Postado Março 27, 2013 A dúvida parece boba mas não consigo melhorar meus tempos por que ainda não sei planejar direito a cruz durante a inspeção, tenho feito inspeção sem o limite de 15 segundos e demoro uns 2 minutos para conseguir planejar um algoritmo e conseguir montar a cruz pra baixo de olho fechado e ja com o primeiro par do f2l preparado. To fazendo f2l intuitivo, 2look OLL e 2look PLL e meu tempo fica em 75'', quando eu faço essa inspeção sem limite de tempo eu resolvo o cubo em 40''. Acabei de ver os videos de cruz do badmephisto mas como não achei conteúdo assim por aqui, não sei se é muito simples pra ninguém comentar ou se simplesmente acabou passando batido pelo pessoal que faz os tutoriais por aqui. Desde já agradeço pelo site e pelos tutoriais, o conteúdo é muito bom e agora que to resolvendo o cubo um pouco melhor quero tentar participar mais de tudo. Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 27, 2013 putz, eu normalmente só inspeciono a cruz mesmo, nos 15 segundos (nunca, sequer utilizei mais de 10 segundos), e o resto é intuitivão mesmo... faço em 30 segundos +/- Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 27, 2013 É, acredito que com o treino isso venha naturalmente mas queria saber dos mais experientes se não tem algum macete no modo de montar esse algoritmo pra cruz na cabeça Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 27, 2013 Opa! Quantos movimentos você leva normalmente para fazer a cruz? Se você faz em 7 ou menos, fica mais fácil de planejar rápido durante os 15 segundos. E é muito interessante que você já tá pensando em planejar o primeiro par. Não vou dizer para você parar e investir primeiro na cruz, porque isso pode acabar te dando uma vantagem legal, só tenha em mente que se tiver complicado demais e você não tiver diminuindo esse tempo que você leva para planejar, vale tentar essa opção de fazer só a cruz. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 27, 2013 Mandaji, Não sou a melhor pessoa para falar sobre, já que demoro um pouco para fazer a cruz e raramente consigo preparar, ou ao menos saber onde estará o primeiro par de F2L, mas algumas dicas: - Estude casos de encaixar mais de uma peça com o mínimo de movimentos, para isso verifique que há edges que são mais fáceis de encaixar que outros e, portanto, é prudente manipular os edges mais difíceis usando os edges mais fáceis para economizar movimentos. - Seja color neutral, a chance de haver uma cruz fácil em pelo menos uma das cores é incrivelmente grande. Mas para treinar a cruz é bom sortear uma cor a cada scramble para que possa estudar casos de cruz difícil também (tive dificuldades com cruzes difíceis por me viciar em procurar uma fácil, às vezes não há uma fácil e me embolo um pouco) - Encaixe os edges da cruz sem se importar com a posição dos centros, apenas com a relação entre edges opostos e adjacentes, isso diminuirá o número de movimentos necessários para a cruz. - Faça a cruz na camada de baixo, para um melhor look-ahead - Um vídeo do Cinoto que explica legal casos de cruz avançada é o abaixo: - Os casos que considerar mais difícil treine mais. - Se tiver alguma cruz que considere difícil, posta pra gente e a gente pode ver uma forma de resolvê-la, ajuda a abrir a mente ver como outras pessoas resolvem determinadas etapas, e pode ajudar o seu raciocínio PS.: Não sei como você monta, então posso ter dado dicas que você já aplica, então considere apenas o que for novo. Aliás eu ia te passar o vídeo do Badmephisto mas você já disse que já assistiu, é um vídeo muito bom. Acho que poucas pessoas falam muito da cruz porque é bastante intuitivo (o que não significa ser muito fácil) e com a experiência você vai adquirindo um reflexo a determinados padrões de cruz que fazem o raciocínio ser menos consciente para a solve da cruz. Valeu. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 27, 2013 eu etava treiando assim eu tento memorizar a cruz e fazer de olhos fechados no começo eu demorava 1 min e poko só p/ memorizar. hoje eu demoro uns 15~20 segundos... ainda esta lento mais estou treiando unica coisa que eu nao conssigo é pensar em fazer com um f2l junto. eu só odeio quando tem tipo peças encaixa em lugares errados ... tipo azul do lado de um verde :X ai eu ja olho a cruz do amarelo kkk' Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 27, 2013 Opa, valeu pelas respostas, vou recolher todas as dicas e videos e treinar um pouco mais, vou começar a postar no diário de cubo minhas resoluções, tenho treinado filmando também pra ver onde paro muito e isso tem ajudado. Eu to levando uns 9 ou 10 passos para fazer a cruz, parte do tempo que levo é tentando diminuir ao máximo esses passos mas ainda não consigo. Vi no canal do badmephisto que a média é 7 e apenas 10% dos casos acaba rolando em 8 mas não consigo otimizar ainda dessa forma. Uma coisa que preciso treinar também é fingertricks, decorei todo o ortega e guimond no 2x2x2 e nao consigo baixar dos 9 segundos por causa da velocidade nos dedos hehehe mas agora vou focar mais no 3x3x3 e treinar isso também Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 28, 2013 Tem o link desse vídeo onde o Badmephisto fala sobre ser em 10% dos casos? Pelo estudo que eu vi na verdade é 0,05% dos casos. Ou seja, praticamente sempre dá com 7 ou menos. Falei sobre isso e algumas outras coisas sobre cruz nesse vídeo aqui, pode ser que ajude: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 28, 2013 Tem razão, eu vi denovo o video e ele fala 99.9% e eu tinha entendido 90.9% Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 28, 2013 Ah, sussa! Eu só achei importante verificar essa informação por causa da diferença de "motivação" que isso pode causar. Se você vai pensando "ah, consegui 8 movimentos nessa... mas quer saber? tá de boa, 1 em cada 10 resoluções dá para passar", com isso alguém pode deixar de melhorar várias coisas na cruz. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 28, 2013 Caramba, é tanta informação e tantas técnicas que daria pra montar um curso superior só sobre cubo 3X3. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 29, 2013 uma das coisas que eu mais demorei pra aprender foi resolver a cruz com poucos movimentos eu levava 35 - 40 segundos, mesmo usando 70% do fridrich e nao sabia o porque dai eu comecei a ver videos sobre como resolver a cruz mais rapido, mas a execução e o planejamento falhavam sempre (ate hoje eu sou muito afobado, nao penso na cruz com calma) dai ,eu comecei a melhorar assim: na inspeção, eu achava um jeito de por 2 peças em 3 ou menos movimentos, e as outras eu ajeitava depois com calma; melhorou um pouco (a cruz levava 8 seg e o resto levava uns 32 ao todo quando eu ja tava achando as 2 primeiras peças de imediato, eu comecei a planejar a 3ª junto; ja deu uma melhorada (5 ou menos seg na cruz e medias de menos de 25 eu ainda nao consigo planejar as 4 de uma vez direto ,mas eu ja consigo resolver com mais calma e achar a ultima peça mais facil, pra começar o f2l comparado a maioria do povo do forum ,eu demorei pra ficar bom (levei 1 ano e meio pra melhorar de 4 minutos pra 1 minuto e outro ano pra melhorar de 1 minuto pra 33 seg; so agora que eu comecei a treinar mais (eu levei 4 meses pra memorizar as sequencias do metodo basico e so resolvia olhando pro papel) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 2, 2013 Voltando ainda no assunto da cruz agora pra finalizar as dúvidas. Já melhorei bastante na última semana e meus tempos estão chegando na média sub50, vocês recomendam eu já aprender a ser color neutral agora que to começando ou deixo isso pro futuro por que agora vai me confundir muito? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 2, 2013 Boa pergunta. A princípio, quanto antes melhor, porque fica difícil largar do branco depois de se acostumar tanto a fazer nele. Devo ter resolvido o cubo pelo menos umas 100 mil vezes só no branco. Imagina a diferença no look ahead em relação às outras cores e o quanto preciso treinar para ficar no mesmo nível. Mas na minha opinião a pergunta é boa porque tenho minhas teorias sobre o contrário, apesar de todo mundo parecer estar tão certo de que é melhor fazer CN desde o começo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 2, 2013 Ao contrário cara, quanto mais cedo melhor, depois que você se acostuma a solucionar apenas com uma cor, torna-se ainda mais difícil fazer uma mudança. Uma dica é que você comece alternando o branco com o amarelo, porque os pares irão ter a mesma cor (azul/vermelho, vermelho/verde, verde/laranja, laranja/azul), só vai mudar o branco pro amarelo, Eu, particularmente, faço no branco e no amarelo. Até consigo fazer em todas as outras cores, mas meu lookahead é igualmente eficiente no branco e amarelo, nas outras cores perco alguns segundos na média final, por não estar acostumado com as cores dos pares. Apesar de tudo, estou experimentando ultimamente fazer color neutral, é uma experiência legal e tira o clima monótono de só solucionar no branco (no meu caso, branco/amarelo), o problema é que ainda não tenho preparo suficiente pra me decidir em 15 segundos em qual das cores devo começar, HUEUEUHHEU, vou experimentando aos poucos, chego lá! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 3, 2013 Uma coisa que me ajudou mto foi fazer resoluçoes sem tempo eu sempre procuro ver a ordem em que a cruz é feita, por exemplo se eu começar pelo azul eu sei quais cores tenq estar do lado dele assim eu nao preciso fazer a cruz na posiçao certa e a msm coisas usando cores opostas. Sobre planejar o 1 par eu acho q o quanto antes melhor, eu msm so consigo em algumas resoluçoes, minha inspeçao normalmente nao passa de 5 segundos (menos quando planejo o par) mas com treinamento voce fica sub 1min rapidinho. Espero que o q eu disse faça sentido pra voce boa sorte ai nos treinos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 14, 2013 no inicio fazer a cruz com olhos fechados é dificil mas depois de 1 semana se acustuma 60%. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites