Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Pedro

Avaliação do Pré-Mundial 2015

39 posts neste tópico

Para todos que participaram,

Esse tópico é pra vocês postarem suas impressões, opiniões e sugestões sobre o Pré-Mundial e também já visando o Mundial em julho.

Digam o que acharam bom, ruim, o que pode melhorar, etc.

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minhas impressões: campeonato muito bem organizado, prático, bem estruturado. O que pecou foi q a lanchonete estava mal equipada de alimentos e mal preparada para receber um campeonato, fora que fechava muito cedo e nos obrigava a comer do lado de fora. Iluminação do auditório estava muito forte, dando uma controlada ficaria ótima. E a emissora Globo foi muito invasiva com as luzes na nossa cara e impedindo de ficarmos relaxados para realizar nossos tempos.

Mas tudo foi muito bom Pedro. Foi ótimo.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Na Quadra:

Achei ótimo ter uma mesa para embaralhamento de cada lado.

O que achei ruim foi que o palco era muito estreito e chacoalhava quando alguém andava; resolvia boa parte do problema colocar os runners na parte de baixo, mas atrapalhava as filmagens dos competidores (quando eu percebia que, determinado competidor ia ser filmado, eu tentava colocar ele na mesa do meio, pois os runners não passariam na frente da câmera; mas no mundial eu acho que isso vai ser complicado).

As turbinas de ventilação faziam muito barulho mas, no mundial, como vai ser no inverno, talvez não seja problema.

Na Sala de estudo:

Acho que faltou assentos para o público, mesmo sendo modalidades onde seria melhor não ter público por necessidade de silêncio, sempre vai ter alguns que querem assistir.

No Auditório:

Como a Lucyta falou (e muita gente reclamou) foi a iluminação. Teria que ser mais neutra (pois alguns reclamavam da alteração das cores) e mais difusa (pois alguns reclamavam de ofuscamento e outros das sombras).

Faltou luz para a mesa de embaralhamento também.

No geral:

Localização excelente, espaços amplos e infra estrutura muito boa.

A organização foi muito boa e sempre tinha algum delegado por perto quando necessário.

Tive problemas com minha escala e não consegui cumprir exatamente como programado, mas isso não afetou em nada.

Eu vi que, em determinado momento, os juízes estavam chamando os competidores e isso estava gerando confusão e atravancava um pouco o andamento pois eram muitas pessoas chamando os competidores (às vezes ao mesmo tempo e com vozes diferentes).

Então eu acho que o melhor seria o runner fazer a chamada pois esse tem condições de ir perto da fila de espera, chamar e indicar a mesa.

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo com a Lucy sobre a lanchonete e as luzes do auditório, fora isso o campeonato foi excelente!!

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, parabéns pela organização do camp, foi incrível ver tudo fluindo sem muita pressa, mesmo tendo umas 160 pessoas competindo. Só tenho que reclamar do auditório mesmo, a iluminação me atrapalhou um pouco, tanto pq meu 4x4 é half-bright. Além disso, fiquei um pouco preocupado com o espaço mesmo, eu achei um pouco pequeno pra o Mundial, acho que não vai caber umas 400 pessoas la não... :v

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, como digitei pelo celular, esqueci de por alguns pontos:

- Muita gente queria ser filmada nas solves, natural, afinal um campeonato de certa magnitude, o gosto por ser filmado. Nesse sentido, alguns runners respeitavam isso, mas muitos nem se importavam e passavam na frente mesmo da câmera. Não que isso seja algum defeito, mas imagina, o cara passar na frente de uma filmagem WR do Feliks? O pessoal do mundo inteiro vai querer entender a solve e analisar, e fica ruim se tiver gente passando na frente.

- Os runners deveriam chamar o pessoal pelo nome, pois fica ruim por que as vezes o competidor está distante e o juiz tem que ficar se esguelando para chamar, e as vezes atrapalha porque como a mesa era de dupla, poderia atrapalhar o outro competidor da mesa. Então colocar runners que conheçam a galera em geral ou que se deem ao trabalho de chamar pelo nome. Com o sistema de separação lá na quadra facilitou, seria mais fácil pro runner convocar a pessoa sem ter a necessidade do juiz se esguelar.

Acho que é isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Me lembraram de falar da mesa, que era muito estreita...

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pessoal

Sobre as luzes do auditório, acho que já vão providenciar uma luz branca e tals.

Eu pedi pro câmera não jogar a luz na cara das pessoas...aí 2 minutos depois foi isso que ele fez ¬¬ Esse povo de televisão é complicado, mas eles tem que respeitar o que tá acontecendo.

Fabio, a escala realmente não deu pra ser seguida à risca :P No Mundial a ideia é todo mundo confirmar antes se vai poder ir e quando, pra gente poder ter uma escala bem definida.

O palco também achei que balançava, mas não sei muito como daria pra resolver isso...E não vejo outra solução pros runners a não ser pela frente mesmo. Pra não atrapalhar a filmar, só se colocasse o palco mais alto ainda...mas aí acho que fica alto pra filmar :P

A sala de estudo deve ser usada pra outra coisa, e o multi deve acontecer em outro lugar, como uma sala de aula enorme.

Realmente as mesas eram estreitas (e também achei um pouco pequenas pra 2 pessoas...uns 20cm a mais seria melhor). Não sei se eles tem outros modelos lá, mas uma solução seria colocar uma proteção na frente pros cubos não caírem.

Continuem dando sugestões e divulguem o tópico.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Pedro.

Realmente, eu recebi minha escala por email mas acabei não seguindo muito a risca o meu cronograma de escala, por que o local era muito grande e as vezes acabava em outro lugar e quando eu ia para fazer, já tinha gente suficiente executando a tarefa (runner).

Uma ideia bacana é realmente confirmar TODA a galera ou o máximo possível para poder definir quem faz o que e onde será.

Tipo, fica ruim ser runner/judge em lugares diferentes em horários aproximados. Então o bacana seria definir uma turma de x pessoas para cada área do campeonato, para poder desenvolver bem a parada e colocar gente que pelo menos entenda inglês, para não passarmos sufoco. Eu falo muito pouco inglês, um inglês bem abrasileirado, mas eu entendo perfeitamente e consigo ler, então eu poderia ficar como uma ajuda para os casos mais simples. Isso seria legal de verificar entre o pessoal, quem e quem fala cada idioma para facilitar.

Eu queria ser mais ativa nesse campeonato Mundial, passei muito tempo moscando no Pré e não gostei, quero me tornar uma ajuda melhor, nem quero ser staff, mas se eu servir pra qualquer coisa, orientar o pessoal, ser juiz de determinada área, etc, QUALQUER coisa, adorarei trabalhar/ser convocada.

Enfim, acho que é isso por enquanto. Quando for lembrando, venho e coloco.

:D

Compartilhar este post

Link para o post

O esquema de fazer modalidades paralelas funciona apenas dessa maneira, e não como ocorreu nos Brasileiros passados onde sempre sou prejudicado :S

Mas notei que a primeira rodada do Pyraminx acabou acho que mais de 1 hora antes do final previsto: eram 3 horas. Tudo bem que para o Mundial terá bem mais competidores e pode até ser que dure realmente 3 horas. Mas algumas outras modalidades como Megaminx tem menos tempo ainda, modalidades essas que são mais demoradas que o Pyraminx.

Por que o 4x4 BLD está sozinho no domingo e o 5x5 BLD está junto com Multi? Quem faz BLD sabe muito bem que duas resoluções de BLD longas (big cubes ou multi) seguidas atrapalha, pois você fica lembrando as palavras da solve anterior. Então só trocar o 4x4 BLD deixando junto com o Multi já que é mais rápido de fazer, menos palavras e menos risco de se atrapalhar, deixando os dois eventos separados pelo tempo: um logo de manhã e o outro no finalzinho, antes do FM. Aliás, O 4x4 deve ser antes do Multi porque quem faz 4x4 BLD costuma tentar vários cubos no Multi e a quantidade de palavras decoradas no 4x4 é menor que a do Multi. E aí o 5x5 BLD fica sozinho no domingo.

Como eu faria Multi, eu precisava fazer as outras modalidades antes para dar tempo. Era 9:30 e não tinha ninguém ainda para embaralhar o 6x6. Para os BLDs eu também tive que caçar um embaralhador/juiz. Até aí sem problemas se não fosse difícil achar um staff que topasse embaralhar pra mim e ficar de juiz. Sem contar que demorou para achar os scrambles do 5x5 e depois minha súmula. Já que somos nós mesmos que devemos procurar os staffs, não faz muito sentido ter horário certo pra fazer as modalidades de BLD longas. No domingo eu não pude tentar a terceira solve do 4x4 BLD por falta de tempo. Minha? Não, eu estava correndo para fazer tudo antes, mas o Square-1 atrasou para começar e me prejudiquei.

Já falaram da iluminação. As mesas eu também achei MUITO apertadas para duas pessoas resolverem e também muito curtas em largura. Meu Skewb caiu no chão, vi outro cubo caindo também.... Ficou muito ruim para gravar minhas solves com o meu tripé portátil, mas isso é problema meu mesmo xD. Alguém reclamou que as cadeiras não tinham uma altura boa, mas não lembro se ele achou alta demais ou baixa. Eu me incomodei com um ferrinho que ligava as duas pernas dianteiras das cadeiras pois não dava pra colocar o pé para trás, tipo cruzando-os. Aí eu tive que empurrar a cadeira bem para trás e sentar na pontinha para me sentar "confortavelmente", e ficava receoso de atrapalhar os runners de passarem por trás e tropeçarem.

Por enquanto é só. Curti demais o campeonato.

Editado por Allyson Dias
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Também achei o campeonato excelente! Parabéns a todos da organização!

99% das coisas boas creio que podem ser mantidas, não há oq mudar, então, se é que posso fazer alguma singela contribuição vou trazer minha opinião apenas dentro dos 1% que talvez possa ser aprimorado para o mundial já que receberemos pessoas e imprensa de diversos lugares do mundo.

As mesas:

1) Não sei se notaram, mas as mesas estava perigosamente próximas da beirada do palco!! Tanto é que teve um fiscal de mesa que sofreu um acidente, por sorte não bateu a cabeça, já que o pé da cadeira escorregou do palco e foi ele com caideira e tudo pro chão lá em baixo! (poderia ter sido grave se tivesse batido a cabeça - Vai ter ambulância de plantão? rsss)

Brincadeiras a parte, tinha ainda um bom espaço atras das mesas, não precisava deixar tão rente assim da beirada. Acho perigoso. De resto achei as mesas adequadas, não vejo necessidade de mudar.

2) A chamada dos competidores.

Não sei se notaram mas muita gente ficava meio perdida ao ser chamado para descobrir de qual mesa estavam gritando o nome do competidor (inclusive eu). Em alguns casos ia à mesa só para notar que não era eu ali mas numa outra.

Isso poderia ser facilmente sanado se cada mesa tivesse um número visível e ao chamar o fiscal gritasse, por exemplo "FULANO MESA 5 ! " Ai não teria erro...

Também concordo que os runners poderia repassar esse recado para os competidores em espera.

Ainda nesse quesito, muita gente acabava invadindo a área de competição enquanto aguardava pra ser chamado novamente ao invés de voltar para trás da linha, os fiscais até pediram pra se afastar pois bloqueava o caminho e tal. Claro que isso não foi lá grande problema, mas imagino que com um número maior do competidores ansiosos ali, que nem falam o idioma, seria interessante ter uma pessoa ali pra controlar o fluxo de entrada e saída. Se a pessoa falar inglês seria o ideal.

3) Postura

Evidentemente o evento foi um sucesso, não nem o que discutir. PORÉM, vcs já assistiram o vídeo do ultimo mundial, por exemplo, que foi filmado pelo memyselfandpi ? Ou outros?

Então, já notaram a seriedade da postura dos fiscais de mesa durante o certame?

Nesse pré mundial eu vi fiscal tomando "todinho" (ou similar) durante a solve do competidor, batendo papo, olhando para tudo menos para oq estava acontecendo na mesa, enfim... Lembrando que será um MUNDIAL, será filmado pelo mundo todo, talvez seja interessante passar uma imagem um pouco melhor, ao menos durante o certame manter um postura compatível com um evento de categoria mundial. Não é um compeonatinho de escolinha... Será um Campeonato Mundial pessoal....

Já basta o pré-conceito que o Brasil sofreu quando divulgaram onde seria o mundial de 2015 lá no fórum gringo, se tivermos postura desleixada assim no mundial a zoeira vai ser eterna no youtube e em todas as redes sociais... E acho que a ideia é fazer bonito no evento, não é? Se não já viu, pode até virar meme, rsss

3) Transparência

Rolou um papo de que o staff antecipou algumas rodadas de algumas modalidades para melhor ajudar na organização e fiscalização. Blz. Acho louvável. Só que não sei como os gringos podem interpretar isso, tipo, tempos sendo registrados de forma privada, sem grandes plateias a não ser os próprios amigos do grupo de staff. Obvio que sei da idoneidade de todos os integrantes, mas os gringos não sabem e isso pode vir a ser questionado: Como alguns participantes podem ter o direito de fazer seus solves de forma privada e sem a possibilidade de fiscalização dos demais competidores? Percebem o tamanho do problema que poderia surgir?

Pra solucionar isso creio que o integrante do staff que queria competir, basta ele fazer sua rodada junto com todos, apenas se afastando das atividades enquanto estiver para começar na competição e retomando assim que terminar suas solves, mas jamais fazer as solves sem ser durante o certame oficial, na presença dos demais competidores...

4) Imprensa

Realmente, também achei a rede globo muito invasiva. Creio que imprensa deva ter permissão para filmar, claro, mas desde que isso não atrapalhe a competição. Imagine se nos 100 mts rasos o maluco resolve cair na água pra filmar melhor a chegada?? Claro que não deveria poder filmar com aquela luz na cara do sujeito que está competindo pra valer... Sei que fizeram uns solves fake pra globo sair feliz, só não atrapalhando a rodada real de ninguém, acho melhor.. Quer filmar dando close? enfase? Entrevista ? Espera acabar o round....

De resto achei tudo excelente, não mudaria nada...

Caso eu lembre de mais alguma coisa, posto depois..

Vlw ae!!

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Vorlon,

Excelentes comentários por sinal.

1) concordo plenamente, vamos meditar numa forma que as mesas possam ficar mais pra trás e vou debater com o pessoal a possibilidade de o embaralhamento e os runners ficarem por trás do palco é mais seguro para os embaralhamentos, para quem está em cima do palco e atrapalha menos a visão da platéia. Várias ideias surgindo para solucionar isso, vamos meditar com calma pra acertar.

2) Estamos pensando sim em numerar as mesas e/ou os potinhos, pode ser a melhor solução.

3 (postura) Temos muita coisa a ajustar sobre os padrões internacionais além da postura, vamos publicar várias notas sobre isso até lá pra galera entrar no clima e não termos problemas. Existe até a possibilidade de termos alguns juízes contratados, gosto muito dessa opção.

3 (transparência) "rolou um papo" é meio estranho de se ouvir, pq não foi escondido e é prática comum em grandes campeonatos pelo mundo. E não temos que temer os resultados desse dia, afinal haviam 6 delgados da WCA presentes e bastaria um para validar o evento. Se ninguém questiona um recorde batido num campeonato com 12 competidores em Roraima não entendo pq os resultados do dia do staff ficariam sob desconfiança. A estratégia é fundamental para um campeonato do porte do mundial, não há possibilidade de realizá-lo sem isso, não há tempo na sexta e no sábado, teríamos que contar com juízes, runners e embaralhadores totalmente inexperientes por conta do volume de pessoas, deixaria de ser o mundial e viraria um enorme recreio. Se vc ficou com essa impressão talvez o que devamos fazer para o mundial é publicar mais ainda o que está acontecendo para ninguém achar que é boato ou que algo está acontecendo escondido. Talvez até colocar a informação no site do evento de que o staff compete na quinta. Entenda que seu comentário foi importante, até o momento não imaginava que esse pensamento existisse, é possível que mais alguém pensou assim e vamos tomar o cuidado de informar melhor as pessoas.

4) Fui eu quem expulsou a globo da zona de filmagem, fui até um pouco rude com eles, mas não tenho grandes pesos na consciência pois eu vi o Pedro dizendo pra não ligarem a luz e eles além de ligar entraram na zona proibida. Tirei de lá, mas entendo que a quantidade de grana que o Etapa está gastando é pra ter retorno na mídia, então não posso criar caso com tudo quanto é repórter que chega, daí liberei as 3 mesas do canto com competidores fake pra eles gravarem. Temos que proteger o campeonato mas proteger também os interesses do Etapa que está fazendo de TUDO para termos um baita mundial. Outra coisa que quero elaborar é uma manual pra imprensa pra não ter que ficar falando a mesma coisa pra todos os repórteres, algo parecido com um release só que com algumas regrinhas de como filmar e tal.

Obrigado Vorlon e todos que estão contribuindo. Continuem opinando aí galera

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

A culpa dos competidores não saberem onde era a mesa onde foram chamados foi dos runners que não conheciam os competidores e então não chamavam. Quem chamava era o próprio juiz. Eram uns runners que estavam vestidos de roxo.]

Vorlon, fui procurar as filagens do cara que você citou aí do WC 2013. Curti muito! Pareceu que tinham mesas livres para o pessoal brincar ou fizeram fora do cronograma? Só sei que isso é legal pra caramba.

Compartilhar este post

Link para o post

Algo que poderia ser recomendado aos juízes é não deixar cubos, outros pertences em cima da mesa e como vários cubistas acabam filmando/sendo filmados, também seria bom deixar o potinho no colo ou no chão. :)

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Como que fica o esquema de mesas na main area para o pessoal socializar? Tipo Vegas e Bangkok. Não estive no pré mundial, mas ter mesas é legal do que somente cadeiras.

Editado por Thaynara S.
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas complementando meu post anterior, uma coisa que acabei esquecendo de comentar:

Não sei se entendi corretamente, mas eu tava dando uma olhada nesses resultados do pré-mundial, e me deparei com o seguinte:

https://www.worldcubeassociation.org/results/c.php?i=PreMundial2015&allResults=1#333

Conforme se pode ver acima, tomando por base apenas o 3x3, nota-se claramente que o Pedro Roque foi o melhor do torneio no 3x3, sem mencionar o fato de que foi campeão em 4 modalidades enquanto os concorrentes mais próximos "só" levaram 3.

Enfim, voltando ao 3x3.

Se eu não entendi errado esses resultados, ele foi o competidor que teve o melhor tempo e também a melhor média do torneiro, seguido de perto pelo Dechichi.

Apenas por uma questão de sistema de eliminatórias no estilo "duelo" se é que se pode chamar assim, não teve o melhor desempenho num momento específico, numa fração do certame, acarretando sua não subida à final, mesmo tendo sido o melhor cubista do evento, não levou o prêmio.

Isso não seria uma distorção? Claro que não estou sugerindo mudar as regras da WCA nem nada disso, mas a mim me parece, e posso estar enganado, mas tive a impressão de que qualquer um com esses resultados, indo melhor do que todos os demais, mereceria ter o reconhecimento, ainda que extra official (se a WCA não prever esse tipo de premiação), ganhando algo por ter sido tanto o melhor cubista 3x3 na média , como também por ter sido o melhor tempo individual no 3x3.

Não sei, ao menos para mim soa estranho que o melhor cubista do evento no 3x3, tanto na média quanto no tempo individual, não tenha ganho nada no 3x3.

Creio que isso poderia ser facilmente sanado com uma premiação por estes critérios (melhor média e melhor tempo individual) sem desmerecer em nada o campeão pelos critérios normais da WCA.

Caso eu tenha interpretado errado os resultados do link, favor desconsiderar meu post, rsss

Vlw ae!

Errata: O melhor tempo individual no 3x3 foi do Pedro Santos com 7.48s pelo que consta no site da WCA, mas o raciocínio é o mesmo! rss

Editado por Vorlon

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas complementando meu post anterior, uma coisa que acabei esquecendo de comentar:

Eu acho que é porque o Pedro Roque levou a melhor somente no primeiro Round. Pelo que entendi, tiveram vários, e o desempenho para a final foi medido com base em todos eles.

Editado por Murilo K
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Como que fica o esquema de mesas na main area para o pessoal socializar? Tipo Vegas e Bangkok. Não estive no pré mundial, mas ter mesas é legal do que somente cadeiras.

O diretor do Etapa, o colégio sede, disse que vai preparar melhor uma área, onde não tem competição e é onde fica a cantina, justamente com esse objetivo.

A melhor média foi do Dechichi 8.81 na própria final, um centésimo acima do SAR a propósito.

Mas mesmo se não tivesse sido, não vejo motivos pra não considerar campeão o melhor da final. Seria como estabelecer como campeão brasileiro o recordista, não teria sentido, pois o recorde pode ser batido com calma numa primeira rodada de um campeonato com pouca expressão enquanto o campeão brasileiro tem que vencer uma final contra os melhores com todo mundo olhando e filmando. Exemplo é o Feliks quebrando uma infinidade de recordes num campeonato minúsculo na austrália, mas perdeu o primeiro mundial que disputou mesmo com todo o retrospecto de resultados. Ter a melhor marca de um evento, de um país ou do mundo é totalmente diferente de ser campeão.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Não participei do Pré (estou lendo esse tópico porque tudo que vi da organização achei interessante), mas tenho algo a complementar o que o Éder disse: O Roque é um dos melhores cubistas do Brasil, isso ninguém nunca negou (se é o melhor ou não, vai do critério individual, como eu considero mais o 4x4 que o 3x3, ele só me parece menos incrível que o Meneghetti e o Batista, ambos pelo FM), mas ter o melhor desempenho envolve outros critérios, as vezes muito importantes, que são também ignorados.

Um exemplo que ficou icônico, ao menos pra mim, foi que no primeiro campeonato Brasileiro, apesar do Dechichi ter mandado um incrível 8.08 (e ter inclusive conseguido um SAR durante o campeonato), perdeu por um critério que ninguém liga, mas que é uma habilidade tão ou mais incrível: Desvio Padrão. O Israel, na final, mandou 9.21, 9.78 e 9.52. Desvio padrão de irrisórios 0.23s (sério, tenta conseguir esse desvio em casa, é quase impossível). Isso também é um critério para saber qual o seu limite, por isso acho o duelo válido. É na hora do nervosismo a mil que você realmente é testado.

PS: Esse critério que você falou, tem (ou tinha, não lembro onde está) no Ranking da WCA. Ultima vez que eu olhei, pelo critério geral, o maior cubista do Brasil era o Pedro Santos...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

MosAxz: Tem aqui o sum of ranks: https://www.worldcubeassociation.org/results/misc/sum_of_ranks/

Também acho que campeão e recordista são conceitos diferentes, e envolvem circustâncias diferentes. Em alguns campeonatos o melhor tempo ou melhor média são premiados, mas é um prêmio separado do restante.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

MosAxz: Tem aqui o sum of ranks: https://www.worldcubeassociation.org/results/misc/sum_of_ranks/

Também acho que campeão e recordista são conceitos diferentes, e envolvem circustâncias diferentes. Em alguns campeonatos o melhor tempo ou melhor média são premiados, mas é um prêmio separado do restante.

Exatamente, por isso mesmo que na minha manifestação anterior ressaltei que "Creio que isso poderia ser facilmente sanado com uma premiação por estes critérios (melhor média e melhor tempo individual) sem desmerecer em nada o campeão pelos critérios normais da WCA"

Ou seja, em nenhum momento sugeri que se alterasse o critério de aferição do campeão em conformidade com as normas da WCA, sugeri apenas que seria interessante o reconhecimento através de uma premiação para a melhor média do torneio e talvez para o melhor tempo single.

Ou seja, tendo-se em vista o ótimo desempenho de cubistas que por vezes acabam não chegando a final, esse tipo de premiação na minha opinião, seria um reconhecimento público merecido, mesmo que seja de forma extra oficial por ausência de previsão nas regras da WCA.

O diretor do Etapa, o colégio sede, disse que vai preparar melhor uma área, onde não tem competição e é onde fica a cantina, justamente com esse objetivo.

A melhor média foi do Dechichi 8.81 na própria final, um centésimo acima do SAR a propósito.

Mas mesmo se não tivesse sido, não vejo motivos pra não considerar campeão o melhor da final. Seria como estabelecer como campeão brasileiro o recordista, não teria sentido, pois o recorde pode ser batido com calma numa primeira rodada de um campeonato com pouca expressão enquanto o campeão brasileiro tem que vencer uma final contra os melhores com todo mundo olhando e filmando. Exemplo é o Feliks quebrando uma infinidade de recordes num campeonato minúsculo na austrália, mas perdeu o primeiro mundial que disputou mesmo com todo o retrospecto de resultados. Ter a melhor marca de um evento, de um país ou do mundo é totalmente diferente de ser campeão.

Então amigo, concordo contigo, até porque se vc reler meu post anterior verá que eu não sugeri da o prêmio de campeão ao cubista que teve a melhor média pois isso seria o equivalente a subverter as regras da WCA e não se trata disso, absolutamente.

A média da final não é a média do evento naquela modalidade. Me refiro à média geral e não apenas à da final que é apenas uma fração do certame. A média geral é mais idônea para aferir a consistência do cubista.

Apenas o que sugeri foi uma premiação a mais, que em nada interferiria no título principal, tal como comentei acima.

Talvez eu não tenha me expressado adequadamente, daí falha na transmissão das ideias, enfim.

Abraço!

Exatamente! Creio que seria interessante esse reconhecimento consubstanciado numa premiação, ainda que simbólica e oficiosa.

Apenas uma sugestão, claro!

Eu acho que é porque o Pedro Roque levou a melhor somente no primeiro Round. Pelo que entendi, tiveram vários, e o desempenho para a final foi medido com base em todos eles.

Então, quando falei em melhor média, não me referi apenas à média da final, que em última análise representa apenas uma pequena fração do certame.

Me refiro à média geral do competidor na modalidade em todo o torneio.

Se não entendi errado, esse link aqui mostra a melhor média do evento:

https://www.worldcubeassociation.org/results/events.php?eventId=333&regionId=Brazil&years=&show=100%2BPersons&average=Average

Ou seja, por este critério o melhor do evento NA MÉDIA, teria sido o Pedro mesmo, confere? Ou esse link diz que mostra a avegare do evento mas na realidade não mostra?

Editado por Vorlon

Compartilhar este post

Link para o post

Vorlon, sua sugestão é algo a ser levado em consideração.

Mas muitas vezes vai acontecer do campeão também ter tido a melhor média e melhor single.

Não que isso seja problema mas eu acho que pode ficar um pouco redundante na hora da premiação e, se fizer isso para o 3x3 speed, a galera vai começar a pedir para as demais modalidades também, assim vai precisar de uma tarde inteira só de premiação...

Além disso, só um campeonato com uma boa verba (com patrocinadores) vai poder premiar esses extras.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.worldcubeassociation.org/results/events.php?eventId=333&regionId=Brazil&years=&show=100%2BPersons&average=Average

Ou seja, por este critério o melhor do evento NA MÉDIA, teria sido o Pedro mesmo, confere? Ou esse link diz que mostra a avegare do evento mas na realidade não mostra?

Não confere. Esse link não exemplifica o que você quer dizer. Não sei se entendi direito, mas você está confundindo as coisas. Event = modalidade, neste caso.

Talvez este outro seja melhor...

https://www.worldcubeassociation.org/results/events.php?eventId=333&regionId=Brazil&years=&show=100%2BResults&average=Average

Este outro link mostra os 100 melhores RESULTADOS e não os 100 melhores COMPETIDORES.

Em todo caso ve-se que quem obteve a melhor média não foi o Pedro Roque e sim Gabriel Dechichi, que por coincidência, ou não, foi o campeão.

Eu acho que é uma premiação irrelevante, pois um campeonato serve para verificar quem é de fato o melhor através da sua regularidade em todas as fases do torneio e não num round específico.

Os recordes (NR, SAR, WR...) já estão ai para "premiar" quem obteve muito sucesso num momento no torneio.

EDIT: Sobre o Pré-Mundial. Fiquei muito feliz porque tudo saiu muito bem e faremos um Mundial excelente com certeza.

Alguns ajustes, mas nada impossível, como as Luzes do palco do Auditório, as mesas estreitas e um lugar para os competidores ficaram para esperar a sua vez de competir (no palco principal).

Editado por Ronan Jorge

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra constar, eu não fui pra final nem pra semi final pq na segunda rodada eu dei DNF de media, que para acontecer precisa de dois DNF ou DNS..., comigo o q aconteceu foi q em uma das solves o timer desligou e na outra o cubo caiu no chão e 5 caps sairam.
Não acho certo avaliarem se eu sou melhor ou não q o Dechichi pelo desempenho em um campeonato X, todos sabem q o dechichi não está treinando mais, e mesmo assim ele consegue ganhar de mim, mas nem por isso pretendo começar a treinar só 3x3, já q acho mais importante um resultado expressivo a nivel mundial, e nesse quesito eu estou mais perto de conseguir nas modalildas que eu já tenho o recorde sulamericano
Não existe a ideia de duelo, em q se em um round X alguem vai pior q uma pessoa definida o mesmo é desclassificado, não é igual futebol...

Sobre minha avaliação, a mesa é estreita, a luz da quadra não é tão boa quanto a da sala do multi, mas isso não é um problema, já a luz do auditorio é bem ruim.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Opa blz Vorlon?

Só queria dar uma outra visão, mais pro lado da WCA:

Apenas por uma questão de sistema de eliminatórias no estilo "duelo"

O jeito que a WCA propõe é exatamente o oposto de duelo.

Todos os participantes resolvem da mesma forma, e é feito uma ordenação por menor tempo.

Não tem como, por exemplo, o segundo colocado cair fora das finais porque ele perdeu para o primeiro, mesmo ganhando de todos os outros.

não teve o melhor desempenho num momento específico, numa fração do certame, acarretando sua não subida à final

Esse é outro ponto interessante... pode ter sido uma falta de sorte incrível, mas como eu comentei, todos resolvem da mesma forma em cada fase da competição.

No caso, dos 62 competidores da segunda fase, ele ficou em 62º. Ou seja, em último. Por isso ele não passou.

(infelizmente, porque eu gostaria que ele estivesse disputando a final)

Uma infelicidade, é verdade, mas usando o seu próprio argumento, você daria uma premiação para alguém exatamente porque ele foi melhor em "um momento específico, numa fração do certame", certo?

Claro que não estou sugerindo mudar as regras da WCA nem nada disso, mas a mim me parece, e posso estar enganado, mas tive a impressão de que qualquer um com esses resultados, indo melhor do que todos os demais, mereceria ter o reconhecimento, ainda que extra official (se a WCA não prever esse tipo de premiação), ganhando algo por ter sido tanto o melhor cubista 3x3 na média , como também por ter sido o melhor tempo individual no 3x3.

A parte da premiação é escolha do ORGANIZADOR, na verdade.... a gente poderia dar medalha apenas para o 1º de cada modalidade... ou os 10 primeiros. Ou para ninguém.

Novamente, para a WCA existe apenas a ordenação que vai aparecer no site.

A parte das regras sobre prêmios já foi extinta, e apenas algumas "recomendações" sobraram na parte de Guidelines:

https://www.worldcubeassociation.org/regulations/guidelines.html#article-6-awards

Ou seja, sua sugestão é muito boa, principalmente considerando a ABCM (Associação Brasileira de Cubo Mágico), mas queria apenas dizer que toda essa parte de premiação já é avulsa a WCA.

Se você organizar um campeonato pode premiar basicamente o que você quiser. Já vi um vídeo de um campeonato que tem prêmio para "a melhor barba", "o sorriso mais bonito", etc...

Como membro da ABCM eu não faria isso nos campeonatos Brasileiros hehe, mas premiar o melhor single do 3x3 é algo que pode ser muito bem vindo. O CubeComps já gera isso automaticamente, na verdade.

Ah! E eu particularmente sou contra a ideia de premiar "[...] à média geral do competidor na modalidade em todo o torneio."

Além de não ser prático calcular isso, nas primeiras rodadas os competidores podem ter embaralhamentos diferentes, competir em horários diferentes, etc...

Na final, a gente faz de tudo para que todos tenham exatamente as mesmas condições.

Tanto que EU, LEANDRO, não gosto das finais em que só sobem algumas pessoas de cada vez, embora eu entenda completamente que dá uma emoção ao evento completamente diferente!

Eu, de forma egoísta, acho que todos deveriam fazer simultâneamente. Já vi muitas vezes o segundo colocado da semi-final terminar em 6º ou mais porque a pressão nos 2 últimos é muito maior que a pressão nos outros que foram antes. Pra mim isso é contra a primeira regra da WCA (embora ela mesma são siga essa regra nos mundiais):

The goal of the World Cube Association is to have:

more competitions in more countries with more people and more fun, under fair and equal conditions.

https://www.worldcubeassociation.org/about

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post