Cinoto

Campeonato Brasileiro - 2014

173 posts neste tópico

Depende do número de inscritos...se tiver pouca gente talvez dá pra por limites maiores.

Tomara que dê Pedro :D Porque tem alguns limites muito baixos :(

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim... teoricamente o Brasileiro é uma competição entre os melhores em cada modalidade, e a organização é ainda mais importante.

Ter limite baixo é aceitável, na minha opnião.

Mas gostaria sim de ter campeonatos mais amigáveis nesse sentido. Por mim teríamos um campeonato só de Big Cubes, um só de "alternativos", etc... com limites grandes pra todos...

quem sabe um Piracicaba Open Big Cubes / Piracicaba Open Alternatives

Editado por Leandro V Alleoni
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Assim... teoricamente o Brasileiro é uma competição entre os melhores em cada modalidade, e a organização é ainda mais importante.

Ter limite baixo é aceitável, na minha opnião.

Mas gostaria sim de ter campeonatos mais amigáveis nesse sentido. Por mim teríamos um campeonato só de Big Cubes, um só de "alternativos", etc... com limites grandes pra todos...

bom, eu concordo com ti Alle, mas é que se for o caso, para mim e muita gente nem vale a pena competir x.x eu acho que vou mais por fazer mesmo.. continuarei treinando, vai que eu consigo baixar os tempos até o camp.

meu, se rolasse um Piracicaba Open eu iria de novo (e acharia um hotel dessa vez!! haha, me prevenir antes né!), com total certeza.. clima maravilhoso de Pira!

Compartilhar este post

Link para o post

Então, por favor, se vc aparecer... vamos trocar ideias sobre Beatles e covers! rs

Opa, pode deixar. São dois dos meus assuntos preferidos...kkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

bom, eu concordo com ti Alle, mas é que se for o caso, para mim e muita gente nem vale a pena competir x.x eu acho que vou mais por fazer mesmo.. continuarei treinando, vai que eu consigo baixar os tempos até o camp.

meu, se rolasse um Piracicaba Open eu iria de novo (e acharia um hotel dessa vez!! haha, me prevenir antes né!), com total certeza.. clima maravilhoso de Pira!

Pois é!! Mas olha que engraçado:

O tempo de corte é Baixo.

Logo Desestimula alguns de participar.

Logo com Poucos Participantes.

O tempo de corte é Aumentado.

(Que Dilema nosso Delegados tem de passar)

Sei que alguns com tempos de corte mais baixo também podem se sentir estimulados a diminuir seu tempo. Mais acho que dá para encontrar um meio termo (ou tempo rsrs) que fico bom para todos.

____________________________________________________________________________________________

Open Praia Grand Cube

Acho que quanto mais campeonatos melhor, porém não sei se todos conseguiremos através da WCA. Mais poderia se fazer através da nossa ABCM.

Temos de fortalecer e prestigiar a ABCM.

Editado por Tiago Souza

Compartilhar este post

Link para o post

Os tempos de corte têm que ser baixo para dar tempo de colocar todas as modalidades.

É exatamente isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que quanto mais campeonatos melhor, porém não sei se todos conseguiremos através da WCA. Mais poderia se fazer através da nossa ABCM.

Ah, todos os campeonatos deveriam ser pela WCA sim, ou seja, oficiais. Eu gosto dos campeonatos exatamente para abaixar meus tempos oficiais...

Em relação ao cronograma não entendi porque nas duas tentativas do Multi BLD tem modalidades juntas. Tudo bem ter em uma das tentativas, como o caso do FM, mas a outra eu acho que deveria ser livre. Por exemplo: a pessoa quer participar das duas, faz o FM, perdendo a primeira tentativa, mas depois está livre para tentar a segunda. Mas aí durante a segunda tem o 5x5, que é uma modalidade com bastante participantes, e que não é rápida de resolver/embaralhar. Nesse outro caso, a pessoa pra participar das 3, perderia cerca de 25 minutos do Multi fazendo o 5x5, Então se ela optar por 4 cubos já está sem os 40 minutos permitidos pra ela.

Proposta minha para uma solução seria juntar o 5x5 com outra modalidade de etapa única, e com poucos competidores, por exemplo o Clock e o 6x6. Justificativa: O clock é rápido de resolver, mas demorado para embaralhar. Logo, o intervalo entre as solves do Clock, enquanto ele é embaralhado, poderia ceder a mesa para a resolução do 5x5. Mas talvez não tenha tempo de terminar o 5x5 no tempo previsto do Clock, então terminaria junto com o 6x6: as primeiras pessoas a resolver o 5x5 seriam aqueles que farão o 6x6, durante o Clock, para que no tempo do 6x6 estes não percam tempo. E quem for participar das 3, fariam na ordem: Clock, 5x5, 6x6.

Se não der pra entender faço uma tabela.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que podia rolar dois rounds de FM :P Eu já vi vários torneios que têm até 3 rounds e aqui no Brasil sempre tem só um :( Quanto aos cortes pra fazer média eu achei até alto...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que podia rolar dois rounds de FM :P Eu já vi vários torneios que têm até 3 rounds e aqui no Brasil sempre tem só um :( Quanto aos cortes pra fazer média eu achei até alto...

Não acho necessários 2 rounds de FM, mas duas tentativas é massa! Quem sabem num campeonato onde fecha mais tarde o lugar.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho necessários 2 rounds de FM, mas duas tentativas é massa! Quem sabem num campeonato onde fecha mais tarde o lugar.

Necessário não seria, só acho que ficaria melhor e mais justo. Pra mim o FM é categoria mais influenciada pela sorte... Colocando uma tentativa a mais ajudaria bastante. Eu sei que pra esse brasileiro o cronograma já está apertado e deve ser bem difícil colocar outro round, mas fica a sugestão pros organizadores nos próximos eventos :)

Compartilhar este post

Link para o post

Logo com Poucos Participantes.

O tempo de corte é Aumentado.

(Que Dilema nosso Delegados tem de passar)

Sei que alguns com tempos de corte mais baixo também podem se sentir estimulados a diminuir seu tempo. Mais acho que dá para encontrar um meio termo (ou tempo rsrs) que fico bom para todos.

Sobrar tempo em lugar que tem hora pra fechar é algo muito improvável na minha opnião... muito mesmo, mesmo com tempos de corte baixo.

São muitas modalidades, e muitas pessoas.

A solução é não ter 3x3.

E não, eu não estou brincando :) mais de um terço do tempo do Brasileiro é no 3x3, e normalmente é 50% (1 dia inteiro nos campeonatos de 2 dias)

Pra mim já passou na hora de ter um campeonato sem 3x3, mas sou minoria nessa opnião...

Pelo menos poderia ser só o 3x3, sem OH, 2x2, Pyra, BLD...

Não que eu não goste dessas modalidades xD, mas elas sempre existem, e mega/6x6/7x7/clock não...

Agora que temos quase 20 campeonatos por ano, um deles pode focar em limites altos pra essas modalidades.

Acho muito importante valorizar a ABCM, mas não vejo nenhum motivo para não ter a WCA junto em todos os campeonatos... com 5 delegados acho improvável nenhum conseguir ir no campeonato para oficializar na WCA!
4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, analisando por outro lado, realmente o cronograma fica apertado. Eu olhei muito o meu lado e esqueci de pensar no cronograma e esqueci o quanto pode ser apertado várias modalidades em um dia :P

É desestimulante pra muitos, mas pelo menos consigo melhorar alguns singles oficiais, mesmo que não conseguindo fazer média. Aí terei que depender dos campeonatos menores, é o jeito :]

Mas de qualquer forma, vamo que vamo né.

Sobrar tempo em lugar que tem hora pra fechar é algo muito improvável na minha opnião... muito mesmo, mesmo com tempos de corte baixo.
São muitas modalidades, e muitas pessoas.

A solução é não ter 3x3.
E não, eu não estou brincando :) mais de um terço do tempo do Brasileiro é no 3x3, e normalmente é 50% (1 dia inteiro nos campeonatos de 2 dias)

Pra mim já passou na hora de ter um campeonato sem 3x3, mas sou minoria nessa opnião...
Pelo menos poderia ser só o 3x3, sem OH, 2x2, Pyra, BLD...

Não que eu não goste dessas modalidades xD, mas elas sempre existem, e mega/6x6/7x7/clock não...
Agora que temos quase 20 campeonatos por ano, um deles pode focar em limites altos pra essas modalidades.

Alle, concordo contigo. Tu já vinha falando dessa ideia a certo tempo de não ter 3x3. Mas seria um campeonato mais fechado né, porque sem o 3x3, muita gente acaba nem competindo, porque a febre é 3x3. Mas seria interessante fazer campeonatos para big cubes e também os eventos diferentes, como clock, mega, etc.

Mas vamos ver a opinião da galera. Eu topo. De repente em um camp de big cube, eu acabo conseguindo fazer média :]

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, analisando por outro lado, realmente o cronograma fica apertado. Eu olhei muito o meu lado e esqueci de pensar no cronograma e esqueci o quanto pode ser apertado várias modalidades em um dia :P

É desestimulante pra muitos, mas pelo menos consigo melhorar alguns singles oficiais, mesmo que não conseguindo fazer média. Aí terei que depender dos campeonatos menores, é o jeito :]

Mas de qualquer forma, vamo que vamo né.

Alle, concordo contigo. Tu já vinha falando dessa ideia a certo tempo de não ter 3x3. Mas seria um campeonato mais fechado né, porque sem o 3x3, muita gente acaba nem competindo, porque a febre é 3x3. Mas seria interessante fazer campeonatos para big cubes e também os eventos diferentes, como clock, mega, etc.

Mas vamos ver a opinião da galera. Eu topo. De repente em um camp de big cube, eu acabo conseguindo fazer média :]

A ideia não é o Brasileiro ser em 2 etapas? Só fazer uma Etapa 3x3 + algumas modalidades (2H, OH, WF, BLD, MBLD, FM, 2x2, 4x4 BLD 5x5 BLD) e outra etapa com o restante (4x4~7x7, Square-1, Clock, Skewb, Megaminx, Pyraminx), ou algo assim. Porque um problema que tem, pra galera do FM e do Big Cube BLD, principalmente, é a falta de oportunidade de tentar, pois não é todo camp que tem. e sinceramente, 3x3 todo camp tem mesmo, o que custa ter 1, UNZINHO que não tenha?

Talvez ainda o BR não suporte algo assim, porque essa segunda etapa ai seria bem pequena, mas pro futuro, é uma boa ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos testando as coisas. Mais de uma etapa é novidade, vamos ver como será a aceitação. Introduzir uma terceira ou até mesmo a quarta etapa com o objetivo de prestigiar outras modalidade com 2 ou 3 rodadas é uma ideia interessante. Dependendo dos resultados que 2014 oferecer, novos testes poderão ser feitos em 2015 nessa linha. O debate é produtivo, muita coisa boa e aplicável pode sair daqui.

Qual site da ABCM????

Ainda não está no ar, mas vai sair.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Mas seria um campeonato mais fechado né, porque sem o 3x3, muita gente acaba nem competindo, porque a febre é 3x3.

infelizmente sim hehe e esse é exatamento o motivo pelo qual isso ainda não aconteceu... só de pensar em como os domingos lotam muito mais que sábado, já sabemos que a maioria quer o 3x3

Compartilhar este post

Link para o post

O Éder explicou no grupo de Sergipe um pouco sobre o brasileiro e me veio uma dúvida. Deixe eu quotar antes a parte:

Será nomeado campeão brasileiro aquele que tiver o melhor resultado em uma rodada final, em qualquer uma das duas etapas. Dessa forma, será possível ser campeão nacional participando de apenas uma das etapas, caso seja o melhor resultado do ano em uma rodada final.

Mas isso acontecerá anyway ou poderá haver uma análise dos lucky case? Explico:

Até onde sei, a ideia de fazer rodada final como decisão do campeonato existe para dar mais chances do pessoal mostrar seus resultados e para garantir que nessa rodada, todos terão o mesmo scramble. Digamos que caia 1 lucky case (x-cross a 3 movimentos), isso seria injusto pois dado o altíssimo nível do pessoal da rodada final, qualquer Lucky dá diferença. E ainda vou mais longe: o Fewest Moves teria que ser desconsiderado nesse caso, ter 2 campeões, sei lá, porque todo embaralhamento de Fewest moves é lucky case de alguma forma.

Isso me preocupa principalmente em certas modalidades que records tem muito de lucky, como 2x2, Pyra, Square-1, Clock, OH e o próprio Fewest Moves. Então a não ser que existisse alguém de alto nível fazendo a escolha dos scrambles diferenciando analiticamente pelo nível de dificuldade (o que é proibido pelo regulamento da WCA), praticamente qualquer campeão brasileiro, independente de como seja seu resultado, poderá ser questionado.

Uma solução que vi seria a criação de um algoritmo de pontuação baseada na média dos resultados anteriores, para identificar quais foram os lucky cases, ou então considerar a média geral (imagino que se reunir os 2 campeonatos fica média de 50) de todas as participações para diluir ao máximo qualquer lucky case que venha a ocorrer no final. Mas não sei quão complexo seria isso.

Outra solução, infinitamente mais simples, mas também meio ruim, é o título de campeão brasileiro ser semestral. Assim ao invés de ser campeão brasileiro 2013, Machado seria Campeão Brasileiro 2013/1...

Compartilhar este post

Link para o post

1 Lucky case não fará diferença, pois o que importa mesmo é a média, não o single.

Não necessariamente cair um lucky case de verdade, tipo dar um D2 e cair triple x-cross faltado um U R U' R' pra finalizar a OLL e PLL Skip, mas só de serem scrambles diferentes, que tem pelo menos 1 variação de dificuldade, já altera a situação. Todo scramble é lucky case se você souber enxergar, mas se usar scrambles diferentes, se trata de fazer testes diferentes.

Em Big Cubes não dá tanta diferença porque normalmente são diferenças de mais de 1 segundo. Mas principalmente no Pyra e 2x2, isso pode dar problema. e no Fewest Moves simplesmente não tem como comparar 2 resultados de 2 scrambles diferentes então no minimo o FM não poderá haver na segunda etapa, se as coisas continuarem como estão. (o que perde o sentido de ser um brasileiro, já que não tem todas as modalidades)

Compartilhar este post

Link para o post

Não necessariamente cair um lucky case de verdade, tipo dar um D2 e cair triple x-cross faltado um U R U' R' pra finalizar a OLL e PLL Skip, mas só de serem scrambles diferentes, que tem pelo menos 1 variação de dificuldade, já altera a situação. Todo scramble é lucky case se você souber enxergar, mas se usar scrambles diferentes, se trata de fazer testes diferentes.

Em Big Cubes não dá tanta diferença porque normalmente são diferenças de mais de 1 segundo. Mas principalmente no Pyra e 2x2, isso pode dar problema. e no Fewest Moves simplesmente não tem como comparar 2 resultados de 2 scrambles diferentes então no minimo o FM não poderá haver na segunda etapa, se as coisas continuarem como estão. (o que perde o sentido de ser um brasileiro, já que não tem todas as modalidades)

Mas sorte pode ter em qualquer rodada de qualquer modalidade de qualquer campeonato.

Não acho que isso seja motivo para deixar ou desmerecer as 2 etapas do Brasileiro.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Mas sorte pode ter em qualquer rodada de qualquer modalidade de qualquer campeonato.

Não acho que isso seja motivo para deixar ou desmerecer as 2 etapas do Brasileiro.

Entendi o que o Matheus está dizendo. Para o FM é bem óbvio. Para as outras modalidades normalmente os scrambles da final são os mesmos para todos os participantes da final (quando é possível fazer a final em um único grupo), e esta seria a diferença, um competidor que não participasse de ambas as etapas do brasileiro e tivesse ganhado uma delas poderia ter tido scrambles "mais difíceis" na final que participou e, portanto, estar em ligeira desvantagem, isso acontece nas modalidades mais rápidas e é muito notável no 2x2. Além disso a tendência é haver vantagem para quem puder participar da segunda etapa em detrimento de quem pudesse participar apenas da primeira por haver mais tempo de treino.

Uma solução seria uma final na segunda etapa entre os ganhadores de ambas as etapas, num duelo mano a mano, porém sabemos que nem sempre o ganhador da 1a etapa poderá participar da segunda (a menos que houvesse um fundo da ABCM que pagasse as passagens dos ganhadores da 1a etapa, mas isso seria um custo muito elevado e acho que seria completamente inviável). A outra solução que en enxergo é similar à apresentada aqui, dois títulos: campeão do brasileiro de verão 2014 e campeão do brasileiro de inverno 2014.

Gostei da sugestão do Alleoni de separar o brasileiro por modalides, tipo 1a etapa apenas big cubes, mega, square-1, 2x2, skweb e pyra e 2a etapa todas as modalidades do 3x3. Isso facilitaria muito a organização do campeonato, nenhum dia ficaria corrido e os tempos de corte não precisariam ser muito baixos. Talvez dessa forma nem seriam necessários 3 dias para cada etapa, mas apenas 2.

Editado por Leonardho Lucena
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Mas e quem não puder ir em todas as etapas? Não poderia participar das modalidades...

Eu gostei da ideia de ter 2 campeões por ano, mas fui minoria...hehe

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post