mandaji

como melhorar o planejamento durante a inspeção?

17 posts neste tópico

A dúvida parece boba mas não consigo melhorar meus tempos por que ainda não sei planejar direito a cruz durante a inspeção, tenho feito inspeção sem o limite de 15 segundos e demoro uns 2 minutos para conseguir planejar um algoritmo e conseguir montar a cruz pra baixo de olho fechado e ja com o primeiro par do f2l preparado.

To fazendo f2l intuitivo, 2look OLL e 2look PLL e meu tempo fica em 75'', quando eu faço essa inspeção sem limite de tempo eu resolvo o cubo em 40''.

Acabei de ver os videos de cruz do badmephisto mas como não achei conteúdo assim por aqui, não sei se é muito simples pra ninguém comentar ou se simplesmente acabou passando batido pelo pessoal que faz os tutoriais por aqui.

Desde já agradeço pelo site e pelos tutoriais, o conteúdo é muito bom e agora que to resolvendo o cubo um pouco melhor quero tentar participar mais de tudo.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

putz, eu normalmente só inspeciono a cruz mesmo, nos 15 segundos (nunca, sequer utilizei mais de 10 segundos), e o resto é intuitivão mesmo...

faço em 30 segundos +/-

Compartilhar este post

Link para o post

É, acredito que com o treino isso venha naturalmente mas queria saber dos mais experientes se não tem algum macete no modo de montar esse algoritmo pra cruz na cabeça :P

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!

Quantos movimentos você leva normalmente para fazer a cruz? Se você faz em 7 ou menos, fica mais fácil de planejar rápido durante os 15 segundos. E é muito interessante que você já tá pensando em planejar o primeiro par. Não vou dizer para você parar e investir primeiro na cruz, porque isso pode acabar te dando uma vantagem legal, só tenha em mente que se tiver complicado demais e você não tiver diminuindo esse tempo que você leva para planejar, vale tentar essa opção de fazer só a cruz.

Compartilhar este post

Link para o post

Mandaji,

Não sou a melhor pessoa para falar sobre, já que demoro um pouco para fazer a cruz e raramente consigo preparar, ou ao menos saber onde estará o primeiro par de F2L, mas algumas dicas:

- Estude casos de encaixar mais de uma peça com o mínimo de movimentos, para isso verifique que há edges que são mais fáceis de encaixar que outros e, portanto, é prudente manipular os edges mais difíceis usando os edges mais fáceis para economizar movimentos.

- Seja color neutral, a chance de haver uma cruz fácil em pelo menos uma das cores é incrivelmente grande. Mas para treinar a cruz é bom sortear uma cor a cada scramble para que possa estudar casos de cruz difícil também (tive dificuldades com cruzes difíceis por me viciar em procurar uma fácil, às vezes não há uma fácil e me embolo um pouco)

- Encaixe os edges da cruz sem se importar com a posição dos centros, apenas com a relação entre edges opostos e adjacentes, isso diminuirá o número de movimentos necessários para a cruz.

- Faça a cruz na camada de baixo, para um melhor look-ahead

- Um vídeo do Cinoto que explica legal casos de cruz avançada é o abaixo:

- Os casos que considerar mais difícil treine mais.

- Se tiver alguma cruz que considere difícil, posta pra gente e a gente pode ver uma forma de resolvê-la, ajuda a abrir a mente ver como outras pessoas resolvem determinadas etapas, e pode ajudar o seu raciocínio

PS.: Não sei como você monta, então posso ter dado dicas que você já aplica, então considere apenas o que for novo. Aliás eu ia te passar o vídeo do Badmephisto mas você já disse que já assistiu, é um vídeo muito bom.

Acho que poucas pessoas falam muito da cruz porque é bastante intuitivo (o que não significa ser muito fácil) e com a experiência você vai adquirindo um reflexo a determinados padrões de cruz que fazem o raciocínio ser menos consciente para a solve da cruz.

Valeu.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

eu etava treiando assim eu tento memorizar a cruz e fazer de olhos fechados no começo eu demorava 1 min e poko só p/ memorizar. hoje eu demoro uns 15~20 segundos... ainda esta lento mais estou treiando unica coisa que eu nao conssigo é pensar em fazer com um f2l junto. eu só odeio quando tem tipo peças encaixa em lugares errados ... tipo azul do lado de um verde :X ai eu ja olho a cruz do amarelo kkk'

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, valeu pelas respostas, vou recolher todas as dicas e videos e treinar um pouco mais, vou começar a postar no diário de cubo minhas resoluções, tenho treinado filmando também pra ver onde paro muito e isso tem ajudado.

Eu to levando uns 9 ou 10 passos para fazer a cruz, parte do tempo que levo é tentando diminuir ao máximo esses passos mas ainda não consigo. Vi no canal do badmephisto que a média é 7 e apenas 10% dos casos acaba rolando em 8 mas não consigo otimizar ainda dessa forma.

Uma coisa que preciso treinar também é fingertricks, decorei todo o ortega e guimond no 2x2x2 e nao consigo baixar dos 9 segundos por causa da velocidade nos dedos hehehe mas agora vou focar mais no 3x3x3 e treinar isso também :)

Compartilhar este post

Link para o post

Tem o link desse vídeo onde o Badmephisto fala sobre ser em 10% dos casos? Pelo estudo que eu vi na verdade é 0,05% dos casos. Ou seja, praticamente sempre dá com 7 ou menos. Falei sobre isso e algumas outras coisas sobre cruz nesse vídeo aqui, pode ser que ajude:

Compartilhar este post

Link para o post

Tem razão, eu vi denovo o video e ele fala 99.9% e eu tinha entendido 90.9%

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, sussa! Eu só achei importante verificar essa informação por causa da diferença de "motivação" que isso pode causar. Se você vai pensando "ah, consegui 8 movimentos nessa... mas quer saber? tá de boa, 1 em cada 10 resoluções dá para passar", com isso alguém pode deixar de melhorar várias coisas na cruz.

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba, é tanta informação e tantas técnicas que daria pra montar um curso superior só sobre cubo 3X3.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

uma das coisas que eu mais demorei pra aprender foi resolver a cruz com poucos movimentos

eu levava 35 - 40 segundos, mesmo usando 70% do fridrich e nao sabia o porque

dai eu comecei a ver videos sobre como resolver a cruz mais rapido, mas a execução e o planejamento falhavam sempre (ate hoje eu sou muito afobado, nao penso na cruz com calma)

dai ,eu comecei a melhorar assim:

na inspeção, eu achava um jeito de por 2 peças em 3 ou menos movimentos, e as outras eu ajeitava depois com calma; melhorou um pouco (a cruz levava 8 seg e o resto levava uns 32 ao todo

quando eu ja tava achando as 2 primeiras peças de imediato, eu comecei a planejar a 3ª junto; ja deu uma melhorada (5 ou menos seg na cruz e medias de menos de 25

eu ainda nao consigo planejar as 4 de uma vez direto ,mas eu ja consigo resolver com mais calma e achar a ultima peça mais facil, pra começar o f2l

comparado a maioria do povo do forum ,eu demorei pra ficar bom (levei 1 ano e meio pra melhorar de 4 minutos pra 1 minuto e outro ano pra melhorar de 1 minuto pra 33 seg; so agora que eu comecei a treinar mais (eu levei 4 meses pra memorizar as sequencias do metodo basico e so resolvia olhando pro papel)

Compartilhar este post

Link para o post

Voltando ainda no assunto da cruz agora pra finalizar as dúvidas.

Já melhorei bastante na última semana e meus tempos estão chegando na média sub50, vocês recomendam eu já aprender a ser color neutral agora que to começando ou deixo isso pro futuro por que agora vai me confundir muito?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa pergunta. A princípio, quanto antes melhor, porque fica difícil largar do branco depois de se acostumar tanto a fazer nele. Devo ter resolvido o cubo pelo menos umas 100 mil vezes só no branco. Imagina a diferença no look ahead em relação às outras cores e o quanto preciso treinar para ficar no mesmo nível.

Mas na minha opinião a pergunta é boa porque tenho minhas teorias sobre o contrário, apesar de todo mundo parecer estar tão certo de que é melhor fazer CN desde o começo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao contrário cara, quanto mais cedo melhor, depois que você se acostuma a solucionar apenas com uma cor, torna-se ainda mais difícil fazer uma mudança.

Uma dica é que você comece alternando o branco com o amarelo, porque os pares irão ter a mesma cor (azul/vermelho, vermelho/verde, verde/laranja, laranja/azul), só vai mudar o branco pro amarelo,

Eu, particularmente, faço no branco e no amarelo. Até consigo fazer em todas as outras cores, mas meu lookahead é igualmente eficiente no branco e amarelo, nas outras cores perco alguns segundos na média final, por não estar acostumado com as cores dos pares.

Apesar de tudo, estou experimentando ultimamente fazer color neutral, é uma experiência legal e tira o clima monótono de só solucionar no branco (no meu caso, branco/amarelo), o problema é que ainda não tenho preparo suficiente pra me decidir em 15 segundos em qual das cores devo começar, HUEUEUHHEU, vou experimentando aos poucos, chego lá!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que me ajudou mto foi fazer resoluçoes sem tempo eu sempre procuro ver a ordem em que a cruz é feita, por exemplo se eu começar pelo azul eu sei quais cores tenq estar do lado dele assim eu nao preciso fazer a cruz na posiçao certa e a msm coisas usando cores opostas.

Sobre planejar o 1 par eu acho q o quanto antes melhor, eu msm so consigo em algumas resoluçoes, minha inspeçao normalmente nao passa de 5 segundos (menos quando planejo o par) mas com treinamento voce fica sub 1min rapidinho.

Espero que o q eu disse faça sentido pra voce boa sorte ai nos treinos.

Compartilhar este post

Link para o post

no inicio fazer a cruz com olhos fechados é dificil mas depois de 1 semana se acustuma 60%.

Compartilhar este post

Link para o post