Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Hiago Silva

acusação de plagio - RedKB e Cubo velocidade

16 posts neste tópico

http://www.facebook.com/redKB.FB (ainda ta no topo da pagina, é um post recente)

abaixo, o texto para quem nao usa facebook

"Any of my Brazilian followers like this page?https://www.facebook.com/cubovelocidade

The guy who runs it has stolen two of my pictures and put his logo on them as if they were his. So far my request to remove them have been ignored.

It's too bad because he could have shared them using the share button on facebook. It would have made me very happy. But this is not cool. "

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eita...

é meio errado fazer isso, realmente! mas ele (RedKB) tem alguma 'licença' ou proteção autoritária sobre as coisas que ele posta? se não, num tem problema (visto pela lei, mas vale ressaltar que não é uma atitude bacana mesmo)...

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.treta.com.br/2008/11/usura-nao-2.html

Todo mundo que tem uma página no facebook de conteúdo autoral sabe como isso incomoda. Claro, certas coisas não pertencem a ninguém (por exemplo, a ideia da imagem), afinal duas pessoas podem ter a mesma ideia, mas se pegou a imagem alheia e copiou na cara dura, tirando a logomarca, tá errado. Tipo, no facebook não precisa colocar link de onde é, é só dar share. E se você quer ter a imagem como timeline photo, pode não jogar sua logomarca por cima.

eita...

é meio errado fazer isso, realmente! mas ele (RedKB) tem alguma 'licença' ou proteção autoritária sobre as coisas que ele posta? se não, num tem problema (visto pela lei, mas vale ressaltar que não é uma atitude bacana mesmo)...

Não é nenhuma questão visto pela lei, já que o RedKB não é louco de gastar todo o dinheiro que tiver para um processo internacional. Nem grandes corporações costumam fazer processos entre 2 países, tamanha é a dificuldade e o custo. É uma questão ética. O Renan já deu vários vacilos( alguns grandes, outros pequenos que o pessoal implica), mas se dar ao trabalho de mudar logo de imagem (coisa que dá algum trabalho, acredite) é muito esforço para sair errado e não ganhar nada com isso.

E pra quem acha que isso é algum problema, o Caio Komatsu, dono do Failwars e da page Sheldon Piadista, deixa a logo dos outros em imagem que ele acha. E estamos falando de um grande blogueiro do Brasil. Então obviamente isso não prejudica ninguém...

Mas claro, sempre tem espaço pro Renan se defender, caso seja um mal entendido (mas se não quiser se defender, não precisa, afinal ele não deve satisfação à ninguém).

EDIT: Na verdade, não tem logo do RedKB nas imagens originais, mas as datas realmente são bem distantes, além das imagens serem idênticas.

4jt3ew.png

Olha só o único lugar onde o Google achou essa imagem sem logo nenhum...

Editado por MosAxz

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás, vou frisar um negócio. Não gosto de fazer juizo nas ações de outras pessoas por puro achismo, tanto que mesmo na situação do recorde mundial, acho que teve a questão de não estar tudo sobre controle do Renan. Não foi uma falha, ao menos não totalmente, dele. Mas nesse caso, por ser na página dele e por achar um indício forte ( o search by image, por ser beta, como tudo do google, não funciona sempre. Além do que o google não indexa uma parcela gigantesca da internet mundial), acredito que meu post não foi injusto (e repetindo, se foi, todo mundo tem direito à responder. E se fui ofensivo, tem -se o direito de resposta na mesma medida da ofensa, esse é o estado democrático de direito).

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o mais simples seria retirar as imagens do cara ou colocar os créditos da fonte.

Não vi nada de mais nessas imagens, então não acho que seja motivo para brigas.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o mais simples seria retirar as imagens do cara ou colocar os créditos da fonte.

Algumas das páginas mais legais do facebook, a do Não Entendo Direito e Perolas Juridicas, por exemplo, sofre diariamente com plágio e os caras tem que responder que não, eles não plagiaram do plagiador. No caso do Renan e do RedKB não tem esse problema, mas imagine que eu poste uma imagem e, sei lá, o Carlos poste a mesma imagem aqui no forum com a logo do CMB, quem será considerado o plagiador? Um dos maiores sites de cubo mágico do país ou um zé ruela qualquer com site hospedado gratuitamente no wordpress?

O problema não é o plágio em si, o problema é o cara se dar o trabalho de alterar algo que não lhe pertence sem motivo algum (quando tu curte uma page tu se preocupa com quem criou o conteúdo ou se o conteúdo é bom?) e depois, talvez o cara que se deu ao trabalho de produzir aquilo ter a page deletada no facebook porque meio mundo de fãs da outra página denunciou a postagem...

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso que eu acho mais fácil retirar as imagens ou colocar os créditos da fonte.

Você sabe como se lida legalmente com imagens divulgadas e copiadas na internet?

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso que eu acho mais fácil retirar as imagens ou colocar os créditos da fonte.

Você sabe como se lida legalmente com imagens divulgadas e copiadas na internet?

Sinceramente? Entrar com uma ação desse tipo, em casos como esse, é só ter a vontade de onerar um pouco mais o nosso ocupado judiciário. O valor da causa é baixo (toda causa tem um valor, relacionado às perdas com tal ação) e essa, por ser uma ação penal (art. 184 do Código Penal) onde o Renan não teve objetivo de lucro (ao menos não direto), provavelmente cairia pelo princípio da insignificância. Além disso é um crime que mesmo na situação mais extrema possível (o que não é o caso de forma alguma) pode ser revertido em pena alternativa.

Isso tudo considerando que consiga provar que as imagens são do RedKB mesmo. E essa dificuldade toda de processar é desconsiderando que ele está iniciando um processo do Canadá, o que já complica totalmente a situação, porque tal atitude pode não ser crime lá, pode não ser crime no país onde o facebook tá hospedado e etc. Resumindo: Entrar com uma ação legal nesse caso é jogar muito dinheiro fora.

Em compensação o perfil dono do Cubo Velocidade e a Page de 27k de likes pode ser banida facilmente com o total de denuncias que teriam com os seguidores do CrazyCuber( que já se manifestou) e do RedKB.

Aliás, tou vendo a novela e o RedKB deu 1 dia para deletar as 2 imagens, senão ele denuncia. Com o tanto de gente ofendida (acredite, direito autoral é algo muito sério em alguns lugares do mundo, principalmente no USA, onde uma coisa como essa poderia se tornar uma ação milionária com muita facilidade), não sei se a page dura tanto tempo sem um block ou um banned não...

Compartilhar este post

Link para o post

Conversei com o dono da página e já foi tudo resolvido.

mas explicando pra vocês:

Eu pego as imagens que posto na minha página (www.facebook.com/cubovelocidade) no google. Tipo essa que ele reclamou que tem um cubo em uma árvore de natal... quando chegou dezembro, eu simplesmente coloco no google: "cubo natal" ai pego as imagens que aparece e posto lá...

Como todos sabem eu não ganho nada com essas publicações, é apenas para interagir com quem curte a página no facebook

Agora tem a parte que eu coloco o nome "cubovelocidade" nas imagens.

Eu faço isso para que por exemplo:

Alguém vai, salva a imagem que eu postei e depois publica em outro lugar, tipo na capa do facebook como geralmente acontece...

aí algum leigo ve a foto e lê o "cubovelocidade" que esta nela e consequentemente pode pesquisar e encontrar mais sobre o assunto pelo nome.

Enfim... já exclui as 2 fotos que ele reclamou e se tiver mais alguma eu excluirei sem problemas.

Faço as publicações apenas pra atingir mais e mais pessoas, sem qualquer outro objetivo, quanto menos "roubar" uma foto de alguém...

mas se dar ao trabalho de mudar logo de imagem (coisa que dá algum trabalho, acredite) é muito esforço para sair errado e não ganhar nada com isso.

Eu não tirei o logo dele. Inclusive se tivesse algum logo ali eu jamais tiraria...

Eu apenas adicionei o nome da minha página a imagem com o objetivo que já expliquei no post anterior ;)

Foi o que eu fiz sem problemas nenhum!!!

São 2 imagens tão simples mesmo que não entendi o motivo de tanta discussão...

como já expliquei.. não ganho nada com isso...

apenas achei a foto no google, salvei, coloquei o nome da minha página (sem tirar nada de ninguém) e publiquei.

Compartilhar este post

Link para o post

aí também tá certo...

imagem do Google tá lá pra ser veiculada! a menos que, na própria imagem, venham dizeres creditando seu 'dono', enfim... coisa que não aconteceu nesses dois casos!

eu honestamente nunca nem tinha visto essas imagens, quanto mais teria sabido que era do RedKB...

mas como o Renan falou, tem coisa mais importante pra se preocupar... ele tirou as duas imagens do ar e todos continuam vivendo felizes! uhaeuhaeuheauheuahueahu

Compartilhar este post

Link para o post

Conversei com o dono da página e já foi tudo resolvido.

mas explicando pra vocês:

Eu pego as imagens que posto na minha página (www.facebook.com/cubovelocidade) no google. Tipo essa que ele reclamou que tem um cubo em uma árvore de natal... quando chegou dezembro, eu simplesmente coloco no google: "cubo natal" ai pego as imagens que aparece e posto lá...

Então Renan, entendo o que você quer dizer, mas acho totalmente errado colocar seu logo numa imagem que não lhe pertence, porque se o cara que é dono da imagem não quis colocar um logo, você não teria esse direito. Além do que, o RedKB foi muito calmo e paciente, se fosse outra pessoa, sua página provavelmente seria banida rapidamente. Eu também faço isso que você faz e algumas vezes não faço a menor ideia de quem é o dono daquela imagem, então resolvo isso colocando a imagem SEM LOGO, o que faz com que problemas futuros se resolvam facilmente. E não falo isso só por uma questão de ética, falo por uma questão de te evitar problemas futuros. Se eu fosse você, retirava a logo de todas as imagens, pra evitar problemas.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Renan;

Legal que você conseguiu resolver tudo amigavelmente.

Se a imagem não tinha logo da fonte não vejo motivo para ele ter feito tanto estardalhaço, mas enfim... tudo está bem quando acaba bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanta frescura!
Não vejo problema em divulgar essas fotos.. Se tivesse apagado algum logo ou alguma coisa do tipo até daria pra entender. Imagina se cada uma daquelas "Imagens cúbicas" tivesse que ter autorização pra publicar..

Compartilhar este post

Link para o post

Então Renan, entendo o que você quer dizer, mas acho totalmente errado colocar seu logo numa imagem que não lhe pertence, porque se o cara que é dono da imagem não quis colocar um logo, você não teria esse direito. Além do que, o RedKB foi muito calmo e paciente, se fosse outra pessoa, sua página provavelmente seria banida rapidamente. Eu também faço isso que você faz e algumas vezes não faço a menor ideia de quem é o dono daquela imagem, então resolvo isso colocando a imagem SEM LOGO, o que faz com que problemas futuros se resolvam facilmente. E não falo isso só por uma questão de ética, falo por uma questão de te evitar problemas futuros. Se eu fosse você, retirava a logo de todas as imagens, pra evitar problemas.

Concordo fortemente. Na minha opinião, não faz sentido colocar logo em imagens que não lhe pertencem.

A intenção pode até ser "apenas" trazer mais visitantes para o site, mas a interpretação comum de um logo sobre uma imagem é: "Essa imagem é minha, se quiser compartilhar vai ser fazendo propaganda pra mim".

Digo e repito, não vejo sentido algum pegar uma imagem no Google, ou qualquer outro site, e colocar logo por cima, como se fosse sua. Você copiou de alguém, mas ninguém pode copiar de você?

Se fosse uma modificação na imagem pra fazer uma montagem, ou algo do tipo, até daria pra entender. Mas somente pra fazer propaganda, na minha opinião, não é correto.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho digno eu avisar aqui que enviei uma mensagem para o Kenneth dizendo que o Renan não representa os cubistas brasileiros.

Não vou nem entrar no mérito da discussão de se foi certo ou não, e também não dei minha opinião para o Kenneth. Só constatei esse fato para evitar que ele generalize o que pensa sobre os brasileiros (seja a impressão que ele tenha tido má ou boa) por causa de algo específico, como já aconteceu numa outra situação anteriormente.

Compartilhar este post

Link para o post