Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
fauseta

Como decorar tanta coisa?

38 posts neste tópico

Queria saber porque eu to começando agora a decorar o método fridich e queria saber como que vcs fizeram pra guardar todas as fórmulas...

=)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

no começo é meio assustador mesmo, parece tanta coisa que a gente nunca vai decorar

mas eu recomendo você começar com as da apostila básica e intermediária. lá você vai aprender as principais/mais importantes. Quando der por si já vai estar sabendo várias

depois é só ir aos poucos mesmo, uma a uma... enquanto isso você vai treinando e baixando os tempos

nem é tão trabalhoso assim prá quem é viciado ;D

Tags para busca: memorizar, memorização, gravar.

Editado por Carlos de Alcântara
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

eu começo gravando os movimentos na mente aí vou fazendo no cubo, até que fica gravado nos dedos, se perguntarem qual é o algoritmo eu n sei dizer hehe

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

É.. depois de tanto treino fica automático.. tem alguns que eu tenho que me imaginar fazendo pra conseguir escrever. xD

Mas não é difícil, você pode até confundir de vez em quando um algoritmo com outro parecido, mas depois que os movimentos ficam automáticos é só prática. ;D

Compartilhar este post

Link para o post

O importante é não tentar gravar tudo de uma vez só, assim muitas vezes você grava mal e um movimento ruim. Estude bem os algoritmos que vai escolher.

Eu por exemplo não aprendi fridrich completo, mais por preguiça mesmo :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

pega um algoritimo e vai fazendo ele, depois começa a tentar gravar. Pronto, seus dedos terão decorado o algoritimo.

Tenta aprender no máximo 1 algoritimo por dia ou 2, se vc quiser aprender vários ao mesmo tempo vc não vai conseguir aprender nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

ai mlkada... num sei como vcs conseguem gravar tudo e fazer em menos de 20 segundo kra... NUM É PUSSIVELL!!!!

eu to ha dias tentando e num consegui gravar nem o F2L direitoo...

ning tem umas dicas de memorização.. um padrão nas formulas ou um geito mais facil de decorar do que simplismente lembrar de tudoo????

kra é fodaa!!!

é formula packas... como vcs não misturam tudo dentro da kbça e na hora de fazr num fikam enrolados ou confundem as formulas???

AWEYY

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe cara intendo totalmente o que tu ta passando. Ainda to desesperado com o tanto de OLL que eu ainda tenho q decorar. Bom, vou tentar explicar o que eu faço/fiz ate agora:

-nos F2L não teve jeito, eu so decorei executando os casos varias e varias vezes. Ainda hj tem alguns casos que eu n faço como na lista, eu apenas movimento as peças pra que ele se encaixe numa sequencia que eu conheco bem. Eu devo usar poucos casos, que estao na lista, ja direto, os demais devem ser alguma variacao que eu faço pra chegar nesses casos que eu conheco.

-Nos OLL eu so decorei ate agora os ultimos casos da lista do Renan. Quando eu termino o F2L eu uso o algoritmo do metodo basico (pra orientar os meios da ultima camada - RUR'URU2R' - este ja é um caso dos OLL) que com ctz vai cair em algum desses casos que eu ja decorei. Pra decorar esses tbm foi so executando varias vezes. Tipo eu escolhia um caso e ia aplicando esse algoritmo ai que eu flei ate cair nele, ai eu ia treinando ate ter decorado.

-Nos PLL a maioria tem algoritmo espelhado (não sei o termo correto pra isso XD). O algoritmo pro lado direito ou pro lado anti-horario é qse a mesma coisa pro lado esquerdo ou sentido horario. Entao tentar decorar o par (esquerdo/direito) e depois passa pro proximo caso.

Enfim, decorar leva tempo mesmo. Não tente decorar tudo de uma vez, com o tempo tu vai pegando caso a caso e vai saber como distinguir cada caso. Se tu ja sabe o metodo basico vou te dar uma sugestao: treina os F2L ate estar confiante, e termine a resolucao do cubo pelo metodo basico se quiser, ou entao embaralha tudo e comeca de novo. Depois decora os OLL basicos (7 no total) pra que vc possa aplicar o PLL depois. Os OLL vc pode fazer um caso e aplicar aquele algoritmo q te flei, que vc vai cair em outro caso de OLL. Assim vc treina os OLL sem embaralhar o cubo. E por fim decora os PLL, par a par. Depois tu volta pros OLL. Bom esta é a sugestao que eu te dou. Boa sorte e sem pressa. E lembresse que não é preciso saber todos os casos pra conseguir fazer sub-20. Ja postaram videos de pessoas que fazem esses tempos com o metodo basico XD

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, primeiramente, não se desespere, isso é normal.

Você está tentando memorizar gravando a notação ou está gravando o movimento em suas mãos? A segunda alternativa é bem mais fácil, se é que deu pra entender. =P

F2L não tem outra alternativa além de treino, ponto. Treine, treine, treine, até você ver que já sabe todos. Uma hora você vai ver que vai começar a recordar os movimentos.

OLL e PLL é gravar a movimentação dos dedos mesmo... Como eu disse ali em cima, não tente memorizar as letras.

Tente "dividir" o algoritmo em partes. Pegue a primeira parte, grave os movimentos na mão, e não as letrinhas, de forma que se alguém pedir pra você fazer, você faz, mas se pedirem pra você ditar a sequência, você não consegue (a não ser fazendo e olhando o que está sendo feito).

E por aí vai, grave a primeira parte, segunda.. Depois tente juntar tudo em uma sequência só. É assim que faço com os meus.

Acho que o maior problema de quem inicia é esse de tentar gravar as letras, ao invés do movimento dos dedos. A notação é apenas uma "ferramenta de conversão", para que você saiba quais são os movimentos, mas você não tem que gravar letra por letra.

Sabendo isso, é treino, paciência e mais treino. Pegue algumas sequências, treine um pouco para automatizá-las. Pegue outras, faça a mesma coisa.. E assim vai.

Compartilhar este post

Link para o post

O Rinaldo disse exatamente o que eu ia dizer e o que eu faço =P

Quando vou ensinar alguém eu sempre falo pra pessoa não só olhar pro papel enquanto executa o algoritmo e sim olhar pro cubo também e ver o que ela ta fazendo. É MUITO mais fácil de memorizar quando você olha o que ta fazendo/acontecendo, porque assim você vai lembrar que em determinado momento vai ter que fazer tal giro, sem contar que quando decora assim você acaba fazendo mais rápido o algoritmo do que ficar pensando, por exemplo: F...R...U...R'...

F2L assusta quando você olha aquele monte de caso (eu assustei também e acho que todo mundo aqui assustou na primeira vez que viu haha). Mas quando você entende como funciona as vezes decorando 1 caso já vai saber como funciona outro caso. F2L não é difícil, são algoritmos bem simples e curtos comparados aos de PLL, porém F2L exige muito treino até que tudo fique fluente.

Para OLL e PLL faça a mesma coisa, memoriza olhando pro cubo que fica mais fácil. Só que, quando for memorizar eles...não sai pegando o primeiro algoritmo que encontrar por ai, pesquise bem os algoritmos pro caso que vai decorar e ve o que você faz melhor e tal, porque assim as chances de você fazer esse algoritmo bem rápido no futuro é maior.

Pra isso da uma olhada aqui e aqui

Eu recomendo memorizar nessa ordem:

F2L > PLL > OLL

E não tente memorizar muitos casos no mesmo dia, pra F2L pode até funcionar pela simplicidade. Mas pra OLL e PLL você vai começar a confundir casos e errar.

Compartilhar este post

Link para o post
eu to ha dias tentando e num consegui gravar nem o F2L direitoo...

(...)

é formula packas... como vcs não misturam tudo dentro da kbça e na hora de fazr num fikam enrolados ou confundem as formulas???

Acho que o problema é esse.

Ninguém consegue decorar tudo de uma vez mesmo. Quem tenta, acaba confundindo tudo.

Você está tentando há dias, mas veja que tem muita gente aqui no fórum que faz sub 20 mas ainda não decorou o Fridrich todo (e isso em mais de um ano de prática)...

Vai de boa, e tenta decorar no máximo duas ou três, e só passa pro próximo par ou trio depois de estar bem firme no anterior.

No final das contas, indo com calma, não é tão difícil assim! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Opinião minha.

Não vale a pena decorar

F2L > PLL > OLL

É legal fazer o F2L intuitivo.

É melhor deixar os algoritmos de F2L pra depois.

Daí vai decorando as PLLs aos poucos, são apenas 21.

E mais ou menos ao mesmo tempo vai decorando os sete casos de OLL com cruz, daí é baba.

Aliás, decora-se seis casos de OLL com cruz, porque o Sune já é do método básico.

Enfim...

Daí o caminho é ir aprimorando a fluidez do F2L, e enfrentar o resto das OLLs só mais tarde.

Compartilhar este post

Link para o post
Opinião minha.

Não vale a pena decorar

F2L > PLL > OLL

Eu discordo.

No começo, saber fazer F2L tira muito mais tempo do que saber os 21 casos de PLL. E como F2L necessita de mais tempo pra ficar legal do que PLL, pois precisa muito mais de look-ahead eu acho melhor saber primeiro. Por isso acho interessante desenvolver o look-ahead em F2L logo do começo. Mas é opinião minha, cada um tem a sua e cada um segue o que acha melhor ser feito.

Quando fui pro campeonato de São Paulo em janeiro eu sabia 1 algoritmo pra cada caso de F2L e percebi que tava perdendo tempo virando o cubo. Resolvi pegar o cubo e com os casos que sabia ver formas pra resolve-los em BL ou BR por exemplo. Hoje em todos os casos de F2L eu sei pelo menos 2 formas de resolve-los uma pra FR ou FL e uma pra BL ou BR, nos casos mais fáceis eu sei 3. Com isso comecei a evitar fazer y2 enquanto resolvia F2L.

Resultado? Meus tempos baixaram muito, to fazendo média sub-20 constantemente e ta cada vez melhor pois ainda não acostumei 100% com tudo que aprendi.

E OLL nem sei todos, faltam 12 ainda...resolvi "atrasar" o aprendizado deles, to decorando 2 por semana (memorizo os 2 no mesmo dia e fico 1 semana treinando) ao invés de 6 por dia porque isso tava fazendo eu errar não só os OLL como os PLL.

Eu disse que é melhor aprender F2L e depois PLL por erro próprio. Quando eu comecei fridrich fui direto pra PLL porque achava que ia tirar mais tempo também. Hoje vejo que se eu tivesse aprendido F2L antes, provavelmente estaria fazendo tempos mais baixos.

Compartilhar este post

Link para o post

Corrijo-me.

Não digo de não saber fazer F2L.

Mas é o fato de saber F2L apenas por ter decorado fórmulas.

Compartilhar este post

Link para o post

É bom desenvolver F2L o quanto mais cedo puder, pelo que o Bruno disse. Mas, principalmente prá quem tá tendo dificuldade prá decorar os algoritmos, o caminho é pegar a manha de fazer intuitivamente até que esse intuitivo se torne trivial e automático. Quando isso acontecer, vai ser MUITO mais fácil de decorar os algoritmos de F2L.

E eu acho que prá decorar algoritmos de OLL e PLL vale tudo. Eu lembro que quando eu tava decorando, eu juntava 3 fatores prá me ajudar: o movimento da mão, os desenhos que iam se formando no decorrer do algoritmo E as letras. Acredito que tendo mais de uma fonte para "lembrar" o que fazer, melhor. Isso vai ajudar a decorar mais rápido, MAS você tem que ir praticando até não precisar nem das letras e nem dos desenhos, como o Rinaldo disse. Aí sim, depois disso, você vai fazer com velocidade (o que não é seu objetivo principal com algoritmos novos, por enquanto).

Compartilhar este post

Link para o post

Meu F2L foi meio doido (como sou preguiçoso pra estudar) aprendi uns 10 primeiros e depois fikei 2 meses bolando jeito de montar os outros casos partindo do que eu sabia....

Acabou que quando tomei coragem pra estudar de verdade, muitos ja fazia igual ou parecido...

PLL estudei antes do F2L mais so achei chato os Gs....

Oll ate hj n sei nem 50%....=/ preguiça eh um mal q domina o homem XD hehe

mas..... o queria dizer eh q o importante eh n tentar decorar....eh tentar entender o que está acontecendo.... a começar com os F2l....eh importante saber pq fez aquela sequencia...o que esta

encaixando onde e sendo escondido para que possa trazer outra peça antes de voltar o disco.....essas coisas :)

eh isso

flw

Compartilhar este post

Link para o post

Eu decoro os F2L (não as letras, os movimentos) ouvindo música. Ajuda bastante, pelo menos pra mim :)

Eu comecei com 2 look PLL e 2 look OLL. Mesmo só sabendo metade, já melhorou bastante o meu tempo:

Compartilhar este post

Link para o post

Oi gente, eu sei montar o cubo 3x3 da forma basica, peça por peça e queria muito aprender o metodo Fridrich, mas são centenas de algoritmos, e eu queria saber se alguém tem uma dica pra decorar todos eles, pq ao meu visto é impossivel pra minha cabeça :D

brigadao gente

Ta aew o metodo que eu to aprendendo http://www.cubovelocidade.com.br/solucoes/...mofridrich.html

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, no início todo mundo acha impossível.

É só ir aos poucos... tendo prioridades.

A graaaaande maioria aqui, inclusive cubistas sub20, não sabe o Fridrich completo.

Vai pegando um algoritmo aqui, outro ali...

Aliando o decorar das letras + movimentos das peças + movimento da mão...

Quando menos se espera já se tem o algoritmo decorado, e é feito um músculo...

Quanto mais se exercitar mais se pode exigir!

Depois de um tempo a memória começa a ficar bem rápida!

Força rapaz!

Compartilhar este post

Link para o post

bom

eu não decorei os F2L, vi um por um e fui entendendo a lógica deles, dps de ver alguns fica fácil ver como funciona.

depois eu decorei os OLL que já possui a cruz pronta, que são 7.

depois pra não ficar mto pesado eu comecei a decorar os 21 PLL, 10 deles são espelhados, então decorando 5 desses 10 os outros 5 ficam mais fáceis para decorar, aconselho a decorar uns 2 por dia e a cada dia revise os anteriores.

Após isso treine umas 2 semanas assim, pra vc ficar fera nos PLL e nos 7 OLL.

Após isso termine decorando o resto do OLL, pra mim eu achava impossível, decorar pouco por dia como eu disse ajuda.

Flws e bom treino

Compartilhar este post

Link para o post
Aliando o decorar das letras + movimentos das peças + movimento da mão...

Quando menos se espera já se tem o algoritmo decorado, e é feito um músculo...

É isso aí, memória muscular rox. As letras voce usa pra fazer o algoritmo só algumas vezes, depois voce nem lembra mais delas.

Outra coisa que acho importante é reparar padroes de cores/movimentos das peças, sabendo mais ou menos como o cubo vai se transformando ajuda muito a guardar o algoritmos e saber se voce tá fazendo a coisa certa.

A minha sequencia de aprendizado dos algoritmos foi assim:

1. Algoritmos para encaixar corners da segunda camada - 2 (esses voce já deve saber)

2. Algoritmos para formar a "cruz" no topo - 2 (FRUR'U'F' e FURU'R'F' esses voce já deve saber também)

3. OLL: Sune e Anti-Sune - 2

4. PLL: Ciclo de meios horario e anti horario (U-Perms) ciclo de cantos horario e anti-horario (A-Perms) - 4

5. OLL: Algoritmos com todos os edges do topo orientados - Sune e Anti-Sune e mais 5

6. PLL: T-Perm e H-Perm

7. F2L: Intuitivamente

8. PLL: Todas as 21 PLL (com isso eu já treinava também F2L

9. F2L e OLL: Alguns "atalhos" pros casos mais comuns

Vi que muita gente segue esse caminho também e foi bem interessante por enquanto. Aconselho =).

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta aprender assim que é + facil: F2L Intuitive, 2-look OLL, 2-look PLL (da pra fazer em menos de 30 segundos assim), dai depois se quiser vai aprendendo os outros algoritmos de PLL e OLL, um jeito que acho bom de decorar é repetir cada um (alg.) cerca de 100x até gravar. Aconselho a ver os videos do badmephisto no youtube.

Falous!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom leia meu post no tópico que o rinaldo passou que tem minha opinião la =P

Mas resumindo é isso, olhar pro cubo enquanto ta lendo/fazendo os algoritmos. Ai você memoriza:

Movimentos das peças, das mãos e as letras.

Opinião minha, quanto menos você precisar pensar nas letras...melhor.

O segredo ta na repetição também, fique fazendo setup do caso e depois resolvendo até decorar bem, ou melhor, até você achar que decorou...porque quando for resolver o cubo e cair esse caso vai levar uns 3 segundos até lembrar como era :D

Todo algoritmo novo que eu memorizo é assim.

No começo é BEM chato, principalmente os PLL porque são enormes. Mas com o tempo acaba ficando natural, você vai olhar pros casos e já vai fazer sem pensar em nada =P

Obs: Não sou muito bom em resumir ;)

Compartilhar este post

Link para o post

acho q o segredo e vc fikar revendo sempre pq decorar num e mto dificil e tb achu bem melhor decorar como e o movimento no cubo do q decorar as letras...

e como todos ja disseram no começo e dificil vc lembrar os casos mais com o tempo fik tao natural q vc nem percebe mais apenas olha e faz...

tb achu q decorar um pouco de kda vez e melhor fui inventar de decorar varias no msmo dia e vc perde mto tempo pq qnto mais vc decora mais vc confundi umas com as outras no começo...

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0