0159803903

BLD - Iniciantes

64 posts neste tópico

Fala Wellington! Seja bem-vindo.

Como os exemplos que o Pedro deu, o pessoal costuma usar esse tipo de memorização para quantidades de cubos ou cubos maiores. Assim como permite decorar muito mais informação, tem a desvantagem de que você precisa ficar "convertendo", que seria parar no meio prá pensar "ah, o Obama é tal peça, então tem que ir prá tal lugar". É um investimento que você faz prá decorar mais coisa, mas perde um pouco de velocidade, então por isso que no vendado de um cubo 3x3 só o pessoal não costuma usar essa técnica.

Acho que aqui no fórum mesmo tem um tópico que o pessoal explica melhor essa técnica. Vê se encontra algo pesquisando aqui por "roman rooms" ou simplesmente "vendado" mesmo.

(Na conexão que eu tou usando agora não tem como usar a busca do fórum, senão procurava prá ti :))

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

POw, eu comecei a treinar ontem, pelo método do pedro, que achei o melhor(até por estar em PT).

Já consigo fechar os olhor, orientar e permutar os cantos.

mas acho que to usando MUITOOOSS movimentos pra acertar os meios.

e por isso nao consigo gravar.

Alguem tem alguma dica? para visualizar melhor os moviimentos?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou engatinhando ainda...

Usando Pochmann encaixo 8 edges.

Estou treinando só com as oito bem, até não errar e não esquecer as peças mais.

Pra depois ir aumentando.

Pra memorizar uso coisas do tipo...

Relações entre cores opostas : laranja/verde , vermelho/azul em sequência

Ou similaridade: laranja/verde, laranja/azula, azul/vermelho, vermelho branco...

por aí... não dá pra explicar direito..

mas rola tipo um diálogo entre as cores..

Como se uma brigasse com a outra ou fosse amiga... aaaah!

Enfim.. acho que cada um tem um jeito.. começo a enlouquecer se tentar sistematizar o processo..

Compartilhar este post

Link para o post

Tadeu, tente memorizar os ciclos e não as peças. Se vc for memorizar a localização de cada peça vc vai gastar tempo no solve pra identificar os ciclos e isso não rola mesmo.E parabéns aew por estar conseguindo os cantos :)

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Gabriel,

Acho que vou fazer como o pessoal falou.

Deixar D pronto e fazer o resto, pra começar!

Compartilhar este post

Link para o post

Caraca!

Lendo melhor a conversa de vocês aqui, entendi...

CARACA! Como eu não tinha percebido antes!

Eu decorava as peças e depois que me vendava começava a pensar os ciclos.

Mas eu sou uma anta mesmo!

Era tão mais fácil memorizar antes.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comecei a treinar BLD há mais ou menos um mes.

Comecei fazendo com os cantos certos ja (orientados e permutados) e com as quatro edges de baixo resolvidas.

Depois que comecei a acertar assim, comecei a fazer com os cantos de cima desorientados (mas já permutados)

Agora estou fazendo só com a camada de baixo certa, e fico com um sério problema pra posicionar as peças qdo tem paridade 2 edges e 2 corners.

Acabo sempre me confundindo na hora de desfazer os setup moves, ou desorientando as edges no final.

Alguem tem alguma dica ai?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom,pra começar eu vou deixar o modo como eu faço, sujeito a opnioes e, por favor, me ajudem a aprimorar.

Memorização:

Para a memorização eu utilizo o seguinte esquema:

1 - Ciclo de meios

2 - Ciclo de cantos

3 - Orientação de meios

4 - Orientação de cantos

Bom, até ai eu gasto cerca de 1 minuto. Eu acho que minha maneira de memorizar é bastante falha em alguns aspectos. Eu memorizo assim:

Cantos: 1-UFL,2-UFR,3-UBR,4-UBL,5-DFL,6-DFR,7-DBR,8-DBL.

Bom, acho que é falho por ter que decorar números, ciclos de números. Então, pela lógica, teria que memorizar no máximo 10 números. A orientação eu decoro por último, visualmente. Estou migrando para memorização visual de permutação de cantos.

Meios: A-UF,B-UL,C-UB,D-UR,E-FL,F-BL,G-BR,H-FR,I-DF,J-DL,K-DB,L-DR.

Também é falho pelo fato de ter que decorar sequências de letras. Mas quando se está começando eu acho que eh o melhor jeito, pra se familiarizar com o nome das peças. Quanto a orientação de meios é necessário uma maior compreensão. É a parte que mais me confundiu e que, na minha opnião, é a que mais confunde. Você tem que saber as regrinhas de peças que não estão e que estão orientadas. Eu também estou tentando migrar para visual, portanto dicas são bem vindas :)

Dicas: Memorizar sempre os ciclos, nunca as peças sozinhas. É bastante perda de tempo e cabeça, afinal são 20 peças no cubo todo. É bom também se familiarizar com as regrinhas de orientação de meios pra identificar rápido a orientação¹.

Execução:

Essa parte é a mais demorada. Então se seu tempo está alto aqui não se preocupe, é normal. Bom, vou escrever aqui o jeito que eu faço. Não vou escrever detalhadamente então qualquer dúvida é só postar:

Cantos

Bom. Como eu uso o 3cycle eu faço ciclos de 3 cantos. Eu oriento usando um pouco mais de 4 algoritmos². Pra permutar eu uso mais ou menos 6 algoritmos.

Meios

Ciclos de 3 meios. Costumo jogar todos para cima com setups também com regras(abaixo). Eu uso aproximadamente 3 algoritmos³ para orientação e 5 pra permutação.

Paridades:

As paridades são fáceis. Primeiro eu tento jogar todas as peças pra uma camada só. Se houver cantos na camada D eu concerto eles utilizando cobaias, que são cantos que podem já estar no lugar certo, mas uso eles pra deixar os cantos em uma mesma camada. A mesma coisa para meios. Uso meios que já estão no lugar para concertar meios que não estão em U, depois faço PLL normal, com as peças que tem.

Dicas:

Uma boa dica para setups e que eu uso muito mesmo: Estabelecer regras. Tipo, quando eu vo jogar edges para a camada superior eu procuro sempre jogar as peças por ordem alfabética. Se tem uma peça F e uma peça G pra subir jogo primeiro a F. Daí na hora de voltar eu sei que primeiro vai o G. Outra coisa é estabelecer prioridade de movimento.Como assim? Se eu sou obrigado a escolher entre fazer um U e um U' nos setups eu sempre faço U. Portanto eu sei que devo fazer U' na volta.

Bom, por enquanto é isso que eu sei :)

Sites:

Tutorial do Pedro

Tutorial do Pochmann

Tem uns números aí no meio tipo ¹²³. São links viu...

Compartilhar este post

Link para o post

Pô, prá não desorientar tanto os meios como os cantos, o lance é você treinar bastante prá se acostumar com a regrinha dos setups. Fazendo os setups certinho não tem como desorientar.

Sobre se perder com o número grande de setups, a dica é você aplicar o máximo de PLL que puder, que aí você sabe uma grande quantidade de combinações meios-cantos... isso vai facilitar os setups, porque você pode colocar as peças na camada de cima com menos movimentos, já que não importa como elas vão estar lá (porque qualquer jeito vai ter um PLL que se aplica ao caso que der).

E pô, acho que não é muito bom escolher uma camada prá fazer. Isso é legal porque quando você termina pode dizer: "aaah, tem uma coisa pronta". Mas só por isso. Se você quer resolver 4 meios só, é melhor pegar 4 meios que tão em sequência nos ciclos. Se você ficar procurando meios isoladamente prá colocar no lugar, vai ficar meio chato depois quando você precisar fazer em sequência prá terminar tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora a minha maior dificuldade ta sendo perceber quando os meios vao ficar invertidos..

eu nao intendi direito akele de negocio de orientar os meios, como que faço depois pra nao bagunçar?

foi a unica coisa que nao intendi direito no site do pedro...

valeu pela ajuda ai galera...

Compartilhar este post

Link para o post

É a parte mais difícil de entender mesmo Tadeu. O lance é que se você pode colocar uma peça no seu lugar usando F,F',F2,D,D',D2,U,U',U2,B,B',B2,R2,L2 ele está orientado. O lance é entender a limitação de setup nesse momento. É meio complicado mesmo mas depois que tu entende fica até mais fácil que a de cantos.

Compartilhar este post

Link para o post

É, to começando a pegar o jeito!!!

To até emocionado... consegui montar pela 1ª vez!!! ( com d pronto já...)

mas mesmo assim ! e muito bom abrir o olho e o cubo estar pronto!!!

Compartilhar este post

Link para o post

To perdido na orientação.. quando cai os ciclos de 3 quinas, me ferra uhauhauha

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, igual eu te disse. Faz um alg pra orientar dois dos tres. Isso vai fazer com que apenas um dos dois fique orientado. Daí é só fazer com os outros dois.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois vou tentar, fiz primeira vez média sub 30 hoje, me empolgay pra voltar a treinar no 3x3 :D

Compartilhar este post

Link para o post

A dica que eu dou é treinar BLD desde o ínicio sem orientar os meios. Eu comecei orientando os meios, e para mudar para o método sem orientar, meu cérebro quase deu Tilt.

Mas como funciona isso?

Simples de dizer, porém difícil de executar. Vocês vão permutar Adesivos.

Mas como funciona isso? (2)

A vantagem desse método que que não há limites para os Setup Moves na fase de permutação de cantos, e será menos coisas para se decorar. Nesse método ao ínves de decorar a posição da peça de Meio, você decora a posição do Adesivo que quer permutar.

Eu sempre começo pelo Meio UF, pelo adesivo que está em U, que é o 1º. Na hora de decorar, eu vejo que adesivo é esse e para onde ele tem que ir, assim como se decora normalmente, orientando os meios. No local aonde o 1º adesivo tem que ir haverá outro adesivo, o 2º, que irá para posição dele, na posição dele haverá um 3º adesivo. Assim fecha-se o ciclo e o 3º adesivo vai para a posição do primeiro.

Em tese, não mudou muita coisa em relação ao método orientando meios. A única diferença é que no final pode haver a necessidade de orientar um par de meios, muito raramente 2 pares. Isso se verifica durante a fase de decorar.

Não sei se fui muito claro. Qualquer dúvida falem, perguntem, ofendam, etc.

Lembrando que acho melhor iniciar por esse método. Se livrar dos limites nos setups moves é bom e rápido.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tentei fazer isso mas eu não entendo muito bem, prefiro orientando.....Mas se puder explica melhor a parte dos setups em meios :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar arranjar uma Camera e gravar uma Explicação, se não conseguir eu tento fazer uns desenhos.

Compartilhar este post

Link para o post
Vou tentar arranjar uma Camera e gravar uma Explicação, se não conseguir eu tento fazer uns desenhos.

Um vídeo seria perfeito! Também não entendi muito bem ainda, estou começando agora a treinar BLD, portanto acho que vou começar por esse método que você disse.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim é difícil explicar porque aprendi ele sem tutorial, só pelo o que o Pedro me disse no MSN uma vez, que permutavam-se adesivos. Mas estou tentando arranjar uma Camêra, talvez em breve.

Mas tente. Qualquer dúvida posta aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
A vantagem desse método que que não há limites para os Setup Moves na fase de permutação de cantos, e será menos coisas para se decorar.

Eu discordo. A quantidade de informação é a mesma, se você orienta separado, você decora a orientação e a permutação, tudo bem. Mas se você decora prá fazer os dois juntos você decora duas informações de uma vez meio que sem perceber (seu caso). Quem orienta separado decora a peça como todo e não como ela tá orientada no lugar dela.

E também acho que aprender a fazer separado seja mais fácil, porque por causa da orienação você precisa pensar menos nos setups (e você precisa aprender tanto a lógica de permutar orientando, quanto orientar separadamente, porque às vezes sobre peça prá orientar separadamente, como o Willian mesmo disse.

Minha teoria é de que seja até mais rápido, porque é mais automático. No freestyle (permutar e orientar ao mesmo tempo) você tem muito mais possibilidades de setups, então orientar antes deixa o processo mais automático.

E sobre o vídeo explicando, acho que seria exatamente esse que o Pedro fez:

http://cubomagicobrasil.com/forum/index.php?showtopic=211

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não preciso decorar a orientação da peça, eu decoro posições, como no outro método, só que ao ínves de decorar peça eu decoro o adesivo que eu quero permutar. E os casos de orientação no final você vê quando decora os ciclos, não é tao grave.

Concordo que aprender separado é mais fácil, só dei a dica para aqueles que já querem começar com um método mais rápido.

Editado por Willian

Compartilhar este post

Link para o post

To penando na permutação das quinas ainda :/

eu permuto, mas elas "giram" e ficam desorientadas, vendo eu consigo consertar, mas vendado... seria impossível ;x

Algum desocupado aí pode me dar um help no msn? :)

[email protected]

Editado por Júnior.zip

Compartilhar este post

Link para o post
To penando na permutação das quinas ainda :/

eu permuto, mas elas "giram" e ficam desorientadas, vendo eu consigo consertar, mas vendado... seria impossível ;x

Algum desocupado aí pode me dar um help no msn? :)

[email protected]

deve tar errando setup moves :P

Compartilhar este post

Link para o post