Carlos de Alcântara

Entrevistas do fórum - Rafael Cinoto

49 posts neste tópico

17 - O que mais gostei foi: O teorema do papagaio. Mas tem mais dois que adorei: O ensaio sobre a cegueira e Infinity and mind.

O teorema do papagaio é muito bom :D

Adoro livros de matemática. Então aí vai a pergunta a ver com isso:

33 - Já mostraste o Teorema de Fermat para algum amigo tentar resolver? haeueuheuheuhe

34 - É verdade que todas as retas paralelas se encontram em um ponto do infinito? (essa pergunta vem distorcendo a minha mente)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

36 - Você vê muita diferença no pessoal que tinha seus 15-17 anos em 2007 para hoje?

37 - Já comprou o presente pro casório do Pedro? E a roupa? :D

Compartilhar este post

Link para o post

22 - Adorei desde o primeiro! É um dos que mais gosto e vou explicar o porquê. Todo mundo fica no hotel vizinho da escola, vamos todos tomar café juntos, de lá saímos juntos andando até a escola, na hora do almoço vai todo mundo junto pro Shopping e à noite vai todo mundo junto no Bifão jantar. Só não dormimos juntos como na AMAN porque não tem um alojamento. Não tem tanta gente participando então as coisas fluem bem tranquilas, o anfiteatro é ótimo e a recepção da família do Eric é incrível.

23 - Acre (devo ir esse ano a trabalho!), Pará (e assistir outro show da Calypso ao vivo!), Amapá, Piauí e Tocantins. Nos outros eu já fui, mas tem uns que conheci bem pouco, pretendo voltar em vários.

24 - Só tiro férias pra viajar!

25 - Fiz um ano de piano e 3 anos de saxofone. Mas não toco os dois há mais de 15 anos, então acho que agora só toco triângulo quando aparece um forró, esse eu ainda lembro bem.

26 - Não sei direito, mas nunca me dei bem com ela, desde criança. Quando eu tinha mais de 20 anos, já era casado, as coisas pioraram, não tive mais paciência com ela, não acho ela uma boa pessoa, ela me desrespeitou várias vezes. Tenho gratidão por várias coisas que ela fez por mim, mas não é uma pessoa que eu gosto de ter ao meu lado.

27 - No começo eu achava que não teríamos tantos, mas nos últimos tempos eu estou achando que ainda tem poucos!

28 - Acho que ainda estamos muito no começo. Foi ano passado que começou a melhorar eu acho. Pelo tamanho do país e pelo tanto de gente que monta por aqui, temos potencial pra chegar perto dos EUA, só precisamos de mais campeonatos.

29 - Daí a resposta vai ser minha idade.

30 - kkkkk muito!! Vou renovar seu contrato em breve.

31 - Talvez... Mas por enquanto não tenho pervisão disso acontecer.

Ps: traz a legião pra faze um campeontato aqui na minha cidade kkkk

É só organizar aí que a gente vai!

32 - kkkkk cada uma... Vamos à pergunta séria: nos primeiros programas eu ficava mais nervoso mesmo, mas depois comecei a ficar mais calmo quando percebi que na TV não era campeonato. Se eu resolver o cubo com os pés em 2 minutos os caras vão achar insano! Não preciso resolver em 40 segundos. Então hoje só fico mais nervoso quando os caras colocam um limite de tempo, mesmo que seja 1 minuto, porque vai que eu erre, não é certeza que eu vá fazer em menos do que isso. A dica é essa, quando for na TV, não tente fazer rápido, você já é rápido demais se está lá, provavelmente não terá ninguém que resolve tão rápido quanto você na hora e mesmo se tiver, isso não tira o seu mérito porque a maioria não consegue nem resolver.

33 - kkkkkkkk nunca! Meus amigos geralmente já conhecem o teorema, quem não conhece não tentaria provar.

34 - Isso é um pouco de filosofia da matemática, uma definição que faz com que outras coisas funcionem melhor se for assim, como 0! = 1. Não precisa perder tempo tentando entender isso, não é pra entender, até onde sei não tem prova. O que acho legal disso é a analogia com os trilhos do trem. Os trilhos dos trens são paralelos, se você estiver entre eles e eles estiverem numa reta até onde sua vista alcança, lá no final, no infinito do seu olhar, vai parecer que eles se encontram!

35 - O que deu mais errado pra mim foi o SESC Santos 2012, atrasou muito na sexta por conta do pessoal do SESC e no sábado precisamos cancelar várias coisas pra dar tempo porque ia fechar. Tiveram vários que deram muito certo, não sei dizer qual deu mais certo, mas fora esse de Santos, não teve nenhum que lembro de ter dado coisa muito errada que não teve jeito.

36 - Além de eles parecerem que são mais novos, mas isso eu sei que é porque eu é que estou mais velho, não vejo muita diferença com relação ao cubo. Mas no comportamento eles são totalmente diferentes, isso por conta da diferença do mundo de 2007 pra hoje. A internet e os meios eletrônicos mudaram muito de lá pra cá e o pessoal foi junto. Eu até tento me manter atualizado, mas é difícil acompanhar a galera.

37 - Essa semana, finalmente compramos! E a Giana achou uma gravata aqui perdida, vou dar uma passada no único terno que eu tenho e tá valendo! :)

Editado por Cinoto

Compartilhar este post

Link para o post

38- Você tem planos para lançar outro livro?

39- Alguma vez já usou o cubo mágico como recurso didático em alguma aula de matemática?

40- Como é o trabalho de um delegado da WCA?

Editado por Newbie

Compartilhar este post

Link para o post

38- Você tem planos para lançar outro livro?

Já pensei em lançar outro sim, um de matemática com exercícios resolvidos, mas acho que vai dar muito mais trabalho que o do cubo... De cubo, talvez eu escreva outro sim, depende de como for a venda desse porque deu muito trabalho fazer esse.

39- Alguma vez já usou o cubo mágico como recurso didático em alguma aula de matemática?

Mais como forma de ilustração, nada muito a ver com a matemática, pra falar que muita coisa que parece difícil fica fácil depois que aprende. Mas já escrevi um projeto para ensinar análise combinatória utilizando o cubo mágico e pretendo colocar em prática em breve! E daí talvez saia um outro livro...

40- Como é o trabalho de um delegado da WCA?

Além do que você vê nos campeonatos, a gente precisa fazer algumas coisas antes dos campeonatos também e depois. Antes, quando temos todos os dados da competição, mandamos um email pra WCA que cria uma página no site da WCA. Lá a gente coloca as informações da competição e depois eles aprovam para que fique criada a página do campeonato no site da WCA.

Um pouco antes do campeonato, mandamos um email para o Luis do Cubecomps criar uma página do campeonato no site dele também.

Na semana do campeonato, encerramos as inscrições no site da WCA, baixamos um arquivo com as informações dos competidores, fazemos um upload no cubecomps que gera as súmulas. Enviamos o arquivo com as súmulas para o organizador que vai imprimí-las, assim como os certificados que também geralmente ajudamos mandando um arquivo de outro campeonato para o organizador editar.

No dia anterior ao campeonato, precisamos arrumar as coisas que vamos levar: cronômetros, displays, potes, computador. Precisamos também gerar os embaralhamentos do campeonato pra levar já os arquivos prontos pra usar na hora.

Depois do campeonato, conferimos todos os tempos de todas as súmulas no cubecomps pra ver se não teve nada errado (sempre tem), daí baixamos um arquivo que ele mesmo cria para enviarmos para a WCA.

Fora isso não tem muito trabalho, é mais quando tem campeonato mesmo, por isso que fico sempre querendo que tenha campeonato, pra eu poder trabalhar!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

41- A licenciatura te permite ministrar aulas para o ensino fundamental e médio, somando isso ao seu livro ensinando a resolver cubo mágico e o seu projeto de ensino de análise combinatória colaboram com a idéia de que você curte ensinar; você acredita que essa é uma das suas vocações?

42- Eu imaginava que o trabalho de delegado da WCA ia além do que conseguimos ver nos campeonatos, mas não imaginava que era tanto trabalho como você descreveu. Tendo essa média de 1 campeonato por mês além do seu estudo, trabalho e lazer off-cubo, como você consegue conciliar todas essas atividades?

Editado por Newbie

Compartilhar este post

Link para o post

43- Quais outras coisas que gosta de fazer nas horas vagas?

44- Quem custeia os campeonatos?

45- Já usou o cubo mágico para tentar impressionar alguém?

Compartilhar este post

Link para o post

46- Você imagina um cenário para o futuro do Speedcube no Brasil ou, como o Carlos, você prefere não criar expectativas? Se imagina, como seria esse futuro daqui a 5 anos (quando você completar 30 anos) ?

Editado por Newbie

Compartilhar este post

Link para o post

41- A licenciatura te permite ministrar aulas para o ensino fundamental e médio, somando isso ao seu livro ensinando a resolver cubo mágico e o seu projeto de ensino de análise combinatória colaboram com a idéia de que você curte ensinar; você acredita que essa é uma das suas vocações?

Tenho certeza! Acho que tenho jeito pra isso sim, mas também já dou aulas desde 99 (comecei bem novo) então a experiência também faz muita diferença agora.

42- Eu imaginava que o trabalho de delegado da WCA ia além do que conseguimos ver nos campeonatos, mas não imaginava que era tanto trabalho como você descreveu. Tendo essa média de 1 campeonato por mês além do seu estudo, trabalho e lazer off-cubo, como você consegue conciliar todas essas atividades?

Ah, não é tanto trabalho assim. Eu só trabalho formalmente 20h por semana, fora isso só tenho a faculdade, que esse semestre são umas 12h por semana e dou só uma aula por semana. Tenho segundas e sextas bem livres, quando não estou viajando, e faço muitas coisas de cubo nos finais de semana. Uma coisa que ajuda é dormir pouco, sei que não é muito saudável, mas parece que não preciso de muito, então vou dormir lá pelas 1h-2h da manhã e acordo lá pelas 8h.

43- Quais outras coisas que gosta de fazer nas horas vagas?

Vagas do cubo? Ficar com a Giana, sair com amigos, ler sobre matemática, assistir filme, decorar baralho.

44- Quem custeia os campeonatos?

Quem está organizando custeia. Se tiver muitos gastos e não arrumar nenhum tipo de patrocínio, o pessoal cobra inscrição pra cobrir porque se cobrar R$ 10 dá e sobra. Os custos obrigatórios de um campeonato são só de impressão dos certificados e súmulas, não é muita coisa. O local é sempre de graça. Se quiser ter medalha, já achei por menos de R$ 3 cada, então com R$ 150 geralmente dá pra ter medalhas também.

45- Já usou o cubo mágico para tentar impressionar alguém?

Acho que nunca usei com essa intenção, mas de vez em quando acabo impressionando mesmo sem querer, como acontece com todo mundo.

46- Você imagina um cenário para o futuro do Speedcube no Brasil ou, como o Carlos, você prefere não criar expectativas? Se imagina, como seria esse futuro daqui a 5 anos (quando você completar 30 anos) ?

Daqui a 5 anos, segundo a minha matemática de idade, terei 32 anos já! Mas não sei pra quando seria isso, se em 5 anos daria pra termos, mas eu espero que no Brasil tenha algumas coisas alguma hora:

- campeonatos praticamente todos os finais de semana (menos em feriados ou datas que impeçam), quem sabe até mais de um no mesmo final de semana;

- campeonato interescolar nacional como na França (http://www.clubmaths.fr/rubik/) todo ano;

- alguma loja importando cubos a preços bem mais baratos e tornando-os acessíveis a mais gente, inclusive os cubos grandes;

- professores ensinando o cubo em mais escolas, aumentando a comunidade.

Talvez daqui a 5 anos não tenhamos tudo isso, mas se já tivermos uns campeonatos 30 campeonatos por ano, eu já ficaria bem mais feliz, isso de alguma forma mostraria o crescimento do esporte.

Editado por Cinoto
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Cinoto, gostei muito da sua entrevista !!!

Compartilhar este post

Link para o post

47- Pra você qual o cubo/puzzle mais difícil de resolver? Por que?

Compartilhar este post

Link para o post

As perguntas podem continuar sendo enviadas até terça-feira!

Opa, então vamos continuar !!!

48 - Você acha que o Brasil está preparado para receber um mundial e se não, o que está faltando?

49- Para quem estuda é relativamente fácil semear o conhecimento do cubo para outros alunos da escola; e pra quem já saiu da escola qual seria a sua dica para aumentar o alcance do cubo mágico no Brasil ?

Compartilhar este post

Link para o post

o Newbie agradeceu pela entrevista, achei estranho ter terminado 'cedo'! rsrsrsrs

Eu achei que acabava no fim de semana, rsrs.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

acabaram as perguntas, pessoal???

hoje é o último dia! \o/

não fiz nenhuma pergunta aqui, vamos lá então... vou participar:

51 - quando tu tem dor de garganta, que tipo de remédio tu toma? UHAEUHAEUHAEUHAEUHAEUHAEUHAEUHAEUHAEUHAEUHAEUHAEUHAE

Compartilhar este post

Link para o post
47- Pra você qual o cubo/puzzle mais difícil de resolver? Por que?

Dos cubos oficiais, o Square-1 porque não tem nada a ver com os outros cubos. A única coisa que dá pra aproveitar é a orientação dos cantos que é a mesma coisa que um 2x2, o resto tem que aprender tudo pra ele e depois não usa pra nenhum outro que não seja da família. Fora os oficiais tem vários impossíveis, já desisti de resolver um monte porque achei difícil.

48 - Você acha que o Brasil está preparado para receber um mundial e se não, o que está faltando?

Acho que sim. Temos bastante gente que já poderia ajudar na organização, só precisaríamos arrumar um bom lugar pra receber 500 competidores, mas não acho isso tão complicado se a justificativa for um mundial.

49- Para quem estuda é relativamente fácil semear o conhecimento do cubo para outros alunos da escola; e pra quem já saiu da escola qual seria a sua dica para aumentar o alcance do cubo mágico no Brasil ?

Uma opção é gravar vídeos, mas se quiser ensinar pessoas ao vivo, acredito que as escolas ainda são os lugares mais fáceis. Só precisa ter acesso a alguma escola, conhecendo algum professor, por exemplo, e daí dar um jeito de fazer oficinas não fica tão difícil. Inclusive em escolas públicas se oferecer oficinas gratuitas nos finais de semana tem algumas naquele programa de escola da família que iriam gostar. A última opção, que também funciona, é ir em locais públicos em grupo, tipo o Centro Cultural da Vergueiro, e ficar brincando até aparecer gente que queira aprender, é complicado, mas dá certo.

Compartilhar este post

Link para o post

53- Você ficou surpreso com o surgimento do Dechichi ou o avanço dele já estava sendo anunciado nas comunidades da internet e qual a sua reação quando ele bateu o SAR em Santos 2010?

Compartilhar este post

Link para o post
50- Quais os cubistas que você apostaria suas fichas para uma nova geração?

O que me chama mais a atenção hoje é o Lucas Meng. Ele já tem idade pra treinar sozinho e tem ido super bem nos campeonatos, mais uns dois anos se ele continuar se dedicando acho que vai estar top. O Chan é incrível, mas ainda depende do pai pra aprender as coisas e treinar, mas se ele pegar gosto mesmo, acho que tem grandes chances de se dar muito bem lá pelos 10-11 anos já. Esses são pra mais tempo, acho que num prazo curto tem alguns que andaram se destacando recentemente: Rodrigo Campos, Gustavo Silva Souza, Fabiano Pinheiro.

51 - quando tu tem dor de garganta, que tipo de remédio tu toma?

A minha sogra me ensinou que quando a garganta começa a pegar e você percebe que vai dar uma dor de garganta forte, um bom remédio é tomar uma dose de whisky meio rápido, então tenho feito isso e parece que dá certo mesmo. O álcool deve matar todas as bactérias na garganta. Estou pensando em tomar uma dose desse remédio com mais frequência só como prevenção.

52 - Cinoto, quando exatamente você percebeu que estava ameaçada a sua soberania no WF?

Conheci o Gabriel Pereira Campanha no SESC 2012, vi que ele estava bem, mas até aí ainda estava longe porque pra baixar de um minuto pra 40 segundos demorei muito. Entre Santos e o Americana, ele começou a postar vídeos e tempos e aí já fiquei com medo, sabia que se eu bobeasse ele ganhava. Mas depois que vi em Americana que ele quase ganhou voltei a treinar mais. Em janeiro achei que ia perder pelo menos um dos dois campeonatos que tiveram, mas acho que ele ficava muito nervoso e acabava errando uma vez. Antes do Interlagos eu já tinha desistido, sabia que se ele ficasse menos nervoso ele ia ganhar fácil. Na verdade ele ficou bem nervoso e ganhou mesmo assim.

53- Você ficou surpreso com o surgimento do Dechichi ou o avanço dele já estava sendo anunciado nas comunidades da internet e qual a sua reação quando ele bateu o SAR em Santos 2010?

Eu já tinha ouvido falar dele sim, havia uma lenda que dizia que ele tinha aprendido o Fridrich completo em 2 meses. Quabdo chegou no campeonato a gente já esperava que ele ganhasse. Achamos que ele ia fazer até melhor, mas já foi surpreendente. Aquele 7,78 em 2010 foi incrível, eu estava lá atrás embaralhando e corri lá pra frente pra ver o que era e cumprimentá-lo, foi impressionante mesmo. Até hoje seria.

Meu indicado é o Gabriel Barbar.

Editado por Cinoto
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post