Postado Maio 3, 2008 (editado) Olá Speedcubers! Esse é o Listão de PLL, o objetivo é que todos os praticantes de Speedcubing que saibam fazer a última etapa do método de Fridrich, o PLL coloquem sua lista de algoritmos aqui, facilitando a procura de algoritmos pelos novatos. Eu vou postar as Figuras e os Nomes dos casos, os que quiserem postar seus Algoritmos, é só colocar o nome do caso antes que eu adiciono no primeiro post. Caso a figura não correnponda ao sua posição inicial bastar usar x/y/z e identificar o movimento com parênteses. ==================================================================== Meios Apenas: Permutação U: 01: R'2 U R U R' U' R' U' R' U R' (y2) R' U R' U' R' U' R' U R U R2 02: R U' R U R U R U' R' U' R2 (y2) R2 U' R' U' R U R U R U' R Permutação Z: U R' U' R U' R U R U' R' U R U R2 U' R' U M2' U M2' U M' U2 M2' U2 M' U2 x' R U' R' U D R' U' D R' U R z' R' x R' U Permutação H: L'2 U2 L' U2 L'2 U2 L'2 U2 L' U2 L'2 M2' U M2' U2 M2' U M2' ==================================================================== Cantos Apenas: Permutação A: 01: x U' L U' R2 U L' U' R2 U'2 x' R'2 D2 R' U' R D2 R' U R' (y) x' L' U L' D2 L U' L' D2 L2 02: x U R' U L'2 U' R U L'2 U2 (y') l U' R z' R'2 U' L U R'2 xy R2 (y') x' R U' R D2 R' U R D2 R2 Permutação E: x L U R U' L' U R' U' L U R' U' L' U R U' (y/y') x' R U' R' D R U R' D2 L' U L D L' U' L z *2 F l' U' L U R U' r' F R F' r U R' U' r' ==================================================================== Dois Meios e Dois Cantos: Permutação T: R U R' U' R' F R2 U' R' U' R U R' F' z' r U2 L' U2 l U2 x' U2 L U2 l' U2 Permutação V: L' U R U' L U L' U R' U' L U2 R U2 R' (y') R' U R' U' x2 y' R' U R' U' x' R2 U' R' U R U (y') R' U R' D'w R' F' R2 U' R' U R' F R F Permutação F: R U' R' L' U R U' L U L' U R' U' L U2 R U' R' R' U R U' R2 y' R' U' R U y x R U R' U' R2 x' U' (y) U' R' U R U' R'2 y L' U' L U y' x R U R' U' R2 (y2) R U' R' U R2 y R U R' U' F' d R2' F R F' Permutação Y: F R U' R' U' R U R' F' R U R' U' l' U R U' R2 U' R' U R U' y' x' L' U' R U' R' U' L U Permutação R: 01: U' R' U2 R U'2 l' U l U R' U' l' U' R2 (y') R' U2 R U2' R' F R U R' U' R' F' R2 U' 02: R U2' R' U2 R B' R' U' R U l U R2' F (x) (y) U L U2 L' U2 r U' r' U' L U r U L2 (y2) L U2 L' U2 L F' L' U' L U L F L2' U (y) x' R' U' F' U R' U' x U R' U' R' U R B R2' (y') R U R' F' R U2 R' U2 R' F R U R U2 R' U' Permutação J: 01: x U2 r' U' r U2 l' U R' U' R2 F2 L' U' r U2' l' U R' U' R2 L U' R' U L' U2 R U' R' U2 R 02: x U2 l U l' U2 r U' L U L'2 (y2) R U R' F' R U R' U' R' F R2 U' R' U' (y2) L' U R U' L U2 R' U R U2 R' F2 R U l' U2 r U' L U L2 Permutação N: 01: U L U' R U2 L' U R' L U' R U2 L' U R' (y/y') z R' U R' D R2 U' R D' U R' D R2 U' R D' R U R' U L' U R U' L U2 R' U R U2 R' U' R U' R' (RU') (R'U) l (UF) (U'R') F' (RU') (RU) l' (UR') 02: U' R' U L' U2 R U' L R' U L' U2 R U' L (y/y') z R U' R D' R2' U R' D U' R D' R2' U R' D R' U' R U' x U2 r' U' r U2 l' U R' U' l2 U R' U R (R' U) (R' F) (R F') (R U') R' F' U F R (U R') U' R ==================================================================== Ciclos de Meios e Cantos: Permutação G: 01: R U l' U2 y r' U R' U' R U' r U2 R U R' y' R2 u' R U' R' U R' u R2 02: L' U' r U2 y' l U' L U L' U l' U2 (y2) R' U' R y R2' u R' U R U' R u' R2 03: z U2 r' U R' U R U' r U2 x U R' U' R2 u' R U' R U R' u R2 y R U' R' 04: z' U2 l U' L U' L' U l' U2 x U' L U R2' u R' U R' U' R u' R2 y' R' U R ==================================================================== Imagens: Dans Cube Station Editado Dezembro 10, 2009 por Willian Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 12, 2008 eu tava procurando isso cara ! valew mas o que significa o x,y e z? desculpe pela pergunta, é que eu sou iniciante Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 12, 2008 x, y e z são os giros de cubo x gira o cubo no sentido de R y gira o cubo no sentido de U e z gira o cubo no sentido de F qualquer dúvida dê uma olhada na página da notação dos movimentos no site do Pedro: http://www.cubomagico.110mb.com/index.php?location=notacao Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 12, 2008 Valew ai cara, agora ficou mais facil de entender tem umas coisas bem legais naquele site também Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 13, 2008 Queria saber por onde eu começo a "estudar" o metodo. se eu começo decorando os pll ou os f2l. E se alguem souber quais sao os casos mais importantes. Obrgado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 13, 2008 foi exatamente isso que eu coloquei na "apostila intermediária - transição para o Fridrich". tá na seção de tutoriais Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 2, 2008 Descobri mais um PLL aqui pra destros, o caso R que fica muito dificil ficar girando as peças com a mão esquerda, então ta ai >>>> OBS: antes de vc executar o algoritmo gire o cubo com y2 R U2 R' U2 R B' R' U' R U R B R2 U falou só lembrando aqui: mantenha o ''R'' lá em cima e como se ele estivesse em pé (diferente do que está no listão) aí só depois vc faz o y2 e o algoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 2, 2008 Pra imprimir e estudar > http://www.4shared.com/file/51848322/bd743...rified=96075334 Vlww! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 13, 2008 Na página do Renan, não sei se é impressão minha mas os algorítimos são muito menores. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 13, 2008 bom, ser menor não quer dizer ser melhor para velocidade testa cada um deles e compara prá ver o que você gosta mais às vezes se faz um algoritmo de 17 movimentos em menos de 2 segundos. enquanto um outro algoritmo que tem 12 movimentos se faz em até 3 segundos tem que treinar cada um prá ver qual você acha melhor Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 15, 2008 eu queria saber se naum existe um algorítimo para esta permutaçao: XXX XXX XXX trocar os dois cantos em verdes e rodar os meios no sentido horario Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 15, 2008 Se quer girar os 4 meios no sentido horário, faça um U e só terá que permutar os cantos, no caso a permutação E (veja no listão). 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 30, 2008 No N 02 eu uso: (L' U R') U2 (L U' R) (L' U R') U2 (L U' R U) Isso ai eu adaptei o N 02 do Erik Akkersdijk pra eu usar sem fazer z (como ele faz). Pra mim é mais rápido mexer só L U R. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 1, 2008 ô, auhau não seria mais ideal colocar o setup junto? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 17, 2009 Ae galera, qual o melhor jeito de um fazer esse alg? não achei ele no listão, é melhor eu girar o cubo e fazer o que eu acho e depois voltar ao normal ou tem algum alg especifico? Valew p.s: não reparem na imagem, fiz no paint e sem nenhuma proporção ! AUSauhsHU Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 17, 2009 É só girar o U. Faz o alg e volta o U necessário. Sem girar o cubo, entende? 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 17, 2009 PLL varia muito.. Tem gente que gosta de girar U e aplicar o algoritmo, depois voltar o U... Eu particularmente prefiro girar o cubo (E creio que a maioria das pessoas façam assim). Não tem jeito, se tu for decorar um algoritmo diferente pra cada posição, os 21 PLL se transformam em 84. =P Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 17, 2009 Ah! E outra... Não é só o fato de se transformar em 64... ops... 84 né? É o fato de que movimentos como B, F e L costumam ser lentos, conforme o algoritmo... Algumas dessas adaptações podem ser pouco velozes, Penso que valha a pena girar o cubo ou girar o topo, a adaptar tudo as quatro posições.. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 17, 2009 Exato. E ops.. 84. Corrigido. E, sim, adaptações não são boas na maior parte das vezes.. Mas, de qualquer forma, existem sim algoritmos com bastante R e U para a maior parte das orientações, o problema mesmo é gravar 84 algoritmos só pra isso.. Simplesmente não vale a pena, ainda mais se você for pensar que SEMPRE vai ter um algoritmo que você faz mais rápido do que o outro, então na maior parte das vezes "Girar o cubo + aplicar algoritmo rápido" é melhor do que "aplicar algoritmo não tão rápido". Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 17, 2009 São poucos que valem a pena aprender usar mais de um. Eu faço isso só com os J e com os U basicamente. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 17, 2009 Pessoal, finalmente fiz os vídeos das minhas PLL tão todos linkados no meu site: http://www.cubomagico.110mb.com/index.php?...gs&type=PLL Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 17, 2009 Pessoal, finalmente fiz os vídeos das minhas PLL Que bom pragente que o pedro se empolgou com videos ultimamente XD Ah, e fiquei feliz de saber que faço a A1 igual voce (com regrip, não consigo usar o anelar de forma alguma =P) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 17, 2009 Que bom pragente que o pedro se empolgou com videos ultimamente XDAh, e fiquei feliz de saber que faço a A1 igual voce (com regrip, não consigo usar o anelar de forma alguma =P) ah, não tenho muito orgulho das minhas A quando eu usei o PLL trainer, se não me engano deu mais de 1.5 de média...a da esquerda foi pior tem gente que faz em menos de 1 segundo...como eu não sei Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 1, 2009 Aproveitando o tópico e que eu tenha voltado a montar o cubo \o/ existe algum lugar onde mostra a probabilidade de cair cada PLL? ou é tudo igual? Por exemplo: tal PLL tem mais chance de sair do que a outra? Se sim, quais são as mais utilizadas? valeu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 1, 2009 (editado) Tem sim... no site da jessica fridrich... só um minutinho que já acho... Aqui ó... http://www.ws.binghamton.edu/fridrich/Mike/permute.html Editado Junho 1, 2009 por Gaboardi 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites