Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
P. A. Souza

Showdown

22 posts neste tópico

Um químico precisa transferir 5 mL de água para um recipiente. Considere que as vidrarias não possuem defeitos. Qual é a probabilidade de ele transferir exatamente 5 mL de água?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

17.4567843% estou sem tempo pra conseguir uma aproximação melhor.

:P

Compartilhar este post

Link para o post

5mL exatamente eu acho difícil pois sempre há aquele erro de 0,00...1 ou algo do gênero.

Mas se tivesse de dar uma respostaeu diria ou 1/20 = 5% ou 1/200 = 0,5%

Compartilhar este post

Link para o post

5mL exatamente eu acho difícil pois sempre há aquele erro de 0,00...1 ou algo do gênero.

Mas se tivesse de dar uma respostaeu diria ou 1/20 = 5% ou 1/200 = 0,5%

Tá chegando perto...

Dica: Probabilidade = nº de eventos favoráveis/nº de eventos totais

Compartilhar este post

Link para o post

putz, quando eu disse 98%, pensei o inverso! 2%??

mas até aí eu acho que falta muito...

Use a fórmula que eu passei acima.. e pense bem no espaço amostral, é aí que todos erram

Compartilhar este post

Link para o post

eu sou o único que n sabe fazer isso de jeito nenhum ? :maldito:

Quero que alguém me ensine dpois

Compartilhar este post

Link para o post

número de eventos favoráveis = 50% do total de eventos

número total de eventos = 0,2

até aqui, tá certo?!

a probabilidade então é uma das duas: 0,1% ou 0,2%

não?

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro pensem em quantos números existem entre 4,9 e 5,1

Tipo para mim existem quase infinitos números entra 4,9 e 5,1

Ex: 4,903875... 5,089878045...

Porém haveriam 2 limites, um em 4,0000000...1, no qual esse 0,...1 mL é igual a 1 moléc. de H2O, é não é possível um número menor,

e 5,099999......

Não sei se fugi do assunto, se é só viagem minha ou estou no caminho correto, ma vou fazer uma pequena e simples conta, desconsiderando a habilidade do cientista, e que a probabilidade de qualquer número entre 4,9 e 5,1 seja a mesma então...

1 molec de H2O = 18g/mol

1 g de H2o ---- 1mL

18mL --- 6x10²³

0,2mL --- x

x = (1,2 x 10²³) / 18 = (120 x 10²¹) / 18 = 6,666...7 x 10²¹

Então eu diria que a probabilidade é 1/6,666 x 10²¹ que daria um probabilidade no mínimo baixa, rs.

Viajei muito??

Editado por PedroGabrig

Compartilhar este post

Link para o post

número de eventos favoráveis = 50% do total de eventos

número total de eventos = 0,2

até aqui, tá certo?!

a probabilidade então é uma das duas: 0,1% ou 0,2%

não?

Não, é bem menos

Tipo para mim existem quase infinitos números entra 4,9 e 5,1

Ex: 4,903875... 5,089878045...

Porém haveriam 2 limites, um em 4,0000000...1, no qual esse 0,...1 mL é igual a 1 moléc. de H2O, é não é possível um número menor,

e 5,099999......

Não sei se fugi do assunto, se é só viagem minha ou estou no caminho correto, ma vou fazer uma pequena e simples conta, desconsiderando a habilidade do cientista, e que a probabilidade de qualquer número entre 4,9 e 5,1 seja a mesma então...

1 molec de H2O = 18g/mol

1 g de H2o ---- 1mL

18mL --- 6x10²³

0,2mL --- x

x = (1,2 x 10²³) / 18 = (120 x 10²¹) / 18 = 6,666...7 x 10²¹

Então eu diria que a probabilidade é 1/6,666 x 10²¹ que daria um probabilidade no mínimo baixa, rs.

Viajei muito??

Viajou nada, gostei bastante do seu raciocínio, porém eu acredito que não sejam quase infinitos, mas sim infinitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Viajou nada, gostei bastante do seu raciocínio, porém eu acredito que não sejam quase infinitos, mas sim infinitos.

Eu acho que não são infinitos. esse número que eu botei 6,666... x 10²¹ é a quantidade de moléculas existente em 0,2mL de água, sendo uma molécula o menor valor possível de água, então a probabilidade seria 1, em 6,666... x 10²¹ que seriam a quantidade de possibilidades existentes em 0,2mL de água.

Isso pelo menos ao meu ver, não afirmo que nada desteja correto.

Editado por PedroGabrig

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade ele está certo, pois ja que estamos falando de matéria física, existe um limite que é seu tamanho atômico, ou seja, não são infinitos numeros entre 4,9 e 5,1 ml de água pois chegará uma hora que esse numero será menor que o tamanho do átomo e n existirá, matematicamente falando, descartando a ideia da água, e aplicando em uma conta simplesmente teórica, seriam sim infinitos números.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade ele está certo, pois ja que estamos falando de matéria física, existe um limite que é seu tamanho atômico, ou seja, não são infinitos numeros entre 4,9 e 5,1 ml de água pois chegará uma hora que esse numero será menor que o tamanho do átomo e n existirá, matematicamente falando, descartando a ideia da água, e aplicando em uma conta simplesmente teórica, seriam sim infinitos números.

Exato. Na verdade não é tamanho do átomo e sim da molécula (no caso). Fiz uma conta básica calculando todas as possibilidades que existem em 0,2mL, com um pouquinho de Química Inorgânica do 2° Ano.

Eu tenho muito cuidado sempre ao falar do infinito, acho que nós não conhecemos muitas coisas, para fazer afirmação que algo possui infinitas possibilidades, infinitos números, etc.

Mas falando da pergunta, analisando todos os pontos, não é possível determinar uma probabilidade verdadeira, pois existem inúmeras variações que influenciam no resultado final.

Compartilhar este post

Link para o post

infinito, não pode ser, porquanto nunca chegará ao próximo valor...

é um valor finitamente imenso, pode-se dizer... mas infinito, num é não! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Mas como que vcs me garantem que, dado um número de moléculas de água, elas tenham exatamente 5 mL?? Pode ser que isso aconteça, pode ser que não

Compartilhar este post

Link para o post

Mas como que vcs me garantem que, dado um número de moléculas de água, elas tenham exatamente 5 mL?? Pode ser que isso aconteça, pode ser que não

P.A, a questão não é quantas moléculas tem em 5 mL e sim em 0,2mL no caso, e existe uma fórmula pra isso, vou explicar um pouco resumidamente esta.

1 mol de qualquer substância possui 6x10²³ moléculas

Agora vou calcular a massa molecular do H2O

H2 = 1 x 2 = 2g/mol

O = 16 x 1 = 16g/mol

H2O = 18g/mol

1g de água em estado líquido equivale a 1 mL

então faço uma regra de 3 para descobrir quantas moléculas de H2O existem em 0,2mL de água que foi a que eu cite

18mL ---- 6x10²³ moléculas

0,2mL ---- x

x = (6 x 0,2 x 10²³)/18

x = (1,2 x 10²³)/18

x = (120 x 10²¹)/18

x = 6,666... x 10²¹ Esta é a quantidade de moléculas que existe em 0,2mL de água. Sendo somente 1 a possibilidade correta então a probabilidade seria:

1/6,666 x 10²¹

Entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

P.A, a questão não é quantas moléculas tem em 5 mL e sim em 0,2mL no caso, e existe uma fórmula pra isso, vou explicar um pouco resumidamente esta.

1 mol de qualquer substância possui 6x10²³ moléculas

Agora vou calcular a massa molecular do H2O

H2 = 1 x 2 = 2g/mol

O = 16 x 1 = 16g/mol

H2O = 18g/mol

1g de água em estado líquido equivale a 1 mL

então faço uma regra de 3 para descobrir quantas moléculas de H2O existem em 0,2mL de água que foi a que eu cite

18mL ---- 6x10²³ moléculas

0,2mL ---- x

x = (6 x 0,2 x 10²³)/18

x = (1,2 x 10²³)/18

x = (120 x 10²¹)/18

x = 6,666... x 10²¹ Esta é a quantidade de moléculas que existe em 0,2mL de água. Sendo somente 1 a possibilidade correta então a probabilidade seria:

1/6,666 x 10²¹

Entendeu?

Sim, o que eu quis dizer é:

O que me garante que o número de moléculas que compõem 5 mL é natural? Porque é impossível tem 0,4 molécula, por exemplo. O número de moléculas sai em notação científica, ou seja, não tem como saber se é natural ou não.

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0