Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Cinoto

Como um cubista deve se comportar

89 posts neste tópico

Bom, vou expor um pouco.

Na minha concepção, Ética é Ética e ponto final.

Verdades são verdades e mentiras são mentiras.Não existe meio termo.

Eu tenho certeza que TODOS aqui no fórum sabem o que é certo ou errado dizer ou fazer no speedcubing.

Não há desculpa aceitável. Seja frente a mídia ou frente a "leigos" qualquer informação que seja transmitida deverá levar somente a verdade, até porque mentira tem perna curta.

Todos estamos sujeitos a erros, e com ele é que descobrimos até onde vamos com nossa ética e honestidade.

Reconhecer, consertar e tentar aprender com os erros são medidas que estão presentes em qualquer lugar e aqui não seria diferente.

Assim como a maioria, quando me perguntam quanto tempo eu faço o megaminx, por exemplo, eu digo em 1 minuto e meio. Eu sei que eu faço melhor que isso(minha média do úlitmo campeonato foi 1:20), mas eu sei que quando tem alguém me olhando montar eu me atrapalho todo e saem tempos horríveis!

Quando algum de nós mente, SIM!, toda comunidade é prejudicada e nós não podemos deixar que isso continue acontecendo.

Quando eu entrei pro "mundo do cubo mágico" eu gostei não só pelo desafio, mas também porque vi aqui um ambiente de respeito e honestidade, E é isso que eu espero dos meus companheiros e de mim mesmo.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, como já disse, eu aceito todas as críticas feitas aqui e me arrependo!

Eu to passando por um momento pessoal muito complicado aqui em casa.

não quero culpar isso, mas as vezes fico sem tempo pra vir aqui e responder, tentar me explicar.

Postei algumas respostas rápidas e sem analisar os fatos

Aí depois de rever os vídeos eu volto e acabo explicando diferente do que eu mesmo tinha afirmado...

deixo parecer que eu mesmo to mentindo sobre o que fiz, só piorei as coisas se for ver...

Enfim, creio que minhas últimas explicações sejam as válidas, depois que revi algumas coisas.

Mas em resumo, eu aceito e reconheço ter falhado todas as vezes que vocês puderem contar.

todo mundo falha, já tivemos outros exemplos neste tópico mesmo.

Falhei sim, reconheço e me arrependo, de verdade.

Sempre quis ajudar e jamais prejudicar ninguém.

mas como já foi dito, pode ser que facilitando pra mim eu tenha prejudicado o todo

sim, realmente foi isso.

por isso me arrependo e dou a promessa de não acontecer novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não explicou o episódio do legendários...

Editado por M. Langhinrichs
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Expliquei!

Disse que eu mesmo embaralhei e inspecionei todos. Embaralhei normalmente.

Os cubos ficaram um bom tempo na bancada pois eles iam filmar e o Mion dar pro pessoal embaralhar.

Depois que finalmente os cubos foram jogados pra mim dentro do tubo, eu não mexi em mais nada.

Eu apenas posicionei os lados brancos virados pra mim pra poder inspecionar durante a apresentação, enquanto acabava o outro cubo e tals.

Reparei sim que os cubos estavam diferentes da minha inspeção que fiz antes de entrar no tubo

Mas como disse, eu nao lembro dos scrambles, se tinha cruz facil e tudo mais. nao deu tempo pra mim inspecionar dinovo la dentro.

Como eu disse, os caras da produção ou câmeras, não sei o que são la, mexeram nos cubos

até molharam um cubo que não era pra molhar...

um deles até sabia montar, estava ensinando uns caras lá.

não sei se ele montou e desmontou, talvez! isso explicaria tudo

mas não afirmo isso e nem quero causar mais situações...

Montar os dois últimos em 10 segundos realmente foi um absurdo

Minha média na água, nos treinos era de 12s.

Mas nas situações do momento fazer duas vezes 10s seria complicado

os outros tempos considero que foram de acordo com o que treinei.

Mas os dois últimos cubos não tenho explicações.

Foi algo mais rápido que treinei e os cubos não estavam como eu deixei.. teve um erro, sim. mas não sei qual foi.

Compartilhar este post

Link para o post

Expliquei!

Disse que eu mesmo embaralhei e inspecionei todos. Embaralhei normalmente.

[...]

um deles até sabia montar, estava ensinando uns caras lá.

não sei se ele montou e desmontou, talvez! isso explicaria tudo

mas não afirmo isso e nem quero causar mais situações...

Mas nas situações do momento fazer duas vezes 10s seria complicado

os outros tempos considero que foram de acordo com o que treinei.

Mas os dois últimos cubos não tenho explicações.

Foi algo mais rápido que treinei e os cubos não estavam como eu deixei.. teve um erro, sim. mas não sei qual foi.

Ah... achei que no seu primeiro post dessa pagina, você tinha admitido implicitamente que preparou os cubos no Legendários, e tinha pedido desculpas por isso...

...

Bom, nesse caso eu não acredito em nada que você disse nesse último post.

E não, você não faz 12 segundos por cubo nos seus treinos em baixo d'água.

Eu já falei aqui que eu faço 11 quando treino em apneia, fora d'água ainda. O Pedro Santos não conseguiu 1:25 em 6 cubos nem fora d'água, o Pedro Roque tava se matando para conseguir isso também.

Ler que você não "sabe" se o cara montou alguma parte dos cubos antes de você resolver, ou não "lembra" se as cruzes foram fáceis, quase me faria rir se eu não me indignasse tanto com essa situação.

Quero ver a opinião do pessoal agora, eu não largo esse tópico até esse assunto se resolver....

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou dizer um negócio aqui, eu tinha o Renan Cerpe como um ícone no speedcubing, um exemplo a ser seguido, mas eu tava redondamente enganado...

Quer que a gente acredite que o pessoal da produção facilitou as cruzes? Ah largue mão, eles são tão tapados que mal sabem como mexer nos cubos... teve uma vez que (acho que era o Walter) que ia resolver, e o João Gordo começou a mexer no cubo de forma totalmente errada, parecia que ia dar pop.

Compartilhar este post

Link para o post

E claro que lembra! pode ser que não lembre o caminho da resolução de todos os cubos! mais com certeza lembra de cada cubo se tava facilitado ou não, com xcross facilitado ou não!

Compartilhar este post

Link para o post

(...)

O diretor disse que eu tinha que acertar, era uma obrigacao

Eu sei que aguento, mas mesmo assim tava dificil

Tanto enrolaram que eu estava mto nervoso la dentro

Mas consegui e bem rapido eu diria

Eu treinei fazer todos em 1:40 e fiz bem menos

Realmente, os dois ultimos foram rapidos

Eu nao lembro sinceramente de como estavam os scrambles, mas vendo no video ficou estranho mesmo

1:40 dividido por 6 dá 16,66667 por cubo.

No último post:

12 * 6 = 1:12 e não 1:40...

A média nos treinos era 12 ou 16,6667?

Editado por Pedro
3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, tão todos caindo de pau por causa de no máximo 6 segundos (considerando 3 segs em cada um dos dois últimos cubos). Não sou o cubista mais experiente, então me digam: é impossível do Renan ter resolvido os dois últimos cubos no tempo que foi resolvido? Não me venham com probabilidades, 1/bilhão, 1/trilhão enfim, quero saber se seria possível cair dois scrambles fáceis ou não. Lembro a uns meses atrás que numa competição oficial na modalidade 2x2 caiu um scramble ridículo que o cara resolveu em menos 1 ou 2 segundos não foi?

Acho que a reinvidicação é legítima, e merece atenção de todas, não só para como o cubo é divulgado mas para todas as áreas de nossas vidas. O Renan já admitiu que errou algumas vezes assim como já aconteceu com o Cinoto, mas o que pra mim fica claro é a mágoa/rancor/raiva/seiláoque que alguns colegas tem em relação ao Renan. Numa das mensagem mencionaram de novo os preços da loja dele, sua frequência no fórum.

Enfim, vi muitas mensagens hipócritas do tipo 'não quero julgar, mas parece que pisou na bola', sejam transparentes e falem o que pensam.

Compartilhar este post

Link para o post

1:40 dividido por 6 dá 16,66667 por cubo.

No último post:

12 * 6 = 1:12 e não 1:40...

Tá vendo, Renan tá se atrapalhando tanto com os argumentos que nem uma simples conta consegue fazer... preciso dizer algo mais?

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, tão todos caindo de pau por causa de no máximo 6 segundos (considerando 3 segs em cada um dos dois últimos cubos). Não sou o cubista mais experiente, então me digam: é impossível do Renan ter resolvido os dois últimos cubos no tempo que foi resolvido? Não me venham com probabilidades, 1/bilhão, 1/trilhão enfim, quero saber se seria possível cair dois scrambles fáceis ou não. Lembro a uns meses atrás que numa competição oficial na modalidade 2x2 caiu um scramble ridículo que o cara resolveu em menos 1 ou 2 segundos não foi?

Acho que a reinvidicação é legítima, e merece atenção de todas, não só para como o cubo é divulgado mas para todas as áreas de nossas vidas. O Renan já admitiu que errou algumas vezes assim como já aconteceu com o Cinoto, mas o que pra mim fica claro é a mágoa/rancor/raiva/seiláoque que alguns colegas tem em relação ao Renan. Numa das mensagem mencionaram de novo os preços da loja dele, sua frequência no fórum.

Enfim, vi muitas mensagens hipócritas do tipo 'não quero julgar, mas parece que pisou na bola', sejam transparentes e falem o que pensam.

1- Ele embaralhou na mão, você quer falar da possibilidade de sair um scramble fácil com o cubo embaralhado NA MÃO, pela própria pessoa que ia resolver?

2- Ta, vamos supor que caiu 2 scrambles fáceis no legendários, isso sem mencionar os outros cubos que foram mais de 10 segundos mas o F2L ainda sim foi feito em 6 segundos. "Caiu" scramble ridiculamente fácil no Manual do Mundo também, quantos scrambles fáceis podem cair de forma legítima para uma pessoa, logo nas vezes que ela tem que resolver em frente à câmera?

3- De todos os camps que o Renan foi, ele fez 9 segundos em UMA vez (com skip) e 10 segundos UMA vez. Você pergunta se agente acha que seria possível ele resolver 2 cubos seguidos em 10 segundos, de baixo d'água (experimente resolver seu cubo na água), sem inspeção, e na pressão de estar ao vivo na TV? Claro que é possível! Eu vou fazer 8 segundos por cubo lá no Legendários quando eu for (já fiz 8 segundos em campeonato mais de 10 vezes), e vou vim aqui falar que é legítimo.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Todas as contradições falam por si só... não tem como acreditar que não foi manipulado...

Compartilhar este post

Link para o post

1- Ele embaralhou na mão, você quer falar da possibilidade de sair um scramble fácil com o cubo embaralhado NA MÃO, pela própria pessoa que ia resolver?

2- Ta, vamos supor que caiu 2 scrambles fáceis no legendários, isso sem mencionar os outros cubos que foram mais de 10 segundos mas o F2L ainda sim foi feito em 6 segundos. "Caiu" scramble ridiculamente fácil no Manual do Mundo também, quantos scrambles fáceis podem cair de forma legítima para uma pessoa, logo nas vezes que ela tem que resolver em frente à câmera?

3- De todos os camps que o Renan foi, ele fez 9 segundos em UMA vez (com skip) e 10 segundos UMA vez. Você pergunta se agente acha que seria possível ele resolver 2 cubos seguidos em 10 segundos, de baixo d'água (experimente resolver seu cubo na água), sem inspeção, e na pressão de estar ao vivo na TV? Claro que é possível! Eu vou fazer 8 segundos por cubo lá no Legendários quando eu for (já fiz 8 segundos em campeonato mais de 10 vezes), e vou vim aqui falar que é legítimo.

1 - Tá bom Dechichi, então a culpa é dele de nenhum tapado do programa se oferecer pra embaralhar os cubos.

2 - Manual do mundo ele já explicou, mas claramente você não aceita a explicação nem o pedido de desculpas dele.

3 - Beleza cara, que bom pra ti, todos aqui (inclusive eu) sabemos que tu é melhor que o Renan (e que todos no Brasil). Então não faça como o Renan e embaralhe na mão, também não peça para para alguém embaralhar pois podem vir a duvidar dessa pessoa também, gere os scrambles no computador e peça para alguém embaralhar.

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Tá bom Dechichi, então a culpa é dele de nenhum tapado do programa se oferecer pra embaralhar os cubos.

2 - Manual do mundo ele já explicou, mas claramente você não aceita a explicação nem o pedido de desculpas dele.

3 - Beleza cara, que bom pra ti, todos aqui (inclusive eu) sabemos que tu é melhor que o Renan (e que todos no Brasil). Então não faça como o Renan e embaralhe na mão, também não peça para para alguém embaralhar pois podem vir a duvidar dessa pessoa também, gere os scrambles no computador e peça para alguém embaralhar.

Tu realmete acha que o Renan está certo?

Editado por M. Langhinrichs

Compartilhar este post

Link para o post

1- Não, a culpa é dele de não pedir pra alguém embaralhar. Isso é o mínimo do bom senso de um cubista para garantir a veracidade das solves.

2- Pera, no Manual do Mundo ele explicou? Primeiro ele disse claramente que a solve "caiu" fácil depois de várias tentativas, depois ele disse que ele "lembrou" que teve que deixar a cruz em 2-3 movimentos pra sair o sub9 logo (lembrando que agente refez a solve e faltava 1 movimento para a cruz, fora os pares). E eu (o tópico inteiro), fiquei frisando sobre a pouca importância do Manual do Mundo, que isso até seria aceitável, que o problema é o Legendários.

3- Depois dessa do Renan, eu, Cinoto, Carlos e Pedro já conversamos, e falamos pro Legendários da situação de dúvida das pessoas, e a partir de agora vamos ter um delegado (ou pessoa de confiança) nas tentativas de cubos em baixo d'água, e os cubos vão ser embaralhados por computador ou passados pra outras pessoas embaralharem (pelo que eu entendi).

Cara, peço até desculpas pelo jeito que respondi o último post. Acho que vou tentar deixar claro as minhas intenções (eu imagino que seja coerente com as do fórum). Vou ser sincero:

Como você mesmo disse... agente pode pegar o video e refazer mil solves... agente pode calcular as probabilidades, agente pode ver o tanto que o Renan está entrando em contradição. Mas isso são nada mais que artifícios para tentar provar o ponto. EU não preciso disso, eu sei o que aconteceu, só preciso olhar nas solves. Em quanto tempo você faz? Se você visse uma pessoa que fosse de um nível muito menor que o seu, você não conseguiria ler muito bem a solve dela? Você não conseguiria dizer exatamente o que foi rápido de mais pro nível dela e o que não foi?

Ninguém pode provar se o Renan roubou ou não, mas eu vi ele fazer a cruz e o primeiro par de F2L mais rápido do que eu consigo fazer, eu olhei os vídeos várias vezes. Eu puis isso em spoiler por que nunca vou falar pra ninguém que foi manipulado por que "minha habilidade" de ver solves diz que foi. Mas eu sei o que eu espero ouvir aqui, e enquanto uma versão coerente não for dada, nós nunca vamos saber se isso não voltará a acontecer. Por que da última vez que eu aceitei histórias pela metade (no e-mail que o Renan me mandou), aconteceu tudo de novo.

Respeito ou sentimentos pelo Renan é uma coisa, isso vai de cada um e ninguém tem que exaltar isso aqui. Mas se ele contar a verdade (coerente com os fatos) e pedir desculpas, por mim ta ótimo.

Editado por Gabriel Dechichi
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Tu realmete acha que o Renan está certo?

Não cara, só não acho que é pra tudo isso que tão fazendo. Como eu disse antes, pessoal não gosta do Renan aproveita tudo pra malhar o cara.

Compartilhar este post

Link para o post

Falou a verdade Andrei!

...

Ja vi que quanto mais eu tento explicar mais vcs vao achar problemas pra me acusar

Eu ja disse que fui errado em varias situacoes, ja pedi desulpas e tentei me explicar. 

Sim, me embananei em algumas respostas aqui por nao ter analisado os videos antes. Ja disse, to cheio de problema aqui em casa, coisa seria e minha cabeca ta quente de tantas coisas assim.. Agora venho no forum e tenho que ler 1000 criticas diretas contra mim. Me explico mas nao adianta. Essa coisa de me criticar aqui no forum ja nao eh de hj e varios sabem disso. Mas blz, acredita em mim quem quiser. Mais uma vez peço PERDAO pelas falhas que cometi! Ja disse que nao sei como foram os cubos do legendarios, ja expliquei. 

Ah, quando eu disse que fiz media de 12s na agua, foram cubos individuais e nao em sequencia. Eu treinei individualmente! Eu tambem sei fazer contas de dividir ;)

Enfim, ja me expliquei, ja me desculpei. Acredite quem quiser. Aqui no forum eu ja sou inimigo de muita gente e sem explicacoes. eh complicado tentar me explicar mais aqui e agradar a todos. Espero que seja meu ultimo post aqui. Agora Vou continuar ajudando milhares de brasileiros a entrar no cubo magico. Abracos

Compartilhar este post

Link para o post

Falou a verdade Andrei!

...

Ja vi que quanto mais eu tento explicar mais vcs vao achar problemas pra me acusar

Eu ja disse que fui errado em varias situacoes, ja pedi desulpas e tentei me explicar.

Sim, me embananei em algumas respostas aqui por nao ter analisado os videos antes. Ja disse, to cheio de problema aqui em casa, coisa seria e minha cabeca ta quente de tantas coisas assim.. Agora venho no forum e tenho que ler 1000 criticas diretas contra mim. Me explico mas nao adianta. Essa coisa de me criticar aqui no forum ja nao eh de hj e varios sabem disso. Mas blz, acredita em mim quem quiser. Mais uma vez peço PERDAO pelas falhas que cometi! Ja disse que nao sei como foram os cubos do legendarios, ja expliquei.

Ah, quando eu disse que fiz media de 12s na agua, foram cubos individuais e nao em sequencia. Eu treinei individualmente! Eu tambem sei fazer contas de dividir ;)

Enfim, ja me expliquei, ja me desculpei. Acredite quem quiser. Aqui no forum eu ja sou inimigo de muita gente e sem explicacoes. eh complicado tentar me explicar mais aqui e agradar a todos. Espero que seja meu ultimo post aqui. Agora Vou continuar ajudando milhares de brasileiros a entrar no cubo magico. Abracos

Concordo plenamente também, pessoal aqui não gosta de você sem motivo nenhum, eu inclusive sempre tive esse problema, e nunca, nunca tentei mudar, não é mesmo?

É tudo um plano mesmo... agora... você vai parar de preparar solves e deixar informações duvidosas correrem soltas na TV?

Se pudermos concordar nisso eu durmo tranquilo hoje.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Agora venho no forum e tenho que ler 1000 criticas diretas contra mim.

Quem faz o que quer, ouve o que não quer.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vamos lá...

O mínimo que eu esperava conseguir em relação ao Renan com esse tópico já aconteceu, que foi dar a palavra dele que isso não vai se repetir mais. Se ele está arrependido, se ele tá pedindo desculpas, isso não me interessa porque não dá para saber o quão sincero ele está sendo(que é algo importante depois do que vimos aqui no tópico).

O certo mesmo era que o programa de alguma forma reconhecesse o erro deles (que com muita tristeza eu digo que o erro deles foi confiar que "nós cubistas" seríamos honestos) e dissesse no programa que houve algo errado e corrigisse. Como eu acho muito improvável de acontecer, porque fazer o certo geralmente não é o mais fácil e eles podem julgar que vai fazer mal para eles (o que discordo, mas isso já é outra conversa), para mim temos que resolver o problema entre nós para que isso nunca mais aconteça.

O Andrei está pedindo que sejamos totalmente transparentes, o que eu tenho a dizer para ele é: Andrei, você está sendo um idiota. Se você quisesse ser transparente como está exigindo, teria apontado as pessoas de quem estava chamando de hipócrita para dar chance delas se defenderem. Não sei se você estava falando de mim, mas eu não acusei o Renan do tipo "você fez isso!" porque como repetimos várias vezes, não temos como provar 100%, por isso seria errado qualquer um acusar. A conversa toda está girando em cima do bom senso, e todos (inclusive ele) estão vendo que foi algo totalmente errado o que ele fez. Achei absurdo você dar entender que o Renan está levando a culpa injustamente porque alguém do programa não se disponibilizou a embaralhar os cubos e por conta disso ele poderia deixar os cubos como quisesse ou não embaralhar mais caso os scrambles fossem ridiculamente fáceis. Ele levou culpa porque ele não foi honesto e você não quer ir contra as probablidades milhonésimas não, você está indo contra o

bom senso. Você tá tentando defender o que ele próprio já admitiu que foi errado.

-----------

Edit: Esqueci do principal que queria falar para o Andrei. Se você quer achar que a gente tá aproveitando qualquer coisa para malhar o Renan, pode achar que é isso mesmo, não me importo. Não interessa o motivo da nossa reclamação, desde que ela seja coerente. Se ele não quisesse que ninguém "pegasse no pé" dele, era só não fazer nada disso.

-----------

Se não foi honesto por ingenuidade ou por algum desvio de conduta, não temos como saber/provar. O que interessa é que se ele não tinha aprendido que é errado não fazer o certo (me sinto um retardado falando uma frase dessa, como se não fosse uma coisa óbvia), pelo menos agora ele está dizendo que aprendeu e que não vai mais repetir. Com certeza ele se queimou por causa disso, porque não era necessário ele ser repreendido para saber que tem que fazer o certo, mas ele tem a chance de fazer diferente daqui para frente. Como ele prometeu, estou contando com isso. Se voltar a repetir, a conversa vai ser diferente.

Editado por Carlos de Alcântara
5 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo plenamente também, pessoal aqui não gosta de você sem motivo nenhum, eu inclusive sempre tive esse problema, e nunca, nunca tentei mudar, não é mesmo?

É tudo um plano mesmo... agora... você vai parar de preparar solves e deixar informações duvidosas correrem soltas na TV?

Se pudermos concordar nisso eu durmo tranquilo hoje.

Olha que interessante... O Dechichi e eu termos a MESMA opinião :voraz:

Uma coisa que me intrigou muito, foi em um comentário do Renan ele dizer que antes de começar os Solves, ele analisou os cubos! Isso daria uma boa vantagem (principalmente em um recorde mundial...). O Dechichi (se não me engano) a pouco tempo postou uma média sem inspeção... o resultado foi maior que o normal.

Ainda há muito a ser resolvido... Todos temos problemas (principalmente dentro da família, e problemas sérios, você não é o único R#$@!).

:apoletico:

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo plenamente com o Carlos De Alcântara e acredito que a partir de agora se torna INACEITÁVEL qualquer atitude que vá contra os assuntos aqui discutidos. Caso isso volte a ocorrer, não sei o que poderá acontecer, mas lógico, esperaremos uma atitude dos moderadores.

Quanto ao Renan, minha admiração por ele se foi. =/

Ahh, também tenho problemas sérios na minha família. q:

Obrigado,

Wagner Lima.

Editado por Wagner Lima
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

esperaremos uma atitude dos "chefes" (não sei como me referir às pessoas mais influentes da CMB).

São os Moderadores

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

"Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes"

Anônimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, não vim dar minha opinião antes pois ela é praticamente a mesma do Carlos, Dechichi e creio que a da maioria aqui, mas já percebi que quanto mais opiniões melhor, então vamos lá:

Primeiramente em relação ao caso do Renan:

Pra começar, uma breve história:

O Renan foi quem me "apresentou" o cubo mágico, pois quando decidi procurar como resolver o cubo, o site dele foi um dos melhores que encontrei, com o melhor tutorial (ao meu ver, naquela época). Inclusive acho que na época (2009, se não me engano), o site do Renan era maior (em questão de procuras no google e visitas) do que o fórum, pois não lembro nem de ter ouvido falar nada sobre o fórum. Mas depois que aprendi a montar pelo método básico, fiquei completamente perdido, pois as explicações do método avançado, no cubovelocidade, na época eram muito ruins, na verdade eram apenas uma lista de algorítimos, que para mim não faziam sentido algum. Isso me fez abandonar o cubo, e não aprender mais. Só que por sorte, depois de alguns meses, encontrei o cubo, e queria relembrar como fazia, acabei procurando novamente na internet e cai aqui no fórum! Sendo muito bem recebido por pessoas que eu percebi que queriam compartilhar o conhecimento e me ajudar!

Resumindo, o Renan me "apresentou" o cubo mágico, mas se dependesse apenas dele, nunca teria saído do básico, conhecido o fórum e todo esse mundo do speedcubing.

O que estou tentando dizer, é que sinto que o Renan tenta te prender a ele, fazendo com que você faça parte de um "senso comum", que vai comprar na loja dele (que tem preços muito abusivos) e acreditar que ele é o "melhor do brasil" ou o "campeão brasileiro"...

No caso do legendários, também não acredito que aqueles embaralhamentos não tenham sido manipulados, e concordo que foi errado, mas acho que agora temos que pensar no futuro, pois acho que não é o caso de alguém ir lá no programa e dizer "o recorde da semana passada foi uma mentira e tal...". Provavelmente esse recorde vai ser batido e esquecido e isso ficará como mais uma lição para próximas situações que podem vir a ocorrer.

Agora pensando na questão da ética, concordo com a maioria aqui que disse que estamos crescendo e chegamos a um ponto que não podemos mais deixar a mídia manipular fatos e mostrar informações falsas que podem acabar com nossa "reputação". Acho que devemos mostrar sempre a realidade!

Concluindo, acho que não adianta mais ficar discutindo o que já aconteceu, pois fazer uma "grande mudança" agora (como por exemplo alguém ir a TV e dizer que aconteceu uma farsa) também não vai ser nada bom para nossa credibilidade. Então devemos nos organizar melhor para que isso não aconteça novamente!

Editado por Pituca
4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post