Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Carlos de Alcântara

Computador x humano

8 posts neste tópico

Vi essa opinião do Melão em uma notícia e achei uma reflexão bacana.

Não sei se um biocomputador terá alguma vantagem em comparação a um "convencional". Acho que não. Acho que as máquinas poderão fazer tudo melhor que humanos, inclusive pensar, amar, administrar o mundo. Dizem que as máquinas são burras pq elas só conseguem aprender quando se diz a elas exatamente o que deve ser feito, com todos os detalhes. Mas é justamente o contrário: humanos e outros seres orgânicos são burros pq não conseguem pensar em todos os detalhes para ensinar a uma máquina o que querem que ela faça, esperando que ela adivinhe o que eles querem fazer. Humanos estão tão mal acostumados a interagir com seres similares a eles, que deduzem de um pequeno punhado de palavras mal articuladas uma quantidade imensa de informações que não fazem parte da declaração, com base em que o ser que fez a declaração tem intenções e interesses semelhantes aos dele próprio, que não percebe que a máquina é uma entidade diferente dele e não tem mesmas "intenções" e "interesses", aliás, não tem "intenções" e "interesses". Portanto é um completo absurdo esperar que ela possa adivinhar o que ele quer sem que ele diga exatamente e univocamente o quer que ela faça. Mas quando o humano é capaz de expressar corretamente o que ele quer que a máquina faça, ela consegue executar a tarefa com muito mais eficiência, disciplina, responsabilidade, honestidade, dedicação, rapidez, exatidão, comprometimento, fidelidade, esmero (etc.) do que qualquer humano poderia fazer. Só depende do quão bem ela foi instruída sobre o que deve ser feito e de quão bom foi o trabalho de cada humano que trabalhou na construção dos componentes da máquina, e nas máquinas que fizeram os componentes das máquinas, nos teóricos que desenvolveram as ideias sobre como deveriam ser estas máquinas etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a mais inteligente máquina já construída contra o mais inteligente dos americanos (em relação a 'cultura geral', o jogo é o Jeopardy, famosíssimo nos EUA)

o computador Watson é simplesmente sensacional, mas esse Miles também é muito phoda!

Compartilhar este post

Link para o post

Hummmmmm.... Burro? =T...

Penso que o maior sonho humano que haja aquela maquina que interaja de forma tão espetacular, como se estivesse na frente de um ser humano. Faço menção isso aos androides e varias pesquisas e prototipos que já são mostrados na midia por mestres da robotica.

Computado é um facilitador de tarefas... jamais irá substituir a inteligencia humana.

Quando ele citou ali : fazer coisas melhores que os humanos e inclusive sentir... Achei nebuloso demais esta ideia.

Computadores não tem discernimento de nada. Toda base são informações, comandos, e tudo mais que faz parte deles.

Não há comparação... nada se compara a máquina humana :)

Sobre ele citar intenções e interesses... Me veio um pensamento sobre isso, quando vi um filme ( que não vou lembrar agora), mas a personagem dizia que: Sem intenções, as maquinas jamais trairiam os homens... por elas são perfeitas.

Ela se referia sobre o mundo ser habitado por androides... e os humanos seriam meros servos...

Não sei se viajei... =T

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhum dos dois, o burro está entre o computador e o ser humano, mas muuuuito mais próximo de nós do que do computador. O computador ainda está bem longe, estima-se que o computador mais inteligente hoje é um pouco mais inteligente que uma barata. Não podemos confundir essas demonstrações da capacidade de recuperação de dados ou capacidade de executar cálculos, com inteligência. Aliás nesse quesito também o cérebro humano está muuuuuuito à frente. É que não percebemos mas a quantidade de cálculos que o cérebro realiza, por exemplo, apenas para nos manter em pé, é uma quantidade absurda; os cálculos e a recuperação de dados para o simples reconhecimento de objetos e faces são também absurdos.

Por isso eu discordo do texto, coisas como disciplina, responsabilidade, dedicação e honestidade, não têm sentido quando se fala de máquinas, não ainda... Quando houver sentido elas não serão muito diferentes de nós. Se há sentido em falar dessas coias então elas poderão também ser desonestas, preguiçosas, irresponsáveis e assassinas... é o preço que se paga pela inteligência, ou melhor, pela consciência...

Editado por MFO

Compartilhar este post

Link para o post

Eu interpretei o texto de forma diferente.

Como ele falou que o computador não tem interesses próprios, nunca vai acontecer de você pedir "vá lá na padaria e me compre um pão" (viajei no exemplo) e o computador não fazer exatamente isso, como por exemplo esconder o troco. Sacam? Tipo, se você programa um computador para fazer uma transferência bancária, ele não vai transferir 90% do dinheiro e tentar se aproveitar dos outros 10. Se isso acontecer é culpa de um outro humano dando um golpe, e não do computador. Por isso o que ele falou sobre honestidade.

A mensagem principal do texto na minha opinião foi justamente o quanto o computador é interessante justamente por não ser como os humanos na parte de sentimentos, que falham, que nem sempre agem corretamente (honestidade e responsabilidade), nem sempre tem disposição para trabalhar (disciplina). O computador não tem nenhum desses problemas. É algo perfeito (no sentido de fazer exatamente o que é mandado).

Camila Oliveira, em 29 Mar 2013 - 10:35, disse:

Hummmmmm.... Burro? =T...

Vendo agora, achei que ficou meio pessimista assim. Só coloquei desse jeito porque foi o assunto do texto, mas como no tópico a conversa pode ir para outro rumo, vou mudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Vendo agora, achei que ficou meio pessimista assim. Só coloquei desse jeito porque foi o assunto do texto, mas como no tópico a conversa pode ir para outro rumo, vou mudar.

Ficou melhor! :)

Entendo seu ponto de vista. Acho que não teria hesitação. Não teria duvidas?! Não teria incertezas? Não teria o talvez?...

=T

Compartilhar este post

Link para o post

A tão famosa inteligência artificial ainda continua muito longe do que é capaz o ser humano. As linguagens de programação que temos hoje não permite ao computador criar novas palavras, assim como entender significados pelos contextos. Compare qualquer linguagem de programação e ela ainda terá menos palavras que o esperanto, por exemplo.

Pode parecer besteira, mas quando outra pessoa fala um sim que significa um não (quem nunca?) a capacidade de entender o tom de voz, personalidade da pessoa, gosto, contexto do pedido e etc é muito incrível. As chamadas ciências humanas são ciências que o computador teria dificuldade de substituir. Como explicar à um computador que apesar de matematicamente a lei dizer que a pena daquele rapaz é 10 anos, você deveria dar uma aliviada porque ele cometeu o erro quando estava desesperado e emocionalmente abalado?

Claro, nós nunca competiremos com um computador no recorde de Fewest moves, mas ele também não tem como competir com a gente nas habilidades de oratória, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que aí cai até no que foi falado no texto, o computador foi feto para servir a gente nas coisas que a gente precisa. As coisas que são puramente humanas ou que tem motivo para serem "tarefas" exclusivamente nossas, vão continuar para nós. O computador vai ajudar em todo o resto.

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0