Postado Fevereiro 28, 2017 (editado) E ai pessoal beleza? Eu andei pesquisando bastante ultimamente e criei este tópico pelo fato de que muitos cubistas novos que querem sair do método de camadas pensam que só existe o Fridrich, aprender os 119 casos padrão, mas não gente, não é só o fridrich que está aí, existem vários outros métodos, alguns deles inclusive usam uma parte do fridrich, mas gente eu estou falando isso pra vocês cubistas iniciantes porque depois de aprender todo o fridrich fica difícil de mudar para outros métodos então aqui eu vou passar uma lista de métodos avançados e uma breve definição e número de algoritmos(fórmulas) de cada um deles, aí pessoal vocês escolhem o que mais se encaixa no perfil de vocês ok? Vale lembrar gente, mesmo não aprendendo o fridrich completo o F2L é completamente necessário pois ele é utilizado em vários outros métodos. - Fridrich: Consiste em resolver o cubo na seguinte ordem: Cruz , F2L(resolver a primeira e segunda camada ao mesmo tempo),OLL(Deixar a ultima camada toda amarela sem se importar com a ordem), PLL(Permutar os cantos).Contem 119 algoritmos, sendo deles 41 F2L,57 OLL e 21 PLL. -ZZ: Método caracterizado pelo blocbuilding, no qual você não faz a cruz e constrói blocos de f2l é um método caacterizado pela baixa rotação de cubo magico e é dividido m principalmente 3 etapas: EOline,ZZF2L e LL. Seus algoritmos podem váriar muito entre você usar só 20 ou usar mais de 400, pois é um método mais intuitivo. Roux: consiste na ciaçãode blocos 1x2x3 no cubo e depois permutar os cantos da ultima camada, o que chama a atenção nesse método é o fato de ele ser muito intuitivo tendo que aprender no maximo 42 algoritmos. ZB: Nele você faz a cruz, os 3 pares de f2l e no quarto par esse método se divide em dois, no quarto par você faz o zbls ou zbf2l que é terminar o par e ao mesmo tempo fazer a cruz, para depois você fazer o zbll, que é terminar a ultima camada em uma unica fórmula. O motivo para esse método não ser muito utilizado é o fato de se ter na sua totalidade 799 algoritmos. VHLS: Complementar ao Fridrich, este método tem o mesmo objetivo que o zbf2l mas plo fato do par ter que estar pronto ou na posição de pesca você só usa 32 algoritmos para orientar a cruz da ultima camada. COLL: Tem o mesmo objetivo que a oll mas permuta os cantos ao mesmo tempo fazendo com que você só use casos de meio de pll, método muito util, tem cerca de 50 algoritmos. Pessoal, eu citei apenas alguns métodos principais mas existem muitos outros, então não pense que existe só o fridrich, existe uma infinidade de outros métodos, encontre o que se adapta melhor a você assim como se você quiser aprenda o fridrich e depois complemente com outros métodos. Eu uso o Fridrich em parte, conheço os 41 casos de F2L, as 7 OLLS de cruz. As 21 PLLS, mas ao invés de terminar de aprender as outras 50 olls eu aprendi o vhls tenho média no 3x3 de 18 segundos e meu melhor tempo foi de 8,65 segundos, então você aí iniciante ou até mesmo avançado que quer conhecer mais, pesquise sobre e tenha bons estudos, sites para pesquisar: - https://www.speedsolving.com - http://algdb.net/ - http://www.cubovelocidade.com.br/ Entre outros, também existem caras que ensinam esses métodos avançados por meio de videos, como Rafael Cinoto, Israel Fraga, Rubiks cube south américa entre outros. Bons estudos ao pessoal, já os avançados se quiserem complementar meu tópico por favor podem inserir informações? Obrigado gente abraço! Editado Fevereiro 28, 2017 por augustus2010 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 28, 2017 Petrus: consiste em fazer um bloco 2x2x3, orientar os meios e resolver o resto da F2L 2-gen(R,U). Para Speed, existe debate sobre ele ser um método realmente que possa ser usado, mas para FM, ele é bastante útil VLS : resolver o ultimo par enquanto força OLL skip. Todos os algs. envolvem o encaixa (R U' R'). RLS: igual VLS, mas com o caso pesca (R U R'). CT: variante de qualquer método que envolva EO em algum momento. consiste em resolver o ultimo meio da F2L enquanto orienta as quinas, sem se importar com a quina da camada D esteja resolvido. Então, resolver tudo que falta com 1 alg. envolve +/- 200 algs. ex: ZZ-CT, Petrus-CT falando em ZZ-CT, ZZ tem mil variantes, ZZ-a, ZZ-b, ZZ-c, ZZ-blah, ZZ-top, ZZ-WV, ZZ-z, ZZ-rainbow e a lista vai. Um dia traduzo as explicações de cada um e claro, temos LL. envolve resolver OLL e PLL em 1 alg. Parece bom, né? pena que são 3000 algs. ah, F2L não é tão necessário assim, já que dos Big4(4 métodos mais usados), só fridrich usa F2L, enquanto os outros 3 (Roux, ZZ e Petrus) usam blockbuilding e recomendo tirar o cubovelocidade como site de pesquisa. Os algs. apresentados lá são muito ultrapassados e bem ruinzinhos, em geral 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 28, 2017 18 minutos atrás, Israel fraga disse: Petrus: consiste em fazer um bloco 2x2x3, orientar os meios e resolver o resto da F2L 2-gen(R,U). Para Speed, existe debate sobre ele ser um método realmente que possa ser usado, mas para FM, ele é bastante útil VLS : resolver o ultimo par enquanto força OLL skip. Todos os algs. envolvem o encaixa (R U' R'). RLS: igual VLS, mas com o caso pesca (R U R'). CT: variante de qualquer método que envolva EO em algum momento. consiste em resolver o ultimo meio da F2L enquanto orienta as quinas, sem se importar com a quina da camada D esteja resolvido. Então, resolver tudo que falta com 1 alg. envolve +/- 200 algs. ex: ZZ-CT, Petrus-CT falando em ZZ-CT, ZZ tem mil variantes, ZZ-a, ZZ-b, ZZ-c, ZZ-blah, ZZ-top, ZZ-WV, ZZ-z, ZZ-rainbow e a lista vai. Um dia traduzo as explicações de cada um e claro, temos LL. envolve resolver OLL e PLL em 1 alg. Parece bom, né? pena que são 3000 algs. ah, F2L não é tão necessário assim, já que dos Big4(4 métodos mais usados), só fridrich usa F2L, enquanto os outros 3 (Roux, ZZ e Petrus) usam blockbuilding e recomendo tirar o cubovelocidade como site de pesquisa. Os algs. apresentados lá são muito ultrapassados e bem ruinzinhos, em geral Considero o f2l muito util pelo fato de que alem do fridrich existem complementares dele como vhls vls rls que você citou, zb etc. Essas variantes todas precisam do f2l, por isso recomendo usar ok? Obrigado por complementar meu tópico, acho isso muito util e só agrega conhecimento. Quanto ao fato do site cubovelocidadeos algoritmos estão sim desatualizados, mas não todos, tanto que aprendi pelo cubovelocidade o fridrich e depois atualizei apenas alguns algoritmos. Abraço! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites