chegando à conclusão de que o recorde deveria ser anulado. Perceba que, se não fosse pelo bom senso do competidor, o recorde seria esse até hoje, com mais de um segundo de diferença pro segundo lugar.

Eu sei, inclusive acredito que se algo assim ocorresse comigo não iria querer esse recorde. Mas vamos convir que confiar no bom senso alheio não é a melhor opção. Por isso não deve-se usar medidas pessoais como regra. Existe scrambles oficiais (gerados no cube explorer) scrambles ilegais (aleatóriamente na mão, treinar scramble e etc). Mas fácil e difícil é complicado de se medir: Por exemplo: Scramble com cruz pronta no laranja é fácil o difícil? Vai depender se a pessoa é CN ou não. Claro, a pessoa tem condições de responder isso, mas como eu disse, é questão de bom senso.

Compartilhar este post

Link para o post

Só ele que conseguiu um tempo estranho com esse scramble ai???E os outros competidores?

Acredito que essa história ai de virar o cubo e acontecer isso é muito improvável.

Editado por Budigo10

Compartilhar este post

Link para o post

Só ele que conseguiu um tempo estranho com esse scramble ai???E os outros competidores?

Acredito que essa história ai de virar o cubo e acontecer isso é muito improvável.

Verdade. Tentei aqui e não acredito que alguém de alto nível erre uma cruz branca fácil assim... Isso sem falar que o look ahead dele é pior que o meu...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei, inclusive acredito que se algo assim ocorresse comigo não iria querer esse recorde. Mas vamos convir que confiar no bom senso alheio não é a melhor opção. Por isso não deve-se usar medidas pessoais como regra. Existe scrambles oficiais (gerados no cube explorer) scrambles ilegais (aleatóriamente na mão, treinar scramble e etc). Mas fácil e difícil é complicado de se medir: Por exemplo: Scramble com cruz pronta no laranja é fácil o difícil? Vai depender se a pessoa é CN ou não. Claro, a pessoa tem condições de responder isso, mas como eu disse, é questão de bom senso.

É verdade, fica tudo pro bom senso. Queria eu que todos o tivessem...

Compartilhar este post

Link para o post

Pô, pareceu que eu tava falando sério no negócio do "legendário fake"? hauhauhuaha Eu só ouvi o que eu quis e ainda assumi que todo mundo que fala espanhol não tinha ouvido o que o cara falou. Tava só de graça, nem sabia que realmente era "legendário fake" que o cara tinha falado. :D

Eu concordo que uma associação da seriedade e abrangência que é a WCA não pode depender de bom senso dos outros, realmente. Não adianta a gente reclamar que o ser humano é malandro e tentar melhorar a humanidade, porque isso não funciona. Acredito que mesmo que não tenha sido com o objetivo de fazer uma crítica, sirva como isso, porque de agora em diante teremos que pensar em algo para.

Vi vocês falando como se tivessem o scramble. Tem?

Compartilhar este post

Link para o post

Pô, pareceu que eu tava falando sério no negócio do "legendário fake"? hauhauhuaha Eu só ouvi o que eu quis e ainda assumi que todo mundo que fala espanhol não tinha ouvido o que o cara falou. Tava só de graça, nem sabia que realmente era "legendário fake" que o cara tinha falado. :D

Eu concordo que uma associação da seriedade e abrangência que é a WCA não pode depender de bom senso dos outros, realmente. Não adianta a gente reclamar que o ser humano é malandro e tentar melhorar a humanidade, porque isso não funciona. Acredito que mesmo que não tenha sido com o objetivo de fazer uma crítica, sirva como isso, porque de agora em diante teremos que pensar em algo para.

Vi vocês falando como se tivessem o scramble. Tem?

Não, tem uma parte dos movimentos, que ele diz ser aproximado uma reconstrução, ou o início, não entendo espanhol muito bem (D'L'R'U'DU2B2U'L'ULU'D'L'U'BL). Como não sei exatamente o que ele quis dizer, imaginei que isso é o scramble aproximado. Mas que tá estranho uma solve sem scramble e sem video está. Até porque, pelo que já vi de camps, alguém sempre tá mirando uma câmera na pessoa quando ela faz menos de 30s. Mas como nunca fui em um, não sei se estou correto...

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem como recuperar o scramble de cada rodada??

Editado por Budigo10

Compartilhar este post

Link para o post