Postado Junho 12, 2008 pra galera que não conhece a história do cubo e etc: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O cubo de Rubik (ou também chamado o cubo mágico) é um quebra-cabeças tridimensional, inventado pelo húngaro, Ernő Rubik em 1974. Originalmente foi chamado "o cubo Mágico" pelo seu inventor, mas o nome foi alterado pela Ideal Toys para cubo de Rubik. Neste mesmo ano, ganhou o prémio alemão do "Jogo do Ano" (Spiel des Jahres). O Cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 54 faces e 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5. É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações. História O primeiro prototipo do cubo foi fabricado em 1974 pelo professor do Departamento de Desenho de Interiores na Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados em Budapeste (Hungria). Quando Rubik criou este quebra-cabeças, a sua intenção era criar uma peça que fosse perfeita em si mesmo, no que se refere à geometria. A sua principal função foi para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos seus alunos de arquitectura. A primeira peça que realizou foi em madeira e pintou os seus seis lados com seis cores distintas, para que quando alguém girasse as fases do cubo, tivesse uma melhor visualização dos movimentos realizados. Curiosidades * O cubo de Rubik possui 43.252.003.274.489.856.000 (43 quintilhões) combinações possíveis diferentes. * Se alguém podesse realizar todas as combinações possíveis a uma velocidade de 10 por segundo, demoraria 136.000 anos, supondo que nunca repetisse a mesma combinação. * Ernő Rubik, inventor deste quebra-cabeças, demorou um mês a resolver o cubo pela primeira vez. Algoritmo de Deus Um algoritmo que conseguisse resolver qualquer cubo de Rubik no menor número de movimentos possíveis é designado por Algoritmo de Deus. Atualmente não se sabe a 100% qual é o menor número de movimentos para resolver qualquer cubo, e seria necessário sabedoria de um ser superior (daí Deus no título) para conseguir o tal "Algoritmo de Deus". Não passa, portanto, de um mito e há grandes dúvidas de tal coisa ser possível. Gostaria de perguntar para os veteranos do cubo se sabem mais informações sobre esse Algoritimo de Deus Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 13, 2008 Eu não sou veterano, mas já li algumas coisas a respeito do tal "algoritmo de Deus". Se não me engano parece que o cubo pode ser resolvido sempre, não importa de que forma ele esteja misturado, com 26 movimentos. Quem souber mais me corrija se eu estiver enganado. Faz tempo que li algo assim... Abraço Felipe Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 13, 2008 Correto Felipeh, segundo artigos que tbm li falando sobre isso. Acompanhem: Cubo mágico resolvido em 26 movimentos 16.08.2007 - 14h34 PUBLICO.PT Dois cientistas norte-americanos bateram o recorde de movimentos necessários para resolver todas as configurações possíveis (43 quintiliões) de um cubo de Rubik, mais conhecido em Portugal como cubo mágico. Dez anos depois, o recorde desce de 27 para 26 movimentos. Parece uma marca pouco expressiva, mas o computador responsável por pôr em prática o método desenvolvido pelos investigadores da Universidade de Northeastern (Estados Unidos) Daniel Kunkle e Gene Cooperman demorou 63 horas até chegar a este resultado. Segundo a BBC online, os investigadores começaram por programar o computador para chegar a 15 mil soluções parciais do cubo. Os resultados mostraram que qualquer configuração do cubo poderia ser resolvida com 29 movimentos, mas a maioria só precisava de 26 ou até menos. Os investigadores dedicaram-se então às configurações que davam mais trabalho e o computador conseguiu resolvê-las também com 26 movimentos. Para chegar a este resultado foi preciso um super-computador: sete terabytes em discos rígidos a cumprir a função da memória RAM (Memória de Acesso Aleatório) — só um terabyte chega para guardar informação disponível numa biblioteca de tamanho médio — dotaram o sistema de capacidade suficiente para chegar a este resultado de forma rápida, de acordo com o comunicado da universidade. Este recorde aproxima os cientistas do "número de Deus", nome por que é designada a solução universal do cubo de Rubik com menos movimentos. Em Maio de 1997, Richard Korf, da Universidade da Califórnia, anunciou que tinha descoberto uma solução de 18 movimentos. Mas o cientista não conseguiu provar esta teoria, fixando-se o recorde em 27 movimentos. Criado em 1970 por Erno Rubik, o cubo mágico não é só um dos quebra-cabeças mais conhecidos no mundo. Segundo os autores deste estudo, a procura de novas soluções é uma ferramenta importante para os investigadores. "O cubo de Rubik é uma sala de teste para os problemas de pesquisa e enumeração, uma área de investigação que reúne cientistas de várias disciplinas, da inteligência artificial às operações", disse Cooperman. "Permite aos investigadores comparar as suas metodologias num problema conhecido e igual para todos", explicou. Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia....Canal=undefined Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 13, 2008 esse algoritmo tá em 23 agora Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 15, 2008 Onde vc viu que está em 23?? Outra coisa... alguém aí sabe, ou já viu algo a respeito de como fazem o cálculo pra saber quantas combinações diferentes existem no cubo? E eu vi em algum lugar (poco confiável) que Rubik demorou 3 meses para resolver o cubo, e não um como foi dito acima. Abraço Felipe Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 15, 2008 sobre quanto tempo ele levou prá resolver eu não sei, mas a conta para o número de combinações eu já vi. O Leonardo Tambellini aqui do fórum sabe, se não me engano vou pedir prá ele postar e a matéria falando dos 23 movimentos é essa aqui: http://cubezzz.homelinux.org/drupal/?q=node/view/117 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 15, 2008 Viu, na verdade eu vi num vídeo de uma mágica um cara falando que Rubik demorou três meses para resolvê-lo. E vi em um outro lugar que ele demorou dois... Agora não sei em quem acredito... Vou ver se acho o vídeo denovo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 15, 2008 Vamos lá: Primeiro desconsideraremos todas as restrições: há 8 posições possíveis para cubinhos de canto e 12 posições possíveis para cubinhos de aresta(de meio), num total de 8! · 12! rearranjos. Cada cubinho de canto deve estar em uma das 3 possíveis rotações, num total de 3^8 possibilidades. Cada cubinho de aresta(de meio) deve estar girado ou não, num total de 2^12 possibilidades. Até agora, isso dá um total de 8! · 12! · 3^8 · 2^12 arranjos. Mas apenas 1/3 desses arranjos terá a orientação correta dos cantos. Desses apenas 1/2 terá a orientação das arestas(meios) correta e Finalmente, destes apenas a metade terá a paridade correta (par). Portanto o total fica: (8!· 12! · 3^8 · 2^12)/(3 · 2 · 2) = 43.252.003.247.489.856.000 Pra entender legal precisa dar uma estudada em Combinatória e Algebra I, pra entender as paridades. Quem quiser eu tenho o pdf do Mini-Curso que eu dei com toda a teoria. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 15, 2008 Quem quiser eu tenho o pdf do Mini-Curso que eu dei com toda a teoria. Eu quero... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 15, 2008 Um pra mim também por favor!! Combinatória é a matéria que mais gosto! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 16, 2008 Se tiver jeito ainda.... [email protected] Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 17, 2008 Oloco!! Também quero, se não for pedir muito. [email protected] Quanto ao vídeo, eu não o encontrei. Vou procurar melhor, se não achar eu gravo um e posto aí... Abraços Felipe Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 30, 2008 e quantas combinações existem nesses 7x7x7 que já estão a venda? ouvi falar que só o 5x5x5 tem o número de combinações igual a quantidade de átomos que se supõem existir no universo observável... se não me engano foi o Mike que disse isso la na comu. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 30, 2008 e quantas combinações existem nesses 7x7x7 que já estão a venda?ouvi falar que só o 5x5x5 tem o número de combinações igual a quantidade de átomos que se supõem existir no universo observável... se não me engano foi o Mike que disse isso la na comu. Igual não... de ordem de grandesa próxima. O número de combinações do 5x5x5 é um número da ordem de 75 "zeros". O número de átomos que se supõem existir no universo observável é da ordem de 80 "zeros". Abs... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 1, 2008 As Contas! Segunto o site da RUbiks... The mathematics of the 3x3 Cube As the centre pieces of each face of the Cube do not move, the total number of possible configurations is calculated by multiplying the number of possible arrangements of the corner pieces by the number of possible arrangements of edge pieces. There are 8 corner pieces, so the number of possible arrangements equals 8! (or 8x7x6x5x4x3x2x1), which is 40320. Each corner piece has 3 different orientations, so this figure must be multiplied by 38 (3x3x3x3x3x3x3x3), which equals 6561. But when the Cube is almost complete, the number of possible moves diminishes, so the equation must be adjusted. In this case, once the second from last corner piece is placed, the last piece can have only one automatic orientation, so 6561 must be divided by 37, which is 2187. Finally, the total possible arrangements of corner pieces 40320 x 2187 = 88,179,840. With the 12 Edge Pieces, the number of possible arrangements equals 12! (12x11x10…), which is 479,001,600. However, unlike corner pieces, it is impossible to exchange just two edge pieces, so once the third from last is placed, the remaining two can have only one possible arrangement, which means this figure must be divided by 2, leaving 239,500,800. Each edge piece has two different orientations, so this must now be multiplied by 212, which gives 6561. This figure must also be adjusted because once the third from last edge piece is placed, one of the remaining two can be reoriented but the last will always have a fixed orientation in relation to it. So 6561 must be divided by 211, which is 2048. Finally, the total possible arrangements of edge pieces 239,500,800 x 2048 = 490,497,638,400. So the total possible arrangements of Rubik's Cube 88,179,840 x 490,497,638,400 = 43,252,003,274,489,856,000. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 30, 2008 Quem quiser eu tenho o pdf do Mini-Curso que eu dei com toda a teoria. Ainda tem como mandar? xD [email protected] Vlw. =P Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 13, 2008 Coloca na roda o mini-curso aeee!!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 13, 2008 é, upa o arquivo em algum lugar ou me manda por e-mail que eu anexo aqui no fórum Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 28, 2008 Já está em 22 agora http://cubomagicobrasil.com/forum/index.php?showtopic=270 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites