Carlos de Alcântara

Quais são suas modalidades preferidas?

31 votos

1. 1. Quais as modalidades que mais admira ou gosta?

Please sign in or register to vote in this poll.

31 posts neste tópico

Meus preferidos:

3x3 - Nem precisa dizer nada né?

3x3 OH - Comecei treinando em pé no ônibus a caminho do serviço (pra não ficar sem treinar) até ver que conseguia e desde então gosto muito dessa modalidade (look-ahead mais fácil)

2x2 - Gosto muito do 2x2 pela simplicidade dele, o que facilita a memorização de muitos algoritmos e permite one look solve para os métodos mais avançados.

Square-1 - Meu preferido atualmente, é muito interessante o square-1, não sei como é tão pouco popular. Interessantíssimo porque dá para reconhecer casos parecidos com as PLL do 3x3 porém com "PLL" na camada de cima e de baixo além de ter vários casos que pode-se descobrir intuitivamente após testar combinações diversas. Como são muitas sequências para permutar cantos e meios das duas camadas ao mesmo tempo dá para montar várias estratégias diferentes usando as sequências já conhecidas para "roubar" um pouco. Só é ruim quando dá pop nele...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

meus preferidos são o 3x3, 2x2 pois são cubos rápidos e chegam a impressionar as pessoas, como são os únicos que eu sei fazer são os que mais gosto, mas também admiro muito quem faz o 3x3 BLD até o 2x2 BLD que eu estou começando a aprender, com uma mão sou muito lento mas mesmo assim gosto dessa modalidade, cubos mais complexos como o 6x6 e 7x7 já não gosto por demorar tanto para fazer e ter que decorar varias sequencias e talz, gosto mais de quem monta o 4x4 e 5x5 porque eles são relativamente rápidos e são um desafio a mais. Os outros puzzles não vejo muito graça e estou com preguiça de tentar aprender.

Compartilhar este post

Link para o post

É difícil escolher uma preferido, comigo variou muito de acordo com a época. Quando eu comecei a minha preferida era o 2x2 (foi o primeiro cubo que eu aprendi a montar) mas depois de um tempo eu enjoei (meu cubo também era muito ruim e acabava me desanimando); depois migrei para o 3x3 speed, aprendi CFOP, e enjoei de novo :P cansei de resolver o 3x3 e comecei a montar o 4x4 e 5x5, nesses dois eu era/sou uma lástima mas era/é divertido :). Um tempo depois acabei tendo uns problemas na mão (tava doendo D+) ai "parei" com o speed e fui para OH e to achando uma das minhas modalidades favoritas. Nesse tempo eu também aprendi BLD mas sinceramente não foi uma modalidade que me animou... Eu até gosto de assistir mas execultar é muito chato, ficar decorando aquele tanto de peça pra no final ainda dar errado.

Gosto de praticar OH e FM!
Acabei escrevendo bastante na minha justificativa, então deixei em spoiler pra quem interessar :P

Meu interesse nessas duas modalidades surgiu mais ou menos pelo mesmo motivo… Eu sempre gostei mais da teoria dos jogos do que da prática em si. Isso vem lá da época em que eu gostava de xadrez e poker, e passava muito mais tempo lendo livros sobre o assunto do que jogando propriamente.
Então quando comecei a me dedicar no 3x3 speed e fui ver como os "profissionais" resolviam, percebi que as soluções deles não tinham técnicas muito avançadas, e eram quase sempre uma solução básica aliada a um look-ahead absurdo e um TPS alto. Isso me desmotivou a aprender técnicas mais avançadas, porque elas simplesmente não davam retorno no 3x3 speed, ou seja, não compensava perder tempo no reconhecimento desses casos mais avançados (casos de multi-slotting, por exemplo).
Por outro lado, quando se resolve com uma mão, o TPS naturalmente baixa e esses casos começam a trazer alguma compensação real. Técnicas como Edge Control e COLL começaram a trazer benefícios que não eram perceptíveis (ou nem existiam) quando se resolvia com duas mãos.
No FM então, nem se fala… nenhum conhecimento é descartado.

E admiro bastante todas as modalidades que envolvem BLD, apesar de não praticá-las atualmente.

Meu familiarizei muito com seu "estilo", eu também prefiro ficar estudando e aprendendo novos algorítimos do que ficar treinando, isso acabou me desanimando com o speed, parece que nunca da resultado :( Tinha que treinar é look-ahead mas é muito sem graça. FM eu gosto muito, mas sou muito irregular como eu só sei CFOP acabo tendo que contar um pouco com a sorte. (pretendo aprender novos métodos)

Só uma curiosidade, vc gostava ou ainda gosta de poker? Não consigo imaginar uma pessoa que gostava de poker simplesmente abandonar, é meu esporte favorito :P Ainda mais depois que você começa a estudar teorias mais avançadas.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma curiosidade, vc gostava ou ainda gosta de poker? Não consigo imaginar uma pessoa que gostava de poker simplesmente abandonar, é meu esporte favorito :P Ainda mais depois que você começa a estudar teorias mais avançadas.

Ainda gosto sim! Jogo uma grana toda sexta feira com um grupo de poker heheh. Só que agora não tenho estudado mais como antes...

Quem sabe fazemos um campeonato de poker aqui pros cubistas.

... já que no campeonato de xadrez daqui eu tomei uma surra lol

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda gosto sim! Jogo uma grana toda sexta feira com um grupo de poker heheh. Só que agora não tenho estudado mais como antes...Quem sabe fazemos um campeonato de poker aqui pros cubistas.

... já que no campeonato de xadrez daqui eu tomei uma surra lol

Nem me fala sobre o capeonato de xadrez...

Seria muio massa se tivevesse um campeonato de poker com a galera daqui do forum, mas eu acho que não deve ter gente suficiente :(

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Num sei o que eu coloquei bem na enquete, rs.

Mas minha ordem de preferência:

3x3

2x2

4x4

3x3 BLD

3x3 MBLD

Pyraminx

3x3 OH

Compartilhar este post

Link para o post