Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Diogo!

Sobre o "Look Ahead"

14 posts neste tópico

Olá, postei um vídeo no fórum e me disseram pra começar a usar o Look Foward.

Gostaria de saber exatamente o que é e de algumas dicas pra começar a usá-lo.

nao sei muuuito bem o que é

valeu :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao tem muito segredo nao eh mais no treino mesmo

o negocio eh tentar ver o proximo passa enquanto voce ta fazendo um assim voce nao fica parado pensando o que fazer depois..

sacou..

=))

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mesmo..

Tipo, você localiza as 2 peças no F2L, aí você meio que já sabe os movimentos, então enquanto você faz os movimentos já vai procurando por outro par de peças pra por no lugar.

Se você não usa F2L ainda (se vc faz só 1 camada por vez) faça isso com as peças de canto e depois de meio da segunda camada. Ache uma, vá colocando no lugar e já vá procurando a outra.

Às vezes é melhor fazer um pouco mais devagar mas sem parar, do que colocar uma peça no lugar super rápido e perder tempo procurando por outra.

Compartilhar este post

Link para o post

É exatamente o que os dois disseram, mas também tem uma ótima dica que é de fazer o F2L em "camera lenta", não muito, só diminuir um pouco a velocidade para, enquanto você faz um F2L, você já esta vendo onde está o outro, quem já foi no campeonato brasileiro, qualquer um dos dois, ou viu algum vídeo do Pedro, viu que ele meche com uma caaaalma... E sempre faz tempos bons (muitas vezes sub-15)

Compartilhar este post

Link para o post

É isso aê, look ahead tem uma fase boa de se começar, que é quando seus movimentos de F2L já tão todos mecanizados.

Comece assim prá você perceber: faça a cruz e procure o primeiro par. Quando achar, feche os olhos e tente colocá-lo no lugar. Tenho certeza que vai dar certo.

Brinque algumas vezes de fazer isso, você vai acabar percebendo que tá perdendo tempo em olhar prá um par que você já sabe como e prá onde está indo, sacou?

A partir daí você vai começar a treinar seu cérebro a "esquecer" (no começo é complicado) as peças que você tá colocando no lugar e ficar olhando só para as que estão erradas, fazendo que você já descubra o que tem que fazer em seguida e vá emendando os movimentos. Isso vai diminuir as pausas entre um par e outro que você mesmo pode observar lá no seu vídeo.

Acho que é mais ou menos isso aí =] pratique MUITO!

Eu mesmo tendo consciência de que tenho que fazer isso, acho que sempre dá prá melhorar mais um pouco. Você consegue fazer look ahead numa velocidade X, mas aí é outro trabalho de adaptação e muita prática prá conseguir ir aos poucos prá chegar na velocidade 5 xD

Compartilhar este post

Link para o post

De uns tempos pra cá, eu voltei a treinar 3x3 normal, pois tava treinando só BLD por muito tempo e fui muito mal no campeonato.

Então, comecei a tirar médias de 100, só girando devagar o suficiente para fazer isso.

Minha média tava entre 27 e 30, girando normal (rápido).

Quando comecei a treinar assim, ela foi pra 50.

Agora, depois de umas 10 médias de 100, já está em 25 (ainda girando devagar).

Vale muito a pena treinar assim.

Mas não adianta só girar devagar. Vc tem que se obrigar a sempre identificar o próximo caso, antes de terminar o caso que estiver fazendo.

Abs...

Compartilhar este post

Link para o post

Já li em vários posts sobre desenvolver o "look-ahead" para melhorar os tempos e coisa e tal, e pelo pouco que entendi trata-se de antecipar o próximo movimento, antes de terminar o movimento atual (não sei se estou certo). Se for isso mesmo, eu perco preciosos segundos para aplicar a PLL e a OLL.

Alguém pode esclarecer melhor o que é look-ahead e como deve ser o treinamento para desenvolvê-lo? Tem algum video no Youtube?

Compartilhar este post

Link para o post

É por aí, guri.

Na verdade é não apenas estar um movimento à frente, mas também saber aonde as peças estão.

É enquanto estiver executando os movimentos, ficar dando aquele "look ahead" no cubo...

Tem que sacar o que está acontecendo e aonde estão as peças que ainda não entraram no jogo.

Como conseqüência disso, pode-se estar sempre pensando um movimento a frente.

Isso permite não parar de mexer o cubo.

Ah! Para treinamento...

O esquema é dar preferência para não parar o cubo nunca, mesmo que no início teus movimentos sejam mais lentos.

O importante é não parar.

Há quem treine com metrônomo, sabe aquele aparelhinho que faz "tic-tac" num ritmo cadenciado...

Para cada batida do metrônomo "x" movimentos... aí você se obriga a estar sempre movimento alguma face..

Compartilhar este post

Link para o post
É por aí, guri.

Na verdade é não apenas estar um movimento à frente, mas também saber aonde as peças estão.

É enquanto estiver executando os movimentos, ficar dando aquele "look ahead" no cubo...

Tem que sacar o que está acontecendo e aonde estão as peças que ainda não entraram no jogo.

Como conseqüência disso, pode-se estar sempre pensando um movimento a frente.

Isso permite não parar de mexer o cubo.

Ah! Para treinamento...

O esquema é dar preferência para não parar o cubo nunca, mesmo que no início teus movimentos sejam mais lentos.

O importante é não parar.

Há quem treine com metrônomo, sabe aquele aparelhinho que faz "tic-tac" num ritmo cadenciado...

Para cada batida do metrônomo "x" movimentos... aí você se obriga a estar sempre movimento alguma face..

Obrigado pelo guri (apesar dos meus 37 anos). A idéia do metrônomo é interessante, vou testar. Creio que deva me ajudar também na formação da "cruz branca", onde também perco alguns segundos tentando descobrir onde está cada peça de meio da cruz. Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

O que mais vai precisar e desenvolver seu look ahead são as F2L, porque são 4 pares para serem colocados...então se você for achando o próximo enquanto ta fazendo 1 vai ganhar tempo. Porque se fizer 1 pra depois ficar olhando pro cubo pra achar o próximo...

Já em OLL e PLL nem precisa tanto, o que você vai ganhar tempo é...enquanto estiver encaixando o ultimo par de F2L já perceber qual caso de OLL. E em PLL idem, no final da OLL já perceber qual PLL é.

Pra quem resolve pelo básico é a mesma coisa, enquanto encaixa um canto já vai olhando onde estão os outros e como vai fazer para coloca-los no lugar e depois a mesma coisa com os meios.

E sobre o metrônomo que o Gaboardi disse, da uma olhada aqui:

http://cubomagicobrasil.com/forum/index.php?showtopic=966

Compartilhar este post

Link para o post

bom pra treinar o look ahead no F2L é bom vc olhar para um par, depois fechar os olhos e tentar encaixá-lo no seu lugar, pq assim qdo vc for começar a aplicar o look ahead vc vai ter a capacidade de olhar outro par quando já estiver colocando um par. Vc quase que não precisa mais pensar nos movimentos para encaixar um par dando a chance de olhar para outro. E assim vai aplicando o look ahead em todos os outros pares.

=)

Compartilhar este post

Link para o post
bom pra treinar o look ahead no F2L é bom vc olhar para um par, depois fechar os olhos e tentar encaixá-lo no seu lugar, pq assim qdo vc for começar a aplicar o look ahead vc vai ter a capacidade de olhar outro par quando já estiver colocando um par. Vc quase que não precisa mais pensar nos movimentos para encaixar um par dando a chance de olhar para outro. E assim vai aplicando o look ahead em todos os outros pares.

=)

essa dos olhos fechados eu naum conhecia mais vou ver se da certo e achu q o look ahead vai melhorando com a pratica msmo

Compartilhar este post

Link para o post

No cubefreak.net, o kra enfatiza demais a importancia do look ahead e de nunca parar entre os movimentos. A principal dica dele e': GO SLOW!! ou seja, no comeco, va bem devagar, sempre se obrigando a ver o proximo par de F2L. A coisa do metronomo ele comenta tambem mas esse negoio de fechar o olho eu nunca tinha lido. PS.: cubefreak.net pra mim foi um otima leitura. A caminho de sub60 ainda.

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0