Postado Janeiro 31, 2016 E aí? O que acham e por quê? Eu voto na galinha! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 31, 2016 Depende muito de interpretação... Mas ai esta um vídeo muito bom que explica essa questão. 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 31, 2016 Quando estava no ensino médio aprendendo sobre taxonomia e todos os reinos lembro que me perguntaram isso e eu, pela lavagem cerebral que as explicações evolutivas durante as aulas de Biologia, respondi o que sugere no começo do vídeo: o ovo veio primeiro porque poderia ter sido ovo de peixe até... que segundo a evolução, veio antes das aves. Hoje finalmente percebi que aquilo que eu aceitava há 3 anos não faz o menor sentido. Voltando ao assunto da enquete, basicamente cada resposta representa uma visão. A visão naturalista responde que é o ovo, como no seu vídeo, e a visão não-naturalista (que é admitir que outros fatores além de energia, espaço e matéria, existam, como a informação que só vem de inteligência) que responde que é a galinha. Quem responde ter sido o ovo, normalmente acredita na evolução, e quem responde a galinha, normalmente acredita no Design Inteligente. Eu acredito que foi a galinha primeiro porque acredito que teoria como a Baraminologia preenche todos os buracos de ausência de evidências da evolução, portanto, mais provável de ser correta. E ela sugere simplesmente que todas as espécies hoje existentes não vieram de um único ancestral, mas de vários. A galinha poderia ser um desses ancestral comum para aves parecidas com ela. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 25, 2016 A galinha poderia ser um desses ancestral comum para aves parecidas com ela. Isso não responde a pergunta, já que essas aves não são tecnicamente galinhas. Para resolver o problema, apelo ao paradoxo do navio de Teseu: Um navio que tenha substituído, ao longo do tempo, todas as suas partes -- uma por vez -- continua o mesmo navio por manter sua identidade, ou é outro navio por não possuir nenhuma peça original? Como manda a técnica pragmatista de William James -- que ignora o aspecto linguístico dos problemas e se baseia exclusivamente no efeito que tal decisão causa -- posso dizer que ambas e nenhuma das respostas estão corretas. Considerando que um ser vivo próximo o suficiente para botar um ovo de galinha seja uma galinha, podemos afirmar que a galinha veio antes do ovo. Considerando que este não pode ser uma galinha, o ovo veio primeiro. Pragmatismo FTW! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 25, 2016 Toda galinha veio de um ovo, mas nem todo ovo veio de uma galinha... 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 25, 2016 Acho que foi a galinha,pois de acordo com a teoria criacionista,Deus após ter feito os céus e a Terra,ele criou os animais... Então pode se concluir que foi primeiro a galinha 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 25, 2016 Foi o ovo. Havia ovos antes de haver galinhas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 25, 2016 Foi o ovo. Havia ovos antes de haver galinhas. Cara, vc fala inglês? Se sim, te aconselho a olhar o vídeo desse próprio tópico... Se não: O vídeo fala disso nos primeiros minutos dele. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 26, 2016 Cara, vc fala inglês? Se sim, te aconselho a olhar o vídeo desse próprio tópico... Se não: O vídeo fala disso nos primeiros minutos dele. Não vi o vídeo, respondi a pergunta da enquete. Não se falou em ovo de galinha, apenas em ovo. Logo... 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 26, 2016 Não vi o vídeo, respondi a pergunta da enquete. Não se falou em ovo de galinha, apenas em ovo. Logo... Ah, entendi... achei que você estava falando entre o "ovo da galinha" ou a própria galinha. Erro meu, me desculpe. O vídeo fala logo nos primeiros trinta segundos que se fosse levando em consideração só o ovo, ele veio antes da primeira galinha aparecer no planeta. Dinossauros, peixes e outros animais já colocavam ovos... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 4, 2016 Eu sou da base criacionista então de acordo com a Bíblia cristã Então Deus disse: -que a Terra produza todo tipo de animais:domésticos, selvagens e os que se arrastam pelo chão,cada um de acordo com sua espécie Gênesis, Capítulo 1,versículo 24 Então,na minha opinião,a galinha veio primeiro 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 4, 2016 (editado) Antonio Gabriel, a coisa é um pouco mais complexa...No Gênesis temos mais de um relato da criação, e todos os exegetas sérios, sejam católicos ou protestantes, concordam que o Gênesis é uma alegoria, e que não representa necessariamente a exatidão do ocorrido. O mais importante (e que é fato) é que Deus criou, o mecanismo dessa criação não necessariamente foi a geração espontânea a partir do fiat, da vontade divina. Assim, acreditar que Deus criou tudo o que existe e acreditar em evolução não necessariamente são coisas excludentes como muitos pensam. Se Deus criou um universo pronto e acabado, ou se criou um universo com regras que conduziram para o que temos hoje, não faz diferença no fato de que foi Ele que criou, que criou por amor, que o homem é o ápice da criação, etc... E em nada diminui a onipotência de Deus. Inclusive, filosoficamente falando, considero mais razoável (afeito à Razão) crer num ente superior dotado de inteligência e vontade que cria tudo, do que acreditar em uma série de felizes coincidências gerando tudo a partir do nada, ou achar que apenas por acaso tudo surgiu depois da explosão que espalhou toda a massa e energia do universo, antes concentrada num ponto infinitesimal. Editando para não dar flood... Sobre a questão do ovo de galinha e da galinha, depende. É preciso definir antes o que é ovo de galinha. Se os bichos foram evoluindo por mutações e adaptações, o primeiro ovo de galinha foi posto pelo primeiro ser com a configuração genética daquilo que podemos chamar de galinha, ou o primeiro ovo de galinha foi aquele do qual nasceu esse animal? Nunca conseguiremos determinar que ser foi esse e quando aconteceu, mas esse ser nasceu de um ovo posto por um antepassado, e não de um ovo posto por uma galinha. E então? O primeiro ovo de galinha é o que foi posto pel a primeira galinha ou é o ovo do qual nasceu a primeira galinha? Eu fico com a primeira opção, e aí a galinha veio antes. Editado Março 4, 2016 por Fabio_Alves Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites