Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Cinoto

Como um cubista deve se comportar

89 posts neste tópico

Estou bem ocupado ultimamente por isso as vezes demoro pra responder.

Mas hoje eu fui rever algumas coisas...

Vi o video do manual do mundo, eu falei besteira antes pq nao lembrava como ele era realmente ate assistir hoje.

Realmente, a cruz tava quase pronta no video, na parte que fiz 9s. Eu tinha feito umas vezes para ele ver antes, uma delas tinha dado um tempo mto bom, sub10 tbm... Ai qndo fomos gravar ele me pediu pra repetir o sub10 pra sair no video, queria que fosse o 9.65 que eh meu recorde oficial, mas nao daria. Tentei algumas vezes como eu tinha dito e entao eu mantive a cruz faltando uns 2 ou 3 moves pro sub10 sair logo pra ele gravar.

Nao vejo isso como um erro. Eu faco sub10 varias vezes em uma media. Eh meu recorde oficial tbm. E como ele queria isso no video, eu fiz dessa forma pra ir mais rapido, se nao teria que gravar mais alguns solves ate o sub10 sair normalmente. De qualquer forma seria isso que estaria no video. Se eu tivesse feito tipo um sub6 que eh perto do mundial, ai sim seria loucura e total mentira.

Enfim, entendo que nao foi real. Gravamos tantas vezes que nao me lembrava que a que ficou no video era essa... Ate assistir hoje com mais calma. Mas como disse, entendo que nao foi real e isso conta com um erro meu.

Bom, mais uma vez peço desculpas por isso e outros erros

Prometo prestao muito mais atencao nas proximas oportunidades que eu tiver.

Eu nunca quiz mentir, de forma alguma.

Algumas vezes a midia nos força a isso ou mesmo como foi no caso que acabei de explicar, o que fiz seria mais rapido, nao era mentira mas tbm nao era real. Eu reconheco!

E se em algum lugar estiver me chamando de campeao e tals, me avisem que vejo com o autor de mudar. Ja afirmei que tbm nao corcordo de chamar assim, como disse com toda sinceridade pro Dechichi.

Abracs

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi o video do manual do mundo, eu falei besteira antes pq nao lembrava como ele era realmente ate assistir hoje.

Realmente, a cruz tava quase pronta no video, na parte que fiz 9s. Eu tinha feito umas vezes para ele ver antes, uma delas tinha dado um tempo mto bom, sub10 tbm... Ai qndo fomos gravar ele me pediu pra repetir o sub10 pra sair no video, queria que fosse o 9.65 que eh meu recorde oficial, mas nao daria. Tentei algumas vezes como eu tinha dito e entao eu mantive a cruz faltando uns 2 ou 3 moves pro sub10 sair logo pra ele gravar.

Nao vejo isso como um erro. Eu faco sub10 varias vezes em uma media. Eh meu recorde oficial tbm. E como ele queria isso no video, eu fiz dessa forma pra ir mais rapido, se nao teria que gravar mais alguns solves ate o sub10 sair normalmente. De qualquer forma seria isso que estaria no video. Se eu tivesse feito tipo um sub6 que eh perto do mundial, ai sim seria loucura e total mentira.

Ah, você não lembrou disso quando me respondeu o e-mail não? Quando falou claramente que a cruz "saiu" fácil? Lembrou só agora?

E não era 2 ou 3 moves, era 1, com um par pronto pra colocar (agente refez a solve). Sub-10 é seu recorde com PLL skip, já me pediram pra eu fazer 7 segundos em entrevistas e eu sempre recusei, isso é um erro sim.

Também não sei como você faz muitos sub-10 numa média. Quando eu tinha média 13 eu fazia 1 sub-10 numa média de 100.

E o Manual do Mundo foi só um exemplo, o problema é o Legendários.

---

Ainda to na esperança do pessoal postar aqui, ta todo mundo achando isso de boa? As vezes eu que to levando as coisas a sério de mais....

Editado por Gabriel Dechichi
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Renan sou novato no mundo do cubo mágico e até pouco tempo te considerava o melhor cubista do Brasil pelo fato dos entrevistadores te exaltarem bastante, fazendo com que os telespectadores o considerassem um gênio! Um exemplo é na apresentação do Mion durante o programa "Legendários" - "Um muleque que é considerado um genio, ele resolve o cubo mágico em baixo da agua, é o Renan Cerpe!"

Nas entrevistas, você sempre diz fazer tempos de 9 segundos e até "prova" através dos videos dos quais você participa, mas quando fui olhar no site da associação mundial de cubo mágico, vi que você só tem um tempo de 9 segundos!

A partir disso comecei a ter uma visão diferente de você, meio desconfiado até.

Quando me falaram sobre o Gabriel Dechichi fiquei impressionado pelo número de campeonatos ganhos por ele e pela quantidade de recordes oficiais! Os recordes dele são recentes até, gostaria de saber o por que de você não cita-lo em suas entrevistas, falando que existe alguém melhor que você no Brasil?

A partir da compilação desses fatos comecei a ter uma má imagem sobre sua pessoa, desculpe cara mas alguns amigos concordaram comigo por isso decidi te falar isso, acredito que é essa imagem que você está passando não só pra mim nem pros meus amigos, como para todos que começam a te acompanhar.

Obrigado.

Abraços, Wagner.

Editado por Wagner Lima
7 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto de criticar ninguém. Mas só fazendo uma observação, quando alguém me pergunta em quanto tempo eu monto o cubo mágico, eu digo "Já consegui uma vez fazer X, mas foi sorte...", então a pessoa pergunta "mas você faz em quanto tempo então?", dai respondo dizendo meu PB no avg 50 ou 100 pra que se a pessoa pedir pra ver fica mais fácil tirar, se sair um tempo menor que o PB de média que eu disse, eu falo "foi sorte! :D". Me digam se estou errado... pra mim o certo é assim.

Abraço a todos, espero que tudo se resolva pacificamente! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Mateus concordo com você,se alguma pessoa me perguntasse em quanto tempo eu monto eu jamais falaria que monto o cubo em 9~10 seg mesmo tendo media de 12 sub 10

eu provavelmente falaria tipo uns 13 seg que eu sei que consigo montar até em calm turning,se na hora se eu montar em 10 otimo se montar em 12 bom também,assim a pessoa vai pensar que eu sou até melhor do que eu falei,

Uns dias desses eu fui em uma festa e alguem falou que eu sabia montar cubo magico, e um garoto de 10~11 anos falou que tinha visto o video do renan e perguntou se eu ja tinha visto o melhor do brasil montando,acho que estraguei a felicidade do garoto ao dizer que o melhor do brasil era o Gabriel e nao o Renan,e que o video do manual do mundo nao era totalmente veridico

Agora com relação ao Renan especificamente eu gostaria de saber com sinceridade quem embaralhou os cubos do Legendários,principalmente os 2 ultimos,eu quando estou treinando custo para fazer 2 cubos seguidos em 9.xy e la no programa você (Renan) fez os 2 ultimos em 10 cada um,sendo que você nao fez avg sub 10 ainda nem em casa,e ainda mais que os cubos anteriores você gastou muito mais tampo.

Eu lembro que uma vez o feliks foi em um programa de TV e o pessoal percebeu que ele tinha demorado 30% mais do que o que ele fazia em casa,com você parece que foi ao contrario,você reduziu sem tempo ao vivo e sem respirar

Não vou deixar de respeitar o Renan mesmo que ele tenha manipulado os cubos ou qualquer outra coisa,antes de tudo ele foi um dos primeiros a começar aki no brasil e organizou o primeiro campeonato se nao me engano,todos somos humanos e podemos errar,so que ai vai de cada um Pedir DESCULPAS , ADMITIR o ERRO e não REPETIR o mesmo em outras oportunidades

Editado por Pedro Roque
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que também não se pode deixar de levar em conta a expectativa que as pessoas que nos rodeiam e nos observam.

No colégio, volta e meia me perguntam: "Patricky, qual seu recorde no 5x5". Eu respondo: "1:39.70".

Daí me perguntam: "E qual é o recorde sulamericano?" Quando eu respondo com cara de tacho que é 1:16.53, já se frustram.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de tudo que li aqui, depois de rever os vídeos do programa "Legendários", e depois de rever meu erro em não ter falado com o Mestre Cinoto para ir participar do "Manual do Mundo" (sim, foi eu quem deu a ideia ao Iberê do Renan ir lá...). Cheguei em algumas conclusões:

1º: Dechichi, se o programa da emissora "Record" for dar o prêmio pra quem bater o Renan... vai lá e arrebenta (viu, eu gosto de você um pouco *-* :voraz:)

2º: Assuntos em São Paulo devem ser discutidos com o Cinoto (que foi citado a cima por também cometer erros, mas não vamos comparar essas duas pessoas né? CONCORDEMOS!?!¿¿)

3º: :chorando:

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Galera.. acho que não podemos perder o foco deste tópico, e todos sabem sobre o que e sobre quem realmente estamos falando.

Muitos já fizeram algo errado, ou falaram que não devia. Mas o Renan fez várias vezes, além de uma delas ser de grande porte, ao vivo e recentemente no programa legendários, anunciando ser recordista mundial, de algo que parece forjado. As explicações dadas neste tópico não convenceram ninguém, foram tão curtas e sem conteúdo, além de serem contraditórias e talvez mentiras.

Quando alguém aparece na mídia com o cubo mágico, ela está representando toda a nossa comunidade. É nosso nome, é nossa história que está sendo escrita sob mentiras.

Renan é um dos mais antigos, e sei que foi inspiração para muitos daqui do fórum, mas hoje em dia suas atitudes não condizem com uma boa conduta.

Posso estar errado no estou falando, mas é o que parece mais claro no momento. E acho que todos que concordem com isso, devem expor suas opiniões, porque se só meia duzia vir falar, nada vai acontecer, e vamos continuar na mesma situação.

Isso é muito sério pessoal, é importante a opinião de todo mundo da comunidade, para chegarmos a um consenso.

Tem bastante gente aqui no fórum que passa pelo tópico e não fala nada, parece que está com medo de vir e expor sua opinião.

Eu, e todo um pessoal mais antigo viemos dar nossa opinião. Dechichi, Carlos, Cinoto, Pedro, Clériston, Bini entre outros. Mas a comunidade não é só este pessoal..

Todos aqui falaram o que pensam e abriram portas para todo mundo falar também.

Editado por FelipeCruz
4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, concordo com o Dechichi e o Felipe, esse assunto é sério mesmo, não estão exagerando em nada.

Quanto às aparições na mídia, pessoal tem que se convencer de que aquilo não é (e não é mesmo) uma maneira de mostrar que você é o melhor, mas sim de divulgar o esporte. Exatamente pelo fato de muitos Ignorantes dizerem que isso não é esporte. Já vi no Orkut uns idiotas comparando o Speedcubing a meros jogos como War.

Agora, sinceramente, o Renan abusa do direito. Se nota o erro de cara nos posts dele. Se pediram pra te fazer sub-10, vá pegando os scrambles até fazer sub-10, simples pra quem faz "10 sem pressão". Agora, se ele repetiu o mesmo scramble até dar sub-10, isso caracteriza scramble treinado, e, consequentemente, farsa.

Venhamos e convenhamos, não se vê nos sites da Austrália o Feliks forjando um single sub-WR, nem o Mats Valk na Alemanha fazendo 25 segundos no 4x4.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu não lí todos os posts desse tópico, alguns são muito extensos, os que eram pequenos eu não lí, lí partes dos posts do carlos e do dechichi, os do renan também, fiquei alguns dias ausente, não estava a par da situação.

Minha opinião para o caso será bem simples e não muito extensa, pelo menos tentarei não extender muito.

A mídia brasileira geralmente procura mostrar assuntos que possam se mostrar "interessantes" aos olhos de uns e "impossível" aos olhos de outros, porém como Cubing não é algo muito disseminado em nossa sociedade sempre há erros nas informações, foi assim com o dechichi, foi assim com a reportagem sobre a oficina open, quanto ao programa legendários, eles quizeram fazer uma coisa limpa, procuraram o Cinoto que é o delegado da WCA, pelo menos tentaram passar as informações corretas, porém o erro que houve, pelo meu entendimento de tudo isso, não foi deles e sim do Renan, (aviso, não estarei analisando nada levando para lado pessoal ou coisa do tipo, estou analisando o caso com olhos de alguem que não conhece ninguem, levando em consideração os relatos) como todos sabem não é uma conduta ética analisar os cubos que estavam para serem resolvidos em baixo d'água, o recordista anterior sómente fez 4 porém ele não os analisou em momento algum antes de resolvelos, o Dechichi também não analisou os 3 cubos resolvidos anteriormente à sua participação. Pelos relatos feitos pelo Carlos, percebo que a conduta do Renan não foi muito "gloriosa" para o mundo do cubing, na verdade foi algo que pode ser considerado uma... digamos, uma "sacanagem".

Mudando o assunto um pouco para o Manual do Mundo, eu tentei resolver o scramble previsto ai, sendo que sou sub 40, apesar de sempre fazer avg 5 sub 35 não me considero sub 35 ainda por nao fazer totalmente os tempos sub35, resolvi em 36.51 errando o ultimo par de F2L errando OLL e começando a PLL errada e voltando e refazendo. As chances de um scramble desses cair em um embaralhamento oficial são quase que totalmente extintas.

Acho que por aqui posso finalizar minha lógica, o que hávia de ser dito ja foi, em minha opinião os participantes de um programa como esse deveriam ser escolhidos pelo Cinoto e se sómente alguns podessem, o CInoto faria um levantamento e a comunidade do forum poderia fazer uma votação de quem iria e quem não iria.

Acrescentando a tudo isso acho que os scrambles em um programa de TV poderiam ser feitos do mesmo modo que em uma competição o delegado pega os 5 scrambles e os faz e ninguem fora ele poderá ver os cubos antes.

Att. Iago Sousa

Abraço a toda a comunidade de cubers do Brasil.

Editado por Iago Sousa
4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é muito sério pessoal, é importante a opinião de todo mundo da comunidade, para chegarmos a um consenso.

Tem bastante gente aqui no fórum que passa pelo tópico e não fala nada, parece que está com medo de vir e expor sua opinião.

Esse é o ponto... Por o Renan ter "fama", vários tem medo.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando alguém pergunta pra min! em quanto tempo vc resolve o cubo com uma mao? qual seu record? eu respondo meu record e 16 seg eles comentam nossa ele faz em 16 seg o cara e fera e tal eu fico meio sem jeito e sempre explico!

Esse tempo eu fiz uma vês, já fiz em 17, 18 mais não significa que faco sempre, minha media e 27 sempre explico que meu menor tempo foi muito difícil e que eu não faco quando simplesmente quero! e "sempre" falo do WR e SAR

Concordo que uma aparição na mídia deve ser com conteúdo verdadeiro não manipulado, mas todo mundo aqui sabe que a Midia brasileira tem fama por manipulação de informações ou qualquer outra coisa!

Então vai do bom senso do cubista aceitar ou não uma matéria visando o interesse do programa, facilitando a vida do cubista! eu particularmente não concordo com isso!

Quando o publico vê uma pessoa mostrando algo que não e real o publico acredita naquilo e isso não e correto!

Sobre ser campeão, isso tb dever ser explicado! "Ser" e diferente de "Estar" se uma pessoa foi campeã ela deve dizer quando isso ocorreu, porque se vc diz sou o campeão brasileiro isso soa "unanime" ainda mais pra essa modalidade de esporte que esta começando a se apresentar relativamente ao publico em geral!

Editado por renatofl

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o tópico realmente mudou o rumo e agora estão todos discutindo sobre a aparição do Renan no manual do mundo e no legendários,apesar de que o Renan já disse que manipulou o cubo no manual do mundo então acho que agora o FOCO é no LEGENDÁRIOS,em eles até afirmam que o Renan quebrou o RECORDE MUNDIAL,mas será que isto deveria ser valido,uma vez que os cubos parecem ter sido manipulados,de modo a ficarem mais fácil para serem resolvidos

Pelo que eu sei e conheço do speed é muito difícil resolver cubo na televisão e se um manipula uma vez e ninguém fala nada esta pessoa tende a repetir o ERRO e cada vez isso fica mais sério, pensem que agora estamos falando de uma possível aparição durante varias semanas do nosso esporte na televisão,

Eu creio que todos que postaram aqui duvidam da veracidade dos fatos e acho que se não tomarmos uma atitude AGORA os erros podem aparecer novamente,acho que o Renan podia pelo menos vir aqui e explicar com clareza o fato ocorrido

Talvez se várias pessoas postarem aqui um dia teremos um esporte que não se apoiou em mentiras para se disseminar

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Pela maneira que o Renan fala, dá a impressão de que ele não vê a importância de se explicar aqui.

Mas, só pra saber, vocês estão querendo embargar esse recorde mundial?

Compartilhar este post

Link para o post

Pela maneira que o Renan fala, dá a impressão de que ele não vê a importância de se explicar aqui.

Mas, só pra saber, vocês estão querendo embargar esse recorde mundial?

Esse recorde ai agente quebra na proxima apariçã na TV,pessoal ta ficando 2 min sem respirar,coisa de 10 cubos(6 é pouco pa nois)

Compartilhar este post

Link para o post

O que foi feito ta feito! acho que não podemos mudar! isso causaria um impacto muito grande, alem de manchar a imagem de nos cubistas,

Vamos acatar a ideia do Cinoto por um "Código de Conduta" pra não ocorrer mais esta tipo de problema!

Editado por renatofl

Compartilhar este post

Link para o post

O que foi feito ta feito! acho que não podemos mudar! isso causaria um impacto muito grande, alem de manchar a imagem de nos cubistas,

Vamos acatar a ideia do Cinoto por um "Código de Conduta" pra não ocorrer mais esta tipo de problema!

Não é assim..

O que está feito não pode ser mudado, mas pode ser explicado e desculpado.

Isso não estraga a imagem de ninguém, muito pelo contrário, mostra a decência e honestidade que a comunidade possui.

Esse é o ponto... Por o Renan ter "fama", vários tem medo.

¬¬

Tá brincando? Medo do que?

De perder contato com o membro mais participativo e colaborador da comunidade ou de perder contato com a loja mais barata?

Editado por FelipeCruz
4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Gastei um bom tempo pra ler todas as postagens e concordo totalmente com a opnião dos cubistas aqui demonstradas. Vou falar alguns pontos que já foram tratados mas que acho que é importante mostrar minha visão sobre o caso.

Primeiramente gostaria de dizer que o Renan foi uma grande inspiração pra mim inicialmente no mundo do cubo (meados de 2009) e aprendi o fridrich através do site dele, porém suas atitudes na mídia já tinham me deixado desconfiado tem bastante tempo.

Sobre o manual do mundo, sinceramente acho lamentável a atitude do cubista ao tomar a atitude que tomou e ainda se defender falando que - quote do referido - "não vejo isso como um erro", que o tempo foi válido por que "Eu faco sub10 varias vezes em uma media". A farsa (que primeiro foi desmentida pelo mesmo) já foi admitida pelo próprio Renan: "Tava facil mesmo, vcs podem ver no video, teve um par que foi junto com a cruz e o resto tava facil tbm. Mas n foi armado." e mais pra frente já diz: "Tentei algumas vezes como eu tinha dito e entao eu mantive a cruz faltando uns 2 ou 3 moves pro sub10 sair logo pra ele gravar."

Nem a mentira foi contada direito, não tinha 2 ou 3 moves pra cruz, tinha 1 movimento e ainda assim caía com 2 pares de F2L praticamente prontos. Eu que tenho média de 18s, estava totalmente sem aquecer, não tinha resolvido nenhum cubo hoje fiz 11.28 sem nem inspecionar direito. Aí você vem me falar que um tempo qualquer que seja, com esse scramble, é válido?

Mas sobre o manual do mundo eu posso até dizer que entendo, a pressão do pessoal é grande, querem que você faça o menor tempo possível pra gravar no programa, mesmo que você tenha que facilitar um pouco (entendo mas não concordo). Agora, no Legendários, onde o cara fica o tempo todo falando "RECORD MUNDIAL DE CUBOS MÁGICOS EM BAIXO D'AGUA" - digo isso em caixa alta justamente porque o Mion fica gritando isso o tempo todo - resolver cubos preparados ou com qualquer tipo de irregularidade na resolução pra mim já é sacanagem demais com toda a comunidade cubista. Suas atitudes não refletem só em você, mas pra todos que fazer parte desse universo dos cubos, e justamente os que ficam mais decepcionados somos nós. Cara, como pode resolver os 2 ultimos cubos em 10 segundos? Não faz sentido nenhum. Sem inspeção, em baixo d'agua, na TV. São fatores contra demias pra se fazer um tempo que é praticamente o seu melhor tempo oficial (contado os inúmeros campeonatos já participados) 2 vezes seguidas ainda. É coincidência demais pra ser real.

Sobre o título de Campeão Brasileiro vou nem comentar, que isso já tá chato já tem muito tempo.

Só pra comentar uma coisa pessoal pra finalizar. Na faculdade, no trabalho e em diversos lugares em que o pessoal me vê resolvendo cubos e levando vários puzzles diferentes eu já tento sempre tomar muito cuidado com as informações que eu passo, falando pras pessoas que tem outras bem melhores que eu, que qualquer um pode aprender, e, ao informar meus tempos falando da média e só citando que o record é algo que envolve mais a sorte. Se eu, que não tenho nenhum papel na mídia tenho que fazer isso, imagina alguém que já é conhecido erroneamente no brasil como "campeão brasileiro"? O papel deste individuo é ser o que mais vai divulgar a modalidade, campeonatos e incentivar que as pessoas inciem o speedcubing, tomando o maior cuidado de todos pra não falar coisa que não deve e sempre desmentindo informações erradas que as pessoas falam. Pelo menos eu particularmente não tenho visto isso, só informações duvidosas e resoluções no minimo estranhas.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Pessoal , ando meio sumido com muitas coisas a fazer que estou aparecendo pouco nos recentes campeonatos e até no próprio fórum (infelizmente) , então faz tempo que não escrevo mas sempre entro pra dar uma olhada, não estava sabendo dessa no minimo lamentável situação . Ao saber do tópico vim dar minha opinião por considerar esse assunto de extrema importância para o nosso esporte.

Muitos de nós já participaram de entrevistas e programas de TV, eu mesmo não tive muitos problemas pois participei de poucos eventos desse tipo , 1 entrevista no multishow , 1 congresso e 1 propaganda que acabou nem sendo exibida . A única coisa que seria chata é essa propaganda que justamente não foi exibida que era pra ser uma propaganda politica em que só apareceria as mãos montando ,me chamaram após eu falar que montava em 30 s (minha média na época) mas na hora da gravação falaram pra eu montar o 4x4x4 com adesivos de figuras e nos mesmos 30 s, após minha cara de WTF falaram que eu nem precisava montar que era só ficar mexendo no cubo rápido que depois eles faziam o cubo ficar pronto no computador, fiquei meio decepcionado mas como não era uma matéria que iria falar sobre o esporte e ja tinha viajado pra gravar acabei gravando mas não passou .

acredito que o que as vezes acontece é o seguinte, no inicio não sabíamos direito aonde queríamos e aonde poderíamos chegar com o nosso esporte. Dessa forma as primeiras entrevistas eram bem despretensiosas mesmo pois tudo era novidade,desde a organização de um campeonato ,até aparecer na TV mesmo. Informações que eram passadas no começo não tinham a força que tem hoje pois estávamos engatinhando se comparado a hoje , É só comparar o numero de inscritos nos campeonatos ao longo desses 5 anos. O que quero dizer com tudo isso é que é uma tremenda irresponsabilidade achar que podemos nos portar em uma entrevista ou em um programa de TV da mesma maneira que fazíamos 5 anos atras. Representar toda uma comunidade é uma responsabilidade muito grande , é melhor não ir do que prestar uma desinformação na MINHA OPINIÃO é melhor não divulgar o esporte do que divulga-lo de maneira errônea ou equivocada. Por algumas vezes já tive que corrigir desconhecidos que vinham com informações e impressões erradas baseadas em uma matéria na TV. ,e ao descobrirem a "fraude" o esporte cai em desacreditação e por consequência toda a comunidade sofre com isso.

Falando especificamente do programa em discussão no tópico , não estava sabendo da aparição do pessoal no programa,estava zapeando na TV e por acaso vi quando o Dechichi ia montar embaixo da água e acabou montando 3 cubos , achei super legal e tal ,quando vi o Renan bater o "recorde" e fazer 6 cubos estranhei na hora ele ter feito tão rápido mas não dei muita bola , confesso que ainda não revi o video para fazer uma analise mais aprofundada mas de qualquer forma foi um resultado no minimo estranho. Claro que qualquer programa de TV vai querer empurrar informações falsas pra dar um ar um pouco mais sensacionalista mas nós não podemos mais aceitar esse tipo de coisa , ou filmam algo que realmente conseguimos fazer ou nos recusamos a fazer. Acho que deveria ser assim. quando perguntarem em quanto tempo vocês conseguem fazer antes de gravar um a matéria nunca digam seu single, digam pelo menos a média pois assim evitamos essas pressões de acharem que repetimos nossos single sempre que quisermos.

Espero que o Renan nesse epsodio não tenha agido dolosamente e sim tenha cedido a uma pressão do programa mas mesmo assim temos que tomar cuidado e não aceitar mas essas pressões e evitar dar informações erradas. Os próximos que aparecerem na TV poderiam, se assim for possível ,irem desmistificando essas erros que insistem em serem repetidos ,como o "campeão brasileiro" , só gênios conseguem , e coisas do gênero

espero que se resolva essa situação e que daqui pra frente tejamos apenas materias e entrevistas com muita qualidade.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Como o Felipe disse, seria interessante mais gente se manifestar aqui além dos que já postaram, eu só queria mais falar isso. Senão vai parecer que realmente há algumas poucas pessoas concordando nisso que estamos discutindo.

E acho que no final das contas o mais importante que vamos tirar daqui é que após a discussão, nas próximas vezes que alguém for dar alguma entrevista vai poder refletir melhor sobre o que falar e como agir para não desvirtuar a imagem do nosso esporte. Espero que mesmo que o Renan não de defenda melhor das acusações feitas aqui, no mínimo que ele se interesse mais em fazer com que as matérias sejam mais fidedignas com o nosso esporte. E até agora não consegui entender o Renan, ele já se explicou, mas caiu em contradição e sinceramente não estou satisfeito. É muito chato ficarmos aqui falando mal das atitudes dele, mas acho que isso é importante nesse momento que o cubo ainda está crescendo e podemos consertar as coisas para que sejam melhores daqui em diante.

Gostei dos exemplos que o pessoal deu sobre suas experiências pessoais, isso é muito importante porque já sei o que pensar caso aconteça algo parecido com o que falaram que aconteceu com vocês. Muitas vezes na TV você tem que tomar uma decisão rápida que são complicadas se já não tivermos uma pré discussão como essa.

Aproveito e coloco mais um exemplo que aconteceu comigo. Hoje voltei no SBT para gravar um adicional para o programa Astros, pediram para eu fazer um novo depoimento e a moça insistia em pedir para eu me apresentar falando, "diga algo como: Meu nome é Rafael Cinoto, sou professor de matemática e especialista em cubo mágico". Ela falou isso pelo menos 3 vezes. Na última vez eu disse pra ela que preferia não falar que sou professor de matemática, nem expliquei porque, simplesmente falei. Antigamente eu nem questionaria, simplesmente falaria o que ela sugeriru, que não é mentira. Mas hoje, inclusive essa discussão me ajudou a ter mais clareza sobre isso, eu sei que se eu falo que sou professor de matemática as pessoas costumam dizer: "ah, por isso que ele resolve o cubo assim, é professor de matemática", como se quem não entendesse de matemática não conseguisse montar o cubo. Então prefiro não falar isso, mesmo sendo verdade. Aliás, no final acabei até mentindo (não sobre o cubo): "Meu nome é Rafale Cinoto, tenho 29 anos e pratio cubo mágico há 7 anos".

Tinah horas que ela praticamente me dizia o que eu devia falar, mas se não fosse essa discussão toda que está rolando, talvez eu teria falado outras coisas. Ela queria que eu dissesse como eu me interessei em fazer o mosaico, de onde veio a ideia e coisas assim, até que eu disse pra ela: "na verdade, a produção me procurou porque ELES queriam que eu fizesse esse número, não veio de mim o interesse pelo mosaico", e aí ela parou de insistir nisso porque percebeu que eu não estava querendo mentir no programa, apesar de eles muitas vezes nos induzirem a isso.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Quando vamos em algum programa e pedem pra fazer coisas que não concordamos, não precisamos tratar com ignorância, tipo "Mentir é pecado! Vou perder a alma e a cabeça se eu fizer isso!" ou "Não vou fazer e pronto, estou indo embora!". Usando a Bíblia, em Provérbios 15:1, "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.". Para não perder a oportunidade e ao mesmo tempo fazer o que é o certo para nós, podemos falar "Olha, eu entendo o que me pediram mas de acordo com certas normas, não posso fazer.. Ao invés disso (- por exemplo, montar em 5 segundos o 3x3 -), posso fazer com uma mão em 25 segundos, que é a minha média... Que tal?".

Se pensarmos em uma maneira de desviarmos o assunto de forma imperceptível, é o que devemos fazer. Claro que tem pessoas que insistem, mas se você deixar bem claro que não pode fazer aquilo por causa do esporte, ética, etc, tenho certeza que você vai desarmar a pessoa e ela vai ficar com vergonha de ter falado aquilo. E outra, lembrem-se que tem sempre alguém nos olhando, façamos o certo ou o errado. Se fizer o errado... bem, vai dar o que deu. Mas se fizermos o certo, tenham certeza que ganharemos fãs, seguidores e até mesmo amigos, simplesmente por sermos transparentes e límpidos.

Meu pai fica chateado comigo quando estou falando do cubo pra alguém e a pessoa fala "Em quanto tempo você monta?" e eu digo sempre "Monto em 13~15, mas tem um amigo meu que monta em 8~10, e que às vezes faz até em 7 segundos! o.O Rouba muito... Pois é... rapidão.". Meu pai fala que "é pra eu falar de mim, pra eu me valorizar e impressionar", mas só de eu montar o cubo já impressiono, para quê eu vou querer mais? Eu falo pro meu pai que 'o pessoal tem que saber que pode sempre ter alguém melhor que nós, e que temos alguém em que nos espelhamos', ou qualquer coisa parecida com isso.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Gostando de como o tópico ta andando, gostando de ver que o pessoal já tem muito a ética que agente ta procurando no esporte. Com sorte isso vai dar bons rumos na divulgação.

Todos sabemos como o pessoal aqui da TV é, eles sempre querem um sensasionalismo, algo fora da realidade, quanto maior a emissora, maior essa intenção deles. Nós não podemos nos deixar levar, acho que mais do que nunca, hoje, sabemos disso.

Agora... Mesmo quando isso acontecer, um erro ou outro, na TV, acho que é fácil ver (como eu sempre vi no Cinoto), quando as intenções da pessoa são só as melhores, e ela realmente foi obrigada pela pressão, e ainda fez isso para divulgar O ESPORTE, e não a si mesmo. Eu acho que tudo tem haver com a intenção que você vai no programa do que outra coisa.

Depois do Renan fazer 5 cubos, me ligaram do Legendários para ir lá fazer mais. Eu tinha um compromisso naquela fim de semana, e eu também fui claro: "Olha, nesse momento eu não consigo ficar tanto tempo de baixo d'gua, e posso não conseguir fazer 6 cubos". Quando eu falei isso, no outro dia fiquei sabendo que chamaram o Renan de novo. Não vi problema nenhum, se ele conseguia fazer tinha mais é que ir mesmo. Só que e depois dessa? E agora que isso vai virar uma competição? De certa forma todos que vão competir foram prejudicados, inclusive eu, por que ninguém roubaria. Fora o desrespeito com a comunidade, que é muito mais sério.

A questão é: ele foi "obrigado" a roubar? O pessoal do Legendários chegaria a pensaria em deixar as "cruzes fácéis"? Eles não entendem nada de cubo, quando eu falei que não sabia se ia conseguir eles não me pediram pra roubar, eles chamaram outro, que eles achavam que conseguiria.

Com tudo isso, volto à história das intenções. Que tipo de intenções passam pela mente de alguém que faz isso? Bom, eu não quero nem saber, mas a comunidade tem que deixar claro que isso não passa, e ninguém pode fazer isso. Brasil é um grande país do speedcubing (talvez nem todos percebam isso), e quanto mais agente cresce, mais agente se aproxima de representar mundialmente o esporte. É uma grande responsabilidade, devemos sempre lembrar disso.

Editado por Gabriel Dechichi

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a aparição do Renan no manual do mundo, sim ele manipulou o cubo mas fez em 9 segundo, não vai manchar a nossa reputação, mas pessoas vão achar que ele comumente faz nesse tempo, o que é mentira, não precisamos de código de ética para isso, precisa é apenas do bom senso dele. Não adiante pedir desculpas ele sabia muito bem o que fez, se o apresentador pediu para ele fazer em 9 segundos é porque o Renan falou para ele que faz em 9 segundos. Agora imagina se eu ia dizer para alguém que eu resolve o cubo mágico em 11 segundos, obviamente não, resolvi em 11 segundos apenas 2 vezes, não diria nem que resolve em menos de 15 segundos, tenho avg5 sub-15, mas a cada avg5 faço apenas 4 ou 5 vezes sub-15, quando me perguntam digo que faço em 17,18 segundos.

Agora sobre a aparição no legendários é muito mais grave ele está mentindo e "prejudicando" outras pessoas, pois tinha uma pessoas que havia feito honestamente 4 cubos em baixo d'água , e mais agora envolve dinheiro (tudo bem que não é tanto, mas mesmo assim), então não é simplesmente mentir que ele faz, irá prejudicar outras pessoas, então antes de estar ferindo o speedcubing ele está ferindo outros, e isso espera que não precisasse nem ser discutido...

Compartilhar este post

Link para o post

Considerando o valor que pessoas têm investido em nós (nos campeonatos e tal) é muito sim.

O comportamento é um meio de comunicação efetivo e explícito. Apoio que tenhamos algo que possa abranger nossas aparições na mídia e que nos auxiliem a tomar as atitudes certas. Lembro uma vez que o Cinoto deu uma entrevista para a TV e falaram que ele era um dos melhores do mundo no cubo mágico.. Esqueceram de mencionar que era com os pés. Se nao me engano a gente nem percebeu isso na hora da filmagem, e olha que estava no meio de um campeonato. As vezes nao é erro nosso, mas dá para ver pelas ações da pessoa que ela tinha boas intenções naquele momento.

Depois desse ocorrido, a gente sempre ria quando lembrava-mos disso, e a gente até ficava brincando com o Rafael. Mas isso porque a gente sabia da verdade e porque a reportagem ja tinha passado no ar, que foi quando a gente viu.

Compartilhar este post

Link para o post