Postado Maio 23, 2012 Num campeonato de cubo mágico todos sabemos que devemos agir de acordo com as regras da WCA. Se alguém termina a resolução e percebe que houve uma penalidade (+2), o correto é aceitar a penalidade. Inclsuive se o seu juiz não perceber isso, você deve avisá-lo que ele esqueceu de computar a penalidade porque ninguém deveria querer ficar com um tempo que não merece. Mas num campeonato as coisas são mais simples justamente porque existe um regulamento da WCA que nos diz como agir. O problema é quando vamos a um programa de TV por exemplo, aí não existem muitas regras explícitas e podemos ficar sem saber o que fazer. Aproveitando o tópico sobre o que falar em aparições na mídia (http://www.cubomagicobrasil.com/forum/topic/8881-como-nao-falhar-em-uma-aparicao-na-midia/page__view__findpost__p__99920), resolvi criar esse tópico para discutirmos mais sobre as aparições na mídia, mas não só sobre o que falar e sim sobre o que fazer também. O cubo mágico tem aparecido cada vez mais em reportagens e programas de TV e talvez isso aumente mais, inclusive se espalhando por regiões do Brasil onde isso ainda não é tão frequente já que agora estão acontecendo campeonatos em novos lugares também. Uma coisa que tem me preocupado e venho conversando sobre isso com outras pessoas que também se preocupam com esse crescimento do cubo é sobre a atitude dos cubistas ao dar uma entrevista ou fazer alguma matéria. Cada um poderia falar o que quisesse quando dá uma entrevista, mas quando a pessoa vai até um programa de TV por exemplo, ela está indo lá não só como um indivíduo, mas de certa forma ela representa toda uma comunidade de pessoas que resolvem o cubo mágico e que encaram isso como um esporte ou pelo menos algo mais sério do que a maioria das pessoas. Sendo assim, tudo o que ela falar e fizer será considerado como sendo próprio da comunidade de cubistas e se ela fizer algo errado toda a comunidade pode ser perjudicada. Muitas vezes os repórteres ou apresentadores de TV querem que a apresentação seja sensacionalista, pra chamar a atenção mesmo do povo que vai assistir, mas às vezes eles pedem para fazermos coisas que não achamos certo, como por exemplo resolver um cubo vendado preparando o cubo para não errarmos. O problema é que tem hora que ficamos reféns do momento e temos que resolver na hora entre fazer algo que não é real e aparecer na mídia, ou não divulgar o cubo nessa hora. Eu já apareci em programas de TV e já passei por situações em que eu não sabia que atitude tomar porque sempre tentei pensar o que a comunidade de cubistas gostaria que eu fizesse naquelas situações. Vou começar falando do pior caso, que foi a semi-final do qual é o seu talento (QST). Eu e a produção tínhamos combinado de eu fazer vendado logo que passei na primeira fase. 2 dias antes da semi-final, resolveram que o vendado não seria bom porque ia ser chato para a TV. Então pediram pra eu levar vários cubos e outros quebra-cabeças que na hora resolveriam o que eu faria. O número só foi escolhido na hora que eu estava no palco pra ensaiar. Então o diretor disse que eu deveria resolver vários quebra-cabeças, mas eu disse que tinha quebra-cabeça ali que eu demorava mais de 3 minutos, o que não era viável na TV. Então o diretor disse que era pra eu não embaralhar muito os quebra-cabeças porque a apresentação deveria demorar em torno de 1:30 min. Fiquei na maior saia justa e não sabia o que fazer, mas achava que tinha que fazer alguma coisa porque senão eu não ia participar, né? Então era aceitar aquilo ou abrir mão de aparecer na TV e mostrar o cubo mágico mais uma vez. Na hora, achei que deveria ir mesmo assim, poderia inclusive mostrar que existiam outros quebra-cabeças além do cubo 3x3 e que seria uma boa divulgação. Até hoje entram pessoas no vídeo no Youtube me xingando porque descobriram que os quebra-cabeças não estavam embaralhados direito e que eu tinha enganado todo mundo, mesmo que isto esteja inclusive escrito na descrição do vídeo. Hoje se isso acontecesse de novo eu sei que não aceitaria repetir o número, me recusaria mesmo que eu ficasse fora do programa. Mas só fui entender isso e pensar assim depois de muito tempo e depois de falar com outras pessoas a respeito disso. Outra que lembro foi no campeonato de São Bernardo que a Folha fez uma matéria e o cara queria fazer um vídeo meu resolvendo com os pés, mas o vídeo não podia ser muito longo, no máximo 30 segundos. Então preparei o cubo para terminar em menos de 30 pensando que o cara não ia falar do tempo, óbvio, mas o título da matéria ficou tipo: homem resolve cubo com os pés em 25 segundos. Uma vez pediram pra eu gravar um vídeo pra passar na TV do metrô de SP, mas só podia ter 15 segundos. Fiz um belo scramble andino e mandei ver. Uma vez fomos fazer uma apresentação no RJ, depois da gravação do Altas horas, o Mike Brito (sumido!) tinha que fazer um BLD pra platéia só que não podia errar de jeito nenhum, era para ilustrar o final de uma reunião, então ele ficou ensaiando um scramble enquanto esperávamos pra entrar e deu tudo certo. Já vi outras coisas do tipo acontecerem por aí. Por exemplo com o Renan, quando o Oficina do estudante começou a patrociná-lo para os campeonatos eles divulgaram que o Renan era o campeão brasileiro. Realmente ele tinha vencido o último campeonato que tinha acontecido no Brasil, mas quando se fala em campeão brasileiro as pessoas tem outra impressão sobre esse título, parecia que ele era o melhor do país, sendo que isso era bem discutível. Provavelmente o Renan não falou que era campeão brasileiro para os caras do Oficina, mas talvez ele pudesse ter avisado os caras quando eles começaram a falar isso para mudarem as palavras que isso não era bem verdade. Não temos um campeonato brasileiro que determina um campeão brasileiro, talvez precisamos de algum parâmetro para chamar alguém de campeão do Brasil, de repente o que tem a melhor média dos últimos 12 meses, ou quem ganhar um campeonato com no mínimo 5 participantes entre os 10 primeiros do ranking da WCA, ou talvez quem for o campeão do SESC Santos, sei lá, precisamos decidir isso para que esse tipo de coisa não aconteça mais. E quando acontecer algo parecido os cubistas já saberão o que devem fazer se quiserem estar de acordo com os ideais da comunidade. Vou citar o Renan de novo porque ele é um dos que mais apareceram na mídia e por isso deve ter passado por mais situações desse tipo, onde não devia saber o que fazer. Lembro que fomos juntos no programa Manhã Maior e uma hora a apresentadora perguntou pro Renan quanto tempo ele demorava pra resolver o 7x7. Se não me engano ele disse "uns 3 minutos". Isso aí gerou um mal estar numa galera porque todos sabem que o Renan demora muito mais pra resolver o 7x7. Ele deve ter tido algum motivo na hora, que se não me engano é porque o cubo não estava muito embaralhado e ele disse que aquele ali ele achou que demoraria esse tempo. De qualquer forma, para quem não entende, ficaram achando que o 7x7 dá pra se resolver em 3 minutos. Pro Renan não ficar muito bravo comigo só vou falar mais uma. No programa dos legendários onde ele resolveu 6 cubos embaixo d'água, muita gente comentou comigo que achou que ele resolveu os cubos muito rápido, acharam estranho, parecia mais rápido que os tempos que ele faz nos campeonatos e lá ainda era embaixo d'água. Eu assiti o vídeo e realmente achei muito rápido mesmo, mas não dá pra afirmar com certeza se os cubos estavam bem embaralhados ou não porque não deu pra ver direitinho as resoluções. De qualquer forma, muita gente pode estar achando que aquilo foi feito só para ser um show na TV, que não embaralharam os cubos direito ou que os cubos estava de alguma forma preparados para que desse tempo do Renan fazer tudo antes de desmaiar. Ninguém pode tirar o mérito do Renan, que fazer aquilo é bem difícil, mesmo que os cubos estivessem mais fáceis, assim como quando eu estava na semi-final do QST, os cubos estavam pouco embaralhados, mas se eu errasse alguma coisa e embaralhasse algum deles mais um pouco pode ser que eu não conseguisse resolver nos 1:30h como pediram. O problema é que quem não entende nada de cubo vai ficar achando coisas que não são verdade e se um dia descobrem por exemplo que o recorde mundial do 7x7 é 3 minutos vão dizer que o Renan é mentiroso e isso pode afetar a imagem de toda a comunidade. Se realmente os 6 cubos do legendários não estivessem bem embaralhados, isso poderia vir à tona e gerar uma situação bem desagradável porque inclusive o apresentador falou várias vezes que é recorde mundial, e recorde mundial não poderia ter embaralhamentos preparados. Enfim, poderia citar aqui outras pessoas e outras situações que já ocorreram que são do mesmo tipo. Prefiro me limitar a falar de mim e do Renan que conheço bem e que espero que não fique chateado com esse assunto. Mas acho que precisamos pelo menos começar a discutir esse assunto para que essas coisas não venham a acontecer com muita frequência, principalmente agora que o cubo está mais em evidência e provavelmente pessoas que nunca passaram por isso terão que dar entrevistas e podem passar por situações semelhantes. Se discutirmos sobre isso agora, quando alguém estiver numa situação complicada talvez saiba melhor o que fazer se tiver lido essa discussão. Talvez mais pra frente podemos até criar um código de ética e conduta do cubista para que todos possam ter diretrizes de como agir quando estiverem representando a comunidade. Por enquanto acho que podemos começar a discutir isso para ver o que cada um acha, de repente apontar as coisas que já viram e que consideraram erradas, que gostariam que fossem diferentes, de preferência sugerindo o que fazer naquele caso. 25 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 23, 2012 Muito bom Cinoto, mostrou a todos qual seria a ética adequada pra uma aparição num programa. Valeu por colocar meu post aí! 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 23, 2012 (editado) Excelente! Vou pensar sobre o assunto. Já que falou do Legendários e tal.. NÃO DIGO QUE FOI PREPARADO (ALIÁS, FOI UMA MÉDIA DE 15 14 BAIXO POR CUBO, ACHEI QUE É O TEMPO DO RENAN MESMO NESSAS CONDIÇÕES) - mas parecia que a cross estava pronta em alguns cubos.. SÓ PARECEU, NÃO QUER DIZER QUE ERA. Pode muito bem ter sido coincidência e ter dado sorte também. Editado Maio 25, 2012 por Hugo Leonardo 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 23, 2012 (editado) Nossa... agora fui ver o video do Legendários de 6 cubos... foram 14 segundos por cubo, contando o tempo de soltar, pegar e "inspecionar" os cubos, e em baixo d'gua..... é, acho que não da pra inferir nada... Editado Maio 23, 2012 por Gabriel Dechichi 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 23, 2012 Nossa... agora fui ver o video do Legendários de 6 cubos... foram 14 segundos por cubo, contando o tempo de soltar, pegar e "inspecionar" os cubos, e em baixo d'gua..... é, acho que não da pra inferir nada... Tinha um que até parecia já ter x-cross ¬¬ 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 23, 2012 Nossa... agora fui ver o video do Legendários de 6 cubos... foram 14 segundos por cubo, contando o tempo de soltar, pegar e "inspecionar" os cubos, e em baixo d'gua..... é, acho que não da pra inferir nada... Tinha um que até parecia já ter x-cross ¬¬ Percebi que ele inspecionava o próximo cubo enquanto terminava o PLL do que está na mão... da uma vantagem isso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 23, 2012 (editado) alguém sabe quem embaralhou os cubos...? Editado Maio 23, 2012 por Gabriel Dechichi 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 24, 2012 Esse assunto é assunto muito delicado, é lamentável que tenhamos que discutir sobre isso, quando essa ética deveria estar dentro de cada um, independente do ambiente, esporte ou atividade. Ultimamente, principalmente com a popularização do speedcubing, tem acontecidos diversos problemas e equívocos, nas reportagens, entrevistas, programas de tv e até em explicações sobre resolução. A comunidade do speedcubing do brasil (todo esse pessoal aqui do fórum) está sempre por dentro de tudo que acontece, de recordes, de tutorias, de métodos e de regras. Ninguém aqui do fórum, principalmente os mais antigos, pode alegar não saber sobre as regras do esporte. Cubo mágico, apenas para genios? Todos sabemos que QUALQUER PESSOA pode aprender a resolver o cubo mágico ou qualquer outro puzzle, isso não envolve genialidade nenhuma e tão pouco matemática. Basta um pouquinho de determinação para aprender e só. Campeões, recordistas e tempos Todos também sabemos e temos acesso a ranking oficiais, sobre quem são os Campeões de cada modalidade, em cada pais, em cada região. Por não termos oficialmente um campeonato brasileiro, SE formos julgar alguém como campeão nacional, teria que ser o mais bem colocado na WCA. Afirmar coisas diferente disso, em qualquer lugar é realmente anti-ético. Eu sei que, muitas vezes, os jornais, programas e a mídia em geral, e também as pessoas para quem explicamos, muitas vezes interpretam errado tudo que falamos. Por exemplo, quando contei para uns amigos que bati o SAR no pyraminx, muitos falavam assim: "O Felipe é campeão sul-americano nos cubo lá". E eu sempre tento corrigir, quando acontece esse tipo de coisa. Como o Cinoto já citou sobre o QST, quando eu soube do programa, eu chamei minha família inteira para assistir também! Mas depois fiquei desanimado com o que vi, eu tive que falar pra todos ali comigo, que aquilo não era verdade, que não tinha como resolver tão rápido assim. "É combinado!". Mesmo que, cinoto ganhasse o prêmio ou melhor, ajudasse MUITO na divulgação do esporte, não vale a pena. Queremos sim a popularização do speedcubing, mas não assim, mas não a esse custo, mas não sobre uma mentira. Porque depois, vai ficar feio para nós!! Muitos aqui,também tiveram matérias, entrevistas que não saíram como deveriam. E nunca vejo ninguém vir falar ou se comunicar avisando/informando que havia erro nisso. Então acho que temos que saber nos portar, assumir erros e fazer prevalecer a ética, a verdade ao invés de uma pequena fama, seja entre seus amigos ou em um programa de TV. Você pratica speedcubing porque? Ninguém aqui do fórum quer sair ganhando no outro (ou pelo menos não deveria), isso é um grupo e eu SEMPRE tenho orgulho de citar como essa comunidade funciona. Como um ensina o outro sobre seus truques e mutretas mais secretos, como a informação é passada com clareza e totalmente sem custo, apenas pelo prazer do esporte. Espero que, quem não esteja sendo ético, reporte-se, fale ou defenda-se, porque se foi de propósito é uma vergonha para nós, e se não foi, é só esclarecer. 13 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 24, 2012 Inicialmente, não creio e nem espero que isso seja um tópico para ficar postando brincadeirinhas ou sarcasmos; A questão é: valeria a pena mentir ou enganar frente a um público inexperiente sobre o assunto querendo publicar e divulgar o esporte ou denegrir a imagem de um cubista frente a comunidade cubística, a ponto de se causar um mal-estar na mesma? Tudo dependeria de cada situação, com suas explicações conseguintes. Tal responsabilidade é enorme ao nos depararmos com tal atenção dada pela mídia ultimamente. Todos que tiveram esse contato (eu nunca tive) já passaram por certas situações em que você deveria enganar o público, entretanto cabe ao cubista recatar qual decisão a tomar. Assim como o Cinoto citou sua experiência durante o show/programa do QST (Qual é o Seu Talento), lembro-me que toda vez que perguntavam ao Dechichi, antigamente, quem era o melhor do Brasil, em entrevistas, durante o campeonato em que eu estive presente (SESC SANTOS 2010), ele sempre dizia: Eu sou o mais rápido, mas não oficialmente (não necessariamente nessas palavras). Oficialmente, na época, era o Pedro Santos Guimarães. Ou seja, o Dechichi poderia simplesmente ter dito que ele era o melhor do Brasil, o que, em tese, era verdade, porém ele optou por não infringir o ranking oficial do cubo (WCA) e logo o “ignoravam” e direcionavam a atenção ao Pedro, nunca o desmerecendo, afinal reconheço seus méritos e sua conduta. Logo, percebe-se o foco da mídia e o que realmente vale para eles. Enfim, voltando ao foco das questões em relação à mídia e aparições em programas e shows. Não posso dizer de ninguém, ou como essa pessoa deve agir, não sou muito ativo em relação a comunidade aqui do fórum e nem tampouco tenho tido contato com todo mundo nesses últimos anos, entretanto, do pouco que conheço, já consigo relatar certos fatos. O caso do Renan, AO MEU VER, mesmo não o conhecendo, ou muito menos ter falado com ele se quer alguma vez, foi muito decepcionante. Ao conceder uma aparição no programa do youtube “Manual do Mundo” do canal iberethenorio, ele constatou resolver o cubo em menos de 10 segundos, no caso 9, entretanto é de conhecimento mútuo da comunidade que isso não é constante. Entretanto, pode ter sido devido ao programa ter entitulado o vídeo como “Cubo mágico em 9 segundos – Renan Cerpe”, coube a ele a obrigatoriedade de ter resolvido o cubo nesse tempo, caso contrário não faria jus a tal nome e causaria, com certeza, menos impacto ao público-alvo. Reconheço o Renan Cerpe como sendo um cubista de grande aparição nas mídias fazendo parte de uma relação de marketing há certo tempo. E, ao deparar-me com o vídeo das resoluções em baixo d’água no programa Legendários, pude verificar uma certa facilidade em resolver a Cruz e F2L durante as resoluções, podendo ser devido tanto por parte do Renan ou por parte do programa Legendários que, como muitos sabem, pessoas que não entendem muito de cubo tendem a fazer um embaralhamento meia-boca em grande parte das vezes. Enfim, eu diria que aquele recorde não seria válido sob MEUS PRINCÍPIOS, no entanto haverá pessoas que o considerarão. Sendo assim, não só valendo dinheiro ou fama e afins, mas a integridade de um cubista em sua comunidade faz-se de grande prioridade nesse meio. O mesmo vale quando o pessoal daqui zomba ou esculacha algum vídeo de um cara falando que resolve em 5 segundos ou algo do gênero, tal ato partiria de um mesmo princípio, claro, valendo-se a cada situação, já que maioria desses não fazem parte da comunidade e tem realmente esse intuito de “brincadeira”. A exemplo, nesses programas ao vivo, obviamente, ninguém gostaria de errar uma resolução ou parecer muito devagar ante ao público, sob essas brechas, então, o consciente da pessoa começa a refutar caso valeria a pena gastar seu tempo e sua disponibilidade de ir a um programa/show, para chegar lá e falhar, ou ter maiores chances de suceder e conseguir realizar o “esperado”? Voltando a me referir ao Renan em sua última aparição no programa Legendários. Fiquei sabendo que tal desafio valeria uma premiação de 5 mil reais a pessoa que montasse mais cubos em menos tempo sem respirar dentro da água. Certo, mas ao ver o vídeo, indignei-me com a facilidade e velocidade com que o Renan pegava o cubo e fazia a Cruz + F2L, entretanto, como havia dito anteriormente, não cabe a mim discernir quem seria o responsável pelos scrambles. Mas, em se tratando de uma competição que vale dinheiro e o título de “recordista mundial” caberia a uma comissão ou pelo menos um juiz neutro do meio cubista a coordenar esse evento, sob minha perspectiva. Já que, imagine-se chegando ao programa e resolvendo 6 solves com embaralhamentos aleatórios, e o próximo competidor? Repetirão os mesmos embaralhamentos para ele ou seria uma competição injusta que cabe ao competidor a sorte ou mesmo uma possível malandragem? Por fim, acredito que se faz necessário a formação de diretrizes de conduta meio aos cubistas frente às diferentes ocasiões plausíveis a ocorrer, guiando, dessa forma, um ambiente saudável e esportivo. Atualmente, creio não ter muitas experiências ou conhecimento a compartilhar sobre tais normas de conduta, entretanto, assim que me fazer conhecimento de certas atitudes tentarei contribuir ao máximo tentando analisar as mesmas. Key Teruya. 8 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 24, 2012 Como todos sabem, eu tava lá no programa e por isso me sinto na obrigação de dizer algo também sobre o que muitos estão achando que foi estranho. A princípio, o plano da produção era embaralhar meu cubo. Não sei como seria o do Renan, que eram vários cubos, mas a princípio eu acredito que a ideia era distribuir para várias pessoas irem embaralhando. Chegando na hora da apresentação, o produtor lá chegou em mim e falou que o tempo tava apertado e que eles pulariam a parte do embaralhamento, ou seja, que era para eu embaralhar meu cubo. Quando fui me apresentar, lembro que minha cruz acabou dando 8 movimentos sem ver par nenhum de F2L. Sim, uma vergonha para um cubista sub13 oficial, mas a pressão de estar em rede nacional ao vivo com todo mundo na expectativa de ver algo único afetam um pouco na hora. Lembro também que quando o Cinoto tava lá, na tensão acabou errando a OLL. E olha que ele já apareceu na tv milhões de vezes. Resolvi lá o OH em 25 segundos, 3 segundos a mais do a média das minhas 3 médias do último campeonato. Não é difícil perceber que a gente tende a mandar um pouco pior do que o normal. Bom, com esse negócio do tempo apertado, acabou que ficou para o próprio Renan e o irmão dele (que foi para o programa com o objetivo de auxiliar o Renan no tanque mesmo). Eu não estava ligado em prestar atenção em como seriam os embaralhamentos, claro, mas em um momento que olhei para lá, vi que ele estava resolvendo uma parte dos cubos e em seguida fazendo uns dois ou três movimentos aleatórios e deixando o cubo daquele jeito. Não sei se isso fazia parte de algum treinamento dele ou o que ele estava fazendo com isso, também não mative contato visual desse momento até a hora que ele foi se apresentar, portanto não posso dizer que houve manipulação nos cubos. O que eu vou falar aqui são apenas fatos que qualquer um pode constatar, não vou dar minha opinião e nem acusar nada. Não acredito que estarei ofendendo o Renan ao apontar isso, até porque se ele tem a consciência limpa, vai estar tranquilo o bastante para apenas vir aqui nos explicar que foi tudo um mal entendido. Vamos lá: O tempo total foi 1:25 para fazer todos os cubos = 85 segundos/6 cubos = 14.16 segundos por cubo -> sem inspeção, debaixo d'água, na televisão, ao vivo, em rede nacional e batendo o que anunciaram como recorde mundial. Ou seja, 1 segundo a menos do que a média das 3 médias dele no último campeonato. Esse negócio que fiz de média das médias não quer dizer nada exatamente, é só uma comparação que escolhi fazer para tomar como base. _______________________________________________________________________________________ Agora eu gostaria de ressaltar como o pessoal sobre a importância de sempre prezar pela verdade. Pensa bem, se você faz OH em 25 segundos e vai aparecer na televisão, para que deixar eles falarem que você faz em 20? Para o pessoal leigo isso não faz diferença nenhuma, já é coisa de outro mundo você simplesmente conseguir resolver o cubo. O único efeito que tem ao diminuir esses 5 segundos é que você vai afetar negativamente quem realmente se importa com essa diferença, que são os próprios competidores, principalmente os que ralaram muito e sabem o quanto foi duro baixar esses 5 segundos. E são esses competidores que são responsáveis pelo ambiente de campeonatos e recordes que você tanto gosta, acho que vale ter essa consideração por todos eles. Quer saber o código de ética sobre o que pode ou não fazer na televisão? Não precisa ser um código diferenciado não, é só não fazer o que é certo usando o bom senso! Para não dizer que demos uma noção vaga do que é o certo, tente se imaginar em um campeonato como se um juiz que não tem sentimentos estivesse te assistindo e julgando o que você está fazendo e que você vai ser punido se fizer algo errado (foi um exemplo caricato, mas se for ver em larga escala...). Se a gente, aqui entre nós, firmarmos bem esses princípios de que não aceitamos imposições externas para fazer coisas que não são certas, ninguém vai fazer e ninguém vai pedir mais. Se alguém te convidar para alguma coisa, fale só a verdade: eu faço em X segundos. Com isso você vai sempre estar tranquilo e ninguém nunca vai poder chegar na sua cara e te acusar de alguma coisa. Vamos ter cuidado ao ir com muita sede ao pote, porque as pessoas que que você pisou em cima para pular primeiro no pote podem conseguir muitos outros potes continuando unidas e se respeitando, enquanto você vai conseguir seu pote e vai estar sozinho. Uma hora o seu pote vai se esvaziar. 9 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 24, 2012 (editado) Pessoal, eu estou na correria aqui, estou paricipando de uma feira em SP entao to aproveitando a wifi de casa so pra responder rapidinho depois eu volto com detalhes: No manha maior eu disse do 7x7 em 3 mim sem pensar. Eu devo ter resolvido o 7x7 poucas vezes na minha vida e serio, nem sei qnto tempo eu levo... Ate no campeonato eu nem sabia o limite pq eu n resolvia e tals. Qndo eu vi o cubo la no programa meio pronto eu falei, uns 3min pensando q assim ia me livrar de resolver ele. Mas ai tive q fazer e levei uns 5 ou mais... No manual do mundo eu resolvi varias vezes pra dar sub9 Como eu disse pra ele que meu recorde era 9 ele queria um video assim, entao fui fazendo.. O teve de incrivel nisso? Minha media em casa chega a ser de ate 10s sem pressao... Tempos de 9 sao normais ja... Nada ve No legendarios, fui eu mesmo que embaralhei, porem, o diretor pediu pra deixar os cubos na mesa q eles iam filmar e o mion embaralhar, os caras da producao mexeram e ate molharam meu dayan. Ou seja, peguei os cubos na surpresa. Vcs n tem ideia do meu nervosismo naquele tubo. Foram quase 15min de enrolacao la e eu nem vi os cubos durante isso, juro. Ja hora fui pegando e tentava analisar o proximo mesmo sem conseguir ver direito... Sobre alguns lugares falar q sou campeao, eu ja expliquei isso pro Dechichi. Eu nao falo isso e ja tem tempo ja!!!!! Qndo alguem cita esse termo eu ja aviso q n eh assim. Como na Oficina que pedi pra eles mudarem o termo de campeao pra "um dos melhores..." no manual do mundo tbm... Bom, dpois leio tudo e respondo melhor se preciso. Tenho q sair urgente. Mas imagino q muitos aqui devem analisar suas criticas e deixar alguns sentimentos de lado. Abrac Caramba, pra que tanta critica? Editado Maio 24, 2012 por Pedro Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 24, 2012 Já que o tópico foi puxando pra esse assunto Eu acho que a ética deveria estar dentro de cada um mesmo, é senso de justiça básico, mas acho que todo mundo tem diferente, e não julgo ninguém por pensar diferente, mas acho que tudo tem haver com intenção que você mostra lá. Mesmo que aconteça algo suspeito, se sua intenção não era essa, isso com certeza é mostrado na reportagem, ai o pessoal não vai fazer nada mais do que só dar opinião, e fica como experiência para a próxima vez. E também manter na cabeça que cada indivíduo aqui representa um grupo, se você não concorda ou liga para o grupo ou como ele se comporta, tudo bem, mas em rede regional/nacional, isso é uma responsabilidade, não uma opção. Tenho algumas OPINIÕES aqui: Eu venho treinando com vários cubos aqui, qualquer quantidade acima de 5, minha média por cubo converge pra 11.xx, quando vai chegando a 10 e ela já converge pra praticamente 12.xx. Minhas últimas três médias em campeonato são sub10 (e isso é média ruim pra mim em casa), então eu pioro de 22% a 33% só de fazer vários cubos sem inspeção, isso em casa e sem pressão, tentando várias vezes, e fora d'água (respirando também, mas quando to sem respirar fica a mesma coisa praticamente). Eu tenho que dizer que depois que me falaram do vídeo, eu assisti ele mais de uma vez, analisando cubo por cubo, e EU não conseguiria fazer as cruzes tão rápidos nem se tivesse inspecionado 15 segundos antes (quem já tentou vários cubos in a row sabe que você esquece no processo). Quando o Renan comento que já me explicou do negócio de campeão brasileiro, realmente, eu mandei um e-mail pra ele por causa das tantas reportagens que saiam falando isso, perguntando qual era a visão dele sobre isso, ele disse que foi só uma mal entendido, e sinceramente, eu acreditei. E agora com essa história dos cubos de baixo d'água, eu tenho que dizer que fiquei decepcionado, decepcionado por que eu acreditei no e-mail de resposta que você me deu, e achei que todos esses "mal entendidos" iam acabar daqui pra frente. E EU não acredito que foi tudo nos conformes, essa é MINHA opinião... to falando como amigo mesmo, isso me deixou triste... Mas ninguém vai acusar o Renan sem provas, mas eu não agiria como se as coisas conspirassem contra mim, não é a primeira vez que suas atitudes transparecem de forma errada pra comunidade do cubo, e isso só aconteceria se tivesse realmente algo pra ser esclarecido ai... 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 24, 2012 (editado) Bom,vim aki para colocar minha opiniao com alguns argumentos a serem debatidos e esclarecidos Não vou em momento algum falar que o Renan nao teve o merito de montar os 6 cubos embaixo dagua,até o parabenizo por este feito,nao é facil ficar 1min e meio embaixo dagua,montar cubos e ainda naquela pressão da TV. Mas acho que alguns pontos podiam ser debatidos, Me lembro que quando o Renan começou a montagem dos cubos ele foi interrompido pelo Mion,dizendo que seria no proximo bloco,a camera passou a filmar o renan que ja se encaminhava para o fim da resolução,entao este cubo foi reembaralhado,nao sei por quem,mas foi. Quando realmente começou o desafio ele começa a montagem dos cubos,o camera mostra so cubos e é possivel perceber que o penultimo cubo esta com a face branca virada para a camera e é possivel perceber alguns edges ali resolvidos(cross). 1 cubo em 13 seg,2 cubo em 14 3 cubo em 16,4cubo em 17 seg,5 cubo em 10 seg,6 cubo em 10 seg. O meu ver os 4 primeiros cubos estao de acordo com o que acontece quando se monta cubos sem inspeção e ainda mias embaixo dagua,o primeiro tempo é consideravelmnete menor que os demais,porem nos 2 ultimos cubos ouve uma melhora consideravel nos tempos de resolução,sendo que estes passaram a ser proximos ao recorde oficial do Renan,e pelo que EU PENSO no ultimo cubo vc fica muito nervoso seu ar ja está no fim e vc montaria ele na media dos seus ultimos tempos,nao em 7 seg a menos que os outros. Os cubos podem ter sido sim embaralhados e terem caido com uma xcroos pronta em algum caso,sim isto é possivel,ja aconteceu pra mim de cair um scramble com xcroos em 1 move,mas foi 1 em milhares de resoluções,qual a chance de cairem 2 cubos faceis em meio a 6 sendo que existem quintilhoes de possibilidades? Pode ser que a prodição tenha pedido para que ele montasse 6 cubos e talvez ele nao conseguisse ficar o tempo necessario em baixo dagua e por isso foi preciso manipular alguns cubos,isto acontece e já aconteceu,mas pelo que eu sei isso iria contra a regras do guinnes,mas neste caso nem mesmo havia um representante do guinnes logo ele ""nao"" infrigiu nada,MAS ainda assim parece que a COMUNIDADE foi burlada com um feito que talvez nao fosse conquistado em um situação ""NORMAL"" em que um delegado tivesse embaralhado a partir de um scramble gerado por um computador Uma vez eu fizz 4 cubos em serie,eu fazia na epoca 11 seg de avg5 e a media dos cubos deu 13.5,somando o tempo de pegar outro cubo,se eu tivesse ido na TV provavelmente o nervosismo ia fazer esta media ser pior,e se fosse embaixo dagua daria uns 15~16 seg,ja a media do renan foi de 14 seg,um pouco a mais que a que EU fiz em casa apos tentar varias vezes Não conheço o Renan,não estou inferindo nada perante ao caráter do mesmo, apenas questiono os cubos resolvidos e os seus respectivos embaralhamentos Esta foi APENAS MINHA OPINIAO que pode ser DIFERENTE da SUA. Editado Maio 24, 2012 por Pedro Roque 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 24, 2012 Bom vou tentar expor minha opinião e um pouco do que já passei em entrevistas (diga-se de passagem, pouquíssimas). Concordo plenamente com o Cinoto na criação do "CEC" "Código de Ética do Cubista", seria muito útil. Porém, deve ser feito por pessoas que já tem experiência com cubos e que já tenham vivido diversas situações em entrevistas. Acho que o principal do CEC é falar sempre a verdade mesmo que esta não te vanglorie e tentar divulgar o cubo ao máximo sem que seja preciso artifícios para suas demonstrações. Já passei por um entrevista numa web-tv, onde sei que vários cubistas assistiram (pq eles participaram via twitter), sei que se eu comentasse alguma coisa que não era a realidade eu perderia a confiança que muitos deles depositam em mim (se é que isso acontece, rsrs), lembro que nesta entrevista, que foi logo depois do SESC 2011, levei todos os meus cubos para demonstrar a grandiosidade deste mundo e levei também um dos troféus que teve no campeonato, este em questão era da premiação do 4x4x4 BLD que não houve vencedores, eu pedi ao Cinoto como lembrança e ele me deu, o apresentador foi logo dizendo "Vejo que você não voltou de mãos vazias, foi campeão de que lá?" putz, com toda minha sinceridade contei a real situação, poderia ter inventado algo mas sabia que não seria legal, porém, apesar desta atitude positiva (pelo menos eu acho que foi), ele pediu para que eu e os dois cubistas daqui que foram comigo, disputassem uma corrida, eu sabia que meu tempo era muito melhor que o deles, propus que eu montasse OH enquanto eles faziam no speed, ganhei a corrida e uma dor na consciência, logo que eu acabei de montar eu comecei a pensar se eu tinha feito a coisa certa, até hoje não sei. Falando sobre informações em entrevistas, apoio o Felipe e sua fala, temos várias fontes de dados e a WCA nos enche com várias outras, porque não usa-lás? Não vou entrar na discussão sobre os feitos do que outros cubistas já fizeram de errado na TV, porquê assim como eu fiquei com a consciência pesada, sei que eles também não devem ficar muito tranquilos! 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 24, 2012 Minha opinião: Ás vezes, a culpa nem é do cubista, pois a mídia no Brasil é tendenciosa, (e por que não) cruel, por querer ganhar audiência em cima de mentiras. Agora, tem casos também que a pessoa se aproveita disso pra levar "mérito" (cujo qual eu sinceramente não vejo) sobre os demais cubistas. Vamos por o exemplo do Cinoto no QST. Mesmo que os embaralhamentos tenham sido "fraudados", ele foi avisado na hora. Provavelmente deve ter ficado sem ação, e aceitou aquilo por causa da expectativa gerada por ele, tanto para os produtores do QST quanto para a comunidade cubista. Agora o caso do Renan, 7x7 em 3 minutos (lol). Por mais que a TV seja chata e faça perguntas idiotas, às vezes temos que nos controlar pra não dizer merda pra eles, e responder as perguntas com a maior atenção possível. Outra coisa, com relação a "campeão brasileiro". De tanto campeonato que tem, e a falta de um "Brasileiro", esse conceito está totalmente deturpado. Quero deixar claro aqui que, moralmente, só teremos um campeão brasileiro se (e somente se) tivermos um campeonato chamado "Campeonato Brasileiro de Cubo Mágico". E acho que isso deveria ser feito o quanto antes. Pior ainda é quando se trata de América do Sul. No exemplo dado pelo Felipe Cruz, há dois erros: o primeiro, apontado por ele, e o segundo, pois ele não é campeão sulamericano do Pyraminx, mas sim o detentor do recorde sulamericano. Que eu saiba não há o Campeonato Sulamericano de Cubo Mágico. Essa é outra decisão que deveria ser tomada o quanto antes, juntamente com os delegados dos outros países da América do Sul. 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 25, 2012 No manual do mundo eu resolvi varias vezes pra dar sub9 Como eu disse pra ele que meu recorde era 9 ele queria um video assim, entao fui fazendo.. O teve de incrivel nisso? Minha media em casa chega a ser de ate 10s sem pressao... Tempos de 9 sao normais ja... Nada ve E você começou a resolver cada vez com scrambles aleatoriamente justos então, sem nenhuma vantagem incomum? Só perguntando, para ver se resolvemos alguma coisa. Se puder dar detalhes... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 26, 2012 Voltei da feira e vou tentar explicar melhor os assuntos... (Carlos > todos os navegadores estao alertando virus no forum!!! Estou no celular pra conseguir acessar) Como ja tentei explicar do manha maior, eu falhei realmente! Viajei legal falando do 7x7 em 3min Eu lembro que na hora eu vi que ele estava com os centros prontos e alguns meios se formando Ai respondi 3min na intensao da apresentadora nem querer que eu montasse Mas ai ela disse que blz e eu resolvi. Nao manjo nada de 7x7 por isso demorei bem mais mesmo Mas eh verdade, viajei nos 3min, ate lembro que no dia eu comentei com o Cinoto sobre isso, nao sei se ele lembra. Mas que eu tinha falado 3min sem intensao.... Manual do mundo, eu coloquei o cubo e ja ia embaralhando e resolvendo rapidao Nem via o scramble direito, nao facilitei e nem dificultei Fizemos uns lances que ele mesmo embaralhava e eu resolvia logo em seguida. Ele queria apenas uma gravacao que desse sub10, que eh meu recorde oficial Antes eu tinha demonstrado pra ele e fiz um sub10 naturalmente com o scramble do pc. Ai ele queria gravar no stack e pediu pra mim repetir, como nao da pra repetir eu disse que iria tentando ate sair Fui fazendo e embaralhando, rindo e fazendo.... Ate que saiu. Tava facil mesmo, vcs podem ver no video, teve um par que foi junto com a cruz e o resto tava facil tbm. Mas n foi armado. Legendarios eu disse, eu mesmo embaralhei os cubos antes, aleatoriamente, Antes de entrar em inspecionei todos um bom tempo e ate pedi pro diretor nao mexer Mas ai ele pediu pra deixar numa mesa pq iam filmar... Nisso uns caras da producao mexeram, molharam meu outro cubo... Na hora que entrei no tudo meu irmao me jogou tds os cubos e eu ja coloquei no suporte rapidao pq ja ia entrar ao vivo Na hora de colocar no suporte eu apenas deixei os brancos virados pra mim Mas ai me cortaram e eu nao olhei mais para os cubos. Alguns nao ficaram pq foi na pressa, mas eu fiz isso. Fiquei me concentrando pq toda hora eu "iria entrar" mas nao entrava... O diretor disse que eu tinha que acertar, era uma obrigacao Eu sei que aguento, mas mesmo assim tava dificil Tanto enrolaram que eu estava mto nervoso la dentro Mas consegui e bem rapido eu diria Eu treinei fazer todos em 1:40 e fiz bem menos Realmente, os dois ultimos foram rapidos Eu nao lembro sinceramente de como estavam os scrambles, mas vendo no video ficou estranho mesmo Bom nao sei o que querem de mim Mas de qualquer forma peço desculpas Nao era o objetivo e nao tentei fazer isso de forma alguma Estar na tv nos deixa sem reacoes as vezes, cinoto sabe bem e ja deu exemplos de erros dele. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 27, 2012 Eu defendo a ideia de que usassem nos programas de TV um notebook e o cube explorer pra gerar os scrambles. E alguém da parte cubista (não o desafiante) realizaria o scramble. Também usar o Stackmat, o display para contar o tempo, e não cronometrar junto o tempo de inspeção. Acabaria com toda e qualquer polêmica com relação à solve. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 27, 2012 Bom nao sei o que querem de mim Mas de qualquer forma peço desculpas Nao era o objetivo e nao tentei fazer isso de forma alguma Estar na tv nos deixa sem reacoes as vezes, cinoto sabe bem e ja deu exemplos de erros dele. Renan, você dizer que não sabe o que querem de você me faz pensar que você não leu nenhum dos posts desse tópico. Todos estamos aqui falando da importância de as aparições dos cubistas na mídia não sejam de alguma forma enganosas, mesmo que "por culpa de terceiros", por uma série de fatores já citados aqui. Por que eu coloquei "por culpa de terceiros" em aspas? Porque se você vai na Tv, você está lá representando todos os cubistas, e se você vê esses terceiros propondo algo inverídico para você fazer, você tem que estar preparado para dizer que não quer fazer parte de uma mentira. Aconteceu algo parecido com o Cinoto sim, mas dá para reparar na postura dele que não vai se repetir. Já você demonstra não ter entendido o que você fez de errado, e pede desculpas da boca para fora (pelo seu próprio post você dá entender que não sabe o motivo pelo qual está pedindo desculpas). No Manual do Mundo, você não pode dizer que o scramble foi meio estranho. Aqui está a reconstrução do solve (feita pelo Pedro) para quem quiser dar uma olhada. Scramble (cor da cruz para baixo): L2 D R2 U2 R2 B2 D B2 L B F' L2 U' F' U B' L2 U' R' U O pessoal que curte mais matemática pode conseguir a probabilidade de um scramble aleatório cair nesse estado, onde em 7 movimentos já se tinha cruz + 2 pares de F2L resolvidos. Mas eu não vou nem entrar muito nesse assunto de matemática não, porque acredito que a probabilidade de um leigo embaralhar um cubo para propor um desafio (porque neste caso ele quer é deixar difícil mesmo) e deixar a cruz só faltando alinhar é infinitamente menor. Qualquer cubista sabe que quando um leigo pega o cubo para embaralhar para a gente, a missão deles é tentar não deixar nenhuma cor se repetindo em cada face. Sabemos que é impossível no 3x3, mas eles não chegam nem perto de nos devolver o cubo com a cruz pronta, não é mesmo? Até mesmo a branca, logo a cruz que você usa para resolver. Menos chance ainda. Mas vamos fazer o seguinte, vamos ignorar meu parágrafo anterior e supor que caiu no caso 1/456788564674567867 (número apenas ilustrativo representando minúscula probablidade). Sabe o que tem de estranho agora? Mesmo que tenha acontecido de você receber um scramble assim, você já está errado em aceitá-lo para uma demonstração que vai servir como exemplo de sua performance média, porque "em média" os cubos estão totalmente embaralhados quando vamos resolver, ou foram scrambles gerados por computador. E você como você está afirmando que não manipulou o cubo em seu favor, também não pode dizer que não reparou se tava bem embaralhado ou não, porque afinal de contas, na inspeção você viu que já estava meio caminho andado. Seu papel como um cubista honesto era dizer: "opa, tem alguma coisa errada aqui, embaralha isso direito..." Estou errado? Se você reparar bem, em nenhum momento eu te acusei de coisa alguma. Estou apenas apontando pensamentos que com certeza estando passando pela cabeça de muitos aqui, e o quanto você perceber de ofensivo no que eu estou falando nada mais é do que o quão ofensivo você se sentiria se algo assim estivesse sendo feito com você. Daria para falar muito mais coisa sobre isso, mas por agora vou parar por aqui. Dê uma lida nos posts desse tópico porque muito do que você parece não ter entendido o pessoal já explicou muito bem nos posts anteriores. E presta bem atenção no que tá acontecendo, porque algo que agora parece (só parece) pequeno, no futuro pode refletir de uma forma muito maior, e no caso você e toda a comunidade do speedcubing aqui no Brasil vão ter suas reputações manchadas. 4 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 27, 2012 (editado) Eu defendo a ideia de que usassem nos programas de TV um notebook e o cube explorer pra gerar os scrambles. E alguém da parte cubista (não o desafiante) realizaria o scramble. Também usar o Stackmat, o display para contar o tempo, e não cronometrar junto o tempo de inspeção. Acabaria com toda e qualquer polêmica com relação à solve. Depois dessa, isso já vai ser providenciado, Cinoto já até falou com a produção do Legendários... No Manual do Mundo, você não pode dizer que o scramble foi meio estranho. Aqui está a reconstrução do solve (feita pelo Pedro) para quem quiser dar uma olhada. Scramble (cor da cruz para baixo): L2 D R2 U2 R2 B2 D B2 L B F' L2 U' F' U B' L2 U' R' U O pessoal que curte mais matemática pode conseguir a probabilidade de um scramble aleatório cair nesse estado, onde em 7 movimentos já se tinha cruz + 2 pares de F2L resolvidos. Mas eu não vou nem entrar muito nesse assunto de matemática não... Tomei a liberdade de calcular as probabilidades da cruz sair só pra alinhar, e da cruz sair pra alinhar + um par pronto pra colocar do jeito que tava (R' U' R): Probabilidade da cruz precisar só alinhar (ou seja, ser feita em 1 move de D/D'/D2): Basta multiplicar as probabilidades, tirando as intersecções, quando uma peça fica em um lugar no cubo, ela automaticamente tira a possibilidade de outra peça estar lá ao mesmo tempo, então das 24 possibilidades para um meio no cubo, agente tira de 2 em 2, pra cada outro meio que foi posto no lugar. No caso, a primeira peça tem 3 possibilidades, em 24 (excluimos a possibilidade da cruz estar pronta), o resto dos meios, só podem ter 1 lugar certo em relação ao primeiro, se quisermos que a cruz fique orientada correta. E lembrando de excluir as intersecões, chegamos a: P1 = (3/24)*(1/22)*(1/20)*(1/18) = 1.58*10^-5 Isso da 1 para 67 mil. Probabilidade da cruz precisar só alinhar (P1), e um par pronto para colocar com R' U' R: P1 já está calculado, basta ver a probabilidade de um par estar pronto no cubo (excluindo as intersecções), e multiplicar com P1. Como 4 meios já estão no lugar onde devem, o próximo meio (do par) tem 16 posições possíveis, e ele só pode estar em uma delas. Já a quina, também deve estar em uma posição específica, das 24 disponíveis, já que não existe nenhuma quina determinada ainda, não existe intersecção. P2: (P1)*(1/16)*(1/24)= 4.11*10^-8 O que da 1 para 25 milhões. Acho que nem vale o trabalho de ir calcular pro outro par, já está pequena o suficiente. Fora o que o Carlos falou, o pessoal que embaralha sempre quer deixar "do jeito difícil que agente não vai conseguir", e na cabeça deles, sempre é separar as cores ao máximo, isso supondo que o cara do Manual do Cubo embaralhou. Se foi o Renan, supondo que ele usou algum timer, ou embaralhou com a mão honestamente, ta ai a probabilidade de cair o começo que caiu pra ele (um pouquinho diluída ainda). Minha opinião (de novo...): Eu acho que só insisto a postar nesse tópico por que eu, junto a outros cubistas que presenciaram coisas como essas, cansei disso. Realmente não consigo entender a reação do Renan, mas pra mim quando alguém é inocente, os fatos apontam para isso (supondo que as pessoas estão querendo fazer uma avaliação correta, que não hesito em dizer que é isso que ocorre aqui no fórum). É tão difícil de entender que eu até acreditei quando o Renan se justificou no e-mail que me respondeu, como já havia dito anteriormente, o que só faz tudo ser mais decepcionante. Como disse, e repito, ninguém vai acusar ele, ninguém acusou ele, cada um tem consciência do que aconteceu, e enxerga isso da forma que acha que deve. Acho que estou jogando no escuro, como o resto da maioria das pessoas que postaram aqui, por isso acho também que ninguém ta postando tanto. Mas eu vou dizer uma coisa, já me expondo, e expondo minha reputação, com o compromisso de que, se eu estiver errado, vou me desculpar, aqui no fórum mesmo, com toda a sinceridade, e admitir que eu estava errado. ... Eu não acredito que tudo foi conforme era correto ser. Essa é a minha opinião. Editado Maio 27, 2012 por Gabriel Dechichi 4 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 27, 2012 Bom, algumas coisas só que observei: - Quando o Dechichi foi fazer os 3 cubos lá no Legendários, ele inspecionou só o primeiro cubo...Os outros o Carlos tava segurando fora do tubo. No meu entender, assim que deveria ser feito. Inspeciona só o primeiro e o resto vai fazendo...Sem colocar com branco virado e mais fácil de ver, nem olhar bastante antes... - Não to acusando nada, mas não posso deixar de dizer que é no mínimo inusitado o tempo de 1:25 pra 6 cubos. Na hora que passou eu achei normal e tal, mas vendo o vídeo depois fiquei com a pulga atrás da orelha. Primeiro porque, apesar das mudanças de câmera, os F2L ficaram prontos bem rápido em todos os cubos, e as LL não foram tão rápidas assim. Segundo porque os dois últimos cubos foram bem rápidos, coisa de 10 segundos. Terceiro porque, considerando todas as circunstâncias (ao vivo na TV, na água, sem respirar, Mion enrolando e tal), fazer média de 14,166667, contando ainda o tempo de soltar um cubo e pegar o outro (o que dá menos de 14 por cubo) é bem rápido, especialmente se considerarmos que no campeonato da AMAN o Renan fez médias de 16.6x, 13.6x e 14.8x, com inspeção, no ar e respirando normalmente, e sem o Mion e sem TV. E ainda mais se considerar que o Dechichi fez 3 cubos em ~45 segundos, que dá mais de 14 por cubo de média...(e o Dechichi no Oficina Open fez média de 9.57...) Depois vou assistir com mais calma o video e tentar ver direitinho quanto foi o tempo de F2L e LL... 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 27, 2012 Eu defendo a ideia de que usassem nos programas de TV um notebook e o cube explorer pra gerar os scrambles. E alguém da parte cubista (não o desafiante) realizaria o scramble. Também usar o Stackmat, o display para contar o tempo, e não cronometrar junto o tempo de inspeção. Acabaria com toda e qualquer polêmica com relação à solve. Stackmat na água? Sei não... Fiz 10 tentativas aqui com 6 cubos fora da água e respirando normalmente, e o melhor tempo que consegui foi 1:25. A média das 10 deu 1:28. Não tenho muita experiência em fazer cubo na água (nenhuma experiência, eu acho), mas imagino que fique pelo menos um pouquinho pior de mexer o cubo... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 29, 2012 Removi os posts que estavam desviando o assunto do tópico porque continuamos todos no aguardo da resposta do Renan sobre sua postura. Não acho que deve ficar por isso, porque aí quando acontecer de novo (como já aconteceram várias vezes) a gente vai sempre ouvindo um "desculpa qualquer coisa" e ficar tudo bem até a próxima vez? Discordo. 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 30, 2012 Acho que vale falar aqui... Começei a divulgar o tópico pra quem quiser ler e postar as opiniões. Aconselho TODOS a fazerem isso, independente de qual seja sua opinião. É um desperdício esse tópico ficar parado, isso é muito sério gente. Se um cubista estrangeiro vê isso, a reputação do Brasil vai por água abaixo.... não tem nada que me incomode mais.... vamo ver se sai algo bom disso tudo... 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 30, 2012 (editado) Realmente é complicado quando alguém está muito exposto à mídia. Por um lado, todo cubista sonha em um dia aparecer na TV montando cubo e todos sabem que seria um sucesso pra muita gente se isso acontecesse com no mínimo 1 pessoa com frequência. Mas por outro lado, quanto mais exposto, mais vulnerável a pessoa se torna à própria mídia para o que ela quer mostrar, podendo isso até influenciar o cubista e prejudicar a divulgação do cubo da forma como deveria ser. Essas histórias de "campeão brasileiro", "recordista mundial debaixo d'água", dentre outras, caem todas no mesmo problema: vulnerabilidade. Quantas vezes já ouvimos a mídia falando que quem resolve cubo mágico é doente e que ninguém normal saberia resolver? O primeiro e talvez o único que eu ouvi contrariando a mídia, falando em rede nacional que qualquer um pode aprender o cubo, foi o Rafael Cinoto, talvez alguns outros poucos que não me lembro, mas isso eu achei fantástico e admiro demais. Muitos ficam calados, deixando a mídia ter o controle sobre a divulgação e colocando os cubistas no topo da torre dos nerds, sendo que nós é que deveríamos descer dessa torre e dizer pra todo mundo que não somos nada mais que simples pessoas que pegaram um cubo e quiseram aprender, e foram aprimorando... Assim como alguém aprende a andar de bicicleta, ou a mexer no computador, ou a dirigir, ou a jogar futebol... A coordenação motora e o raciocínio lógico é uma coisa fantástica que desafia as leis da física, mas nós que estamos acostumados a isso, não percebemos, achamos normal. Quem sabe um dia quando o mundo todo souber montar o cubo assim como os pais ensinam os filhos a andar de bicicleta, as pessoas diriam "nossa, era tão fácil e eu não sabia". Como o mundo ainda não está acostumado a ver cubistas, eles acham impressionante e, é claro, aproveitamos nossos momentos de fama, é natural. Eu mesmo, sempre que me perguntam no metrô a respeito do cubo, a primeira coisa que eu faço é mostrar pra pessoa que não tem segredo nenhum. SEMPRE que alguém, ou até a mídia, quiser se aproveitar de um momento de auge do cubo para sensacionalismo, por favor, seja coerente, DESÇA DESSA TORRE e incentive os outros a aprender, pois no fundo quem faz a divulgação correta somos nós e não a mídia, a mídia só abre as portas. Se estamos em cima da torre, estamos deixando os outros rebaixados e eles não vão sentir vontade de aprender. Além disso, divulguem informações reais, digam que existem cubistas mais rápidos (isso não vale pro Dechichi, hahaha, brincadeira) e que a rapidez é proporcional à quantidade de tempo que se treina, expliquem o que é um algoritmo e porque ninguém consegue resolver apenas juntando cores iguais e sim com algoritmos. Quem sabe aos poucos as pessoas vão se acostumando e se interessando, pois o objetivo final é esse, mostrar que todos conseguem aprender! E se alguém disser que pra montar o cubo precisa ser gênio da matemática, digam que não precisa saber matemática pra montar cubo (sim, eu gosto de matemática, mas me irrita muito quem acha que o cubo só se resolve com matemática) Para concluir, eu queria dizer que eu não sou a favor de existir um campeão brasileiro através de um campeonato, porque isso causaria ainda mais discórdia com relação ao campeão brasileiro ser sempre o vencedor daquele campeonato específico, além disso o título de campeão brasileiro novamente é a mídia que impôs e fica insistindo nisso pois nos outros esportes é assim, mas mesmo assim não estão nem aí em acompanhar um campeonato, pra saber se tiveram recordes neste. Só nos resta querer mostrar pra todos que campeão brasileiro não é o mais importante, nem um single oficial não é muito importante. O mais importante seria a classificação de médias nacionais naquele ano. Isso classificaria um recordista, mas nem assim um campeão. Eu ainda acredito que o título de "campeão brasileiro" não se encaixa no mundo do cubo, somente o de "recordista brasileiro" e talvez um de "recordista do ano", e paramos por aí. www.sbcubos.com - "Have Fun" com consciência! Edit: Como eu só tinha lido a primeira página, eu não havia visto a proporção que esse assunto se tornou. Por isso eu queria dizer que precisamos ter cuidado na hora de resolver um cubo na TV com milhões de pessoas vendo. Eu me lembro muito bem no Faustão quando o Cinoto resolveu até o F2L com as mãos e terminou com os pés (eu estava pessoalmente atrás daquele telão luminoso do palco, torcendo por ele). Ele me disse brincando, que o ideal era se pudesse entrar com o cubo com a cruz meio encaminhada, assim ganharia alguns segundos, mas achamos que de qualquer forma o Faustão ia pedir pra embaralhar e foi o que aconteceu, ou seja, se ele tivesse dependendo dessa cruz encaminhada pra fazer os 30 segundos, ele já não ia conseguir. Quando eu monto cubo no metrô, como eu sei que as pessoas ficam olhando, eu me acostumei a ficar embaralhando com a cabeça virada pra cima, e no meio do embaralhamento eu passo o cubo de uma mão pra outra e rolando ele, pra ninguém questionar se eu estou fingindo estar embaralhando. Acho que esse pensamento precisa estar dentro de todos nós, porém como é muito difícil satisfazer 100% das pessoas e sempre vai aparecer alguém questionando, então o certo é não tentar melhorar algum cubo só pra conseguir alguns segundos a menos, nem que estiver somente o cubista e o repórter no momento da filmagem. Se ele pedir pra "melhorar" um pouquinho, diga que é contra e que isso no esporte é anti-profissional. Afirmando isso, o próprio repórter vai dar muito mais valor ao cubista pois vai ver que o negócio ali é sério mesmo. Se houver próximas aparições dos cubistas na TV, os delegados precisam intervir, pra que o programa realize a divulgação da forma mais profissional e oficial. Bom, é isso o que eu tinha que acrescentar. Editado Maio 30, 2012 por Fabio Bini 5 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites