Entre para seguir isso  
Seguidores 0
gordinho

cubo da copa 2010

125 posts neste tópico

Galera quero montar um cubo comemorativo da copa do mundo. Gostaria de opinões, críticas ou sugestão da melhor maneira de montar este cubo.

Abaixo segue um esboço inicial da minha idéia.

Por favor colaborem sugerindo melhorias.

Vou encomendar para um conhecido que trabalha com adesivagem em vinil. Ele faz adesivagem automotiva : ônibus escolar, carros de auto escola, propaganda de empresas e etc....

Ele faz o desenho no CAD e corta no plotter.

Segue abaixo a figura do que já fiz.

cubodacopa.jpg

Espero sua ajuda. Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ficou meio consufo naum entendi nada do cubo XD

Compartilhar este post

Link para o post
ficou meio consufo naum entendi nada do cubo XD

Que parte você achou confusa ?

Eu pensei que quando você olhar o cubo a 45º (ou estiver no suporte) você vai ver a bandeira brasileira de um lado e do outro ler cubo da copa.

Marquei as faces no padrão da Rubik's.

Mudei o desenho, cortei uma parte do círculo azul e acrescentei as observações de opções 1 e 2 nas faces Verde, Vermelha.

cubodacopa2.jpg

Editado por gordinho

Compartilhar este post

Link para o post
Ficou massa doido!!

Mas não decidi ainda. Gostaria de ter mais sugestões. Me diga como você montaria o seu cubo da copa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi a parte da bandeira, metade da bandeira fica no lugar do verde e metade no lugar do vermelho...

Ok, mas e aquela bandeira embaixo, cortada na horizontal??

Compartilhar este post

Link para o post
Não entendi a parte da bandeira, metade da bandeira fica no lugar do verde e metade no lugar do vermelho...

Ok, mas e aquela bandeira embaixo, cortada na horizontal??

Então Pituca são 2 opções de montagem da bandeira. A de cima bandeira inteira (lembrando que o cubo será apresentado em 45º) e a de baixo 1/4 de bandeira de cada lado.

Fiz a segunda opção, pois talvez pudesse montar as bandeiras em face opostas, tipo: verde/azul.

Como estou buscando idéias, foi apenas para ter uma noção de qual bandeira ficaria melhor no cubo.

Aceito outras suguestões também.

Mande a sua.

Compartilhar este post

Link para o post
Mas não decidi ainda. Gostaria de ter mais sugestões. Me diga como você montaria o seu cubo da copa.

Vc monta o cubo magico?Se monta,sabe montar esse, não?

Compartilhar este post

Link para o post
Vc monta o cubo magico?Se monta,sabe montar esse, não?

Monto sim. Por enquanto monto o 2x2x2 e o 3x3x3. Ainda não tive coragem de encarar o 4x4x4 e os maiores 5,6,7 etc....

Esse pensei em montar com a face branca (toda verde) e a face amarela (com as vitórias do Brasil) justamente para facilitar a 1ª e a última camada.

Senão perde a referência e fica difícil de montar.

Na minha opinião cubo é para ser embaralhado e resolvido mesmo, não curto aquele colecionador que N.T.D.E (Nunca Tira da Embalagem).

Cubo para mim deve ser usado e não apenas exposto.

Editado por gordinho

Compartilhar este post

Link para o post

gostei do cubo ^^

soh n entendi a parte da face verde e da faca vermelha

mas foi mto criativo

soh axo q devia trocar o preto do escrito por amarelo

Compartilhar este post

Link para o post
gostei do cubo ^^

soh n entendi a parte da face verde e da faca vermelha

mas foi mto criativo

soh axo q devia trocar o preto do escrito por amarelo

Boa idéia, posso montar em um cubo amarelo, pois os adesivos são de vinil vazados, não são impressos. As datas ficam em preto, pois era a cor do cubo.

Fiz a bandeira em 2 laterais, pois acho que iria ficar muito pequena em apenas uma face.

Valeu pela dica da cor. Se montar no cubo amarelo, vai ficar cubo verde com a grade amarela. Acho que também fica bonito !

Editado por gordinho

Compartilhar este post

Link para o post

gordinho

dps quando vc definir as cores e td pode ma passar o arquivo pra eu poder fazer o meu aki tbm

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou jóia, já pensou em vender os adesivos depois de feitos?

Compartilhar este post

Link para o post
gordinho

dps quando vc definir as cores e td pode ma passar o arquivo pra eu poder fazer o meu aki tbm

Quando tiver mais idéias, vou definir os adesivos. Aí passo toda a sequência : desenhos, protótipo, medidas para corte, o telefone e e-mail do meu colega que corta os adesivos.

Quando ficar pronto eu publico neste tópico o resultado final (com fotos ou talvez um vídeo no YT).

Valeu ?

Ficou jóia, já pensou em vender os adesivos depois de feitos?

Ainda não tinha pensado em vender, pois não sei quanto vai custar para fazer. Quando tiver o custo dos adesivos eu posto o valor e veremos se a galera tem interesse em comprar. O preço não deve ser nenhum absurdo, pois o vinil é quase de graça (centavos). O vinil é vendido como tecido, por metro linear de uma bobina, portanto a aréa útil que é usada no cubo (alguns centímetros ²) é insignificante. Meu colega trabalha com adesivagem de veículos e sobram muitos retalhos de diversas cores. Ele iria jogar esses retalhos fora mesmo. O custo maior deve ser o de vetorizar (desenhar no CAD). Esse colega que faz os adesivos me explicou que ele cobra por hora gasta no desenho de CAD.

Quando tiver um número eu posto.

Editado por gordinho

Compartilhar este post

Link para o post

blz entam gordinho

se vc puder fazer um desenho soh pra ver como ficaria com amarelo agradeço

pois n sei fazer isso n

Compartilhar este post

Link para o post

vou tentar modelar em 3d e colocar os adesivos, se ficar bom eu posto aqui os Screen Shot pra vocês verem.

EDIT:

fiz o cubo em 3d e vi um defeito meio ruim, a parte da bandeira não é dividida em adesivos, mas vejam como ficou (Fiz em cubo branco)

Primerira opção:

cubo1.jpg

e

cubo2op2.jpg

Segunda Opção:

cubo1.jpg

e

cubo2r.jpg

Bem, o unico problema mesmo é que a bandeira fica uma peça só, e não com adesivos.

Editado por Roberto Cubber

Compartilhar este post

Link para o post

Deu pra visualizar bem Rodrigo, mesmo a bandeira sendo inteira e não com adesivos neste seu modelo.

Bem legal pra gente ter idéia. Eu estava sem opinião formada, mas olhando e reavaliando acho que a bandeira inteira (em 4 faces) fica mais legal do que só em duas faces. Deixo registrada minha opinião.

Olhei mais e tive outra opinião: se as cores da bandeira são branca, azul, amarela e verde, os adesivos referentes aos lados em que não teremos a bandeira, ou onde teremos escrito os anos em que o Brasil foi campeão, podem ser azuis, amarelos ou brancos e não tudo verde. O q acham?

Editado por Alexandre Dias

Compartilhar este post

Link para o post
Deu pra visualizar bem Rodrigo, mesmo a bandeira sendo inteira e não com adesivos neste seu modelo.

kkk

mas vlw ae roberto pela imagem em 3d vai ajudar mto

ps: se vc puder fazer em outras cores...

Compartilhar este post

Link para o post
kkk

mas vlw ae roberto pela imagem em 3d vai ajudar mto

ps: se vc puder fazer em outras cores...

eu até tentei faze em preto mas, pra fazer isso teria que pintar a imagem do molde que ta na primeira página, eu tentei pinta no paint mais não deu muito certo.

@Alexandre: Rodrigo é F#$% né!

Compartilhar este post

Link para o post
blz entam gordinho

se vc puder fazer um desenho soh pra ver como ficaria com amarelo agradeço

pois n sei fazer isso n

João Pedro, vou usar sua idéia das vitórias em verde e amarelo.

Minha meta pessoal é de ter um protótipo 3D até a segunda-feira que vêm (19/04/2010).

Vou tirar fotos e te envio. Conversando com o pessoal do forum e do Clube do Cubo ABC, cheguei à conclusão que talvez seja viável vender esse kit de adesivos para os interessados.

Assim que tiver o protótipo eu posto. Também tive a idéia de fazer um vídeo passo a passo dos adesivos para o cubo da copa.

Até a próxima semana, teremos novidades neste tópico.

Obrigado pelo interesse.

Valeu!

Bem legal pra gente ter idéia. Eu estava sem opinião formada, mas olhando e reavaliando acho que a bandeira inteira (em 4 faces) fica mais legal do que só em duas faces. Deixo registrada minha opinião.

Olhei mais e tive outra opinião: se as cores da bandeira são branca, azul, amarela e verde, os adesivos referentes aos lados em que não teremos a bandeira, ou onde teremos escrito os anos em que o Brasil foi campeão, podem ser azuis, amarelos ou brancos e não tudo verde. O q acham?

Alexandre,

A idéia de usar as outras cores é excelente. Vou fazer um novo desenho com as faces cubo da copa em diversas cores e posto para a galera escolher a melhor.

Como já postei para o João Pedro, nesta semana vou fazer uma versão 3D física.

Note aquilo que conversamos no Sábado (10/04/10) já está acontecendo. Se eu tivesse montado este cubo apenas com a minha opinião, não ficaria tão bom quanto o feito com as dicas da galera. Um colega nosso já fez até uma versão 3D virtual que eu sinceramente, não teria condições de fazer. Não domino o programa que ele usou. Temos que trabalhar como equipe.

"A união faz a força e o açucar!"

Valeu pelas dicas, continuem contribuindo, vamos fazer um super cubo. Tenho certeza que o interesse aumentará cada vez mais.

Alexandre fiquei como uma dúvida:

Como fazer a bandeira em 4 faces ?

Você diz 4 bandeiras pequenas (1 em cada face) ou uma formada pelas 4 faces ?

Editado por gordinho

Compartilhar este post

Link para o post
Você diz 4 bandeiras pequenas (1 em cada face) ou uma formada pelas 4 faces ?

Também não entendi.. Se fosse formado de 3 lados até dava pra entender. Mas, 4? Como faz isso? =P

Acho que fica mais legal com 2 faces mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

bom.. tem como fazer sim.. mas acho q ia ficar estranho.. tipo... duas faces que encostam uma na outra e as faces de cima e de baixo :P

Compartilhar este post

Link para o post

ow gordinho, se você quiser eu te passo o arquivo 3d no formato que você preferir ai vc ve oque você quer fazer.

Add no msn pra gente conversar [email protected]

Compartilhar este post

Link para o post
ow gordinho, se você quiser eu te passo o arquivo 3d no formato que você preferir ai vc ve oque você quer fazer.

Add no msn pra gente conversar [email protected]

Valeu pela oferta Roberto, mas vou usar uma técnica diferente.

Desenhei uma planta baixa (cubo aberto), dessa forma posso montar o meu protótipo 3 D. Vou imprimir a planta de montagem (entre as várias que fiz) na jato de tinta. Depois eu corto o cubo, deixando espaço entre as faces livres para colar. Dessa maneira vou ter um cubo 3D, real feito em papel na escala 1:1. Então vou colocar do lado de um cubo verdadeiro (de plástico) e tirar fotos. Vou colocar o cubo de papel no suporte e visualizar em 45º.

Só não fiz ainda, pois quero a ajuda da galera do fórum para escolher ainda as cores das faces CUBO DA COPA, a fonte utilizada na face das vitórias do Brasil, a cor do cubo e etc... São muitas possibilidades, pois podemos combinar diversas cores (verde, amarelo, branca e azul).

Abaixo posto as imagens de todas as plantas baixas que já fiz, lembrando que qualquer uma delas pode ser transformada em um cubo de papel, basta recortar a impressão com cuidado e ter paciência para dobrar e colar o cubo, sem amassar muito o papel.

Cubo de teste de cores: Serve para ver as diversas combinações possíveis de cores e fontes.

1plantabaixatestecores.jpg

Cubo preto:

plantabaixacubopreto.jpg

Cubo branco:

plantabaixacubobranco.jpg

Cubo transparente:

plantabaixacubotransparente.jpg

Cubo amarelo:

plantabaixacuboamarelo.jpg

Cubo azul:

plantabaixacuboazul.jpg

Cubo verde:

plantabaixacuboverde.jpg

Quero que a galera opine. Gostaria que o pessoal do fórum me enviasse sugestão para o esquema de cores (dos adesivos e do cubo).

Queria receber várias opiniões, montar as melhores e submeter a uma votação no fórum.

O mais votado iria para produção.

Esta é a minha idéia, conto com a colaboração de todos.

Editado por gordinho

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0