Postado Março 16, 2011 (editado) Bem, eu acho que deve estar bastante incompleto, mas se forem surgindo dúvidas vão postando elas ai que eu [e outros membros mais experientes] vamos tentar responder, e eu vou acrescentando tudo no primeiro post. Citei tópico que várias pessoas já criaram aqui e etc, eu não sei se isso vai ajudar muito, depois que escrevi fiquei meio duvidoso "será que isso acrescenta em algo ?" mas eu vou postar, espero realmente ajudar. O objetivo disso é porque vejo muitas pessoas sempre criando um tópico só para a sua dúvida, e nunca vejo um tópico só destinado as dúvidas aonde vai juntando todas elas em um lugar só, com o objetivo de juntar um "guia" completo. Daí eu botei bem básico mesmo, vou acrescentando apartir de agora na medida que for vindo na cabeça, ou que forem surgindo dúvidas. Na media que for completando [por enquanto só está o básico do básico, mas vou postar assim mesmo.], vou fazendo alguns vídeos pra esclarecer outras muitas coisas. Eu quando digo que está muito incompleto, mas mesmo assim vou postar, é caso alguém queira ajudar, com o objetivo de fazer um bom material para os iniciantes não ficarem perdidos, como vemos toda hora um tópico sobre alguma dúvida de algo que já foi falado muitas vezes no fórum e etc, mas que parece que fica registrado de maneira "perdida" no fórum, pois pra quem já vem aqui muito tempo, sabe como funciona, mas quem vai chegando chega um pouco perdido, estou reparando. então começando O guia do cubista iniciante Bem...eu vou tentar ser útil. Farei aqui um guia para facilitar para que os cubistas iniciantes possam ter uma noção, e pra corrigir alguns erros que as pessoas costumam cometer ao ir pegando um pouco de coisa em cada lugar. Antes de tudo, existirão vários termos que serão usados no decorrer de sua jornada ao speedcubing, sempre que houver dúvidas consulte: http://www.cubomagicobrasil.com/tutoriais/glossario/ Primeiramente, há basicamente, adotada pelo fórum, um "padrão" do método que é mais aconselhado de se começar. Sendo o básico : http://www.cubomagicobrasil.com/forum/topic/25-cubo-mgico-apostila-bsica-mtodo-das-camadas/ O intermediário : http://www.cubomagicobrasil.com/forum/topic/26-cubo-mgico-apostila-intermediria-transio-para-o-fridrich/ Aprender a resolver ? agora lembre-se cubo original Agora você já sabe resolver, e sabe também se quer continuar no mundo do speedcubing ou se so aprendeu por aprender. Caso deseje prossequir, você precisará de um cubo originál, o que pode ser um pouco caro, mas será essencial, e ele ficará com você por muito tempo, o que faz não ser caro o preço pago pensando pelo tanto que vai desfrutar dele. Postarei dois sites para que você possa ver e possivelmente comprar Site brasileiro - http://www.cubomagicobrasil.com/loja/index.php?route=product/category&path=35 agora se você quiser economizar, pode comprar em um site internacional, nisso um dos membros do fórum fizeram um bom trabalho ao postar os cubos da lightake: http://www.cubomagicobrasil.com/forum/topic/4369-lista-de-cubos-da-lightake/ nunca comprei nesse site, mas os membros desse fórum sempre falam bem dele. Frete grátis, e preços bem mais baratos, porém demora um certo tempo para chegar. melhor explicado em http://www.cubomagicobrasil.com/forum/topic/31-compra-e-rastreamento-de-encomendas-internacionais/ Esses são os meus conselhos, pra uma lista de sites mais completa: http://www.cubomagicobrasil.com/forum/topic/425-sites-de-compra/. Agora vendo todos os modelos, você deve estar se perguntando qual comprar. O que o fórum [pelo que já li em muitos lugares] mais aconselha é o modelo DIY AI. Eu particularmente não gosto do DIY AI, mas levando em conta o que todos dizem, é mais possível você se identificar com ele. seja color neutral É bem comum as pessoas se acostumarem a começar resolvendo [no caso a etapa da cruz] sempre na mesma cor, isso inicialmente é mais fácil pois você se acostuma com uma cor mais fácil se você se dedicar somente a ela. Mas o aconselhado é já ir treinando por todas as cores, pois mais na frente acredite, você terá uma ótima "arma" por poder escolher por onde começar a cruz, pois começar por uma cor que não se está acostumado tem uma dificuldade muito maior, por causar uma certa "confusão" e etc, daí já comece neutro, sabendo montar igualmente por qualquer uma. O metodo avançado O método mais aconselhado aqui pelo fórum é o Fridrich, mas eu aconselho o Roux. O rouxs se resolve o cubo com menos movimentos, mas é mais complicado sua solução. infelizmente serei imparcial quanto aonde aprender esses métodos. mas ai vem um problema: Quando começar com o avançado Existem muitas opiniões diferentes quanto a isso, eu deixarei uma enquete aqui com essa pergunta, você analise-a e veja o que é mais aconselhado. Quando for aprender o avançado tenha em mente que muitas vezes existem muitos algoritmos para cada caso, então lembre-se de sempre consultar mais de um lugar para conhecer mais de um algoritmo e escolher o que achar melhor. essa é uma das razões de se aconselhar a tentar ir pro método avançado depois de certo tempo, pois um pouco de experiência no básico pode te ajudar a entender os fingertricks e te ajudar a esolher os melhores algoritmos. Não que depois que você aprenda um você não pode trocar, isso você pode trocar quando quiser, mas quanto mais tempo tiver prática com seus algoritmos melhor, então não é bom usar um algoritmo ruim por muito tempo, aonde você poderia já estar se acostumando com o que é melhor. Como aprender o método avançado Caso você esteja indo para o fridrich, geralmente é aconselhado se aprender assim: F2l -> Oll's da cruz -> PLL's -> restante dos OLL's Se você tiver ido para o método intermediário já citado você já terá sido instruido a aprender nessa ordem. Agora a parte prática Finger tricks É interessante treinar seus fingertricks executando algoritmos que você usa, com um foco principal nisso foi criado o PLL atack, consiste em você executar todos os 21 casos de PLL em sequência. Você pode faze-los na sequência que quiser. Mas caso queira começar com alguma já pronta e ir fazendo suas alterações eu faço da seguinte maneira : Z-U-U-A-A-R-R-T-F-V-J-J-Y-G-G-G-G-E-N-N-H Mas há pessoas que consideram PLL atack mais uma modalidade, e acham melhor treinar cada algoritmo individualmente, eu acho que PLL atack ajuda nos finger tricks, agora cabe a você ver como prefere. look ahead Pode ser desenvolvido sendo feito o que é chamado de slow turning. Você faz os movimentos no F2L bem devagar, para dar tempo de enquanto você encaixa um par de F2L, ao invéz de ficar olhando para ele, o fazer já procurando o Próximo par. Isso leva tempo para ser aperfeiçoado, e é um instrumento de treino muito eficiente. E isso também serve para quando você estiver ao montando [sem ser fazendo slow turning], você não precisa mecher o mais rapido que consequir no F2L, porque talvez isso até te atrapalhe, crie um equilíbrio, enquanto mais divagar mecher melhor o look ahead, enquanto mais rapido menos será ele, mas maior o fingertricks, e concerteza o ideal é um equilíbrio, nem rodar devagar D+ e nem rápido D+. Lembre-se que ele também pode ser muito útil para ajudar a adiantar na identificação de OLL e PLL. O avançado ainda mais avançado Movimentos fora do "ângulo" É comum as pessoas só fazerem os F2L quando estão na direita, ou só quando estão na esqueda, sempre se lembre de saber adaptá-los em outros ângulos, sabendo assim faze-los quando estiver atrás e etc. Isso evita você de ficar rodando o cubo desnecessariamente. Também saiba reconhecer os PLL's independentes se eles estão "armados" ou não, isso é, se o topo está na posição correta ou não, isso pode te ajudar a evitar rodar o cubo e/ou adiantar a identificação, já que você pode faze-la enquanto posiciona corretamente o topo, ao invés de primeiro posiciona-lo depois começar a identificaçãos Você pode aprender muitos esquemas em um tutorial muito bom: http://www.cubomagicobrasil.com/forum/topic/2542-f2l-avancado/ "Extras" Há também alguns métodos como COLL, ZBLL e etc, que podem ser muito úteis, postarei alguns deles aqui, e no que consiste. COLL - Consiste em quando cair algum caso da cruz no OLL, você já orientar toda a primeira camada, e permutar os Cornes, reduzindo assim as possibilidades de PLL ao caso U, H ou Z, que são todos casos de rápida execução, sem contar a possibilidade [1/12] de chance de dar um PLL skipt. ZBF2L - consiste em fazer o último fl2 junto com a cruz na terceira camada, no objetivo de termina-la com um caso de ZBLL ZBLL - Terminar a última camada em um único algoritmo caso caia algum caso da cruz no OLL + puzzles e + modalidades Bem, além do 3x3x3, temos também vários outros cubos e puzzles, que depois que vamos pegando o jeito do 3x3x3 vale a pena tentar, como o 4x4x4, 5x5x5, 6x6x6, 7x7x7, megaminxs, piraminxs, square-1 e etc. Além disso tem também as diferentes modalidades com o mesmo puzzle, como 3x3x3/4x4x4/5x5x5 e outros vendado [blindfolded], 3x3x3 com uma mão, ou com os pés e etc. Como já foi dito tais tutoriais podem ser vistos na seção de tutoriais do fórum, lá concerteza terá pelo menos, quase tudo que você procurar. Vou deixar aqui também um site que eu aconselho, de tutoriais que eu gosto www.cinoto.com.br/tutorial Mas isso é so um exemplo, existem muitos tutoriais. Interagindo com o fórum O fórum está ai pra te ajudar. Post de vez enquanto algum vídeo seu na galeria de vídeos que com certeza aparecerá pessoas dispostas a lhe ajudar. Você pode se sentir a vontade no fórum, deis que use do bom senso, e de preferência lembre-se de algumas campanhas que o fórum tem: Campanha "eu sei escrever", no fórum cubo mágico brasil http://www.cubomagicobrasil.com/forum/topic/3705-campanha-eu-sei-escrever/ Sempre lembre-se de tentar contribuir com algumas participações no fórum, claro, com o bom senso sempre. Editado Março 22, 2011 por Mateus o/ 20 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 16, 2011 (editado) Muito bom tutorial!Também tem parte do avançado! No PLL em sequencia você colocou 2 permutações E e esqueceu da H Editado Março 16, 2011 por AndréCuber Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 16, 2011 (editado) Sim ué, afinal tem que orientar por todo o período que a pessoa é iniciante, e isso só acaba com o avançado + experiência no fórum XP. Tem razão, valeu, arrumei já. Editado Março 16, 2011 por Mateus o/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 16, 2011 Muito boa a iniciativa,vai ajudar d+ o pessoal que tá começando Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 16, 2011 Acabaram de criar um tópico pedindo ajuda de como ter um F2L rápico, sendo que isso já foi dúvida de muitas pessoas, ai aconselham ele a usar a busca, e ele aprende, mas logo logo chega outro que já chega perguntando também antes de ser intruido a usar a busca e etc. É pra evitar essas coisas e ficar mais fácil para os iniciantes que eu propus que fizéssemos isso juntos. que o tópico fique também como um tópico para dúvidas, qualquer coisa que a pessoa não saiba, pergunte aqui ao invés de criar um tópico. E obrigado a vocês que elogiaram =D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 16, 2011 muito legal o trabalho você não acha que se ir pondo em spoilers, e só deixar os títulos fica mais fácil de visualizar o trabalho como um todo? Ai o cara ia lendo os títulos e abrindo oq ele acha interessante Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 16, 2011 Acabaram de criar um tópico pedindo ajuda de como ter um F2L rápico, sendo que isso já foi dúvida de muitas pessoas, ai aconselham ele a usar a busca, e ele aprende, mas logo logo chega outro que já chega perguntando também antes de ser intruido a usar a busca e etc. É pra evitar essas coisas e ficar mais fácil para os iniciantes que eu propus que fizéssemos isso juntos. que o tópico fique também como um tópico para dúvidas, qualquer coisa que a pessoa não saiba, pergunte aqui ao invés de criar um tópico. E obrigado a vocês que elogiaram =D Eu estava no iPod não dava para pesquisar, por isso que eu postei. Mas eu já dei uma lida nesse tutorial eu vou ler de novo amanhã para aproveitar as dicas Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 16, 2011 (editado) Botei os spoilers e abri a enquete. agora é só levar pra frente o guia. Já estou com umas ideias muito boas. [edit]arrumei mais alguns detalhes. Editado Março 16, 2011 por Mateus o/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 16, 2011 Eu estava no iPod não dava para pesquisar, por isso que eu postei. Mas eu já dei uma lida nesse tutorial eu vou ler de novo amanhã para aproveitar as dicas Tbm tenho um iPod touch , e da sim, vc vai lá no fim do site e clica em versão completa,e vai ficar como o site normal em pc. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 16, 2011 (editado) Me ajudem com o que falta: -Lubrificantes/spray de silicone -falar um pouco sobre os campeonatos, como funcionam, como se cria um e etc. -expansão para outras modalidades e puzzles Vou tentar completar amanhã lol. que venham dúvidas e sugestões. Editado Março 16, 2011 por Mateus o/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 16, 2011 (editado) Matheus, eu já vi alguns perguntando como montava o DIY e alguns dizendo que não queriam pegar um DIY pq não sabiam montá-los. Então, acho que botar alguma coisa sobre isso seria bom... Ahh já ia esquecendo, muito bom o guia! Editado Março 16, 2011 por Conrado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 16, 2011 muitpo legal esse guia vai ajudar bastante o pessoal novo se achar melhor boa iniciativa 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 16, 2011 Bom demais, adorei esse tópico também, e boa iniciativa!!!!! hehehe Valeu! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 16, 2011 Cara sobre a enquete: Se você começa e aprende logo fridrich, se vai ter mais tempo pra aperfeiçoar e assim se já se acostuma com sequências que podem vir, e também aprende algumas manhas Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 16, 2011 No "extras" você poderia colocar páginas de algorítimos como fez nos outros... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 17, 2011 (editado) Ok, 6 coisas para serem feitas/atualizadas/acrescentadas, eu estava fazendo uns vídeos mas deu pau na máquina, amanhã eu não tenho aula ai eu terei mais tempo para fazer isso. E obrigado a todos !! Editado Março 17, 2011 por Mateus o/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 20, 2011 Excelente tópico, vai ajuda muita gente, inclusive eu! ^^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 22, 2011 Poxa vida, desculpa a demora pra fazer as atualizações pessoa, falei que ia fazer um dia e não fiz, malz "/ vou acrescentar algumas coisas agora e amanhã 90% certo que farei os vídeos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 22, 2011 Poxa vida, desculpa a demora pra fazer as atualizações pessoa, falei que ia fazer um dia e não fiz, malz "/ vou acrescentar algumas coisas agora e amanhã 90% certo que farei os vídeos. lol...Vídeos?Vai ficar completo do completo =D Vai ser que tipo de vídeos,tipo de como treinar,lubrificar o cubo? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 31, 2013 (editado) Um ótimo tópico e poucos comentários!!!!! Editado Outubro 31, 2013 por Jéssica Cristina Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 31, 2013 Um ótimo tópico e poucos comentários!!!!! Tem poucos comentários pois o Tópico é bem completo e auto explicativo, mesmo sem os videos que o mateus o/ falou que ia postar (ha +2 anos), ficou muito bom. Eu ainda não votei na enquete pois ainda não cheguei nos tempos indicados, mas já estou fazendo a migração. Tiago Souza 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 1, 2013 Tem poucos comentários pois o Tópico é bem completo e auto explicativo, mesmo sem os videos que o mateus o/ falou que ia postar (ha +2 anos), ficou muito bom. Eu ainda não votei na enquete pois ainda não cheguei nos tempos indicados, mas já estou fazendo a migração. Tiago Souza Parabéns!!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites