Carlos de Alcântara

Fewest Moves: Dúvidas, Resoluções e Discussões

645 posts neste tópico

Aproveitando a ideia do tópico de Bld, vi que recentemente várias pessoas estão perguntando sobre Fewest Moves aqui no fórum (no diário de cubo etc.), com dúvidas, ou querendo dicas para melhorar e tal. Achei que seria uma boa criar esse tópico e reservar um espaço para conversarmos sobre isso.

Fonte para estudo das técnicas para Fewest Moves: http://wiki.cubomagicobrasil.com/index.php?title=Técnicas_para_Fewest_Moves

Com o tempo iremos atualizando a página com mais informações, mas já dá para começar a sacar alguma coisa e ter as primeiras dúvidas.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa, estava precisando de um tópico como esse, preciso estudar mais sobre FM.

Valeu Carlitos!!

Compartilhar este post

Link para o post

Aeee Carlos.............toco num ponto certo hein !!!Ainda vo ter meu LL skip um dia auehuaehuea!!

Compartilhar este post

Link para o post

essas pastas do FM e do BLD não ficariam melhores nos tutoriais???

A seção de speedcubing estava meio parada nesse sentido que realmente esse tópico nem parece muito com ela, mas a ideia dela engloba justamente a discussão de algoritmos, técnicas, resoluções etc. Tá ficando produtivo como nunca. :D

Pode ser uma pergunta idiota, mas por que "Evite usar movimentos de rotação de cubo! (x,y,z)"?

O que podem ter querido dizer foi no sentido de tentar evitar para não se confundir na hora de escrever, mas realmente não tem motivo além disso, já que as rotações não são contadas como movimento. Vou editar lá especificando melhor.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

O que podem ter querido dizer foi no sentido de tentar evitar para não se confundir na hora de escrever, mas realmente não tem motivo além disso, já que as rotações não são contadas como movimento. Vou editar lá especificando melhor.

Por isso achei estranho, já que vale mais a pena dar y2 do que U2, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sei por onde começarm minhas duvidas do FMC, achei muito interessante e estou tentando aprender, já que não está dando Resultado, eu sinceramente ainda não entendi quase nada sobre FMC.

Eu só sei que "tem que fazer " o bloco 2x2 e depois o 2x2x3 mas não sei "como fazer", aliás, eu até faço, mas com uma pancada de Movimentos, deve ter alguma técnica e talz, entrei no site do Lar Petrus mas estava no Not da minha mãe e ele não tem o java, nem vi os exemplo, também não entedi nada...

Dai pra frente não sei nem pra onde ir... Deveria ter uma Apostila ou Videos, em português, só que ninguém faz, as pessoas reclaman que não tem nada em Português, mas é que Ninguém Faz, o Carlos traduziu a página da wiki por exemplo, mas só isso não vai servir pra sempre, aquela página só dá uma dia do que é o FMC e não de como Fazê-lo.

Eu mesmo Não faço videos mostrando oque sei porque eu ainda sei muito pouco, então nem tem como, mas os mais experientes deveriam fazer Tutoriais e Apostilas.

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel, se você pegou um scramble e tentou resolver na menor quantidade de movimentos que você consegue, você já tá fazendo fewest moves. Os detalhes que você pode aprender para melhorar nisso não são específicos para FM, é só você procurar tutoriais avançados e aprender um monte de algoritmos e métodos diferentes que você já vai ter possibilidades de caminhos diferentes para seguir, e você vai sempre escolhendo o que der menos movimentos. Sacou? Meu PB foi usando Fridrich com umas mutretas, não teve nada de Heise, nem Petrus nem nada disso.

Compartilhar este post

Link para o post

aí vai a primeira solve do tópico! :D

fiz hoje para a Weekly Competition 2013-23 da speedsolving dessa semana

Scramble: B2 F' D2 B2 L2 F' D2 L2 B' R2 U2 R' U' B F D' U' B L U2

Resultado: 38

Solução:

B' L B2 D U' B' U2 R2
F U2 F U' L' U L
U R' B F' U2 B' F R' U
B U B'
F' U2 L' U L
y' U' R U' R' U2 R

Detalhamento da solução:

B' L B2 D U' B' // 2x2x2
U2 R2 F2 // x-cross
F' U2 F U' L' U L // par #2 com 1 cancelamento
U2* B U B' // par #3 (inserção cancela o U2)
F' U2 L' U L F // VHLS
y' R' U' R U' R' U2 R // anti-Sune com 1 cancelamento
U-perm

* inserção da U-perm:
U R' B F' U2 B' F R' U

Algumas considerações sobre a forma com que eu usei os 60 minutos:

Bom, eu demorei 20 minutos pra encontrar a solução com 39 movimentos. Isso foi bem inesperado e já é um resultado que eu considero excelente pra mim. Como eu queria que minha solução não passasse de 1 hora, eu considerei que ainda teria mais uns 30 minutos para gastar em alguma outra coisa, e me sobraria 10 minutos para "passar a limpo" a solução tranquilo. Então decidi que eu iria investir o resto do meu tempo em inserções. Coloquei os adesivos e demorei outros 20 minutos para testar diferentes inserções, procurando o melhor cancelamento. O melhor que eu consegui foi reduzir 1 único movimento, baixando a solução para 38… Resumindo, eu usei muito mal essa última metade do meu tempo. Nas próximas vezes pretendo deixar de lado essas inserções, já que o retorno é quase sempre mínimo, e usar esse tempo extra para testar começos/meios diferentes.

Editado por Meneghetti
3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que eu tô viajando no FM, o que seria inserção de movimentos e o uso de adesivos e outros cubos no campeonato?

Me perdoem a ignorância, mas como funciona uma competição de FM? O que é considerado movimento e não é? y, z e x eu sei que são rotações então não entram como moves, mas de resto, por exemplo, se eu der U2, serão considerados dois moves??

Obrigada =D

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que eu tô viajando no FM, o que seria inserção de movimentos e o uso de adesivos e outros cubos no campeonato?

Me perdoem a ignorância, mas como funciona uma competição de FM? O que é considerado movimento e não é? y, z e x eu sei que são rotações então não entram como moves, mas de resto, por exemplo, se eu der U2, serão considerados dois moves??

Obrigada =D

Lucy, os movimentos R2, L2, F2, B2, D2, U2, Rw2, Lw2, Fw2, Bw2, Dw2 e Uw2 contam como um único movimento, porque o sistema usado nas competições é o HTM (Half Turn Metric), então um giro de qualquer ângulo (90 ou 180) é considerado 1 movimento. É importante notar que os movimentos M, S e E na verdade são combinações de R+L', F'+B e D+U' respectivamente, então M conta como 2 movimentos (R+L') e M2 conta como 2 movimentos também (R2+L2).

Sobre as rotações x,y,z, apesar de elas não contarem como movimentos, elas deixam a sua solução meio "suja" e podem dificultar a identificação de alguns cancelamentos, principalmente depois de inserções. Por exemplo, já me aconteceu isso:

R2 L y' z2 B

Escrevendo dessa forma aí, é bem difícil de perceber que o R2 cancela com o B... mas escrevendo sem rotações, isso tudo aí é só um M' :D

Sobre as inserções, é meio complicado explicar... mas vou tentar usar o exemplo da minha última solve aqui do tópico. A minha solução terminou com uma U-perm (9 movimentos). Quando eu cheguei nessa PLL, o cubo estava todo resolvido, exceto pelos 3 meios que deviam ser permutados, afinal é isso que define uma U-perm. Nesse momento eu coloco um adesivo em cima de cada um desses 3 meios. Aí eu resolvo o cubo normalmente, e então embaralho novamente (seguindo o scramble). Com isso eu consigo visualizar por onde andavam os meus 3 meios antes da minha solução, e pra onde eles foram depois de cada movimento da minha solução. Se eu perceber que, em algum momento dessa minha solução, os 3 adesivos se encontravam alinhados na camada M, por exemplo, é possível que eu permute esses 3 meios com um algoritmo menor do que os 9 movimentos da U-perm, como esse aqui: M' U2 M U2 (que conta como 6 movimentos, por causa dos M, e não por causa dos U2). Então eu faço a "inserção" desse ciclo lá no meio da minha solução para tentar reduzir o número de movimentos de 9 pra 6, e possivelmente ainda cancelar algum movimento que ficasse repetido depois da inserção (U2 seguido de U nada mais é do que um U', por exemplo).

Bom, na verdade como eu nunca participei de uma competição oficial de FM, não sei ainda o que rola em uma competição exatamente, então tenho certeza que o Carlos pode explicar melhor :)

Editado por Meneghetti
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Uma ótima descrição é o próprio regulamento da WCA, que por ele dá até para ter a noção de como funciona o procedimento no campeonato. Aqui está a citação:

Artigo E: Resolvendo em menos movimentos
E1) As regras são como as descritas no Artigo A (resolução com velocidade).
Regras especiais/adicionais para a solução em menos
movimentos são descritas abaixo.
E2) Procedimento para a resolução em menos movimentos:
• E2a) O juiz fornece uma seqüência de embaralhamento para todos os competidores junto com a impressão da posição de embaralhamento. O juiz inicia o cronômetro e diz “Vai”.
• E2b) O competidor dispõe de um tempo total de 60 minutos para resolver o embaralhamento com o menor número de movimentos possível.
• E2b1) O juiz deve anunciar o tempo restante após 30 minutos, 50 minutos, 55 minutos, 59 minutos, “Pare” aos 60 minutos.
• E2c) Ao final dos 60 minutos o competidor deve ter a solução por escrito de forma clara e legível para o juiz, de acordo com a notação do artigo 12.
Punição: desqualificação da resolução.
• E2d) A métrica usada para determinar o comprimento da solução é a métrica de meia-volta.
• E2e) A solução do competidor não pode estar relacionada ao algoritmo de embaralhamento de forma alguma.
Punição: desqualificação da resolução.
• E2f) O competidor deve estar apto a dar uma explicação clara a respeito da solução.
E3) O competidor pode usar os seguintes objetos: papel e caneta (ambos fornecidos pelo juiz), 3 cubos (providenciados pelo competidor), adesivos coloridos ilimitados (providenciados pelo competidor).
• E3a) Punição pelo uso de outros objetos: desqualificação da resolução.
Editado por Carlos de Alcântara
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

segunda solve do tópico! :D usei um pouco de Petrus no começo e igualei meu PB

scramble tirado do round 400 do Fewest Moves Challenge

Scramble: B' U2 L2 U' B2 D U' R L2 U2 B' U' D2 B' L D2 B R' L' F' B L' B L2 D2 R2 F' R2 U D

Resultado: 35

Solução:

U B2 L' F' L B2 L' F L' D' F' U R2 D
U2 F' U' F
L U2 L' U'
B2 U' B' R' U'
R2 B2 L' B' L B' R' U'

Detalhamento da solução:

U * L2 D' F' U R2 D // 2X2X2
U2 F' U' F // 2X2X3
L U2 L' U' B // x-cross tripla
B U' B' R' U' R // último par
R B2 L' B' L B' R' // OLL (sem as rotações)
U' // ajusta LL
A-perm

* inserção:
B2 L' F' L B2 L' F L

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Só sub40 movs, muito bom :D

Já está conseguindo planejar em menos de 1 hora? ^^

valeu, Rafa :)

ta sendo beeem dificil de achar o sub40 dentro de 1 hora!

das 7 tentativas que eu já fiz marcando o tempo, meus melhores resultados foram 35, 38 e 40... e as outras teriam sido DNF :P

Editado por Meneghetti

Compartilhar este post

Link para o post

valeu, Rafa :)

ta sendo beeem dificil de achar o sub40 dentro de 1 hora!

das 7 tentativas que eu já fiz marcando o tempo, meus melhores resultados foram 35, 38 e 40... e as outras teriam sido DNF :P

uhsahuashu

Mas vai treinando, acho que daqui a pouco tu já consegue fazer a maioria em 1h. ^-^

Compartilhar este post

Link para o post

mais uma solve... treinando Petrus!

scramble tirado do round 401 do Fewest Moves Challenge

Scramble: L' F R2 D L R' B' L2 R U2 F U' D F2 U2 D R2 B' D' U2 R F2 U R D' B2 R2 D R U'
Resultado: 39

Solução:

D' F U F' D F' U' F' U F' U'
R F R' F2 R F' R' F2
R F2 R F2 R F2
D' F D R
U2 R2 U' R' U' R2
B D2 B' L'

Detalhamento da solução:

Scramble': U R' D' R2 B2 D R' U' F2 R' U2 D B R2 D' U2 F2 D' U F' U2 R' L2 B R L' D' R2 F' L

L B D2 B' // 2x2x2 [4/4]
R2 U R U R2 U2 // 2x2x3 [6/10]
R' D' F' D // arruma os meios ruins [4/14]
F2 R' F2 R' F2 R' // 4a [6/20]
F2 R F R' F2 R F' R' // 4b [8/28]
U F U' F U F D' F U' F' D // COLL [11/39]
EPLL skip

Compartilhar este post

Link para o post

Tentei fazer esse que o Meneghetti postou e fez 35 (boa!), escolhi tentar no verde e o melhor que consegui foi 26 movimentos ainda faltando fazer a PLL, caiu num E. Aí chora... huahahuauha

Vou postar aqui a solução mesmo assim porque de repente alguém aproveita alguma mutreta.

Scramble: B' U2 L2 U' B2 D U' R L2 U2 B' U' D2 B' L D2 B R' L' F' B L' B L2 D2 R2 F' R2 U D (scramble prolixo, hem? hauhauhua 30 movimentos)

Embaralhar com branco na frente para que a cruz seja resolvida no branco, porque resolvi no verde.

Resultado: 40

Solução:

x-cross de maluco: U D2 F' U2 R2 D2 U2 R2 x' (8)

2º par: F' R' F R F (5)

3º: U' R2 F R F' R (6)

4º + edge control com OLL skip: y' U R U2 R2 F R F' (7)

PLL: E (14)

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Solução:

x-cross de maluco: U D2 F' U2 R2 D2 U2 R2 x' (8)

2º par: F' R' F R F (5)

3º: U' R2 F R F' R (6)

4º + edge control com OLL skip: y' U R U2 R2 F R F' (7)

PLL: E (14)

wow! geniais essas suas mutretas e essa x-cross formando o segundo par! deu azar na PLL, mas a solução foi excelente!

Compartilhar este post

Link para o post

F2L estranho, mas curto, x-cross 8 movimentos, Edge control pra OLL skip, muito legal. Agora que a PLL foi de sacanagem, isso foi. Uma dúvida Carlos, quanto tempo você demorou pra achar essa solução?

Aliás Carlos, tu faz FM só pelo Fridrich mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, valeu! O que achei mais legal foi entender as coisas que eu fiz. hauhauha sempre viajo no FM. Acredito que tenha levado uns 30~40 minutos, mas no campeonato provavelmente eu daria DNF porque atualmente é bem comum eu largar das soluções que não batem meu PB. Talvez eu mude nisso.

De método eu só uso Fridrich mesmo, nas técnicas é que eu vou complementando: Empty slots, multislotting, edge control, COLL, testar vários algoritmos para um mesmo caso e ver o que dá num fim mais interessante e por aí vai. Uma das próximas coisas que devo aprender que vão ajudar no FM são os casos de um subset do Winter Variation, aqueles que tem 3 edges orientadas.

Compartilhar este post

Link para o post

mais uma!

scramble tirado do round 454 do Fewest Moves Challenge de hoje

Scramble: L2 F R' L2 D2 B' U B F2 L' D' U2 F R F' U' R' B' F U' R U D2 R' F L F B U' R
Resultado: 39

Solução:

z2 D' R' D' R D'
U' F2 R' F2 R
L' U L
R' U' R U2 R' U
R2 U R B L B' R2 B L' B'
U R U' R' U' R' F R F' B'

Detalhamento da solução:

premove: B' // conserta pseudo-xcross

z2 D' R' D' R D' // x-cross
U' F2 R' F2 R // segundo par
L' U L // terceiro par
R' U' R U2 R' U R // quarto par
R U R' * U R U' R' U' R' F R F' // OLL
A-perm

* inserção:
R2 B L B' R2 B L' B'

Compartilhar este post

Link para o post

fiz um vídeo explicando o premove que eu usei na solução aqui de cima!

se gostarem desse, de repente posso fazer um vídeo sobre inserções também :D

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Scramble: L2 F R' L2 D2 B' U B F2 L' D' U2 F R F' U' R' B' F U' R U D2 R' F L F B U' R

Fiz esse scramble e consegui 41 aqui. Sai todo dia esse challenge? Se fosse um por semana eu animava de fazer sempre.

Embaralhar com o branco virado para trás porque resolvi no azul.

Solução:

Preparando 1º par: y' z' L U' F' R F R2 (6)

Preparando 2º par: U F' U' F (4)

Preparando 3º par: y' U L' U2 L U L' U' L (8)

Fechando a triple x-cross: D' (1)

Último par + OLL: y2 U R' F' U' F U' F U R U' R' F' R (13)

PLL: A (9)

Meneghetti, depois fazer minha solução eu dei uma olhada na sua, e nohhh, mandou muito no premove!

premove: B' // conserta pseudo-xcross

L' U L // terceiro par

R' U' R U2 R' U R // quarto par

R U R' * U R U' R' U' R' F R F' // OLL

A-perm

* inserção:

R2 B L B' R2 B L' B'

Tava executando sua solução e encontrei essa alternativa que acabou dando no A-perm também. Não cheguei a fazer inserção para ver se o resultado ficava melhor, mas fica registrada a mutreta de edge control ai para quem não conhecer. Coloquei o que mudei em negrito:

L' U L // terceiro par

R' U' R U2 y2 L' B' U B L

y' R U R' U R U2 R'

A-Perm

Edit:

Muito bom o vídeo! Rola de criar um tópico na seção de tutoriais com ele pro pessoal, se quiser. E eu voto para fazer o de inserção também. o/

Editado por Carlos de Alcântara
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post