Postado Dezembro 26, 2009 Olá galera, eu acabei de comprar pela primeira vez um Cubo Mágico. Ele é 3x3x3 e é da marca Winning Moves. Dando uma olhada no google, eu acabei encontrando que tem q desmontar o cubo, passar lubrificante, etc. Eu gostaria de saber pq tem q desmontar ele muitas vezes, pq tbm tem q passar lubrificante, métodos para começar com o SpeedCubing de maneira fácil, o quê significa aquelas letras tipo: R' L', etc. No momento só tenho apenas o 3x3x3! Obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 27, 2009 (editado) Olá galera, eu acabei de comprar pela primeira vez um Cubo Mágico. Ele é 3x3x3 e é da marca Winning Moves. Dando uma olhada no google, eu acabei encontrando que tem q desmontar o cubo, passar lubrificante, etc. Eu gostaria de saber pq tem q desmontar ele muitas vezes, pq tbm tem q passar lubrificante, métodos para começar com o SpeedCubing de maneira fácil, o quê significa aquelas letras tipo: R' L', etc. No momento só tenho apenas o 3x3x3! Obrigado. 1º Pra começar seria melhor um DIY A 2º Tem que passar lubrificante pra que cubo mova melhor, mais NUNCA USE DERIVADOS DE PÉTROLEO SO 100% SILICONE EM SPRAY. 3º Pra começar aprenda o método de camadas. Dicas para não ferrar seu cubo: http://cubomagicobrasil.com/forum/index.ph...amp;#entry31611 4º R=Direita Horário L=Esquerda Horário U=Topo Horário D=Base Horário F=Frente Horário Letra seguida de apostrofe = antíhorário Editado Dezembro 27, 2009 por Keeder Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 27, 2009 Acho que vou continuar com o Winning Moves mesmo... me custou R$ 80 (ao todo). Mas pq seria o DIY A melhor? Quando eu estava procurando por um cubo ouvi dizer que ele da umas travadas e q as peças saem fácil. E tbm gostaria de saber um lubrificante bom e barato para comprar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 27, 2009 Acho que vou continuar com o Winning Moves mesmo... me custou R$ 80 (ao todo). Mas pq seria o DIY A melhor? Quando eu estava procurando por um cubo ouvi dizer que ele da umas travadas e q as peças saem fácil. E tbm gostaria de saber um lubrificante bom e barato para comprar. DIY A ele só da POP até você se acustumar, ele nunca travou comigo, recomendo você comprar do renan www.cuberbrasil.com.br o DIY A e pede pra ele montar que ele vem ótimo. sobre lubrificante, pode ser Jimo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 27, 2009 hum olhando na net vi que Winning Moves é uma loja, e que vende Rubiks.. creio que o seu não seja marca Winning Moves. aqui o site http://www.winning-moves.com//C3030118B318...9901.asp?sc_id= ja com uma search por Cube. se for um rubiks já tá de bom tamanho... grande abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 27, 2009 Onde comprei estava falando que a Fabricante era a Winning Moves, e veio até com a embalagem oficial da Rubik's. Mas entre o Winning Moves e o DIY qual é o melhor? Eu tbm não sei nada de nada de nada sobre como solucionar um cubo! Não sei camadas, etc. Vi videos sobre Fridrich, e não entendi nada! Não sei fazer Cruz com as cores não sei nada mesmo. Gostaria que alguém me passe tutoriais de fácil entendimento para eu começar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 27, 2009 (editado) Onde comprei estava falando que a Fabricante era a Winning Moves, e veio até com a embalagem oficial da Rubik's. Mas entre o Winning Moves e o DIY qual é o melhor?Eu tbm não sei nada de nada de nada sobre como solucionar um cubo! Não sei camadas, etc. Vi videos sobre Fridrich, e não entendi nada! Não sei fazer Cruz com as cores não sei nada mesmo. Gostaria que alguém me passe tutoriais de fácil entendimento para eu começar. você pode ver esse> www.cubospeed.110mb.com/solucoes/camadas.html < Eu que fiz, mas se não entender tente algum no forum. Editado Dezembro 27, 2009 por Keeder Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 27, 2009 http://cubomagicobrasil.com/forum/index.ph...amp;hl=apostila apostila acima. o DiY é melhor que Rubiks, muita gente usa Rubiks modificado (com core de Diy, peças etc). mas pra começo e como já tem ele, tá otimo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 27, 2009 (editado) Eu n entendo muito de cubo, mas tipo, qual seria a diferença entre o Rubik's e o DiY na performance? Tipo, se eu aprender todas essas técnicas pra resolver o cubo, algum dia posso conseguir um tempo menos de 20 seg? ^.^ Editado Dezembro 31, 2009 por Willian evite posts duplos Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 27, 2009 Claro, pra quem gosta mesmo pensar em tempo abaixo de vinte é pensar pouco. O DIY é ajustável e tem formatos diferentes do padrão(tirando alguns), pelo fato de ser regulável o DIY pode ser muito rápido ou travar muito pouco, dependendo do tipo. A galera costuma recomendar o DIY A pra iniciantes e até experientes, porque é um cubo que corta quinas muito bem(não trava ao fazer outro movimento enquanto o cubo não está alinhado) e tem velocidade mediana(dependendo de como você deixar ele). Mas quando você vai desenvolvendo mais você provavelmente vai trocar de cubos, pegar um C ou um F que são cubos rápidos e com corte de quinas médio e alto. E sobre os métodos, os iniciantes geralmente aprendem o LBL(layer-by-layer, ou camada por camada) e depois começam a atacar os algoritmos do método CFOP(Cross, First 2 Layers, Orient the Last Layer, Permute the Last Layer). No fórum você pode encontrar ótimas apostilas, tirar dúvidas em vídeos e olhar em outros sites de speedcubing. Valeu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 27, 2009 Galera, gostaria de saber o q é Core, pra q serve e onde eu posso comprar. O que são modelos A, A-II, A 5, F? Já estou até me arrependendo de comprar o cubo normal do q o DiY q é bem melhor e mais barato Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 27, 2009 Galera, gostaria de saber o q é Core, pra q serve e onde eu posso comprar. O que são modelos A, A-II, A 5, F?Já estou até me arrependendo de comprar o cubo normal do q o DiY q é bem melhor e mais barato core é a peça que segura o centro Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 27, 2009 (editado) Olha, primeiramente tem uns tópicos que vão te ajudar bastante nesse início: http://cubomagicobrasil.com/forum/index.php?showtopic=530 http://cubomagicobrasil.com/forum/index.php?showtopic=2418 http://cubomagicobrasil.com/forum/index.php?showtopic=954 Tipo, se eu aprender todas essas técnicas pra resolver o cubo, algum dia posso conseguir um tempo menos de 20 seg? ^.^ Cara, sub20 não é tão difícil quanto parece. Acho que consegui sub20 em 6 meses de treino, e hoje em dia o pessoal ta conseguindo até mais rápido que isso, devido a grande quantidade de material que tem disponível. Da uma olhada pelo menos no tutorial básico do Carlos: http://cubomagicobrasil.com/forum/index.php?showtopic=25 Editado Dezembro 27, 2009 por Rinaldo Pitzer Jr. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 28, 2009 Galera, já que eu comprei o Rubik's, não teria como eu colocar o core do DiY A nele pra fazer ele ajustavel e rápido? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 28, 2009 Eles falaram de cubos Rubik's modificado, MAS, para poder modificar um Rubiks, ele tem que ser Rubik's DIY. Se for o Rubiks normal, nao tem como fazer isso. Qual seu cubo? Core é essa peça: Core Cube4You: http://paivashop.com.br/produto/910478/Core---Cube4You Core DIY (a) http://paivashop.com.br/produto/803956/Core---DIY-a Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 28, 2009 só pra ele entender melhor, rs.. Vc só pode colocar um core no rubiks, se ele for do modelo ajustavel (remover a tampa da peça central, e regular o parafuso, somente o ajustavel tem o parafuso). se for de outro modelo, vc não consegue usar outro core. exemplo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 29, 2009 Calma, sem desespero! aheuhaduehdaudh Olha eu não sou a melhor pessoa pra te falar isso. Mas vamo lá: Bom pelo que eu vi você teve um gasto bem salgado com o seu cubo (R$ 80,00), APESAR de não ter começado com o speedcubing ainda. Meu conselho é que você comece treinando com o cubo que você já tem, pois há a possibilidade de você não querer mais treinar speed e talz, se desinteressar, daí você vai acabar perdendo todo o dinheiro que investiu em cubos (isso no caso de você comprar um DIY)... Quando você tiver sub-60 (isto é, conseguindo montar o cubo sucessivamente em tempos menores de um minuto), daí você compra um A. --- Ok, o básico é o seguinte: - Speedcubing é uma modalidade que consiste em resolver o cubo mágico em tempos mais rápidos possíveis. Cubistas são praticantes de speedcubing - Os cubos DIY (Do It Yourself) são cubos que, como o próprio nome diz, devem ser montados por você mesmo. Não estamos falando de resolver o cubo (isso é óbvio!) mas sim de pegar as peças e encaixá-las em torno das peças centrais, que devem ser parafusadas no core. Os cubos DIY são considerados os melhores para speedcubing por haver a possibilidade de você ajustar a tensão do cubo, deixá-lo mais mole ou mais duro, cada tipo de ajuste tem seus pontos positivos e negativos, e depende do perfil do cubista escolher o ajuste ideal para seu DIY - Existem diversos tipos de métodos resolutivos do cubo mágico. Cada método monta o cubo de um jeito diferenciado. O cubista é quem escolhe o método, porém, há métodos que não são rápidos o suficiente para competir em speedcubing. Um exemplo é o método da cruz, que monta o cubo sem a necessidade de muitas seqüências de movimentos decoradas, mas de maneira um pouco mais 'vagarosa'. O método mais utilizado é o CFOP, ou Fridirich, que necessita da memorização de diversas seqüencias de movimentos, porém, é capaz de alcançar tempos MUITO rápidos, até abaixo de DEZ segundos! (poucos conseguem) - Algoritmo, em speedcubing (método CFOP), é uma seqüência de movimentos, que utiliza notação em forma de letras, maiúsculas e minúsculas, baseadas no inglês. Por exemplo, na notação de algoritmos COFP, "R" significa, explicadamente, "rotação da camada da direita em sentido horário". Para conhecer todas as notações utilizadas (L, R, F, B, D, U, etc), utilize uma apostila do método de camadas. - O método de camadas é o próprio CFOP adaptado para iniciantes, sem a necessidade da memorização de muitos algoritmos. - Lubrificar seu cubo, ajustar os parafusos, são medidas tomadas por praticantes de speedcubing para deixar o cubo mais rápido, facilitando assim a melhora dos tempos de resolução. Porém, essa prática não é tão necessária se você ainda não monta o cubo em menos de 60 segundos, por exemplo. Quer dizer, eles fazem diferença independente de suas habilidades (que com treino podem vir bem depressa), pois aumentam não só a performace mas também o conforto (deixa o cubo mais gostoso de mexer), mas, se você é iniciante, não fique "encucado" com isso! Eu comecei a montar o cubo há bastante tempo (uns 8 meses), mas tive dificuldade para adquirir um DIY por não haver outro modo além de compras online, o que me atrasou bastante (principalmente meus pais hauehusdhueadh) pra comprar um DIY, mas no fim acabei por comprar um de um cubista de minha cidade (ele fez a compra para mim). Enfim, tenho um DIY há uns 4~5 meses (mais ou menos) e só comecei a me preocupar com ajuste, lubrificação e talz uns dois meses atrás, quando já tinha sub-40 na 'ponta dos dedos' ! Hoje sou sub-30, e sonho em um sub-20 (e até mais rs). Bem amigo espero que esclareça algumas coisas (isso se você já não sabe de tudo isso kKKKKK) mas tudo bem escrever faz bem Bom estudo! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 31, 2009 Gente, não sei mas eu acho que meu cubo está errado ou alguma coisa assim. Tipo, vi vídeos sobre o metodo das camadas, o do Forum não entendi nada, e tipo, estou fazendo cruz com as cores, mas nunca dá certo. Usei a sequencia R'D'RD, mas nunca fica, tipo, ao invez de ser a primeira camada, Azul Azul Azul, fica, Azul Amarela Azul, não sei se eu to fazendo errado ou sei lá. Gostaria muito de ajuda para resolver esse cubo, e uma explicação decente sobre o metodo de camadas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 31, 2009 dá uma olhada aqui no meu site que eu fiz um video explicando(link na assinatura).. qualquer duvida me add no msn q eu te explico. [email protected] Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 31, 2009 Mas, tipo, como vocês conseguem girar o cubo tão rápido? Nos vídeos parece que os cubos desliza em suas mãos, eu tenho o Rubik's normal mesmo sem lubrificante, irei comprar o lubrificante daqui uma semana, passar o lubrificante melhora a velocidade de giro do Rubik's ou precisa ser um DiY mesmo? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 31, 2009 (editado) Mas, tipo, como vocês conseguem girar o cubo tão rápido? Nos vídeos parece que os cubos desliza em suas mãos, eu tenho o Rubik's normal mesmo sem lubrificante, irei comprar o lubrificante daqui uma semana, passar o lubrificante melhora a velocidade de giro do Rubik's ou precisa ser um DiY mesmo? Melhora DEMAIS. MUITO. mas MUITO MESMO. E a regulagem. Editado Dezembro 31, 2009 por Hélio Jr. Sabbath Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 31, 2009 Mas se você gastar bem o rubik's ele não fica muito longe de um DIY A. Ele só faz um barulho de parafuso e é pesado, além de não cortar quinas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 31, 2009 cara, o meu é um rubiks original, ele melhora muito com o tempo sabe, e o meu ja é bastante usado porque eu ja comprei ele de segunda mão, eu até tinha um ajustável mas só que perdi uns 2 parafusos dele :/ e eles são diferentes dos do a do c e dos outros normais.. mas fica tranquilo que ele melhora com o tempo, lubrificar ajuda tb Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 31, 2009 [quote name='Will Wyler' post='31925' date='Dec 30 2009, 10:58 PM']Gente, não sei mas eu acho que meu cubo está errado ou alguma coisa assim. Tipo, vi vídeos sobre o metodo das camadas, o do Forum não entendi nada, e tipo, estou fazendo cruz com as cores, mas nunca dá certo. Usei a sequencia R'D'RD, mas nunca fica, tipo, ao invez de ser a primeira camada, Azul Azul Azul, fica, Azul Amarela Azul, não sei se eu to fazendo errado ou sei lá. Gostaria muito de ajuda para resolver esse cubo, e uma explicação decente sobre o metodo de camadas.[/quote] Cara, quando termina da formar a cruz ja tem uma peça de canto em cima é?? deve ser por isso, veja se essa pessa está errada, por exemplo apesar de ter branco em cima pode ser a p~ça branco/azul/vermelho no canto vermelho/verde/branco sacou?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites