Daniel Buck

Entrevistas do fórum - Éder dos Santos

59 posts neste tópico

47 - Estou gostando muito da tua entrevista, é a minha 2° entrevista preferida, o que está achando disso?

48 - Assiste seriados? Quais?

49 - Quando tu e a primeira dama virão no NH ou em algum camp do sul?

50 - Algum medo e/ou trama?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

47 - Estou gostando muito da tua entrevista, é a minha 2° entrevista preferida, o que está achando disso?

Está sendo interessante, uma experiência que nunca tive antes, é massa sim. Feliz por vc estar gostando.

48 - Assiste seriados? Quais?

Game of Thrones (Lendo os livros também), House of cards, Orange is the new Black, Branking bad, The Office (que acabou, é o melhor seriado de comédia do mundo e redondezas), Community, Revenge etc.

Animações são: South Park (o mais legal de todos), Death Note, CDZ, Napoleão Dinamite (que é um filme também) e Simpsons.

49 - Quando tu e a primeira dama virão no NH ou em algum camp do sul?

Se a diferença nessa ano não fosse de uma semana com o GO13 nós iríamos, falta só os calendários se ajustarem :)

50 - Algum medo e/ou trauma?

Não gosto de ver sangue, nem osso quebrado e não curto agulhas. Quando o sangue, o osso e a agulha dizem respeito a mim eu olho pro outro lado e finjo que não é comigo.

Compartilhar este post

Link para o post

51 - O que você acha, quando uma pessoa critica o cubo?

Depende, tem professor que não gosta pq os alunos não prestam atenção na aula, estão certos, não tem muito o que defender. O cubo pode ser usado pedagogicamente para o bem, mas também como qq hobby/esporte pode te desviar de coisas mais importantes se não tiver muito controle. Se a crítica for nesse rumo eu consigo entender facilmente. Mas se for um monte de palavra vazia de quem é frustrado por nunca ter conseguido montar daí acho graça só.

Editado por Éder

Compartilhar este post

Link para o post

52 - Gosta de jogos (video-game, online, etc...)?

53 - Gosta de jogos (tabuleiros, RPG de mesa, jogos de azar tipo poker)?

54 - Qual é o melhor filme já feito na sua opinião?

55 - Um pouco diferente, qual o seu filme favorito?

56 - Qual filme mais marcou sua infância de um jeito bom?

57 - Qual filme mais marcou sua infância de um jeito ruim (trauma, medo, etc...)?

58 - Você disse se ver em 5 anos com 5 filhos. A Juliana concorda com esse número de pequenos Ederzinhos?

Editado por Leandro V Alleoni

Compartilhar este post

Link para o post

52 - Gosta de jogos (video-game, online, etc...)?

Gosto, não faço muita questão de jogar online, multiplayer e essas coisas. Talvez por falta de costume, curto um bom enredo mesmo que não tenha tanto desafio mental com God of War. Curto muito os de esporte, praticamente todos. E tem uns de estratégia que atraem também, mas curto ficar admirando enredo, gráfico essas coisas. Online pra mim é CS e derivados, mas agora que tive que pensar pra responder acho que é falta de costume mesmo, talvez eu até goste se experimentar outras coisas conectado. Vou querer um ps4 com certeza, parece que vai ser bom. No fim prefiro os consoles ao pc, cansa menos a visão.

53 - Gosta de jogos (tabuleiros, RPG de mesa, jogos de azar tipo poker)?

Gosto de tabuleiro, esses mais comuns como war e suas derivações, banco imobiliário e essas coisas que socializam como detetive, imagem e ação, perfil etc.. RPG nunca joguei pq meu passado religioso dizia ser coisa do capeta então perdi todas as oportunidades que tive, hoje não aparece mais nenhum oportunidade. Eu jogava um monte de coisa relacionada a baralho mas também me disseram que era do capeta daí parei. Recentemente aprendi a jogar poker gostei e não parece ser de azar, afinal alguém vai ganhar no fim e ficou nítido pra mim que há uma habilidade por traz. Se o campeonato brasileiro tem 20 times e só um vai ser campeão no poker é um pouco parecido e é improvável que o vencedor seja um cara de sorte. É um jogo bom, minha última experiência dobrei meu investimento, saí da mesa 5 reais mais rico.

54 - Qual é o melhor filme já feito na sua opinião?

Muito complicado isso. A saga do Poderoso Chefão é fantástica, uma das poucas trilogias com razão de ser, atuações de outro nível, roteiro, direção, fotografia etc, como comparar isso com Avatar? Esse último tem uma das maiores produções já feitas e um roteiro mais comum que novela, daí vc teria que atribuir pesos para as coisas. Ao mesmo tempo Cleópatra é considerado um dos filmes mais caros da história se atualizarmos os valores pra hoje só perde pra Avatar, o filme da rainha do Egito é top demais, tem atuações emblemáticas e recursos primitivos de efeito por ser tão antigo porém extremamente visionário pra época. Se pegarmos Psicose do velho Hitch tem um dos melhores roteiros, influenciou infinitos dramas e filmes de terror, tem o esfaqueamento mais top da história do cinema e nem tem uma super produção. Percebi que vou ficar escrevendo um monte de coisa e não vou chegar a uma conclusão. Enfim, acho difícil concluir algo, não vou conseguir.

55 - Um pouco diferente, qual o seu filme favorito?

Vou dizer alguns preferidos, um ou outro o critério é mais nostálgico do que técnico, afinal arte é isso, é subjetiva e causa efeito diferente em cada pessoa: Magnólia, Titus, 12 Macacos, Pulp Fiction, A primeira noite de um homem (Dustin Hoffman juntamente com a trilha sonora mais foda de todos os tempos), A pequena miss sunshine (roteiro original nos dias de hoje anda raro), Super xuxa contra o baixo astral (é isso aí mesmo), Mr. Vingança (da trilogia da vingança cujo filme mais famoso é Old Boy), Rain Man (senhor Hoffman novamente), Dogville (uma das poucas coisas do Lars que admiro), Akira (o anime que torço para que Hollywood não estrague), a trilogia Poderoso Chefão, episódios 4, 5 e 6 de Star Wars, o primeiro filme da saga Matrix, O anjo exterminador (muito louco, recomendo demais, é antigo, preto e branco, mas é louco) e alguns outros também...

56 - Qual filme mais marcou sua infância de um jeito bom?

A trilogia História sem fim (clássico, lindo demais), Esqueceram de mim e Super Xuxa contra o baixo astral (esse foi o meu primeiro filme no cinema, sei umas falas até hoje)

57 - Qual filme mais marcou sua infância de um jeito ruim (trauma, medo, etc...)?

A convenção das bruxas, é um filme muito louco e fiquei com medo de mulher careca por um bom tempo, até hoje associo quando vejo uma

58 - Como você e a Ju se conheceram?

Foi no contexto religioso, nós éramos da mesma igreja. Todo mundo falava "Éder, e essa Ju hein?!" e eu "Não, nada a ver". Parece que no fim das contas tinha a ver :)

59 - Você disse se ver em 5 anos com 5 filhos. A Juliana concorda com esse número de pequenos Ederzinhos?

Então, foi um acordo, eu queria 7 e ela 3, daí fechamos em 5. Primeiro que por mim adotaríamos os 5, então não teria muitas dores pra ela, mas acho que talvez teremos um ou outro biológico. Gostar gostar ela não gosta muito da ideia, mas já está acordado, se tudo der certo serão 5.

Editado por Éder

Compartilhar este post

Link para o post

60. Ter deixado de ser religioso alterou seu respeito pelas Igrejas?

61. Melhor viagem que já fez?

62. Você diz que gosta de liderar. Qual a melhor e a pior qualidade em um líder? Quais qualidades você acha que precisa desenvolver? Quem você seguiria como líder no speedcubing?

63. Qual foi a melhor experiência com um grupo de trabalho que você já teve? E a pior?

Compartilhar este post

Link para o post

60. Ter deixado de ser religioso alterou seu respeito pelas Igrejas?

Quem sobe muito na hierarquia percebe quem tem muita gente lá em cima que vive daquilo mas que já perdeu a fé ou os princípios, daí vc já não respeita as lideranças e alguns eventos que não tem nenhum propósito cristão. Tem muita gente que só repete o que aprendeu, hoje entendo melhor que não acreditam mais porém não aprenderam a fazer outra coisa e estão presos lá. Isso me faz não respeitar tanto hoje. Mas aprendi a diferença de respeitar ideias e de respeitar o ser humano. As ideias já não me preocupo mais em respeitar, já o ser humano me preocupo cada dia mais.

61. Melhor viagem que já fez?

Acho que foi pra o Rio Grande do Norte, visitei Natal e algumas cidades vizinhas com minha mãe e irmã, foi top. Achei engraçado pq o Centro de Natal é na praia, até hoje penso nas pessoas que moram na região leste dentro da água. É um estado muito rico culturalmente e bonito demais. Marcou também pq conheci uns cristãos lá, até preguei em uma reunião deles, foi legal.

62. Você diz que gosta de liderar. Qual a melhor e a pior qualidade em um líder? Quais qualidades você acha que precisa desenvolver? Quem você seguiria como líder no speedcubing?

Acho que naquele diagrama de maturidade de lider/liderado eu consigo viajar bem em todos os níveis, acredito que essa seja a maior qualidade. Se tem liderado que gosta de ser cobrado eu cobro, se tem liderado que detesta ser cobrado eu não cobro, consigo perceber isso rápido e tento extrair o melhor de cada pessoa. Preciso entender que nem todo mundo quer sair do lugar onde está, nem todo mundo quer crescer dentro daquele sistema, tem gente que quer passar desapercebido e pronto, as vezes tenho problema pra respeitar isso e entender que se a pessoa está feliz ali pra que mexer?!

No speed tem muita gente que é talentosa na divulgação, na organização de eventos, com a imprensa, muita gente que me inspira e que me ensina, mas com essa questão específica da liderança ainda não surgiu.

63. Qual foi a melhor experiência com um grupo de trabalho que você já teve? E a pior?

Eu tive umas experiências que lembro com muito carinho de um dos quinhentos cursos que tentei terminar. Num deles um professor já rodado em muitos estados e universidades disse que não tinha visto nada parecido com o que fizemos, foi uma coisa muito legal de ouvir, pq ralamos demais, e eu consegui motivar um grupo bem heterogêneo. Na igreja também teve um evento bem grande que fizemos que teve uma repercussão na imprensa local que fique muito feliz. O que liderei no emprego que tinha deu bons resultados mas não tenho tanto prazer nisso, não via muito propósito naquilo, não tinha prazer nenhum.

A pior experiência foi quando me desmotivei na igreja e não conseguia motivar as pessoas a nada, percebi que se vc não acredita muito no que está fazendo é muito difícil motivar, quem consegue fazer isso é um verdadeiro ator.

64- sua opinião sobre pessoas que se cortam / semachucam

Tá falando daquela galera sado? ou daquela galera que fura as argolas e se suspende? ou da galera que tenta se matar? Se for o sado acho normal, entre quatro paredes vale tudo se todo mundo estiver se divertindo. Aquela galera que se suspende não me incomodam, mas não me obrigue a olhar, não tenho interesse nenhum.

Editado por Éder

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vou fazer uma perguntinhas tachadas como polêmicas.

65 - Qual sua posição sobre o aborto? Se a mãe quiser tá valendo? Só se a mãe correr risco? Em caso de estupro? Em caso de anencéfalos? E os riscos sociai-economicos, você acha relevante para o aborto?

66 - Pena de morte, é um tema sobre o qual eu não tenho opinião formada e acho muito difícil de discutir. Você é a favor ou contra? A eficacia do sistema penal é um fator relevante?

67 - Indo pelo lado da pergunta 64, o que você acha sobre suicídio? É uma alternativa covarde ou corajosa? Isso já passou pela sua cabeça em algum momento bad da vida?

68 - Da onde vem o apelido "Patrão"?? Quem começou com isso?

Compartilhar este post

Link para o post

69- negativo, to falando da galera depressiva. Sado é quando se corta pelo prazer da dor. Depressão é quando se corta pra descontar em dor ou alivia-la. Sobre esse povo, o que acha?

Compartilhar este post

Link para o post

"Bom, vou fazer uma perguntinhas tachadas como polêmicas." Massa

65 - Qual sua posição sobre o aborto? Se a mãe quiser tá valendo? Só se a mãe correr risco? Em caso de estupro? Em caso de anencéfalos? E os riscos sociai-economicos, você acha relevante para o aborto?

Se há riscos claros sejam físicos, ou psicológicos (tipo uma garota de 11 anos estuprada) acho que não tem muito o que pensar, se não acontecer o aborto uma vida vai ser destruída de qualquer forma pq tem que ser a mãe?! Anencéfalos pra mim não há dúvida também, todo mundo sofre e o bebê morre, não vejo sentido em seguir com essa gestação. Mas o que exatamente vc chama de risco social-econômico?

66 - Pena de morte, é um tema sobre o qual eu não tenho opinião formada e acho muito difícil de discutir. Você é a favor ou contra? A eficacia do sistema penal é um fator relevante?

Sou contra a pena de morte e a eficácia do sistema penal é totalmente relevante para minha opinião, na cadeia só tem preto e pobre em caso de pena de morte advinha quem serão os executados? Não há sentido em guerra por paz, então onde está o sentido de matar assassinos?! Sempre tem um doido que pergunta "ah se for um parente seu morto, estuprado e carbonizado vc seria a favor da pena de morte" mesmo que num caso desses eu como ser humano pouco evoluído desejasse e até tentasse matar o criminoso por vingança não creio que estado tem que responder da mesma forma e ser primitivo como o indivíduo.

67 - Indo pelo lado da pergunta 64, o que você acha sobre suicídio? É uma alternativa covarde ou corajosa? Isso já passou pela sua cabeça em algum momento bad da vida?

Nunca pensei em me matar, tenho uma chance só e pretendo aproveitar bastante, sempre vi o suicídio como fraqueza, depois que cresci e tive contato com pessoas que realmente sofreram com a depressão passei a respeitar mais essa situação, estou bem no meio da transição de opinião hoje. Mas ainda tenho raiva de quem se mata e deixa cartas não esclarecedoras que só fazem um monte de gente se sentir culpada, não refiro a uma pessoa que apanha todo dia e deixa a carta dizendo que se matou por que não aguentava apanhar me refiro a casos mais simplórios que andei vendo por aí, que realmente não fazia sentido a carta, o cara deixa só por crueldade mesmo, tenho uma tia psicóloga que conta umas histórias assim e até tentou me explicar por que essa galera faz isso.

68 - Da onde vem o apelido "Patrão"?? Quem começou com isso?

O William Moura de Santos é o cara mais comédia que já conheci no meio do cubo mágico, ele é sócio-fundador da Scramble Express e um escoteiro da mais alta patente floral. Ele foi ao GO11 e por eu estar na organização começou a me chamar de patrão só por isso mesmo. Daí eu comecei a chamá-lo assim também sem razão aparente. Hoje acredito que ele seja mais conhecido por esse nome do que eu.

69- negativo, to falando da galera depressiva. Sado é quando se corta pelo prazer da dor. Depressão é quando se corta pra descontar em dor ou alivia-la. Sobre esse povo, o que acha?

Eu tive uma amiga que se feria em momentos de depressão, era muito triste. Ela tinha o braço todo machucado e era fácil saber quando estava na crise, pois ela começava a ir de blusa de frio para cobrir o estrago, agora pensa em Goiânia, blusa de frio?! Éramos muito próximos e eu não sabia o que fazer, falar "reage, pare com isso" é tão útil e estúpido quanto falar "vira homem" para um gay. Só ficava por perto, tentava eu e outros amigos não deixá-la sozinha nessas fases e começamos a apoiar indiretamente pois percebemos que esses incentivos diretos não só não ajudava mas também atrapalhava bastante. Infelizmente na época ela nunca buscou ajuda profissional, mas hoje sei que era depressão mesmo e que precisava de muita ajuda, crescemos e perdi o contato, mas da última vez que nos encontramos parecia estar bem e com problemas menos drásticos, mais comuns, fique feliz por isso. Se eu tiver uma pessoa próxima a mim com esse tipo de problema hoje acho que ajudaria mais, não em quantidade mas em qualidade. Sobre o que eu acho desse povo, em resumo, acho nada, precisam de ajuda.

Editado por Éder
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

70 - Na questão do aborto, eu quis dizer se você acha válido abortar a criança simplesmente por causa das condições que ela irá ter em vida. Muita meninas pobres e sem condições engravidam indesejadamente.. Hoje essas meninas tem duas opções: Aborto clandestino (Que fode muito com a menina) OU tentar criar o moleque, passando fome e vontade, sem educação e fechando totalmente as portas para novas oportunidade da mãe.

Então a questão é, se você acha válido uma mãe abortar uma criança indesejada por não ter como criar.. Ou até uma estudante classe média que engravidou sem querer (todos sabemos que isso pode acontecer, até para os mais informados e conscientes.. sem falar que nada 100% seguro) e não deseja a criança, muito menos o período de gestação, pois irá atrapalhar toda a sua vida, seus sonhos, seus estudos, seus relacionamentos sociais e etc..

Vale abortar nesses casos? Acha que deveria ter clinicas especializadas? Sejam públicas ou particulares? Sabia que a saúde gasta muito com o tratamento de mulheres que fazem abortos clandestinos?

Editado por FelipeCruz
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

70 - Na questão do aborto, eu quis dizer se você acha válido abortar a criança simplesmente por causa das condições que ela irá ter em vida. Muita meninas pobres e sem condições engravidam indesejadamente.. Hoje essas meninas tem duas opções: Aborto clandestino (Que fode muito com a menina) OU tentar criar o moleque, passando fome e vontade, sem educação e fechando totalmente as portas para novas oportunidade da mãe.

Então a questão é, se você acha válido uma mãe abortar uma criança indesejada por não ter como criar.. Ou até uma estudante classe média que engravidou sem querer (todos sabemos que isso pode acontecer, até para os mais informados e conscientes.. sem falar que nada 100% seguro) e não deseja a criança, muito menos o período de gestação, pois irá atrapalhar toda a sua vida, seus sonhos, seus estudos, seus relacionamentos sociais e etc..

Vale abortar nesses casos? Acha que deveria ter clinicas especializadas? Sejam públicas ou particulares? Sabia que a saúde gasta muito com o tratamento de mulheres que fazem abortos clandestinos?

Entendi. Vc vai achar estranho mas acho paia o aborto assim, seja pobre, classe média etc. Sei que é um problema de saúde pública e até a Dilma defendia isso quando era ateia e feminista, depois virou católica fervorosa como um milagre para não perder as eleições. Eu frequento um fórum de adoção desde o dia que decidi que adotaria algumas crianças. É muito triste ver a morosidade nesses casos, muita família querendo, cada uma por um motivo diferente, mas no fim das contas a conclusão é a mesma vão dar um lar para uma criança. Daí vc começa a acompanhar a saga dessa galera com assistente social, com juízes, conselhos etc, passa um ano, dois anos e nada. Tá certo que tem casal que quer menina, branca, loira do olho azul e com a pinta da angélica na perna, mas a maioria dos casos lá o problema nem é esse. Na boa, muita criança vira adolescente e perde a oportunidade pq um juiz implicou com um casal, ou pq não recebeu o "faz-me rir" ainda. Depois de acompanhar esses dramas eu acho que tem muita gente querendo ficar com essa meninada mas a lei e o sistema engessam. Daí não consigo curtir muito a ideia de que a pessoa não quer problemas e prefere abortar, entrega pra alguém, entrega pra mim.

Concluindo, entre ver a mulherada morrendo por abortar clandestinamente e ter uma clínica especializada eu prefiro a clínica, prefiro que o aborto seja liberado, também por conta da liberdade que a mulher deve ter sobre seu corpo. Eu gosto, aprovo, incentivo? Não. Se a resposta ficou confusa avisa que eu tento explicar melhor.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Não ficou. Aliás, uma excelente resposta. :P

Editado por FelipeCruz
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

71 - Sinceramente, você teria problemas em ter um filho gay?? Tentaria aconselhar/mostrar qual é o jeito certo?? Tentaria mudar a opção dele antes de aceitar?? Acha que os pais tem esse direito, de tentar corrigir a gayzisse dos filhos?

Compartilhar este post

Link para o post

71 - Sinceramente, você teria problemas em ter um filho gay?? Tentaria aconselhar/mostrar qual é o jeito certo?? Tentaria mudar a opção dele antes de aceitar?? Acha que os pais tem esse direito, de tentar corrigir a gayzisse dos filhos?

Eu era bem do mal no passado. Tinha um jornal na escola e eu escrevi um artigo só durante toda minha participação na equipe. Esse artigo mandava praticamente o homossexual ficar no armário e tomar vergonha na cara, além, é claro, de dizer que não tínhamos o direito de sermos não-naturais. Tenho um pouco de vergonha disso, acho que se eu fosse do tipo político, na minha primeira candidatura a prefeito alguém iria achar esse jornal e colocar na internet rsrs.

Hoje minha cabeça daria os mesmos conselhos pra héteros e homos: "não quero safadeza na minha casa e nada de sair cada dia com uma pessoa diferente, vergonha na cara galera". Um problema eu sei que teria, parte da família tem problemas em entender o ser humano, mais do que eu, tentaria não expor meus filhos a esse tipo de embate, eu acho, mas só vivendo pra saber.

O direito dos pais é irrelevante ante a esse tipo de situação, vai fazer o que? Mandar um cara estuprar sua filha lésbica pra ver se ela se converte? Já conheci muito ex-gay que se transformou por milagre, a maioria devolveu o milagre e foi ser feliz, alguns ainda estão lá insistindo.

Compartilhar este post

Link para o post

72. Você acha que as pessoas tem um certo "medo" de fazer perguntas a pessoas que elas consideram mais inteligentes/maduras/sérias? Seria esse o caso nas últimas entrevistas, onde houve um número bem menor de perguntas?

Compartilhar este post

Link para o post

72. Você acha que as pessoas tem um certo "medo" de fazer perguntas a pessoas que elas consideram mais inteligentes/maduras/sérias? Seria esse o caso nas últimas entrevistas, onde houve um número bem menor de perguntas?

Seria ótimo pra minha auto-estima pensar assim, mas não sei exatamente qual a razão. Talvez seja isso ou eu seja desinteressante, homem e as pessoas tenha enjoado de fazer perguntas todos os dias sem parar. Sua teoria tem sentido mas não tenho condições de dizer se é verdade ou não.

73. Fale sobre a tecnologia na sua vida! O que acha? Gosta? Não gosta? Por quê?

Eu gosto muito mas quando ela trabalha pra mim e não eu pra ela. Um celular serve pra eu ligar e não pra eu perder a paz por exemplo. Um jogo serve pre eu me divertir e não pra eu virar um escravo viciado. Isso vale também para os preços trabalhar meses para pagar uma coisa não tão fundamental pra mim é bobeira. Eu sou alheio às evoluções de algumas coisas já outras gosto de acompanhar. Por exemplo eu gosto das smartTV que realmente descomplicaram muitas coisas, mas não gosto do 3D que me obriga usar um óculos, essa galera tem que resolver isso logo esse óculos tira toda a experiência positiva que a noção de profundidade pode ter. Eu sou daqueles que espera ficar barato e surgir uma versão estável, jamais faria fila pra comprar alguma coisa lançada. Sonho com o dia que cheguemos a plenitude da tecnologia como em star trek, sem ter que trabalhar, mas a tecnologia trabalhando pra nós.

74. Você acha que você um dia vai ser um cubista sub10?

hehe, jamais, a dedicação é muito grande, admiro quem chegou nesse nível, mas eu não tenho tempo e nem interesse, sou um fomentador e divulgador do cubo, é cada macaco no seu galho :)

Torço para que um dia tenhamos uma final com todos os competidores sub10 e que nessa final tenha também uma ou duas mulheres pelo menos e todo mundo achando normal.

Compartilhar este post

Link para o post

75. Concorda com a criação de um rank feminino? Justifique sua resposta.

76. Porque divulgar o cubo mágico? O que o torna diferente? Porque escolheu esse caminho?

77. Acha que quem só se preocupa com recordes tem vida longa no speedcubing?

Editado por Willian

Compartilhar este post

Link para o post

75. Concorda com a criação de um rank feminino? Justifique sua resposta.

Concordo totalmente com a criação de um ranking feminino. Estou acompanhando os debates na WCA e devo começar a participar deles em breve. Existem uns argumentos contrários bem sem sentido. Alguns querem exigir uma contrapartida masculina por vingança e não por que seria útil, mostra a limitação do pensamento do cidadão. Se tivéssemos mais mulheres envolvidas não teríamos que assistir homens debatendo o que é melhor para as mulheres, só do fato de ser assim já mostra um problema. Seria muito interessante vermos o que mulheres realmente pensam disso no lugar de ficarmos fazendo suposições, que o que alguns estão fazendo na WCA, outros percebo que realmente consultaram o restrito público feminino. No xadrez existe o Geral e o Feminino e a mulher escolhe onde quer disputar, acredite tem muita mulher que vai pro Geral disputar com os caras e abre mão de ser campeã feminina. Isso para o cubo hoje seria atropelar o processo, temos que ir devagar que seja então começando pelo ranking, dando prêmios em outras categorias também além do 3x3 e tornando o esporte mais neutro e inclusivo. Um dia veremos elas próprias opinarem e decidirem isso, o que seria ótimo. Hoje o speed não é apenas masculino mas é machista também, só tem um jeito de sanar isso, incentivando a mulherada.

76. Porque divulgar o cubo mágico? O que o torna diferente? Porque escolheu esse caminho?

Me identifico mais, me sinto mais realizado fazendo um evento em que dezenas de pessoas vão se conhecer do que ganhando uma medalha. Fico mais feliz quando entro numa escola e ensino um garoto a montar do que vencendo a competição, alguns por terem aprendido ganham uns pontos de auto-estima oq os ajuda a aprender outras matérias que consideravam impossíveis, isso é muito gratificante. É por isso, eu não desdenho da medalha e da vitória, é muito bom ganhar, mas pra mim essas coias são melhores. Além de tudo o cubo é um negócio massa de passar adiante, já comentei que é minha desculpa para conhecer pessoas, é de fato, mas se não fosse um hobby bom ou interessante eu não passaria adiante

77. Acha que quem só se preocupa com recordes tem vida longa no speedcubing?

Isso depende, o speed é bem recente ainda, por isso as quebras de recorde são constantes, é comum as pessoas se preocuparem com isso. Mas acho que com uma visão de valorização das vitórias, vide Feliks chorando ao ser campeão mundial, somada com a estabilização dos recordes que acontece em qualquer esporte já consolidado essa galera vai ser frustrar mais facilmente. Por isso hoje ainda dá para muita gente ter esse tipo de fixação mas no futuro, não sei se próximo, isso vai mudar. Espero que quem só se preocupe com o recorde mude de objetivo junto com as mudanças do esporte, não os condeno hoje.

Editado por Éder

Compartilhar este post

Link para o post

78. Acredita que com a consolidação dos recordes, a importância de ser campeão em algum campeonato será mais importante?

79. Eu acredito que os modelos dos cubos estão influenciando muito nos novos recordes (Dayan), estilo aquela roupa da natação. Acredita nisso? Se sim, acha que isso deveria ser preocupação da WCA, como foi feito na natação, ou que ainda devemos deixar o modelo do cubo livre, como está agora?

Compartilhar este post

Link para o post

78. Acredita que com a consolidação dos recordes, a importância de ser campeão em algum campeonato será mais importante?

A política de valorização é mais importante, mas essa questão da estabilização influencia sim. Tipo depois da fase do doping sem restrição no atletismo os recordes diminuíram sua frequência, algumas categorias ninguém conseguiu bater pós-doping, e existe uma extrema valorização do campeão. Influencia mas a política em volta é mais importante na minha opinião. Como por exemplo separar as finais num dia só, premiações, modelo de final etc.

79. Eu acredito que os modelos dos cubos estão influenciando muito nos novos recordes (Dayan), estilo aquela roupa da natação. Acredita nisso? Se sim, acha que isso deveria ser preocupação da WCA, como foi feito na natação, ou que ainda devemos deixar o modelo do cubo livre, como está agora?

Acredito sim. Enquanto o preço dos cubos estiverem abaixo de 10 dólares não tem o pq a WCA se preocupar, quando isso ficar muito caro daí desestabiliza a questão da igualdade, que a WCA tanto prima. Se chegar a preços nesse estilo acho que vão passar a se preocupar sim, mas sinceramente creio que essa questão esteja longe de ser um problema hoje. Não por questão de preço mas de patente ou algo do gênero podemos ter problemas também, se isso acontecer também acho que a WCA deva intervir. Considerar modalidades com só um fabricante como já foi no passado (east sheen e v-cube) acredito que não aconteça novamente, a comunidade já está mais amadurecida e não não aceitaria isso novamente.

Editado por Éder

Compartilhar este post

Link para o post