Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Éder

Avaliação - Brasileiro 2014 Etapa Inverno

22 posts neste tópico

Pessoal, repetindo o que fizemos na outra etapa. A ideia aqui é fazer comentários e avaliar a organização, logística e tudo mais. O objetivo é melhorar e buscar soluções sempre.

Lembrando que foi a primeira vez que fizemos um campeonato em duas etapas, seria legal se opinassem sobre isso também.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Let's go

- Apesar do espaço ser meio apertado, acho que conseguimos fazer um bom trabalho, especialmente no 3x3 primeira rodada.

Mas é sempre bom ter mais espaço pro pessoal aguardar entre uma resolução e outra, e uma coisa que seria muito bom mesmo seria numerar os timers e ter um jeito de falar tipo "fulano, timer 2", "ciclano, timer 5". Talvez o runner precisaria ter um microfone da Ana Maria Braga :P mas seria bem legal.

Ainda to pensando em qual seria o layout ideal, mas acho que fica entre as mesas de embaralhamento ao lado do palco e todo mundo aguardando atrás. Ou então o embaralhamento atrás dos que tão aguardando, mas aí precisaria de um palco bem fundo.

- Acho que alguns cortes foram pouco eficientes. Se não me engano, os cortes foram mantidos iguais os da etapa de verão. Por mim tudo bem tentar manter as condições o mais próximo possível entre as duas etapas, mas acho que pros próximos teremos que ser mais rigorosos com os cortes. No OH por exemplo, só 5 pessoas não fizeram a média (na verdade o Cesar Vinicius fez equivocadamente, pq não bateu 1 min nos dois primeiros).

4x4 e 5x5 acho que foi legal, cortou na metade mais ou menos. O 3x3 com os pés também acho que foi bom. No megaminx, poderia fazer igual o 5x5, já que os tempos são bem próximos.

No square-1 ninguém ficou de fora da média. Não sei se a intenção era só evitar que alguém fizesse 5 vezes em 5 minutos cada.

6x6 e 7x7 acho que pode baixar, já que só uns 5 não fizeram a média. E esses são os que demoram mais pra embaralhar... :wacko:

- Ficou engraçado também a final de 5x5 ter mais gente que as finais de 4x4 e square-1, e o dobro da final de megaminx. Acho que erramos na etapa de verão e pra essa não vimos o erro :P

EDIT

Pior que na de Verão nem teve final...acho que essa passou despercebida mesmo

- O bld com 20 minutos pros 3 tempos acho que deu o resultado esperado. O Sinan por exemplo fez só 2, o Ronan fez só 1 e outros fizeram 2 também. Só esquecemos de avisar os juízes antes de começar que precisava anotar o tempo mesmo que desse DNF. E dessa forma não fica aquela coisa estranha de "se fez DNF em menos de X na primeira pode fazer as outras". :)

- O multi em paralelo com outras coisas realmente não é muito bom. Acho que pode eliminar final de 6x6 e 7x7 e colocar 2 horas de multi mesmo. Fica estranho a pessoa que faz 3 cubos fazer de uma vez só, e quem faz 4 fazer em dois dias separados.

Acho que por enquanto é só.

Editado por Pedro

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só achei o sistema de som bem ruim, tava muito abafado e difícil de ouvir a chamada...

Compartilhar este post

Link para o post

o q eu acho q não faz sentido

2 rodadas de 4x4
2 rodadas de 5x5

2 rodadas de 6x6

2 rodadas de 7x7

sabendo q cada um demora mais q o outro o numero de rodadas deveria ser diferente,
não acho q é realmente necessário 2 de 6x6 e 7x7,

eu faria assim

3 rodadas de 4x4

2 rodadas de 5x5

1 rodadas de 6x6

1 rodadas de 7x7

os cortes estão realmente muito altos
tiveram poucas pessoas para ficar de juiz
acho q o melhor sistema é como foi no 3x3 OH, quem era juiz era o competidor da proxima bateria,
essa ideia teria q ser utlizada em todos os cubos,e no clock tbm.

não sei se é possivel mas acho q um corte por puzzle tbm poderia acontecer,pq varios puzzle eram muito ruins, tu tinha q quase quebrar a parada para ele girar.

por enquanto é isso se eu lembrar algo dps eu edito

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Esse foi o post mais longo do Roque que vi até hoje...

Acho estranho faltar juízes, já ouvi o Alleoni comentando sobre isso em outro campeonato e isso não pode acontecer.

Essa idéia de trocar o juiz/competidor em cada bateria acho bem eficiente, mas precisa ter voluntários pra embaralhadores e runners também.

Nesse caso, aqueles que não estão competindo na categoria podem/deveriam se apresentar ou serem chamados.

Compartilhar este post

Link para o post

É, todos os competidores devem estar prontos a ajudar, se solicitados. Mas a gente evita de ficar "empurrando" as pessoas, pra não ficar uma visão de "ah, que povo chato, toda hora fica me chamando..." e também evitar que as pessoas fiquem lá obrigadas e façam de qualquer jeito.

Mas acho que a solução mesmo é sempre ter pelo menos 2 grupos e só participa quem ajudar no outro grupo.

Compartilhar este post

Link para o post

exato,isso vai tirar muita gente que se inscreve em tudo

pq acho q quando a pessoa pensar q tem q ser juiz no multiblind do outro vai pensar umas 10 vezes antes de se inscrever,vai q cai o walter kkkkkkk

para embaralhar eu não ligo de embaralhar todos os puzzles todas as rodadas,só quero estar livre antes do 4x4 o resto to a disposição

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar das goteiras achei o lugar bom

Não fui nos outros dias, mas gostei do cronograma do domingo

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, concordo com quase tudo que o Pedro escreveu, principalmente do caso do Multi junto com outra coisa... Mas teve algo pior.... FM junto com outra coisa o.O

Essa é a coisa mais sem sentido do mundo porque Multi por exemplo ainda tem gente que tenta 3 cubos e leva no máximo meia-hora, mas FM é uma hora, sempre.

Antes do campeonato, eu fiz uma sugestão no tópico do campeonato para corrigir essas coisas, pelo jeito ninguém leu ¬¬

E lá no dia eu ainda sugeri de fazer o 5x5 BLD depois, durante as finais do 6x6 e 7x7 que eu não faria, para eu conseguir ter o aproveitamento total no FM. Mas não.... Isso que 5x5 BLD nem precisa de timer, então daria pra fazer em qualquer mesa do SESC.

Sobre a falta de juízes, aconteceu o mesmo no SP Open, mas bem pior... Porque tinha muita gente que participava pela primeira vez e tinha vezes que só sobravam eles de juízes pois os outros estavam competindo. Eu pelo menos sempre ajudo no que precisar.

Na etapa de verão eu tive uns 15 minutos de FM, na etapa de inverno também.... então uma sugestão para o próximo é não colocar nada junto com FM. Quer por 5x5 e 4x4 BLD junto com outra modalidade? A melhor delas é 3x3, porque é rápido, a pessoa participa e depois tem um tempão livre para fazer.... que é exatamente contrário do que colocar junto com 7x7 que é logo a modalidade mais demorada o.O cadê o sentido? Aí não pude fazer 7x7 porque colocaram junto com 4x4 BLD.

Sei que vão dizer que é escolha minha querer participar de tudo, mas uma coisa: eu entendo perfeitamente que não dá para encaixar todas as modalidades num determinado tempo, mas o que eu não entendo é querer usar as piores opções para juntar, principalmente quando existirem opções melhores, como no caso eu já tinha sugerido antes.

Compartilhar este post

Link para o post

Campeonato foi Ótimo.

Só a parte dos juízes mesmo que deixa a desejar sempre. Eu não vejo outra solução sem essa de revezamento competidor/juiz.
Outra coisa que me incomodou foi o fato dos corredores terem que ficar gritando o nome dos competidores toda hora. Nem sempre o competidor ouvia e tinha que ficar chamando e chamando...

Ao meu ver deixar a pessoa sentada em uma mesa só durante as 5 solves seria uma solução já que o corredor só tem q chamar uma vez cada um e não tem aquela muvuca de gente indo e voltando toda hora.

Não sei pq tiraram aquele esquema de colocar varias as cadeiras atrás das mesas... era bem mais facil de chamar o competidor. Eu iria propor também que os competidores que estivessem esperando ficassem mais perto da mesa de embaralhamento, mas sempre te um esperto que iria tentar ver o scramble.

É isso eu acho. Eu reclamaria da luz, das palmas sem necessidade, das crianças gritando, mas acho que isso é mais pessoal mesmo kkk

Abraço e até ano que vem.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu reclamaria da luz, das palmas sem necessidade, das crianças gritando, mas acho que isso é mais pessoal mesmo kkk

Abraço e até ano que vem.

Bem lembrado da luz.

Tinha mesa em cima do praticável que estava muito escura e complicava um pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Ronan,

realmente com as cadeiras atrás é bem mais fácil, mas não tinha espaço suficiente...

A gente não deixa a pessoa parada na mesa pq aí demoraria muito mais, já que a pessoa (e o timer) fica parada lá enquanto o cubo é embaralhado.

Compartilhar este post

Link para o post

O espaço não era tão bom mesmo, mas em Santos é sempre surpresa, pelo menos foi melhor que o do ano passado. Quando a gente puder escolher, temos que ter sempre mais espaço para o pessoal esperar ser chamado. O esquema do verão era bem melhor nesse quesito, duas mesas de embaralhamento e 4 corredores.

A demora pra aparecerem juízes foi a pior coisa mesmo, é muito ruim ter que ficar implorando. Eu acho legal ficar de juiz, aprendo um monte de coisa assistindo o pessoal resolvendo. Vejo coisas diferentes e depois pergunto como e porque fazem assim. Assim que descobri que existia YAU, aprendi outro jeito de fazer a PLL V, descobri que o Gilberto resolve cada cubo de multi BLD por um método diferente (pode ser uma boa ideia pra não confundir), e por aí vai...

Quero ver quando a gente tiver um mundial no Brasil se a galera não vai querer ajudar!

O campeão brasileiro de quase todas as etapas foi o mesmo do Inverno, pessoal está sempre melhorando. Então acho que podemos ter só uma etapa de brasileiro mesmo. Ou então, podemos ter mais de uma etapa, só que com menos categoria cada uma. Daí daria pra fazer 3 rodadas de várias coisas, como 4x4, Pyra, Skewb, Sq1, Clock. Só fica difícil ter muita rodada de tudo se tiver todas as modalidades.

O melhor dos campeonatos foram as noites! Jantar no Shopping muito bom, como sempre. Acho que ri mais ainda nesse campeonato, foi um dos melhores pra mim até hoje.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Seria interessante pensar em dividir o Brasileiro não por conta dos vencedores do Inverno serem os do Brasileiro, até pq das 18 modalidades só 8 tiveram a média campeã no inverno.

Acho que a final de qq modalidade tem que ter participação reduzida, pra mim 6 tá ótimo, é muito triste ver a galera do pyra sem lugar fixo na final tendo que revesar e parte dos finalistas dos 3x3 também. Poucos finalistas valorizam e dão sentido para o campeonato brasileiro. Não mexemos tanto nesse número agora pois queríamos dar condições similares as da etapa de verão para ficar mais justo, por isso acredito que erramos no verão e não agora.

Erramos em comunicação, fico frustrado por estar tendo um ano bem maluco e não ter conseguido fazer nem a metade do que eu queria para esse campeonato, como trabalhar a divulgação e fazer um roteiro interno da organização. O próximo com certeza vai ser diferente.

Sobre o cronograma dá pra melhorar bastante, observando cortes e paralelismo, mas evitar os choques de modalidade não dá. Hoje somos poucos para organizar um evento paralelo no 3x3, resumindo, no Brasileiro com a nossa atual estrutura seria impossível dar atenção para outra modalidade mesmo sendo 4bld. Mesmo se eu pudesse voltar no tempo nao faria. Sobre o FM eu sinceramente acho chato demais parar o campeonato todo para fazer FM, a melhor coisa que vi foi no Brasília Open 2014 que os organizadores colocaram pra depois de tudo e praticamente assumiram: "o campeonato acabou só fica quem quiser fazer FM". Valorizar o brasileiro é também valorizar o público e fazer com que seja atrativo, como fazemos a final do 3x3 (que gostaria de incluir em algumas outras modalidades). Não falo pela ABCM, falo só por mim, no futuro imagino o FM sempre no fim do dia ou escondido numa sala enquanto o campeonato rola no palco principal. A primeira opção nem sempre dá, pois as sedes têm horário pra fechar.

Um exemplo de cronograma de um campeonato nacional com uma estrutura maior http://www.cubingusa.com/usnationals2014/schedule.php

É bom ouvir o que estão pensando poder melhorar e esclarecer quando é o caso. Mas acho que poderíamos ter mais manifestações por aqui :)

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o cronograma dá pra melhorar bastante, observando cortes e paralelismo, mas evitar os choques de modalidade não dá. Hoje somos poucos para organizar um evento paralelo no 3x3, resumindo, no Brasileiro com a nossa atual estrutura seria impossível dar atenção para outra modalidade mesmo sendo 4bld. Mesmo se eu pudesse voltar no tempo nao faria. Sobre o FM eu sinceramente acho chato demais parar o campeonato todo para fazer FM, a melhor coisa que vi foi no Brasília Open 2014 que os organizadores colocaram pra depois de tudo e praticamente assumiram: "o campeonato acabou só fica quem quiser fazer FM". Valorizar o brasileiro é também valorizar o público e fazer com que seja atrativo, como fazemos a final do 3x3 (que gostaria de incluir em algumas outras modalidades). Não falo pela ABCM, falo só por mim, no futuro imagino o FM sempre no fim do dia ou escondido numa sala enquanto o campeonato rola no palco principal. A primeira opção nem sempre dá, pois as sedes têm horário pra fechar.

Um exemplo de cronograma de um campeonato nacional com uma estrutura maior http://www.cubingusa.com/usnationals2014/schedule.php

Concordo, eu acho que o FM sempre deveria acontecer separado das outras modalidades. É um desperdício tu ficar usando as mesas de speed pra fazer FM, além de ser entediante pra quem assiste, no cronograma uma hora é muito tempo. Pra quem treina FM também é muito ruim pq só um round não da pra nada. Fazendo uma comparação com quem treina speed, imagina vc ir num campeonato que só tem single?! Meio desanimador né? É assim que quem treina FM se sente...

Mas eu acho que isso não seria algo muito difícil de resolver, basta colocar o FM num canto e deixar o campeonato rolando normalmente lol Numa escola fica ainda mais fácil, seguindo o exemplo do Faria Brito, é só colocar junto com outra modalidade em uma sala separada. Fica melhor até pra quem tá competindo, talvez pra maioria não faça muita diferença, mas comigo quando eu vou fazer uma inserção muito difícil o barulho atrapalha bastante...

Agora sobre o campeonato, achei bem organizado, num percebi nenhum atraso no cronograma e também curti muito estrutura do Sesc. A luz não chegou a me encomodar em nenhum momento, não sei se eu dei sorte nos lugares :P a unica coisa ruim eram as goteiras. Também não achei o espaço pequeno, igual algumas pessoas falaram, pra mim tava de boa. Outra coisa massa também foi a localização do campeonato, bom d+ o hotel ficar lá perto. Ahhh e o lanche, todo campeonato que tiver eu me disponibilizo pra ser juiz huahauhau

Editado por Batista
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostei muito do campeonato, não tive problema com luz, nem tempo de corte, o frio tava beleza, mas na final do pyra tinhamos que revezar cadeira (?!).

Todos os competidores mandaram super mal na final, inclusive o atual campeão brasileiro, talvez sentados produziriamos bem mais;

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com tudo que todos falaram ate este momento ! Pra mim apenas faltou uma abertura melhor pro maior evento que temos no continente , tipo , poderia rolar um video de abertura , uma apresentacao , algo do tipo ,

Outra coisa que deixou a desejar foi o fato de que as vezes o campeonato atrasava e mau podiamos almocar , inclusive eu sobrevivi de pera e pao com suco de caixa que tavam dando la ,

Outra coisa que ficou a desejar é que se o campeonato é BRASILEIRo , deveriamos ter a chamada dos estados , teve muito gente la achando que so tinha gente de sp ,

So lembro disso nesse momento , o campeonato em si foi o melhor de todos nos quais eu participei , as noitadas com as escoria foram tops , ahh , lembrei de algo , do brasileiro ser online , da galera que nao ta la , poder aconpanhar pela internet , !

ABRACOS MARANHENSES !

ps> faltou o carlos ! fdp

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com tudo que todos falaram ate este momento ! Pra mim apenas faltou uma abertura melhor pro maior evento que temos no continente , tipo , poderia rolar um video de abertura , uma apresentacao , algo do tipo ,

Pro pré e pro mundial vai ter que ter esse vídeo aí, já vai agitando a galera

Outra coisa que ficou a desejar é que se o campeonato é BRASILEIRo , deveriamos ter a chamada dos estados , teve muito gente la achando que so tinha gente de sp ,

Como assim? Toda vez que te chamavam pra resolver gritavam "Maranhããum" umas 10 vezes !!!

ps> faltou o carlos ! fdp

Só faltou o Carlão...

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo assim newbie , no comeco do campeonato a galera da organizacao fazer a apresentacao dos competidores por estado , pelomenos um por estado saca ?

Tipo apresentação dos jogadores da seleção de futebol antes do jogo?

Não precisa isso tudo pra vc aparecer na apresentação; é só vc mandar aquele seu vídeo pra Ju e pro Eder que eles fazem uma apresentação bacana pra passar no mundial...

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0