Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
MosAxz

Entrevistas do Fórum - Leonardho Lucena

32 posts neste tópico

Como a equipe de Administração e Moderação tirou férias do fórum, acho justo alguém abrir o tópico.

O entrevistado da semana é o Leonardho Lucena.

1- Qual a sua rotina?

2- Quanto tempo por dia usa o cubo?

3 - O cubo já mudou alguma coisa em sua vida? Caso positivo, o que?

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

4- Curso superior ?

5- Tem contato com algum cuber no dia-a-dia ou apenas nos encontros e campeonatos ?

6- Qual o significado do cubo mágico pra você ?

7- Cidade preferida ?

8- Cidade que gostaria de conhecer ?

9- Ídolos? Quem ?

10- Rafa ou Carol ?

Compartilhar este post

Link para o post

L U C E N A * - *

11- Qual seu sabor de Pizza preferido, e qual você menos gosta?

12- Qual sua bebida predileta, e qual você menos gosta?

13- Qual sua comida predileta, e qual você menos gosta?

14- Qual esporte você mais gosta?

15- Onde você nasceu e onde você vive?

16- Descreva você mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha eu sendo entrevistado! rsrs

Como a equipe de Administração e Moderação tirou férias do fórum, acho justo alguém abrir o tópico.

O entrevistado da semana é o Leonardho Lucena.

1- Qual a sua rotina?

2- Quanto tempo por dia usa o cubo?

3 - O cubo já mudou alguma coisa em sua vida? Caso positivo, o que?

1. Acordo atrasado. Tomo banho, arrumo a mochilas dos meus 2 filhos. Dou banho neles, os arrumo e me arrumo. Os levo pra creche. Vou pro trabalho (treinando no caminho). Chego no trabalho (dispensa comentários rs)... Saindo do trabalho corro pra creche pra buscá-los (treinando no caminho). Os levo pra casa. Vejo jornal, ponho a comida deles. Ufa, fim do dia, janto e vou dormir quando meu filho menor dorme, o que pode ocorrer meia-noite dependendo do dia =/ kkk.

Fim de semana normalmente fico em casa mesmo.

2. Bom, pratico pouco porque minha rotina acaba sendo um pouco apertada no tempo. Então acabo treinando mais no caminho creche-trabalho e trabalho-creche. Alguns finais de semana tento tirar algumas horas pra treinar.

3. A rigor mudou sim. Passei a ter um hobby, conheci pessoas novas, apesar de ainda ter ido a poucos campeonatos nunca tinha participado de nenhuma competição de habilidades antes... Bom, é mais isso mesmo, nenhuma mudança drástica, nada extremo, apenas mudanças normais que teria ao me interessar por qualquer outra coisa.

4- Curso superior ?

5- Tem contato com algum cuber no dia-a-dia ou apenas nos encontros e campeonatos ?

6- Qual o significado do cubo mágico pra você ?

7- Cidade preferida ?

8- Cidade que gostaria de conhecer ?

9- Ídolos? Quem ?

10- Rafa ou Carol ?

4. Bacharelado em física incompleto, abandonei na metade do curso, ficou impraticável continuar por uma série de fatores, mas pretendo voltar a fazer faculdade um dia, provavelmente outro curso.

5. No dia-a-dia apenas pela internet no bate-papo do facebook. Fora isso só nos encontros e campeonatos mesmo, e faz tempo que não vou a um encontro no Rio.

6. Pra mim o cubo mágico é algo incrível. Parece ser a coisa mais difícil do mundo e está cheio de técnica, cheio de métodos, você nunca pára de aprender coisas novas. Tratado como brinquedo, é algo pequeno, de estrutura simples e com tantas possibilidades estratégicas para sua solução que impressiona.

7. Rio 40º.

8. Como não sou de viajar não conheço praticamente nada do Brasil (e exatamente nada fora do Brasil), então tenho vontade de conhecer muitas cidades. Mas tenho especial curiosidade em conhecer Roma pela sua importância histórica.

9. Sem ídolos.

10. Haha, aí você me complica. Bom, tenho muito mais contato com a Rafa do que com a Carol, mas ambas são muito gente boa.

L U C E N A * - *

11- Qual seu sabor de Pizza preferido, e qual você menos gosta?

12- Qual sua bebida predileta, e qual você menos gosta?

13- Qual sua comida predileta, e qual você menos gosta?

14- Qual esporte você mais gosta?

15- Onde você nasceu e onde você vive?

16- Descreva você mesmo.

11. Predileta: 4 queijos, se tiver 5 melhor, 6 melhor ainda, 10 nham! kkk Amo queijo. A que menos gosto são as pizzas doces, pra mim pizza tem que ser salgada.

12. Predileta: limonada (se alcoólica cerveja). Menos gosto: não faço ideia da bebida que não gosto, suco de inhame hahuahuau?...

13. Predileta: strognoff. Menos gosto: salada de pepino (com ou sem duplo sentido rs)

14. Gosto muito de futebol (pena que sou muito ruim kkk).

15. Nasci no Rio mesmo, moro no Rio. \o/

16. Pergunta de entrevista de emprego (pergunta maldita kkk). Vamos tentar:

Sou extremamente racional, detalhista, um pouco indisciplinado, organizado no trabalho, desorganizado em casa, objetivo, paciente, responsável, gosto muito de argumentar, sou um pouco tímido (já fui extremamente tímido), tenho uma mente meio criminosa (mas não cometo crimes kkk), sou criativo, teimoso quando acho que estou certo. Que me vem à cabeça agora é isso.

17 - Quem escolheu seu nome?

17. Boa pergunta, não lembro se foi meu pai ou minha mãe, mas minha mãe diz que este 'h' foi meu pai que quiz porque ele gostava de 'h'... vai entender...

Compartilhar este post

Link para o post

18- Como sua família via seu relacionamento com o cubo no começo e como sua família vê agora ?

19- Você citou o Rio por realmente gostar ou por não conhecer muito outras cidades ?

20- Já tem algum outro curso superior em mente ou sabe apenas que não quer que seja Física ?

21- Acredita em Deus, em alienígena ou em Deus alienígena ?

Editado por Newbie

Compartilhar este post

Link para o post

18- Como sua família via seu relacionamento com o cubo no começo e como sua família vê agora ?

19- Você citou o Rio por realmente gostar ou por não conhecer muito outras cidades ?

20- Já tem algum outro curso superior em mente ou sabe apenas que não quer que seja Física ?

21- Acredita em Deus, em alienígena ou em Deus alienígena ?

18. Minha família sempre achou muito interessante esse meu relacionamento com os cubos. Minha irmã vive falando pros amigos dela que eu sou muito bom porque monto o cubo kkk. Não vejo muita diferença de como viram no começo e agora.

19. Haha. Boa Newbie! Bom, já morei em São Paulo e não gostei muito. Conheci Vitória, algumas cidades do interior do Rio e do interior de São Paulo, realmente são poucas cidades como eu tinha dito, mas depois de morar um tempo em sampa senti tanta falta do Rio mesmo com os problemas daqui que posso concluir que é minha cidade preferida. Acho que tem a ver mais com o fato de ter nascido aqui e já estar enraizado rs.

20. Eu queria fazer matemática, mas sabe, só pra satisfação pessoal mesmo porque gosto muito de matemática. Mas outro dia sonhei que estava fazendo economia, seria um curso interessante a ser feito e com mercado de trabalho bom (diferentemente de física e matemática que no Brasil deve ter recorde de pessoas passando fome kkk)

21. Hauhuahua. Sou ateu e materialista, então não creio na maioria das definições de Deus(es) nem em espíritos, fenômenos paranormais, milagres, encarnações, etc. Mas sou agnóstico (justamente por ser bastante cético) e admito que pode haver a possibilidade de estar errado, da mesma forma que podem haver pôneis voadores com chifres mágicos escondidos nas cavernas da Terra oca lol. Mas Deus existe sim, pelo menos na mente das pessoas que acreditam nele rs... Quanto a alienígenas considero a probabilidade de suas existências no passado, presente e/ou futuro (e é difícil falar em tempo universal porque o tempo não corre igual para todo o universo...) seja extremamente alta. Mas acho muito improvável que tenhamos sido visitados por alienígenas em algum momento de história. A probabilidade de haver outros seres vivos no universo fora da Terra é enorme, mas o universo também é enorme e a probabilidade de haver vida (pelo menos inteligente) próxima à Terra, de forma que um contato tripulado fosse viável é praticamente nula. Ademais, aquele aparelho que busca vida inteligente através de emissões de rádio no universo até hoje não encontrou nenhuma frequência não-natural que pudesse indicar uma emissão artificial, muito provavelmente uma vida inteligente dominaria esta técnica e, posteriormente técnicas mais avançadas. Então se há vida próxima de nós provavelmente é vida primitiva. Deus alienígena seria aquela teoria/hipótese de que os deuses eram na verdade alienígenas né? rsrs Acho a hipótese bem interessante, mas uma análise dos textos sagrados antigos de diversas religiões mostra que os deuses eram os astros visíveis no céu... Mas Alien vs. Predador ainda é muito bom rsrs.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

22 - Qual é o nome de seus filhos?

23 - Como foi a sua infância?

24 - Curti carnaval?

25 - Gosta de que tipo de música?

26 - Coleciona algo?

Bem legal as suas respostas!!!!!!!!

Editado por Jéssica Cristina

Compartilhar este post

Link para o post

22 - Qual é o nome de seus filhos?

23 - Como foi a sua infância?

24 - Curti carnaval?

25 - Gosta de que tipo de música?

26 - Coleciona algo?

Bem legal as suas respostas!!!!!!!!

22. O mais novo tem 1 ano e se chama Nickolas, o mais velho tem 3 anos e se chama Derick.

23. Eu fui criado em apartamento, então minha infância foi mais em casa jogando muito SuperSystem (uhuuu), brincava mais com os amigos da minha irmã mais velha que moravam no prédio. Brinquei bastante sozinho e gostava muito (será que tinha vocação pra ser autista? rs). Desde pequeno gostava muito da escola e prestava bastante atenção, CDF desde cedo rs.

24. Não curto carnaval não.... Vez ou outra até saio no carnaval pra beber mas nem vejo muita graça, sou mais caseiro mesmo.

25. Eu sou bastante eclético, gosto de brega, forró, metal, samba de raiz, rock, pop, punk, a bagaça toda kkk. Mas minha preferência mesmo é rock e metal \m/

26. Teve uma época que eu estava colecionando cartões de telefone. Andava feito louco na rua, cada orelhão que eu passava eu botava a mão nele pra ver se tinha algum cartão e muitas vezes o pessoal largava o cartão em cima do telefone mesmo. Aliás, cheguei a ter mais de 500 cartões e acho que só 3 ou 4 tinham crédito (menos de 10 unidades cada), sou muito azarado kkk. Mas eu nem selecionava os cartões, o que eu achava ia pra coleção. Daí mesmo quando o cartão era feio ou só tinha propaganda mas a tiragem era baixa eu vibrava kkkkk. Atualmente podemos dizer que coleciono cubos? Bom, não vejo muito como uma coleção porque os que eu tenho quando dá eu treino, não os tenho para colecionar.

Obrigado Jessy p_jessie.gif

Editado por Leonardho Lucena
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

27 - Maiores alegrias da tua vida?

28 - O que planeja pro futuro?

29 - Metas pro speed?

30 - Atualmente, trabalha no quê?

31 - Um sonho?

32 - Melhores campeonatos? Por quê?

33 - Quais os melhores desenhos que assistia?

Editado por Rafaela

Compartilhar este post

Link para o post

34- Já teve diagnóstico positivo de Asperger ? (no bom sentido)

35- Se considera gênio ?

36- Quem são os pilares do speedcube brasileiro ?

37- Qual seria o dia nacional do Cubo Mágico ?

38- O que mais gosta e o que não gosta do Rio ?

39- Filmes que te marcaram ?

40- Pessoas que te marcaram ?

Compartilhar este post

Link para o post

27 - Maiores alegrias da tua vida?

28 - O que planeja pro futuro?

29 - Metas pro speed?

30 - Atualmente, trabalha no quê?

31 - Um sonho?

32 - Melhores campeonatos? Por quê?

33 - Quais os melhores desenhos que assistia?

27. Meus filhos.

28. Pretendo voltar a fazer faculdade, ganhar melhor, comprar uma casa, carro, poder ter mais tempo pra mim e pros filhos, poder pagar boas escolas... Por enquanto é só rs.

29. Minhas metas no fim do ano passado eram essas (de vermelho o que ainda é uma meta):

3x3:

- Conseguir avg100 sub-20 (atualmente minha avg100 está em 26.xx) [agora a avg100 melhor é 23.xx, ainda estou longe do sub20]

- Terminar Fridrich (faltam cerca de 30 algoritmos) [preguiça não deixa]

- Aprender BLD [preguiça?]

- Conseguir avg12 sub-40 no OH [essa eu já bati, agora quero avg50 sub35]

- Treinar WF para chegar pelo menos a sub-3' avg5 [nem quero mais treinar WF]

2x2:

- Aprender CLL [nem comecei ainda]

- Conseguir avg100 sub-7 (atualmente é sub-10) [atualmente está em 7.xx alto, quero ser sub6 em breve]

4x4:

- Aprender YAU [aprendi já, muito fácil rs]

- Conseguir atingir avg12 sub-2' (atualmente fico na casa de 2:30) [sou muito noob no 4x4, ainda não consegui avg12 sub2' ... Mas quero ser constante sub2' logo]

7x7:

- Conseguir fazer singles sub-15 (meu PB é 18:25.10) [nem treino mais 7x7, demora muito, mas já fiz single sub15' eu acho]

Pyraminx:

- avg100 sub-15 (atualmente é sub-25) [batido, quero ir pra sub10 um dia]

- Reconhecer e aprender novos algoritmos para método Keyhole [Pyra tá quase aposentado, um dia treino]

- Aprender outros métodos (só sei Keyhole)

Megaminx:

- Ser sub-4' (atualmente consigo fazer avg5 sub 5' com certa frequência) [Mesma situação do Pyra]

Outros Puzzles:

- Comprar 5x5 e 6x6 e treiná-los [falta o 6x6, quero ser sub4 no 5x5, se treinar um pouco não falta muito]

- Aprender e comprar Square-1 [aprendi e agora tenho meta específica pra ele. Ser top10 nacional no próximo campeonato e ser sub35 constante até o fim do ano]

- Comprar Stackmat [isso vai demorar, estou sem grana rs]

30. Atualmente trabalho como assistente administrativo em uma empresa pública no Centro do Rio.

31. Ser imortal rs.

32. Até hoje só participei de 4, em ordem cronológica:

Agulhas Negras Open 2012 - adorei o campeonato, foi a primeira vez que participei de um campeonato e o clima foi muito agradável. Ficamos no alojamento, teve speed pen e alojas open kkk.

SESC Santos 2012 - nessa época estava começando a correr atrás de espaço pra organizar campeonato e o Cinoto me deu uma grande força pra participar do campeonato, não me arrependi. Foi um campeonato grande como sempre é no Sesc Santos. Fiquei impressionado com a organização e pude conhecer mais gente desse mundo do cubo mágico. Destaque para Felipe Cruz e sua fantasia de Chapolin! Nesse campeonato cheguei bem cedo com o Oliver e a gente ficou rodando pela cidade porque não tinha o que fazer kkk

São Paulo Open 2013 - campeonato muito bom também, no pátio da escola Albert Einstein. Allyson e Bini mandaram muito bem na organização das modalidades não oficiais. Conheci Rafitas! kkk. Bati PB single no Mega (nem em casa tinha feito o single que fiz lá). Campeonato com bastante gente mas nem parecia. Ah, perdi o OH :( não cheguei a tempo... Alrimar saiu com torcicolo porque tinha 500 medalhas no pescoço kkk (aliás as medalhas eram muito bonitas, devem ter custado caro rs)

Interlagos 2013 - Também muito bom campeonato. Alrimar roubou minha medalha no square-1 por 1s kkk. Conheci CamiSa!

O melhor nos campeonatos nem são os tempos, mas a emoção de competir, as pessoas que se conhece (apesar de eu ficar mais na minha e falar com poucas pessoas... não é antipatia não, é meu jeito mesmo rs) e os eventos únicos de cada campeonato que só quem vai sabe. Queria poder ir a mais campeonatos, mas infelizmente gasta-se dinheiro e não estou podendo. Queria muito ter ido no NH :(

33. Desenhos eba!

Tom & Jerry claro! Pica-pau, Coyote & Papaléguas, O Fantástico Mundo de Bob (incrível!), Caverna do Dragão, Cavaleiros do Zodíaco (mítico), Dragon Ball (1º e Z, GT quase não vi), Padrinhos Mágicos (Hááááá kkk adorava quando o professor dava ataque), Sailor Moon (gay kkk mas eu gostava :blush: ), Yuyu Hakusho (muito muito bom!), Corrida Maluca, acho que estou ficando velho kkkk. Os que mais gostava estão nessa lista, deve ter faltado alguns que me faltam na memória agora.

34- Já teve diagnóstico positivo de Asperger ? (no bom sentido)

35- Se considera gênio ?

36- Quem são os pilares do speedcube brasileiro ?

37- Qual seria o dia nacional do Cubo Mágico ?

38- O que mais gosta e o que não gosta do Rio ?

39- Filmes que te marcaram ?

40- Pessoas que te marcaram ?

34. Hahahah nunca, mas também não sou extremamente na minha, não a ponto disso ser um problema que gere preocupação e a necessidade de uma avaliação psicológica (nem no passado, nem no presente).

35. Não me considero gênio não. Acho que as pessoas supervalorizam minha inteligência (sempre fizeram isso). Deve ser porque a média das pessoas não tem raciocínio crítico razoável, daí acabo me sobresaindo dependendo do ambiente que estou (há ambientes que me sinto um burro kkk). As pessoas confundem conhecimento (mesmo que superficial) com inteligência. Pra mim inteligência é a capacidade de entender, analisar e processar novos conhecimentos e a capacidade de raciocinar. Mas hoje em dia fala-se em múltiplas inteligências (inteligência emocional, racional, visual e o escambal kkk) pra mim isso é baboseira pra ninguém se sentir burro.

36. Pergunta complicada. Vou falar as pessoas que acho que mais contribuem para o speedcube aqui. Cinoto, Pedro Santos, Renan Cerpe, Dechichi e Carlos. Com certeza muita gente importante ficou fora dessa pequena lista, mas acho que estas pessoas são as que mais ajudam o speedcube a crescer dentro do país.

37. 13/07, data de aniversário de Ernő Rubik. Nada mais razoável.

38. Gosto muito das praias da zona sul, da noite na Lapa, do povo carioca, do clima quente... Não gosto do transporte público, dos governos de sempre, das milícias que tem aos montes (apesar de nunca ter morado em local controlado por milícia), da PMERJ truculenta rs, da violência (que é supervalorizada na TV, nem é tanto assim...)

39. Matrix, Show de Truman, Efeito Borboleta, Clube da Luta, Forest Gump, Os Fantasmas Se Divertem, Uma Mente Brilhante. Gosto muito de filmes que trabalham a noção de realidade.

40. Quem me deu vacina BCG, está marcado até hoje kkk (podre!). Ah, pergunta difícil... Acho que me marcam as pessoas com as quais vivi mais intensamente, então minha mãe, ex-esposa, meu amigão desde os tempos de escola, minha prima, minha amiga de mais de 8 anos (atual namorada)...

Compartilhar este post

Link para o post

40. Quem me deu vacina BCG, está marcado até hoje kkk (podre!). Ah, pergunta difícil... Acho que me marcam as pessoas com as quais vivi mais intensamente, então minha mãe, ex-esposa, meu amigão desde os tempos de escola, minha prima, minha amiga de mais de 8 anos (atual namorada)...

O Wendel vai anotar essa...

Compartilhar este post

Link para o post

41- Você acha que o Brasil tem jeito ???

Compartilhar este post

Link para o post

41- Você acha que o Brasil tem jeito ???

41. Haha, pergunta subjetiva. O país vai bem (não tanto quanto a propaganda governista prega com certeza) economicamente no cenário mundial. Mas imagino que sua pergunta seja se o país vai ser finalmente um bom lugar para se morar. Bom, temos todo o tempo do mundo pra isso. A longo prazo é difícil prever qualquer coisa. Mas posso dizer que a curto e médio prazo minhas esperanças são mínimas. O país não tem nenhum histórico de políticas de governo de longo prazo, nem parece pretender isso. O país não tem histórico de medidas de incentivo de mercado interno (incentivo real), industrialização interna, valorização da educação, reforma agrária, reforma política (hoje em dia a estrutura política dá nojo, a vontade é de explodir a p**** toda...), enfim, saúde, transporte público, etc. O país não tem estrutura para ser um bom lugar para seu povo morar e não me parece que haverá boa vontade nesse sentido porque não é de interesse dos detentores do poder. Quem está no poder quer sempre mais poder, o que atualmente traduz-se em capital (já que nosso sistema econômico é capitalista, quem tem mais capital, e não dinheiro, tende a ter mais poder). Também não acredito que uma revolução popular resolva, é apenas um passo forçado rumo a uma melhora, mas alguém terá que assumir o poder e o ciclo recomeça até que haja nova insatisfação generalizada. Estou adorando esses protestos, talvez o país mude um pouco depois disso (eu disse UM POUCO).

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, agora que me liguei que já passou a semana.

Mas aí, Leonardho...

42 - Tem algum assunto que você não gosta ou prefere não falar sobre, em relação a sua vida?

(Quero saber se eu posso perguntar os trem. :P)

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, agora que me liguei que já passou a semana.

Mas aí, Leonardho...

42 - Tem algum assunto que você não gosta ou prefere não falar sobre, em relação a sua vida?

(Quero saber se eu posso perguntar os trem. :P)

Haha, nada específico, acho que posso falar sobre qualquer coisa sobre minha vida sem censuras internas.

Compartilhar este post

Link para o post

43- Mas se você pudesse organizar as mudanças no País, pode ser uma revolução ou um manifesto, como seria ?

desculpa estourar o prazo, mas isso me interessa bastante

Compartilhar este post

Link para o post

43- Mas se você pudesse organizar as mudanças no País, pode ser uma revolução ou um manifesto, como seria ?

desculpa estourar o prazo, mas isso me interessa bastante

Sem problemas Newbie, o prazo é para indicação do próximo entrevistado, mas a entrevista fica aberta pro caso de surgirem novas perguntas.

Eu não creio que grandes mudanças possam ser feitas em curtos intervalos de tempo, sendo assim talvez possa ser considerado reformista, mas acho que precisamos justamente ajustar nosso sistema nos pontos onde é mais falho para que ele possa ser aperfeiçoado cada vez mais. Não é à toa que os países que se declararam comunistas ou socialistas falharam em firmar um sistema baseado naquilo que se pregava,daí alguns falarem em socialismo utópico, ou que o socialismo ou comunismo está fadado sempre ao fracasso tomando como exemplo países que adotaram tais sistemas (convenhamos que muitos dos princípios do socialismo não estam presentes...), esquecem que o capitalismo em sua origem nada tinha a ver com o atual e experimentou fracassos, foi sendo adaptado, e chegou no que é hoje, para muitos um sistema perfeito que nunca será substituído, apenas adaptado (pra mim algo fadado ao fracasso que cada vez mais vai perdendo suas bases até ruir naturalmente e não por um grupo de rebeldes à força). Bom, tendo isso em vista, e também o fato de que o poder não sai das mãos de seus detentores por livre e espontânea vontade, e tomando as manifestações no Brasil (principalmente no Rio que é onde tenho acesso) como ilustração, só vejo uma forma de haver uma mudança estrutural mínima mas que seria um início para novas mudanças: violência, guerrilha, depredações de prédios públicos e de instituições chaves que representam o capital. Neste ponto me identifico bastante com o movimento Black Bloc, apesar de não ser anarquista (a CEIV apesar de instinta deve estar lendo esse meu post e imaginando que posso ser um risco à segurança nacional por minhas ideias subversivas kkk). Nunca vi uma mudança ser feita no país com manifestações pacíficas. Nem mesmo fora do país, mudanças só são conquistadas por grupos detentores do poder ou pelo povo através de violência (porque quando há um motim generalizado aqueles que estão no poder temem o povo e buscam dar migalhas para calar a boca da população, é só assim que funciona. Dá um desânimo enorme essa constatação, mas infelizmente é a realidade.

Aliás estou extremamente feliz com as manifestações no Rio. Me admira muito elas continuarem por tanto tempo ocorrendo e com a frequência que ocorre. Meu sonho é que elas continuem até o ano que vem, até o fim do ano que vem. De forma que nas eleições ocorra manifestação (o que se não me engano é ilegal rs).

Acho que sem querer não respondi kkk

Compartilhar este post

Link para o post

O newbie me lembrou de umas perguntas que esqueci de fazer

44 - Após a guerra fria, ocorreu uma miscigenação nos sistemas econômicos, com sistemas como Hong Kong, que é altamente liberal, assim como europa que é altamente progressista. As mais fortes ideias hoje são o liberalismo e do progressismo, que de formas opostas, tentam chegar numa situação de equilíbrio na sociedade. O liberalismo e o progressismo tem muitas objetivos em comum, como maior liberdade dos individuos reprimidos, melhor desenvolvimento e distribuição de renda e tecnologias. Entretanto o progressismo deseja alcançar isso através da força coercetiva do estado, enquanto o liberalismo acha que é justamente a coerção do estado que causa esses danos. Entretanto, esses "novos" (que existem a muito tempo, mas nunca tiveram força) modelos, são extremamente criticados face à famosa direita conservadora e a esquerda comuno-socialista. Na minha visão, cada um desses sistemas estão certos e errados, cada um em características distintas, mas todos falham na proteção contra a corrupção. Como você, combateria esse problema que é inerente à própria natureza humana?

45 - A muito tempo, a análise esquerda/direita deixou de fazer sentido, pois nesse sistema seria impossível entender o Nazismo, por exemplo, que tinha diversas características de ambos os lados. Uma análise que considero bem válida é se colocar o conceito de liberdade individual além da liberdade econômica (inclusive, tem esse teste aqui http://veja.abril.com.br/eleicoes/politicometro/. Pode clicar no link da veja sem medo, no máximo vai tocar um som do Olavo de Carvalho gritando "é golpe comunista" em algum momento). Entre democracia, totalitarismo(onde a força do estado é na porrada), autoritarismo(onde o estado cria individuos com a ideologia que ele deseja, estilo Matrix) e anarquismo. Para qual lado ideológico você penderia?

Sim, é bem provável que eu discorde quase que totalmente do Leonardho, o que não quer dizer que eu ache a opinião dele inválida.

Compartilhar este post

Link para o post

O newbie me lembrou de umas perguntas que esqueci de fazer

44 - Após a guerra fria, ocorreu uma miscigenação nos sistemas econômicos, com sistemas como Hong Kong, que é altamente liberal, assim como europa que é altamente progressista. As mais fortes ideias hoje são o liberalismo e do progressismo, que de formas opostas, tentam chegar numa situação de equilíbrio na sociedade. O liberalismo e o progressismo tem muitas objetivos em comum, como maior liberdade dos individuos reprimidos, melhor desenvolvimento e distribuição de renda e tecnologias. Entretanto o progressismo deseja alcançar isso através da força coercetiva do estado, enquanto o liberalismo acha que é justamente a coerção do estado que causa esses danos. Entretanto, esses "novos" (que existem a muito tempo, mas nunca tiveram força) modelos, são extremamente criticados face à famosa direita conservadora e a esquerda comuno-socialista. Na minha visão, cada um desses sistemas estão certos e errados, cada um em características distintas, mas todos falham na proteção contra a corrupção. Como você, combateria esse problema que é inerente à própria natureza humana?

45 - A muito tempo, a análise esquerda/direita deixou de fazer sentido, pois nesse sistema seria impossível entender o Nazismo, por exemplo, que tinha diversas características de ambos os lados. Uma análise que considero bem válida é se colocar o conceito de liberdade individual além da liberdade econômica (inclusive, tem esse teste aqui http://veja.abril.com.br/eleicoes/politicometro/. Pode clicar no link da veja sem medo, no máximo vai tocar um som do Olavo de Carvalho gritando "é golpe comunista" em algum momento). Entre democracia, totalitarismo(onde a força do estado é na porrada), autoritarismo(onde o estado cria individuos com a ideologia que ele deseja, estilo Matrix) e anarquismo. Para qual lado ideológico você penderia?

Sim, é bem provável que eu discorde quase que totalmente do Leonardho, o que não quer dizer que eu ache a opinião dele inválida.

44. Eu não acho que esse problema seja inerente à natureza humana, acho que existe uma tendência à corrupção por uma série de fatores, dos quais o ambiente me parece ser o maior responsável. Combater corrupção é extremamente difícil, porque exige fiscalização, mas a fiscalização é feita por outras pessoas que também são corruptíveis. Não sei de que forma combater este mal existente, mas aparentemente o excesso de burocracia (que deveria evitar corrupções) parece colaborar para o aumento dela, já que muita democracia burocraciaé igual a mais dificuldade para se fazer algo, o que incentiva a tentativa de tornar as coisas mais fáceis burlando-se a burocracia através de corrupções. Por outro lado a ausência de burocracia facilita fraudes. Então acho que deve-se dosar a quantidade certa de burocracia nos processos, aumentar as fiscalizações (criando fiscalizações diferentes para um mesmo objeto independentes entre si) e auditorias públicas. Há um problema cultural também na corrupção. A maioria das pessoas busca levar vantagem sobre os outros mesmo nas pequenas coisas, quanto mais a pessoa cresce maiores vão sendo essas pequenas corrupções de forma que um governo corrupto, na minha visão, representa o que a maioria das pessoas faria se estivesse no poder.

45. A um tempo fiz este teste e um outro parecido em inglês. Fiz novamente o teste e deu centro-esquerda liberal, o que já era esperado já que não sou aquele comunista dinossauro, mas me considero de "esquerda" e prezo pela liberdade individual.

Você me deu poucas opções para escolher kkk. Vou comentar cada um deles:

Democracia: Bom, só aí já há dois tipos, a democracia direta e a representativa. O que vivemos aqui é a representativa que na realidade não representa o povo e sim os interesses de grupos de poder. Mas a democracia, se bem exercida, seria muito boa e uma das melhores formas de governo porque os anseios da população seriam ouvidos, discutidos e votados. A participação popular, direta ou indiretamente, seria grande e, assim poderíamos sempre caminhar para uma melhora do país. Um grande problema da democracia plena é que leigos podem decidir, o que gera problemas sérios pois erros banais podem ser cometidos a todo momento por falta de informação técnica sobre um assunto, por incompetência. Para haver democracia plena é preciso que o povo seja politizado e entenda bem de economia, segurança pública, administração e etc o que parece ser inviável. Assim acho muito razoável que uma democracia para funcionar deve ser um pouco positivista, então precisaria ser sim representativa como a nossa, mas com restrição de quem pode exercer as funções políticas. Cargos que exijam determinado conhecimento só poderiam ser ocupados por pessoas com conhecimento comprovado naqueles temas (como comprovar é um problema, olha a corrupção aí comprando diplomas por exemplo).

Totalitarismo: Este tipo de sistema eu repudio. Aliás, nem é muito inteligente governar desta forma pois o poder perde legitimidade muito facilmente (pelo menos nos dias de hoje) e o Estado precisa sempre se preocupar em deter um povo que pode se revoltar a qualquer momento. O Governo do Rio de Janeiro está usando totalitarismo puro nessas manifestações e o resultado é cada vez mais revolta da população carioca. Sérgio Cabral dando tiro no pé...

Autoritarismo: Infelizmente o autoritarismo nem sempre é ruim, se o poder estiver concentrado em um grupo que busca o bem da população é a melhor forma de governo porque fará aquilo que é melhor mesmo que o povo não queira. É mais ou menos como um pai que educa seu filho buscando o melhor pra ele mesmo quando ele contesta o que o pai está fazendo. Mas claro que ingenuidade tem limite e nunca vi um Estado autoritário que realmente visasse o bem da sociedade. Então é uma forma de governo muito arriscada, depende de muita sorte para ser benéfico para a população como um todo.

Anarquismo: Como sou comunista acredito que das opções esta é a que melhor me representa. O problema é que os anarquistas acham que podemos extirpar as instituições e como mágica tudo vai dar certo na base da autogestão.

Provavelmente muitos comunistas condenam minha opinião mas grandes mudanças exigem um tempo muito longo para ocorrerem (reformista desgraçado! reacionário disfarçado! burgues fdp! kkk). Eu creio que a autogestão, cooperação mútua, meios de produção voltados para o bem-estar social, eliminação de grandes riquezas, busca de igualdade social dentre outros só podem ser atingidos de forma natural, o que demanda um tempo longo demais para que possamos ver qualquer traço disso em vida. Mudanças sociais demoram um tempo absurdo para ocorrerem, como esperar que um bando de gente individualista e mesquinha passe a ser cooperativista de uma hora pra outra? Como esperar que um bando de gente que só pensa no seu umbigo do nada, sem ganhar coisa algum com isso, passe a ser quase que um cristão primitivo? I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L-! Por isso muitos falam que é utopia, pra mim não é utopia (no sentido de bom e irrealizável), somente longe demais de nossa realidade para que possamos lutar por isso hoje, ou daqui a 500 ou 1000 anos. Deve demorar muito mais que isso para que possamos chegar próximos daquilo que eu busco. Por isso acredito que, na nossa fôrma capitalista, democrática, republicana, devemos buscar pequenas mudanças sociais e econômicas que visem o bem-estar geral, a diminuição de desigualdades, a inclusão de minorias nos processos democráticos, a valorização da vida e da dignidade humana. Acho que devemos caminhar neste sentido, mesmo engessados podemos caminhar e não devemos empacar porque não estamos na ideologia que queremos ou porque o sistema não está ajustado da forma que queremos. Não devemos desanimar porque somos pequenos, senão sempre seremos cordeirinhos domesticados...

Com certeza você vai discordar de 99% do que eu falei kkk, mas é isso aí! O bom é que a gente discorda sem brigar rsrs.

Edit: Lá em cima na primeira pergunta quando quis dizer burocracia escrevi democracia kkk, risquei e pus a palavra certa ao lado.

Editado por Leonardho Lucena

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza você vai discordar de 99% do que eu falei kkk, mas é isso aí! O bom é que a gente discorda sem brigar rsrs.

46- Tenho como conceito a idéia de que os manifestos surgem de um desejo de transformar um sonho em realidade, inclusive os manifestos ultra-conservadores como o neoliberalismo de Hayek.

Outra coisa é que você comentou lá atrás é que "o país vei bem..." e isso mostra que você sente alguma felicidade com o caminhar do nosso País; porém, sempre desejamos uma situação melhor não importa o quanto bem estejamos.

O que pergunto é, algum dia o Lucena vai estar plenamente feliz? Qual seria esse cenário ?

A minha pergunta é mais simplória que a do Mos: Qual é o seu sonho ?

47- Em relação ao "quote" aí em cima (que não consegui trazer aqui pra baixo), por que é tão difícil para a maioria das pessoas discordar mas mantendo o respeito e admiração pelas idéias e pela própria pessoa da qual discordamos e como isso é possível aqui neste fórum (que me deixa bastante admirado, pois já vi muitas discussões desnecessárias em outros fóruns por causa de uma vírgula no lugar errado) ?

Compartilhar este post

Link para o post

O Newbie conseguiu resumir toda uma análise geopolítica e sociológica numa pergunta de meras 5 palavras.

Vou fazer um fanclub pra ele. Na boa...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post