Willian

Blindfolded: Dúvidas, Resoluções e Discussões

339 posts neste tópico

Semelhante ao tópico que já existe no fórum, este tópico é para sanar dúvidas sobre BLD - métodos, memorização, pedir ajudar sobre resolução de algum scramble, etc...

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

LOL eu ia criar um tópico agora mesmo sobre isso, porque não achei uma área onde postar, aêe

Então eu tenho Muiiiitas duvidas vamos começar

Quando eu vou fazer os Cornes, (eu uso permutação A para fazer os cornes, e aquela que se eu não me engano é a permutação K ( R' F R F')3X,) Há muitos casos que eu não encontro solução, como por exemplo trocar o canto 1 com o canto 7 e o canto 2 com o canto 6, eu achei um site muito bom o CUBEFREAK, mas é tudo em inglês, eu estou para terminar em dois anos o curso de inglês, então eu até entendo oque tá escrito, mas não é a mesma coisa que um tutorial em português, melhor ainda se for em video, então alguem poderia me dizer, eu desenvolvi um algoritmo para trocar o canto (14)(56), que provavelmente já existe uma técnica mas eu não achei, e uma também para trocar os cantos (14)(68) que provavelmente já existe também, mas então se vocês tiverem algumas dicas ajudaria muito!!!

Já nos Edges, eu uso Permutação U horário e U anti-horário, mas eu não acho um método de memorização que eu me identifique, eu particulamente não entendo nada de identificar os Edges por letras ( RFB E UFL por exemplo, eu até entendo mas me confudo todo).

Outra coisa, os métodos no Geral, :

Eu não sei qual método é qual método, por exemplo, eu nem sei o nome do método que eu uso, não sei qual é o método M2/R2, turbo edge, nem BH, Só encontro tutoriais em inglês os quais eu não entendo direito, Não que eu queira aprender um Método avançado agora, mas pelo menos enteder em que eles consistem!

Eu estou tentando memorizar os edges por numeros, como serim 24 numeros, (1 para cada lado de cado edge) eu decidi memorizar assim:

No sentido anti horário de cada face seriam os edges 1, 2, 3 e 4 precedidos pela sigla da cor da face em inglês (porque senão V seria verde ou vermelho) por exemplo Y1, w2, b4, e etc...

Se alguem poder esclarecer minhas dúvidas ficarei muito feliz!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

LOL eu ia criar um tópico agora mesmo sobre isso, porque não achei uma área onde postar, aêe

Então eu tenho Muiiiitas duvidas vamos começar

Quando eu vou fazer os Cornes, (eu uso permutação A para fazer os cornes, e aquela que se eu não me engano é a permutação K ( R' F R F')3X,) Há muitos casos que eu não encontro solução, como por exemplo trocar o canto 1 com o canto 7 e o canto 2 com o canto 6, eu achei um site muito bom o CUBEFREAK, mas é tudo em inglês, eu estou para terminar em dois anos o curso de inglês, então eu até entendo oque tá escrito, mas não é a mesma coisa que um tutorial em português, melhor ainda se for em video, então alguem poderia me dizer, eu desenvolvi um algoritmo para trocar o canto (14)(56), que provavelmente já existe uma técnica mas eu não achei, e uma também para trocar os cantos (14)(68) que provavelmente já existe também, mas então se vocês tiverem algumas dicas ajudaria muito!!!

Já nos Edges, eu uso Permutação U horário e U anti-horário, mas eu não acho um método de memorização que eu me identifique, eu particulamente não entendo nada de identificar os Edges por letras ( RFB E UFL por exemplo, eu até entendo mas me confudo todo).

Outra coisa, os métodos no Geral, :

Eu não sei qual método é qual método, por exemplo, eu nem sei o nome do método que eu uso, não sei qual é o método M2/R2, turbo edge, nem BH, Só encontro tutoriais em inglês os quais eu não entendo direito, Não que eu queira aprender um Método avançado agora, mas pelo menos enteder em que eles consistem!

Eu estou tentando memorizar os edges por numeros, como serim 24 numeros, (1 para cada lado de cado edge) eu decidi memorizar assim:

No sentido anti horário de cada face seriam os edges 1, 2, 3 e 4 precedidos pela sigla da cor da face em inglês (porque senão V seria verde ou vermelho) por exemplo Y1, w2, b4, e etc...

Se alguem poder esclarecer minhas dúvidas ficarei muito feliz!

Sobre as permutações dos cantos eu adoraria ajudar, mas infelizmente não sei a numeração que você segue para memorizar, então se pudesse colocar o nome das peças (Ex.: ULF URB ULB) ajudaria a resolver esse problema.

Método de memo muito bom para os Edges é o Letter Pair List, que consiste em dar Letras para cada adesivo. Lembrar que os adesivos do Buffer não precisam entrar na conta, então são somente 22 adesivo. Na hora de decorar se decora apenas dois adesivos, porque o do buffer não conta, formando um par de Letras.

M2/R2 - Utiliza os movimentos M2 e R2 para alterar a posição das Edges e dos Corners respectivamente.

TuRBo Edge - Não sei explicar exatamente, mas são algs estilo as permutações U que auxiliam a resolver as edges de maneira mais veloz e com menos Setup Moves.

BH - Beyer Hardwick Method. Eles criaram comutadores para cada situação existente no BLD, o que somando Corners e Edges dá mais de 600 casos.

Editado por Willian
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Letter Pair list me parece bom, nem pensei em deixar os buffer de fora que burrice, só piorando a memorização..

Método Bh deve ser bem dificilzin hein..

Voltando a permutação de cantos...

Eu memorizo os cantos por numeros, em trios, por exemplo se a peça 1 vai para a 7 que vai para a 8 então o primeiro trio é 178 ai eu decorro normalmente 3 trios, mas eu vou dizer qual é cada peça:

Cantos:(amarelo no topo, azul na face

1 - UFL

2- UFR

3 - URB

4- ULB

5- FLD

6-FRD

7-BRD

8- BLD (blindfolded lol)

Ai tem casos que tenho que trocar por exemplo os cantos 1 com o 2 e o 3 com o 5, casos em que é meio dificl achar um setup move...

Uma duvida, você usa o Letter Pair List? porque se sim, que letra você dá para cada edge?

Compartilhar este post

Link para o post

Sua numeração dos cantos é igual a minha, lendo o post também tinha ficado com a mesma dúvida do Willian quanto à sua numeração.
Então pra trocar 1 com 7 e 2 com 6 você poderia fazer um setup U R2 e uma H-perm + U2 (também conhecida como X-perm), que é na verdade trocar os 4 meios errados da H-perm por 4 cantos, com um U2, resolvendo os meios e colocando os cantos em permutação "X".

Então fica (U R2) U2 M2' U M2' U2 M2' U M2' (R2 U') ou (U R2) M2' U M2' U2 M2' U M2' U2 (R2 U').

Em alguns casos eu quebro a paridade em 2 PLL, quando fica complicado de arrumar em X-perm ou E-perm, ou então quebro em 2 ciclos mesmo. Você faz uma paridade como se fosse um ciclo, resolvendo apenas um canto. Daí vão sobrar os outros 3 cantos que geram outro ciclo.
No caso do 1 com 2 e 3 com 5 eu faria: x' R U' R D2 R' U R D2 R2 x R U2 R' U' L2 U R U' L2 U' R'.
Fiz uma A-perm resolvendo apenas o canto 2 e resolvi os outros 3 depois.

O método TuRBo consiste em usar algs do grupo dos ELL (Edges of Last Layer). São algoritmos que permutam ciclos de 3 ou 4 meios girando 2 ou 4 meios no mesmo algoritmo. Ciclos de 4 meios no caso seriam H-perm ou Z-perm.
http://www.speedsolving.com/wiki/index.php/ELL

Editado por Israel Machado

Compartilhar este post

Link para o post

Israel Valew Ajudou Bastante, vou tentar aqui, aproveitando pra dizer que você é muito ninja!

Quanto a memorização dos meios não precisam mais responder, como eu achei legal a letter pair list mais ficaria um pouquinho confuso, muitas letras! kk então eu fiz diferente, eu Chamo de Memorização Silábica!

Como funciona?

Colocando qualquer cor na sua face, os meios no sentido Anti-Orário começando pelo de cima são A, E , I e O, precedidos pela lentra que representa a face, por exemplo, A 3 peça no sentido Anti Horário (começando pela de cima) da camada D seria "DI"

Então assim, eu também não incluo o buffer na memorização, memorizando apenas pallavras Dissilabas, o resultado final pode ser por exemplo "BIFE LIFO LELO DARI BABO" não tem sentido Algum, porém é muiiiito facil de memorizar porque são palavras curtas, se quiser pode associar cada palavra com algo que te lembre e formar uma frase, apenas uma frase para memorizar todos os meios! Eu me identifiquei muito e gostei Bastante!

Se eu Não sou o Iventor deste método e alguem já usa, poste ai...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Letter Pair list me parece bom, nem pensei em deixar os buffer de fora que burrice, só piorando a memorização..

Método Bh deve ser bem dificilzin hein..

Voltando a permutação de cantos...

Eu memorizo os cantos por numeros, em trios, por exemplo se a peça 1 vai para a 7 que vai para a 8 então o primeiro trio é 178 ai eu decorro normalmente 3 trios, mas eu vou dizer qual é cada peça:

Cantos:(amarelo no topo, azul na face

1 - UFL

2- UFR

3 - URB

4- ULB

5- FLD

6-FRD

7-BRD

8- BLD (blindfolded lol)

Ai tem casos que tenho que trocar por exemplo os cantos 1 com o 2 e o 3 com o 5, casos em que é meio dificl achar um setup move...

Uma duvida, você usa o Letter Pair List? porque se sim, que letra você dá para cada edge?

Nesse caso eu faria um ciclo 1 2 3 e depos 1 3 5. Geralmente eu quebro paridades de cantos em 2 ciclos, acho mais simples do que fazer setups moves complicados ou duas PLL (que é mais simples, porém na maioria das vezes mais demorado.

Eu uso Letter Pair, e sigo a ordem alfabética dos adesivos da face de cima para a face de baixo, seguindo no sentido anti-horário. Deu para entender?

Aí está um assunto que eu não conheço quase nada! :wacko:

Aproveite para conhecer, pergunta alguma coisa! :D

Alguém aqui já consegue resolver os meios apenas permutando? Mesmo quando tem um meio virado na posição correta logo no início?

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso eu faria um ciclo 1 2 3 e depos 1 3 5. Geralmente eu quebro paridades de cantos em 2 ciclos, acho mais simples do que fazer setups moves complicados ou duas PLL (que é mais simples, porém na maioria das vezes mais demorado.

Eu uso Letter Pair, e sigo a ordem alfabética dos adesivos da face de cima para a face de baixo, seguindo no sentido anti-horário. Deu para entender?

Aproveite para conhecer, pergunta alguma coisa! :D

Alguém aqui já consegue resolver os meios apenas permutando? Mesmo quando tem um meio virado na posição correta logo no início?

Bem, eu uso nesse estilo tambem, mas em vez de letras u uo silabas!

Eu Resolvo os meios apenas permutando eles, numca oriento, eu decoro ciclos de duas silabas(naoincluo o buffer) e ai decho eles em uma posiçao que qundo permutar vao ficar certos, euacho mais facil doque orientar todos e depois permutar, pelo meu metodo voce so decora no Maximo, 11silabasa, que vao dar 6 palavras dissilabas e uma silaba, e mais 4 ou 6 numeros para os cantos, depois decoro a orientçao dos cantos, eu nao decoro qual peça deve virar em tal direçao, eu decoro exatamenteoque eu vou fazer na orientaçao,aiexecuto ela, lembro dos numeros e executo oscantos, depois executo os meios,e geralmente ficam 2 meios desorientados, ai e so orientar.

Aqui um exemplo de minha memorizaçao:

"FAFO ROLO BIFE UADE DA"(MEIOS) "65 38"(CANTOS) "DABI12"(PARIDADE)

Este e so um exemplo mal formulado, mas deu pra enteder...

Ontem eu consegui resolver BLD e ate gravei para postar no forum, mas meu irmao apagou o video e ainda excluiu da lixeira, proxima vez que coneguir gravareu ponho o video aqui no forum, com Legenda mostrando oque eu decorei,o ruim e que e na camera do notbook.

Desculpa a falta de acentuaçao, e que o computador que eu estou (trabalho da minha mae) os acentos nao tao funcionando.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Então, se você pode usar o meio desorientado como uma peça de um ciclo e então fazer 2 ciclos ao invés de 1 ciclo + 1 orientação. Acho mais rápido.

Exemplo:

Scramble (azul da frente e amarelo encima): U L' R B' D2 B' L' R D L2 R2 B2

1 ciclo + 1 orientação

U (U-perm anti-horário) U (ciclo)

x y

(Rw U R')x4 U' (Rw U R')x4 U R2 (orientação)

2 ciclos (comutadores)

Rw U' R' U M U' R U R' (ciclo1)

M' U2 M U2 (ciclo2)

Editado por Willian

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha que mudar o nome do tópico para dúvidas Blindfolded, pois não são perguntas de uma só resposta. Mas Willian, fiquei interessado em aprender BLD, porém o único tutorial em português que achei foi o do Renan, tu sabe me indicar um tutorial mais fácil, nível bem básico mesmo?, pois quero aprender. Uma vez vi os vídeos do Pedro, mas me compliquei ainda mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha que mudar o nome do tópico para dúvidas Blindfolded, pois não são perguntas de uma só resposta. Mas Willian, fiquei interessado em aprender BLD, porém o único tutorial em português que achei foi o do Renan, tu sabe me indicar um tutorial mais fácil, nível bem básico mesmo?, pois quero aprender. Uma vez vi os vídeos do Pedro, mas me compliquei ainda mais.

Eu Recomendo os videos do Rafael cinoto, ele explica muito bem cara, ensina tudo direitinho desde o inicil, explica o conceito do Blindfolded e tudo o mais, depois que ver o dele, pode ver os do pedro que você vai entender bem melhor, pode aprender com o dechichi também, veja os videos dos dois, ai você escolhe qual vai aprender!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu Recomendo os videos do Rafael cinoto, ele explica muito bem cara, ensina tudo direitinho desde o inicil, explica o conceito do Blindfolded e tudo o mais, depois que ver o dele, pode ver os do pedro que você vai entender bem melhor, pode aprender com o dechichi também, veja os videos dos dois, ai você escolhe qual vai aprender!

Valew Gabi, vou me dedicar mais ao BLD, quando eu vi os vídeos, não tinha entendido muito, mas agora mais experiente, acho que vou entender melhor. Cinoto é o rei dos tutoriais, mas o Dechichi pra mim é o que ensina melhor. Att;

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

esses dias, eu tentei fazer uma memorização para BLD ,so que anotando tudo em um papel as letras

levou 12 minutos pra memorizar, e 20 segundos depois de começar, eu ja tinha errado um setup move (eu tava meio que roubando pra ver se eu fazia certo)

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Valew Gabi, vou me dedicar mais ao BLD, quando eu vi os vídeos, não tinha entendido muito, mas agora mais experiente, acho que vou entender melhor. Cinoto é o rei dos tutoriais, mas o Dechichi pra mim é o que ensina melhor. Att;

Cada um tem sua opnião, porém...

Não me chame de Gabi cara, me chama de Biel, mas gabi não.

Compartilhar este post

Link para o post

esses dias, eu tentei fazer uma memorização para BLD ,so que anotando tudo em um papel as letras

levou 12 minutos pra memorizar, e 20 segundos depois de começar, eu ja tinha errado um setup move (eu tava meio que roubando pra ver se eu fazia certo)

Acho que um dos maiores segredos da memorização nem é tanto o método, e sim a confiança. É algo muito mais psicológico do que técnico.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que um dos maiores segredos da memorização nem é tanto o método, e sim a confiança. É algo muito mais psicológico do que técnico.

Agora que você disse isso lembrei que vi em algum lugar que para melhorar sua memorização uma das técnicas é confiar na sua memória, não entedi muito bem.. Mas e a pura verdade!

Compartilhar este post

Link para o post

Ao invés de conferir várias vezes ir diminuindo o número de vezes que confere a memorização. O ideal é não conferir, porém eu ainda faço uma conferência.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao invés de conferir várias vezes ir diminuindo o número de vezes que confere a memorização. O ideal é não conferir, porém eu ainda faço uma conferência.

Vou tentar aqui, mesmo que eu erre, já vou melhorando minha memorização

Willian Eu tenho umas dúvidas:

Como você memoriza a orientação das quinas, pode dar um exemplo?, é que eu vi que muita gente decora um "1" ou "2" para que sentido a quina vai girar, se é horário ou anti-horário.

Porém eu não faço assim, logo apos decorar os meios e depois as quinas eu decoro exatamente oque eu vou fazer na orientação:

Ex: Eu Vou fazer algoritmo "Tal" vou dar um "x" e vou repetir o algoritmo "Tal" e agora volto o "x".

Eu queria sabe sua opnião quanto a isso, e se puder der um exemplo melhor ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não faço orientação das quinas. Só faço quando são 3 cantos para girar, porque fica muito difícil realizar um comutador.

Mas quando eu fazia eu decorava a posição de um canto virado apenas, o restante eu jogava atrás dessa peça e fazia o alg. Uma peça apenas pode indicar qual a orientação que você vai fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não faço orientação das quinas. Só faço quando são 3 cantos para girar, porque fica muito difícil realizar um comutador.

Mas quando eu fazia eu decorava a posição de um canto virado apenas, o restante eu jogava atrás dessa peça e fazia o alg. Uma peça apenas pode indicar qual a orientação que você vai fazer.

Lembrei que nos métodos avançados não orienta meios nem quinas, tinha esquecido... Mas quanto a orientar todas a partir de uma quina, eu não entendi pode dar um exemplo?

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel, eu decorava só visualmente mesmo. Como são poucos, com o tempo você se acostuma. Tenta formar uma imagem mental do que tá virado que tentando algumas vezes você vai conseguir. Decorar 1 ou 2 para a orientação de cantos é ter que traduzir os cantos para números e depois traduzir de volta para executar, daí tem esse gasto extra de "processamento" e consequentemente, de tempo.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel, eu decorava só visualmente mesmo. Como são poucos, com o tempo você se acostuma. Tenta formar uma imagem mental do que tá virado que tentando algumas vezes você vai conseguir. Decorar 1 ou 2 para a orientação de cantos é ter que traduzir os cantos para números e depois traduzir de volta para executar, daí tem esse gasto extra de "processamento" e consequentemente, de tempo.

é você tem razão, vou começar a fazer isso, amanhã começo a treinar, vou passar o dia treinando BLD, como eu só montei duas vezes BLD , (uma foi 19min e a outra foi 11, ) talvez daqui a algum tempo quando eu tiver tipo sub 7 ou sub6 eu já vou começar a aprender Turbo porque eu sou muito apressado, Minha meta no BLD é ser um dos ou O Melhor speedcuber de BLD do brasil(oque provavelmente não vai acontecer, mas se não tiver um objetivo não chega a lugar nenhum, e se você parar pra pensar até o Maskow teve de começar do começo, todos tiveram suas duvidas, alguns desistiram mas os que continuaram são os melhores!)

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel, eu uso como exemplo para isso o Sune e o Anti-sune, que são algoritmos que orientam as peças. Para você reconhecer qual dos dois casos é você precisa analisar somente uma peça. Espera passar as provas aqui que eu gravo um vídeo explicando melhor isso :D

Vou mudar o nome do tópico para colocarem resoluções de BLD e tudo mais.

Compartilhar este post

Link para o post