Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Murilo K

Método PCMS (3x3x3) - Tutorial Básico

5 posts neste tópico

O PCMS (Pares, Cantos, partes M e S) foi proposto por Kenneth Gustavsson (aparentemente é um cara famoso por criar métodos) em 2008. Consiste em resolver primeiro as colunas e depois criar um problema para ser resolvido com L5E. Ele é interessante para treinar o look ahead, princípio do blockbuilding e otimizar os movimentos de Meio. Descobri recentemente e encontrei pouco material sobre. Não o utilizo nem vi alguém utilizando, mas acredito que ele seja capaz de atingir sub-20 com facilidade, mesmo sem muitos algoritmos específicos.

Não vejo nele um grande concorrente do Fridrich para speed, tão pouco para FM. Achei meio desengonçado o jeito como L5E apareceu. Entretanto, um cara chamado Michael Zener criou uma variante que otimiza bastante o PCMS em vários aspectos. Agora, você apenas orienta (e não permuta) os cantos depois dos quatro pares. Após isso, arruma os centros e orienta os meios da primeira camada. Então o cubo termina em um caso de PLL normal. Talvez um bom look ahead ganhe alguns movimentos em relação ao Fridrich nas primeiras etapas, a questão é se esse ganho é perdido na hora de arrumar os centros+meios.

O que você acha da ideia? Eu provavelmente brincarei um pouco com essa variante mais tarde. Ela me parece bastante boa, ainda mais se inserir ZBLL (sub-grupo com cantos orientados) para resolver a última etapa, ao invés de EO+PLL. Aqui vai o princípio básico do PCMS:

Primeira Etapa: Quatro pares F2L

x4qbux.pnga4mmwh.pngrhr387.png

A primeira etapa consiste em criar quatro pares de F2L. Diferente do Fridrich, você não precisa se preocupar com a cruz ou com os centros, o que torna esse passo mais parecido com blockbuilding do que com o próprio Fridrich (ou seja: mais intuitividade, menos algoritmos). É importante um bom look ahead. O ideal é planejar dois ou três pares durante a inspeção. Em média, algo em torno de 16 movimentos é o suficiente para essa fase.

Segunda Etapa: Orientar + Permutar cantos

rhr387.pnga4mmwh.pngfmui2x.png

Esse é um passo simples e consiste apenas em orientar e permutar os cantos da última camada (sem desfazer os pares já criados). São 42 casos possíveis. Há liberdade para movimentos de M e S. O melhor set de algoritmos é o mesmo de CLL para 2x2x2, embora CMLL também dê resultados semelhantes. Varia de 7 à 15 movimentos, aproximadamente. Também pode-se resolver em 2-look usando OLL+PLL. Quando terminar, você terá as quatro colunas do cubo resolvidas.

Terceira Etapa: Centros + Três meios

fmui2x.pnga4mmwh.png35mr6sg.png

Essa parte é bem intuitiva. Você arrumará os centros de acordo com os pares enquanto orienta e permuta três meios da primeira ou última camada. Você provavelmente utilizará muitos movimentos de M e U aqui.

Quarta Etapa: Últimos cinco meios

35mr6sg.pnga4mmwh.png14xc7ki.png

Bom, se você chegou aqui, faltam apenas cinco meios. Existem várias teorias de como resolve-la. A melhor maneira é utilizando L5E ou L5EOP. A diferença entre os dois é que L5E consiste na orientação (5 algoritmos) + permutação (16 algoritmos), já L5EOP utiliza 20 algoritmos para orientar a última camada enquanto arruma o meio que falta na camada oposta (UR na imagem). Dessa forma, o cubo termina com um caso de PLL de meio.

Fontes

http://www.speedsolving.com/wiki/index.php/PCMS

http://mzrg.com/rubik/methods/col3/

5 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que massa! Eu não conhecia esse método e achei que ficou muito bem explicado no seu post. Curti a sua iniciativa de traduzir o conteúdo e trazer pra cá! Parabéns :D

E fiquei curioso pra saber se alguém já consegue mandar tempos legais com esse método no speed.

O problema que eu vejo no passo 1 é que, enquanto vc estiver fazendo os seus pares de F2L, os 4 edges dos pares podem ficar presos na camada de baixo (onde estaria a cruz do Fridrich), e isso vai criar um problema para se conseguir manter um look-ahead consistente. Imagino que isso crie mais pausas na hora de se encontrar esses pares. Porém, a liberdade de não se ter uma cruz na camada de baixo vai permitir formas mais eficientes para se inserir os pares nos seus lugares... então pode ser que isso até compense as pausas.

No passo 2, ali diz que o ideal seria usar CLL de 2x2, mas eu acho que alguns algoritmos de CLL devem alterar os 4 meios da camada E, então nem todos esses algs poderiam sern usados. Já CMLL funcionaria sem problemas, mas preservaria 2 meios sem necessidade (DL e DR). Então acho que o ideal seria gerarem um novo conjunto de algs para esse método mesmo.

Os últimos passos parecem bem interessantes, mas eu precisaria ver alguns exemplos de soluções pra poder entender melhor :P

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Fala, Menegas :P Resolvi postar ele no mesmo momento em que descobri haha Valeu

Po, então, eu não tenho prática com PCMS nem vi solves, por isso não tenho tanta segurança assim ao falar. Mas, pelo que entendi, se você prepara pelo menos uns dois pares na inspeção, durante a resolução deles você pode conseguir identificar um bad edge e arruma-lo transformando um movimento de R em Rw, por exemplo.

O problema do look ahead é o mesmo do Roux, o pessoal costuma dizer que não é muito grave porque é só mandar um M2. No Roux é mais fácil porque você consegue identificar o meio que não tem visão por exclusão, mas no PCMS são tantos meios embaralhados que fica difícil mesmo o reconhecimento. Acho que deve ser complicado fazer essa etapa sem rotações.

Sim! Algum set de algoritmos entre CLL e CMLL é o ideal para os cantos, a wiki chama isso de "CMSLL". Mas acho que ainda não foram gerados (são 42 casos só); E preciso confessar que não entendi muito bem o passo três também (tanto que a explicação dele ficou bem meia boca), tô na curiosidade de ver em prática.

Editado por Murilo K
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Bem legal o método, talvez eu tente um dia

Editado por A.MG

Compartilhar este post

Link para o post

Dei uma olhada nas soluções de exemplo nessa página da speedsolving e agora deu pra entender melhor os últimos passos!

E o começo realmente se parece muito com o Roux, então posso estar errado quanto ao problema que mencionei do look-ahead.

Scramble: L D2 L' D2 L F2 D2 B2 U L' F' L' R F D2 R2 U2 B2 L
Passo 1:
M' z' // forma o primeiro par em UBL/UB e re-orienta o cubo pra deixar o par posicionado em DBL/BL (os centros ainda estão sendo ignorados)
U' M // forma o segundo par em UBL/UB
U2 L' U x' // encaixa o novo par no seu "slot" e re-orienta o cubo para economizar um movimento
U' M' // forma o terceiro par em UFR/UF
Rw U R' // encaixa o par
y R U' M2 // forma o último par em UBR/UB
U R' // encaixa o último par
16 STM
Passo 2:
L' U' L U' R U' L' U R' U2 L // CMSLL (COLL de Sune)
11 STM (27 STM total)
Passo 3:
3.1:
M' // forma um "par" de centro/meio em U/UR
y U2 M' // posiciona o centro e o meio em D/DB
3.2:
y U M' U' M // encaixa o meio oposto ao meio do passo 3.1, deixando ele em DF (após a rotação)
3.3:
y' M' y' M' U M y M // tira um meio da camada de baixo que estava na posição errada e encaixa corretamente, deixando ele em DF (após as rotações)
12 STM (39 STM total)
Passo 4:
M' U M U2 M' U' M // resolve o último meio da camada de baixo, enquanto orienta os meios da última camada
M2 U M2 U2 M2 U M2 // H-perm
14 STM (53 STM total)
Editado por Meneghetti
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0