Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Cinoto

Cubos "Mixed" (peças coloridas em vez de adesivos) não serão permitidos a partir de 1/dez/2012

24 posts neste tópico

Segue anúncio da WCA sobre os cubos de peças coloridas que não serão mais permitidos nem em categorias "vendadas" a partir de 1/dez/2012.

Os novos megaminx da Dayan com aquele relevo serão permitidos.

http://worldcubeasso....php?f=4&t=1038

Editado por Cinoto

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu MESTRE!

Kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Eu realmente não havia visto nenhum motivo para proibir o mega da dayan, vou até comprar um e aprender a montar direito o mega.

Sobre a proibição dos cubos mixed no bld, eu não via diferença nenhuma, então sem problemas. E se por acaso tivesse alguma diferença foi bom ter tirado porque não estava sendo justo. Então acho que ninguém vai poder reclamar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendi porque exatamente eles proibiram esses cubos. Eu ia comprar um DaYan GuHong pra mim. Galerée aí que faz BLD, esses cubos ajudam na hora de memorizar? :|

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Tem aquele lance de que o cubo colorido pode ajudar a ver a cor da peça que está do outro lado, e realmente estava uma gambiarra permitir em alguns eventos e em outros não. Aí eles se ligaram que o cubo colorido pode dar vantagem na memorização pro vendado e resolveram tirar de vez.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é uma coisa boa, por que ai ninguem fica com aquele negócio de "há ele ganhou por que ele tem a vantagem de cores no cubo"...

Uma mudança boa!

Compartilhar este post

Link para o post

Só não entendi de que forma os cubos stickerless geram vantagem na memorização se durante esta etapa do bld não é permitido ao competidor manipular o cubo alterando o seu estado (ou seja, só é permitido pegar para olhar e não fazer movimentos nas peças). A lógica do stickerless não ser permitido nas outras categorias é justamente porque durante a solve o competidor pode ver a peça de trás sem precisar girar o cubo...

Compartilhar este post

Link para o post

Leonardo, é "durante a solve" no speed porque é quando importa o competidor ver as peças, no BLD a parte que importa ver as peças é na inspeção (que inclusive já é cronometrada). A vantagem teoricamente é que na inspeção o cara pode ter vantagem em decorar porque ele não precisa girar tanto o cubo (x, y e z) para ver as peças de trás.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Carlos, é permitido mexer o cubo (alem de x, y e z) no bld? antes de colocar a venda?

Editado por Jeff

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que proibiram no bld para que fique uniforme assim em todas as modalidades. Aí o competidor sabe que não poderá usar esse tipo de cubo de peça colorida em nenhuma modalidade e treinará com o cubo preto ou branco.

Compartilhar este post

Link para o post

Leonardo, é "durante a solve" no speed porque é quando importa o competidor ver as peças, no BLD a parte que importa ver as peças é na inspeção (que inclusive já é cronometrada). A vantagem teoricamente é que na inspeção o cara pode ter vantagem em decorar porque ele não precisa girar tanto o cubo (x, y e z) para ver as peças de trás.

Mas Carlos, é justamente isso que eu não entendo, de que forma o stickerless dá vantagem na memorização. Acho que um cubo com stickers muito grandes geram praticamente o mesmo efeito que um cubo stickerless na memorização...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda acho que deviam permitir em todas as modalidades. Muita gente ganha porque usa um cubo melhor. Não teria problema, na minha opinião, se fosse assim no BLD também.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Cubos com ou sem adesivo, na minha opinião pode ter alguma certa vantagem no Multi Blind. Ex: Cara vai montar 20 cubos. Os 10 primeiros ele usa com adesivos e os outros com, ou ainda um sem ou com, um sem um com adesivos. É fácil de reconhecer o cubo que está sem adesivos ou não, talvez ajudaria ele a não se perder.

Compartilhar este post

Link para o post

uma dúvida... no Fewest Moves vc pode levar até 3 cubos...

um deles pode ser assim com peças coloridas?

Edit:

Resposta do Cinoto:

"Não pode usar em nenhuma modalidade. Antes estava permitido nos BLD, mas agora proibiram também. No FM também não pode, mas pode usar até 3 cubos e quantos adesivos quiser."

Editado por Meneghetti

Compartilhar este post

Link para o post

Proibiram tudo mesmo. Acho que não vai afetar muito, são poucas as pessoas que usam esse tipo de cubo mesmo, e há opções boas por ai sem ser desse tipo.

Compartilhar este post

Link para o post

um jeito que eu acho que seria burlar as regras é fazer em casa os proprios adesivos de forma que eles sejam prolongados e fechem toda a parte preta externa do cubo, como o stickerless, so que com adesivos

dai nao da pra reclamar pq fica ruim homologar dimensoes do adesivo

Compartilhar este post

Link para o post

um jeito que eu acho que seria burlar as regras é fazer em casa os proprios adesivos de forma que eles sejam prolongados e fechem toda a parte preta externa do cubo, como o stickerless, so que com adesivos

dai nao da pra reclamar pq fica ruim homologar dimensoes do adesivo

Mas o proibido não é não o adesivo ocupar todo o espaço, tem gente que usa adesivo maior e ninguém liga, o problema é que ele é colorido na parte interna também. Fazendo o F2L é possível achar uma peça oculta na parte de trás sem precisar olhar, só ao enxergar a peça durante o giro. Eu acho que isso não serve, mas...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o proibido não é não o adesivo ocupar todo o espaço, tem gente que usa adesivo maior e ninguém liga, o problema é que ele é colorido na parte interna também. Fazendo o F2L é possível achar uma peça oculta na parte de trás sem precisar olhar, só ao enxergar a peça durante o giro. Eu acho que isso não serve, mas...

vendo pelo seu ponto de vista eu entendi melhor, eu nao tinha pensado em como dava pra olhar dentro do cubo

cubos transparentes eu ja entendia, agora eu entendi o porque dos stickerless

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que proibiram no bld para que fique uniforme assim em todas as modalidades. Aí o competidor sabe que não poderá usar esse tipo de cubo de peça colorida em nenhuma

modalidade e treinará com o cubo preto ou branco.

Mas e aqueles DaYan coloridos, de fundo roxo,vermelho e etc. Pode usar?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas e aqueles DaYan coloridos, de fundo roxo,vermelho e etc. Pode usar?

Não pode usar nenhum tipo com peça colorida (conhecidos também como mixeds), se tu estiveres falando de esquema de adesivos, não tem problema.

Vou dar um exemplo. =)

Proibidos

s_MLB_v_V_f_3305713978_102012.jpg

s_MLB_v_V_f_215610488_4299.jpg

Permitidos

magic-cubes-3x3x3-dayan-2-guhong-purple-

13371618630.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Com os exemplos que a Rafa deu ficou mais claro, mas só confirmando: o que não pode são os cubos onde as cores dos 6 lados são definidas pela cor do plástico da peça, e não por adesivos. O título do tópico realmente abre margem para essa outra interpretação. Vou editar aqui para deixar mais claro.

Edit: troquei o "coloridas" por "multicoloridas". Não ficou perfeito (afinal posso usar um cubo meios brancos e cantos pretos, por exemplo), mas tá melhor que antes. Se alguém pensar numa definição melhor e que seja curta, é só falar que eu atualizo lá.

Editado por Carlos de Alcântara

Compartilhar este post

Link para o post

Eu costumo evitar termos técnicos, porque assim a mensagem tem um alcance maior (acredito que o Cinoto teve a mesma preocupação). Mas coloquei lá, com uma explicaçãozinha. :) Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post