Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Willian

Blindfolded: Dúvidas, Resoluções e Discussões

339 posts neste tópico

qual método a maioria das pessoas aqui do fórum usa pro BLD??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso m2/old pochmann faço os meios e se der impar nos meios e ficar virado eh so jogar para UR e fazer os cantos depois eh so trocar o UL/UB e UR/UF algoritmo de pll Z e se der par os meios os cantos tbm vao dar entao nao tem paridade...

Compartilhar este post

Link para o post

Dei uma forçada na minha memorização e saiu meu PB!! :D

1. 1:50.05[53.00] DNF
2. 1:31.19[47.60] DNF
3. 1:58.91[53.51] DNF
4. 1:30.51[44.73] DNF
5. 1:34.25[1:05.05] DNF
6. 1:30.85[38.69] DNF
7. 2:34.33[1:25.93]
8. 2:23.89[1:23.39] DNF
9. 2:29.18[1:07.18] DNF
10. 1:56.91[44.49] DNF
11. 1:34.00[41.81]

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Resolvi criar vergonha na cara e aprender BLD. Vou aprender Old Pochman. Tenho algumas duvidas.

Para memorizar as edges, qual esquema de letter pair vcs usam? Vi pessoa postando palavra com X aqui .-. Da onde vcs tiraram esse X? O mesmo vale para os cantos.

A maneira q eu resolvi aprender: letter pair de meio: usando as letras de movimento, posicao dos adesivos (UF, BR, DL, etc)

Para memorizar corners, acho q vou usar aquele de bater nos adesivos q serao trocados, mas acho meio ruimzinho.

Qual eh o esquema de memorizar quinas com som? Como vcs dao nome (ou letras) para os adesivos de quina?

E qual a diferenca entre old pochmand e classic pochman?

E encontrei essa dica para saber se deu paridade:

Comeca resolvendo pelas corners, ae tipo, depois de colocar uma quina no lugar, vc levanta o calcanhar, depois de fazer outra quina, vc abaixa, e assim por diante. Entao qnd vc terminar de permutar as quinas e seu calcanhar estiver levantado, significa q tem paridade.

Nao se se eh o melhor metodo, mas fica ae a dica para quem ja manja

Compartilhar este post

Link para o post

Para memorizar as edges, qual esquema de letter pair vcs usam? Vi pessoa postando palavra com X aqui .-. Da onde vcs tiraram esse X? O mesmo vale para os cantos.

A maneira q eu resolvi aprender: letter pair de meio: usando as letras de movimento, posicao dos adesivos (UF, BR, DL, etc)

Para memorizar corners, acho q vou usar aquele de bater nos adesivos q serao trocados, mas acho meio ruimzinho.

Qual eh o esquema de memorizar quinas com som? Como vcs dao nome (ou letras) para os adesivos de quina?

E qual a diferenca entre old pochmand e classic pochman?

Eu uso o esquema de letras padrão, chamado Speffz. Esse esquema atribui uma letra (de A a X) pra cada adesivo. Então tem 24 letras para os meios e 24 letras para as quinas.

Quando eu memorizo os meios eu crio palavras com cada par de letras, e pras quinas eu vou pelo som mesmo (audio memory). A paridade fica evidente quando vc percebe que o último meio (ou quina) não tem par.

Sobre o nome do método, o pessoal resolveu chamar de "Old Pochmann" quando o Stefan Pochmann criou um segundo método, o M2/R2, e esse primeiro método aí passou a ser o velho... Mas perceberam que as iniciais OP se confudiam com o método 3OP (que se refere a orientação/permutação), então agora resolveram chamar de Classic Pochmann... mas é o mesmo método.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Menegas é um enciclopédia de cubo.

No último campeonato percebi como o Multi afetou a velocidade da minha memorização para o BLD. A confiança em decorar rápido e colocar logo a venda diminuiu bastante.

Estou pensando em não competir multi enquanto não dividir bem os métodos de memorização para cada um.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, errei o tópico! hahaha

Tem que mudar isso aí. Os dois têm o mesmo nome! :P

hahahahaha

Editado por Felipe Rigon

Compartilhar este post

Link para o post

Uia... eu uso o método 3OP + TuRBo Edges.. só que queria saber algumas dicas de treino .. tipo.. pegar uns 3 scrambles e ficar treinando eles? seila?

me digam digas para eu treinar pra ficar mais rapido e errar menos alguns ciclos \o

Compartilhar este post

Link para o post

O prisma timer tem a opção de scrambles que alteram somente os meios. É uma excelente forma de treino.

Compartilhar este post

Link para o post

incrivel que pareça pra mim os meios são os mais faceis kkkkk .. eu apanho é das orientações e permutações das quinas

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também tenho mais dificuldades para decorar as quinas, principalmente porque estou forçando a paridade nas quinas ULF e URF. Isso faz que fique um pouco difícil para decorar.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera! Eu comecei a dar uma olhada nos métodos de BLD e até comecei a apreender M2, só que ontem eu fui ver um tutorial de Turbo do Zane e achei relativamente fácil por já saber os algoritmos. Então eu queria saber se é uma boa ideia já começar com Turbo lol Outra coisa é que o Zane usa como buffer o adesivo UF só que eu achei meio estranho que nesse caso varios setups terão B... Não seria melhor usar UB como buffer?

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera! Eu comecei a dar uma olhada nos métodos de BLD e até comecei a apreender M2, só que ontem eu fui ver um tutorial de Turbo do Zane e achei relativamente fácil por já saber os algoritmos. Então eu queria saber se é uma boa ideia já começar com Turbo lol Outra coisa é que o Zane usa como buffer o adesivo UF só que eu achei meio estranho que nesse caso varios setups terão B... Não seria melhor usar UB como buffer?

Sou mais a favor de usar M2, que é como uma introdução aos comutadores, já que os casos são comutadores, muitas vezes desotimizados pra facilitar... em você vendo mais facilidade com turbo, pode aprendê-lo, já que é até bem mais intuitivo, mas acho m2 un método muito bom, rápido e com grandes vantagens de se aprender

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse tópico da speedsolving perguntaram sobre métodos para treinar a memorização. O Oliver Frost deu uma ideia legal pra alcançar o sub20 de memo:

Memorize for 20s.
After 20s, put on your blindfold.
Whether you have finished or not, execute what you have memorized.
Repeat until your memory adjusts.

Then repeat for 15s.

Memoriza por 20 segundos, aí coloca a venda e executa o que vc conseguiu memorizar, e vai repetindo isso pra forçar a sua memória a se ajustar atráves da repetição. Interessante!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Treino hardcore dando resultados :D PB Mítico!

49.51[23.25]

Scramble: R D2 L2 D2 B2 R2 F2 R' U2 L' R' D' F2 L B2 U F' R' F2 U R2

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Eai, galera, comecei a aprender o BLD por um tutorial que o Dechichi postou no youtube (youtube.com/watch?v=cUfjkXXFEak), alguém saberia me dizer quais são as vantagens e desvantagens do método?! Sou novato no BLD, nao conheço outros métodos..

Editado por guilhermegil

Compartilhar este post

Link para o post

Eai, galera, comecei a aprender o BLD por um tutorial que o Dechichi postou no youtube (youtube.com/watch?v=cUfjkXXFEak), alguém saberia me dizer quais são as vantagens e desvantagens do método?! Sou novato no BLD, nao conheço outros métodos..

O método que o Dechichi ensina é o Old Pochmann. Eu também acho que esse é o melhor método para começar no BLD mesmo, porque ele permite uma transição mais fácil para métodos mais avançados no futuro, tanto em termos de memorização quanto execução.
O outro método equivalente a esse seria o 3OP (3-cycle Orientation/Permutation), que separa a etapa de orientação da etapa de permutação, o que eu não acho muito legal a longo prazo.
É importante notar que com Old Pochmann vc estará resolvendo o cubo em cerca de três vezes mais movimentos do que se estivesse usando um método avançado (como BH/3-style), então pra vc fazer tempos bons com Old Pochmann vc vai precisar de um TPS muito mais alto.
Pontos positivos que eu vejo no Old Pochmann: os setups são muito simples de fazer e de desfazer (mais fáceis do que os setups do método TuRBo, por exemplo); ele permite fingertricks muito bons (comparáveis aos fingertricks dos algoritmos de PLL); por resolver uma peça de cada vez, ele só exige que vc domine uma quantidade bem reduzida de sequências (são poucos casos de "setup + alg + desfaz setup" que vc precisa ter na sua memória muscular) e com isso vc consegue eliminar facilmente as pausas na sua execução.
Eu ainda uso Old Pochmann pra resolver as quinas, mas troquei para o método M2 (mais avançado e mais eficiente) para resolver os meios, então hoje faço uma combinação de M2 e Old Pochmann. Recomendo fazer essa troca só quando vc já estiver bem confortável com o Old Pochmann e estiver conseguindo resolver sem pausas de execução.
Sobre memorização, recomendo vc criar um esquema de letras pra vc, e começar a usar letter-pair words o mais cedo possível :)

Compartilhar este post

Link para o post
O método que o Dechichi ensina é o Old Pochmann. Eu também acho que esse é o melhor método para começar no BLD mesmo, porque ele permite uma transição mais fácil para métodos mais avançados no futuro, tanto em termos de memorização quanto execução.
O outro método equivalente a esse seria o 3OP (3-cycle Orientation/Permutation), que separa a etapa de orientação da etapa de permutação, o que eu não acho muito legal a longo prazo.
É importante notar que com Old Pochmann vc estará resolvendo o cubo em cerca de três vezes mais movimentos do que se estivesse usando um método avançado (como BH/3-style), então pra vc fazer tempos bons com Old Pochmann vc vai precisar de um TPS muito mais alto.
Pontos positivos que eu vejo no Old Pochmann: os setups são muito simples de fazer e de desfazer (mais fáceis do que os setups do método TuRBo, por exemplo); ele permite fingertricks muito bons (comparáveis aos fingertricks dos algoritmos de PLL); por resolver uma peça de cada vez, ele só exige que vc domine uma quantidade bem reduzida de sequências (são poucos casos de "setup + alg + desfaz setup" que vc precisa ter na sua memória muscular) e com isso vc consegue eliminar facilmente as pausas na sua execução.
Eu ainda uso Old Pochmann pra resolver as quinas, mas troquei para o método M2 (mais avançado e mais eficiente) para resolver os meios, então hoje faço uma combinação de M2 e Old Pochmann. Recomendo fazer essa troca só quando vc já estiver bem confortável com o Old Pochmann e estiver conseguindo resolver sem pausas de execução.
Sobre memorização, recomendo vc criar um esquema de letras pra vc, e começar a usar letter-pair words o mais cedo possível :)

Pois é, eu gostei bastante do método e achei ele muito simples de aprender, agora preciso praticar para que a solução fique mais natural para mim..

Quanto a memorização eu estou seguindo a maneira que o Dechichi sugeriu no vídeo, associo as letras que localizam o adesivo, como por exemplo FU, com uma palavra, e associo as palavras tentando formar uma frase, não sei se isso é o que vc chamou de letter-pair words, mas tem me ajudado muito na memorização..

De qualquer forma, obrigado pela resposta, as informações foram muito úteis..

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Reconstrução 1:08.79

Vídeo:

Scramble: R2 U F2 U2 B2 R2 D2 R2 F2 R F' L B F L2 D2 R B' L D' Fw' Uw2

z y2 // orientação [verde na frente, amarelo em cima]

U2 (R U R' F' R U R' U' R' F R2 U' R') U // UFL [D] {15/15}

D R U' R' U' R U R' F' R U R' U' R' F R D' // FLD [L] {19/34}

R2 U' R' U' R U R' F' R U R' U' R' F // RDB [O] {14/48}

R (F R U' R' U' R U R' F' R U R' U' R' F R F') R' // FRD [K] {19/67}

U (R' U2 R U R' U2 L U' R U L') U' // UBR {13/80}

F R U' R' U' R U R' F' R U R' U' R' F R F' // UFR [C] {17/97}

R' U' R' U' R U R' F' R U R' U' R' F R' // RUB [N] {15/112}

U (R' U2 R U R' U2 L U' R U L') U' // paridade {13/125}

M2 D U R2 U' M' U R2 U' M D' // BD {11/136}

U R' U' (M2) U R U' // BR [T] {7/143}

D M' U R2 U' M U R2 U' D' M2 // FU {11/154}

L U' L' U (M2) U' L U L' // UL [D] {9/163}

x' L' U L U' (M2) U L' U' L x // LB [H] {9/172}

x' U' R2 U (M2) U' R2 U x // RF [P] {7/179}

B' R B U R2 U' (M2) U R2 U' B' R' B // BU [Q] {13/192}

R' U R U' (M2) U R' U' R // UR {9/201}

x' U' R' U (M2) U' R U x // RD [O] {7/208}

M2 y L2 (R U R' U' R' F R2 U' R' U' R U R' F') L2 // paridade {17/225}

Tempo total: 1:08.79

Memorização: ~23s

Execução: ~45s

Movimentos: 225 STM

TPS: 225/45 = 5tps

Meios: ST ID HP QB O

Quinas: DL OK BC N

alg.garron.us

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela solve..

E de que maneira vc faz a memorização?! Parece mais simples do que a maneira que eu aprendi..

Editado por guilhermegil
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela solve..

E de que maneira vc faz a memorização?! Parece mais simples do que a maneira que eu aprendi..

Valeu!

Eu uso o sistema de letras Speffz. Ele atribui uma letra para cada adesivo. Então ao invés de vc pensar em um adesivo de meio como UF, por exemplo, vc vai pensar na letra C.

São 24 adesivos de meios e 24 adesivos de quinas, então dá dois alfabetos de A até X. Assim, a letra C pra mim pode significar tanto o meio UF como também pode ser a quina UFR.

Na minha solução do post anterior, ao invés de ter que memorizar "BD BR FU UL LB RF BU UR", eu formei uma frase com as letras "S T I D H P Q B", e no fim ficou algo como "Satan idoso fazendo hipismo em Quebec".

Vc pode criar o seu próprio sistema de letras e escolher aleatoriamente uma letra para cada adesivo, mas um dos objetivos desse Speffz é também padronizar a forma com que os cubistas se comunicam e trocam ideias sobre memorização, então eu acho legal seguir esse sistema aí mesmo :D

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Pra quem usa M2 como vcs fazem quando a camada do meio já esta desorientada e o próximo ciclo é Q,segundo o Speffz?

Editado por Henry
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post