Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
batista

Filme da semana: Dia do Silêncio

2 posts neste tópico

Seguindo a ideia desse tópico, iniciada pelo Newbie, essa semana eu que darei continuidade :) Em homenagem ao dia do silencio que foi no penúltimo sábado, resolvemos homenagear o cinema mudo!

O filme dessa semana (que foi escolhido por mim :)) foi Aurora (Sunrise: A Song of Two Humans, 1927)

Sunrisec001a.md.jpg

Minha Opinião sobre Aurora:

Me faltam palavras pra descrever a magnitude que eu vejo nesse filme. Artisticamente falando, pra mim Aurora é o filme mais belo já feito! A fotografia cirurgicamente costurado com a trilha sonora, produzem um efeito arrebatador, é algo realmente fora de série! Eu li em algum lugar que o Scorsese falou que: "Aurora não é um filme, é um poema visual" e tenho que dizer, Scorsese não costuma errar :P Combinada a direção artística impecável, Murnau ainda entrega um filme com uma história encantadora e cheia de reviravoltas. Nesse filme Murnau conseguiu passear por diversos gêneros e trabalha tudo com extrema maestria e destreza. Enquanto em alguns momentos o filme é engraçado e descontraído em outros vemos uma história densa e complicada. No final o filme é um grande ensaio de pequenas sutilezas com uma leveza ímpar.

Em especial eu acho o segundo ato do filme (quando o marido, depois de arrepender-se do que faria, tenta reconquistar sua esposa) um dos momentos mais sublimes que eu já vi em todos os filmes! Enfim, não vou ficar falando muito que eu não gosto de dar spoiler e acho mais massa cada um assistir pra tirar sua própria opinião. E pra quem tiver com o pé atrás de ver o filme por ser antigo e mudo, deem uma chance, quase certeza que vocês não vão se arrepender!

"Esta canção do Homem e de sua esposa é de nenhum lugar e de todos os lugares, é possível escutá-la em qualquer lugar e em qualquer hora. Pois onde quer que o sol nasça e se ponha, seja no tumulto da cidade ou sob o céu aberto da fazenda, a vida é muito semelhante; às vezes amarga, às vezes doce."

Nota: 9,5/10

E pra semana que vem, resolvemos escolher dois filmes dessa vez! Um de terror em homenagem a sexta-feira 13 que passou e mais um mudo, porque sim :P

O Filme de terror é A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project, 1999) e foi escolhido pelo Bucsan, pra quem não conhece o filme é um marco na nova onda de filmes de terror que começaram a partir da década de 2000. Eu ainda não vi, mas to ansioso pra ver essa semana!

O Segundo filme é M, O Vampiro de Dusseldorf (1931), dirigido por Fritz Lang, assim como Aurora, é outro grande clássico do cinema e uma marca registrada do cinema expressionista alemão.

Editado por Batista
4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Batista, eu só assisti esse filme por indicação sua e, por isso, muito obrigado por me desintoxicar do monte de porcarias que tenho assistindo ultimamente.

Esse filme é realmente uma obra de arte.

No começo ele parece infantil e defasado, mas quando eu entrei no clima do filme, fiquei bastante emocionado com o desenrolar da história e a esposa do fazendeiro é muito cativante, fiquei apaixonado por ela.

Fiquei mais feliz ainda pelo Youtube ter uma versão do filme com uma excelente qualidade de imagem.

Achei a fotografia tão impressionante que parece que se pegar qualquer frame do filme ele daria um excelente pôster.

O interessante dos filmes mudos é que o diretor pode ser avaliado pela habilidade em resolver as situações sem recorrer a diálogos constantes (ter que ler aqueles textos deixam o filme cansativo) e esse filme mostra a maestria do Murnau.

É um filme simples, mas muito bonito, minha nota é 9/10.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  
Seguidores 0